Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q908551 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

Dados publicados recentemente referem que no ano de 2022 o uso diário de maconha superou o uso diário de álcool pela primeira vez nos Estados Unidos (National Survey on Drug Use and Health, 2024). Sobre a maconha, analise as assertivas.
I. A substância delta-9-tetra-hidrocanabinol interage com receptores canabinoides próprios do cérebro.
II. No cérebro, os receptores canabinoides 1 (CB1) mediam propriedades de reforço da maconha e também de outras substâncias.
III. Estudos usando antagonista canabinoide cerebral em modelos animais provaram que existe síndrome de abstinência relacionada ao uso crônico de maconha.
IV. Entre as complicações da dependência de maconha, estão a síndrome amotivacional, o delirium tóxico e o risco de surto psicótico.
Estão corretas as assertivas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

702Q1047054 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre o transtorno de pânico, preencha as lacunas abaixo.
O transtorno de pânico é caracterizado por ataques de pânico recorrentes e inesperados, seguidos por pelo menos um mês de preocupação persistente sobre ter outro ataque, ____________acerca das possíveis consequências dos ataques ou uma mudança comportamental significativa relacionada aos ataques. Os ataques de pânico são surtos abruptos de medo ou desconforto intenso que atingem um pico em poucos minutos, acompanhados por sintomas físicos e/ou cognitivos. Embora os ataques de pânico possam ser desencadeados por situações específicas, no transtorno de pânico, eles também ocorrem de forma ____________."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

703Q1041186 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Para a primeira das fases, Conrad elegeu a expressão trema, preterindo a expressão “pródromo”, por considerar que esta remete a um conceito nosológico e não fenomenológico. Trema é um termo da gíria teatral, usado pelos atores para significar a angústia, a tensão que eles experimentam antes de entrar no palco e que só desaparece quando o abandonam, ou se decidem antecipadamente a não entrar.

Manuela Borja Santos e Vitor Amorim Rodrigues.
Esquizofrenia - Perspectiva de Conrad.
In: Análise Psicológica, Lisboa, v. 9, p. 111–117, 1991.
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (com adaptações).

Considerando o texto precedente como referência, julgue o item subsecutivo.

A relevância histórica do trecho reside na alusão direta a uma das várias interpretações às diferentes fases da esquizofrenia: na perspectiva de Klaus Conrad o período tremático seria aquele que precederia a instalação franca da psicose.

  1. ✂️
  2. ✂️

704Q1041196 | Psiquiatria, Neurociência, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Um médico psiquiatra está de plantão e recebe uma paciente de 35 anos de idade, branca, casada, mãe de um filho e que trabalha como advogada em uma jornada de trabalho extenuante. Ela relata que, há 1 hora, estava em seu trabalho, sentada à mesa, lidando com diversos processos, quando, de forma súbita, começou a não acreditar mais ser ela mesma. Percebia-se fora de seu corpo e não sabia mais quem era, sentindo-se como se não fosse real. Junto com essa sensação, sentiu que o ambiente em que estava já não era o mesmo, que a sala estava cada vez maior e que ela estava pequena em relação ao espaço ao seu redor. Relata que, quanto mais se percebia dessa forma, mais outros sentimentos tomavam conta de seu corpo, de modo que passou a sentir formigamento e tremor, que evoluíram para uma tontura seguida de uma síncope. Na ocasião, foi socorrida por colegas de trabalho, que a trouxeram para o pronto-socorro. Do trabalho até o hospital, eles demoraram 20 minutos e a paciente refere que, quando chegaram, os sintomas já haviam aliviado. Ela menciona que essas crises começaram há cerca de 2 semanas, quando recebeu uma gratificação e assumiu um cargo importante em seu trabalho. Desde então, apresentou 4 crises como essa. Afirma que nunca teve nenhum problema psiquiátrico e que está com medo de ter alguma doença grave, temendo morrer, uma vez que vem fazendo tratamento para HIV há mais de 1 ano e teme que as crises possam estar relacionadas à sua condição. Atualmente, ela faz uso de Atazanavir + Ritonavir diariamente. Nega estar fazendo uso de substâncias recreativas, mas consome mais de 5 xícaras de café por dia. Exames laboratoriais e de imagem solicitados pelo médico não apresentam nenhuma alteração aguda do ponto de vista clínico.

A respeito do caso clínico hipotético apresentado e dos aspectos clínicos e terapêuticos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

No caso descrito, a cafeína, pela sua ação ativadora no locus ceruleus, pode ser considerada um dos gatilhos para a apresentação clínica do quadro.

  1. ✂️
  2. ✂️

705Q1041201 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.

O provável diagnóstico da paciente em questão é um transtorno depressivo maior (episódio único), pois os sintomas apresentados, o contexto laboral e os prejuízos sociais são suficientes para determinar esse diagnóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️

706Q906564 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Paciente 23 anos, sexo feminino, em acompanhamento psiquiátrico, fazendo uso de Lítio. Assinale os achados presentes em uma intoxicação por Lítio com litemia entre 1,5-1,9 mEq/L.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q901746 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Transtornos Mentais Orgânicos e Decorrentes do Uso de Substâncias Psicoativas Um paciente de 45 anos, residente em Queimadas, PB, é admitido no hospital com confusão mental, alucinações visuais e tremores. O histórico médico revela consumo excessivo de álcool por mais de 20 anos. Após a avaliação clínica, o diagnóstico inicial de delirium tremens é considerado. Quais abordagens diagnósticas e terapêuticas são mais adequadas para este paciente?


1. Realização de exames laboratoriais para avaliar disfunções hepáticas e eletrólitos.

2. A administração imediata de benzodiazepínicos deve ser analisada com cautela, pois em geral não apresenta bons resultados.

3. Monitoramento contínuo em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para prevenção de complicações graves.

4. Implementação de medidas de suporte nutricional, incluindo tiamina para prevenir a síndrome de Wernicke-Korsakoff.

5. Início de um programa de reabilitação alcoólica assim que o paciente se estabiliza clinicamente.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q901749 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Psicoterapias: Individual, Grupal e Familiar Uma adolescente de 16 anos, residente em Queimadas, PB, foi recentemente diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada. A mãe expressa preocupação com o impacto do transtorno no desempenho escolar e nas interações sociais da filha. Quais abordagens psicoterapêuticas são indicadas para este caso, considerando a importância da intervenção familiar?

1. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) individual, focada em reestruturação cognitiva e técnicas de relaxamento.

2. Terapia familiar para abordar padrões de comunicação e suporte emocional no ambiente doméstico.

3. Terapia de grupo com outros adolescentes que enfrentam problemas semelhantes, para desenvolvimento de habilidades sociais.

4. Psicoeducação para a família sobre a natureza do transtorno de ansiedade e estratégias de manejo.

5. Implementação de intervenções baseadas em mindfulness para reduzir os sintomas de ansiedade em geral não trazem benefícios relevantes.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q907703 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O Research Domain Criteria (RDoC) é uma proposta de classificação voltada para a pesquisa em psiquiatria, com o objetivo de preencher a lacuna da validade neurobiológica por meio de um forte embasamento neurocientífico. Distancia-se do DSM e da CID no sentido de não propor critérios clínicos para diagnósticos, mas sim, para fomentar pesquisas em psiquiatria e psicopatologia, integrando a neurociência como integradora desse processo. O conceito do RDoC reúne tanto as funções psíquicas (sistemas e valências) e as análises biológicas, como genética, circuitos neuronais, