Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q961049 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

O transtorno de compulsão alimentar periódico (BINGE) é um transtorno alimentar que faz diagnóstico diferencial coma bulimia nervosa. Assinale a alternativa que indica uma característica clínica que permite a diferenciação no diagnóstico de BINGE comparado ao da bulimia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

702Q906564 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Paciente 23 anos, sexo feminino, em acompanhamento psiquiátrico, fazendo uso de Lítio. Assinale os achados presentes em uma intoxicação por Lítio com litemia entre 1,5-1,9 mEq/L.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q901746 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Transtornos Mentais Orgânicos e Decorrentes do Uso de Substâncias Psicoativas Um paciente de 45 anos, residente em Queimadas, PB, é admitido no hospital com confusão mental, alucinações visuais e tremores. O histórico médico revela consumo excessivo de álcool por mais de 20 anos. Após a avaliação clínica, o diagnóstico inicial de delirium tremens é considerado. Quais abordagens diagnósticas e terapêuticas são mais adequadas para este paciente?


1. Realização de exames laboratoriais para avaliar disfunções hepáticas e eletrólitos.

2. A administração imediata de benzodiazepínicos deve ser analisada com cautela, pois em geral não apresenta bons resultados.

3. Monitoramento contínuo em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para prevenção de complicações graves.

4. Implementação de medidas de suporte nutricional, incluindo tiamina para prevenir a síndrome de Wernicke-Korsakoff.

5. Início de um programa de reabilitação alcoólica assim que o paciente se estabiliza clinicamente.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q907704 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Baruch Espinoza (1632-1677), em sua obra Ética, escreve: “Cada coisa esforça-se, tanto quanto está em si, por perseverar em seu ser” (Ética III, prop. 6). Nessa proposição, Espinoza postula que existe, em cada corpo e mente (ser), a potência de afetar ou ser afetado pelos fenômenos. A cada instante, portanto, as afecções determinam essa potência; mas, a cada instante, essa potência é a procura daquilo que é útil em função das afecções que o determinam. É por isso que um corpo vai sempre o mais longe que pode, tanto na paixão quanto na ação; e aquilo que ele pode é seu (DELEUZE. Espinosa e o Problema da Expressão, p. 177, 2017). No aspecto psicopatológico, sabemos que as funções psíquicas são integrativas, em seus planos, tentando manter a homeostase psíquica do indivíduo, sobretudo nas relações do ser com o mundo e como as coisas do mundo afetam esse indivíduo. Nesse contexto, em um paralelo com os conceitos de Espinoza, as funções psíquicas compatíveis com as quais ele postula são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q998659 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Um idoso de 77 anos em uso contínuo de omeprazol (40 mg/dia) por 9 meses, passou recentemente a apresentar déficit cognitivo que vem afetando suas atividades cotidianas.

O diagnóstico mais provável é demência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q908553 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

Em um contato por telefone com seu psiquiatra, o Sr. A, 31 anos, afirma que vai matar sua esposa. Informa que comprou uma arma, que se sente cansado da vida e que não vê saída. Diz que é a última vez que fala com seu médico, pois irá se matar depois e não diz onde está ou como ser encontrado. Além disso, informa que declarou o mesmo em todas as redes sociais. O psiquiatra, imediatamente, entra em contato com a esposa para informá-la do acontecido e tomar providências. Acerca da conduta ética do médico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

707Q1047049 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Associe as colunas relacionando os subtipos de esquizofrenia às suas principais características.
Subtipos de esquizofrenia (1) Desorganizado (2) Catatônico (3) Paranoide

Principais características
( ) Preocupação com delírios ou alucinações auditivas. ( ) Comportamento motor excessivamente desordenado ou excitado. ( ) Discurso e comportamento confusos, afeto inadequado. A sequência correta dessa associação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

708Q1006142 | Psiquiatria, Comportamento Suicida na Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE

A respeito do suicídio entre idosos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

710Q907715 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
G., sexo feminino, 17 anos, procurou o ambulatório de psiquiatria para consulta, trazida por familiares. Refere, que há cerca de 4 semanas, iniciou quadro de maior desânimo, sensação de desesperança, tristeza e anedonia. Apresentou aumento inexplicável do apetite, ganhando cerca de 2 kg em 4 semanas. Queixa-se de muita sonolência, inclusive durante o dia, com prejuízo de suas atividades normais. Não quer mais sair de casa. Há duas semanas, começou a se sentir ainda pior. A mãe refere que para tudo G. pede desculpas. Acha que sempre é culpada pelas coisas que faz ou deixa de fazer. Nega episódios prévios. Na família, dois tios maternos com depressão, inclusive com internação, porque pareciam estar “muito mal das ideias“ (relato da mãe)”.
Elaborado pelo(a) autor(a).

Fundamentado nos dados epidemiológicos e nas características clínicas no caso em questão, o diagnóstico e os dados conceituais compatíveis são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

712Q908552 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

A Sra. Eva, 76 anos, viúva, professora aposentada, previamente hígida, é internada em UTI devido a quadro de sepse. Durante a internação, apresenta quadro de confusão mental e agitação, com piora do comportamento ao entardecer. Sobre o quadro apresentado, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Trata-se de quadro de delirium secundário ao quadro de sepse.
( ) A contenção mecânica com faixas deve ser usada continuamente para minimizar o risco de queda da paciente.
( ) Abordagem do ambiente e manutenção de acompanhante colaboram na prevenção do quadro.
( ) Anticolinesterásicos, como rivastigmina, demonstram eficácia na prevenção do delirium.
Marque a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

713Q961041 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Sobre o transtorno distímico, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

714Q973092 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

Paciente chega a uma emergência psiquiátrica apresentando mutismo, negativismo, ecolalia, movimentos estereotipados e ecopraxia.
O tratamento farmacológico inicial mais indicado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q1024830 | Psiquiatria, Neurociência, Psicogeriatria, EBSERH, FGV, 2024

Em relação ao sono REM, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q990088 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um menino de 10 anos é levado pela mãe ao consultório psiquiátrico devido a preocupações persistentes sobre doenças graves, como câncer ou ataques cardíacos, apesar de não apresentar sintomas físicos. Ele relata sentir-se constantemente ansioso e preocupado com sua saúde e a de seus familiares, o que interfere em suas atividades diárias e no desempenho escolar. Durante a entrevista, a mãe menciona que o menino também tem dificuldade em se separar dela, evitando situações em que estejam separados por períodos prolongados. Com esses sintomas, o psiquiatra identificou que a criança sofre de Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS).
Qual dos seguintes fatores NÃO tem sido associado ao desenvolvimento do TAS em crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q990660 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

É uma condição neuropsiquiátrica caracterizada pela manifestação de tiques vocais ou motores involuntários e repetitivos, que podem se manifestar como gritos, palavrões ou gestos considerados obscenos, proferidos sem que a pessoa possa controlá-los

O trecho acima se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q1056009 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Técnico Especializado Médico Psiquiatra, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Paciente, 56 anos, mora com a esposa e um filho. Comparece ao psiquiatra para consulta. Segundo esposa, paciente tem falado constantemente em se mudar do apartamento onde moram há 25 anos, pois o síndico do prédio está invadindo sua morada em sua ausência. Refere, ainda, que descobriu o fato ao passar pela entrada do prédio e o porteiro e a faxineira se entreolharam e, depois, olharam em sua direção. Paciente sem outras queixas, assim como a esposa do paciente. Exames gerais sem alterações. Realiza suas atividades diárias sem maiores dificuldades, fato confirmado pela esposa. O miniexame do estado mental foi compatível com os anos de estudo. Considerando o caso clínico apresentado, a hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

719Q1041201 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.

O provável diagnóstico da paciente em questão é um transtorno depressivo maior (episódio único), pois os sintomas apresentados, o contexto laboral e os prejuízos sociais são suficientes para determinar esse diagnóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️

720Q1041204 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos transtornos do sono e da vigília, julgue o item a seguir.

Os antidepressivos da classe dos inibidores da receptação da serotonina podem ser responsáveis por queixas de insônia, pois o mecanismo inerente a essa classe de fármacos, além suprimir o sono REM, pode induzir síndrome de pernas inquietas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.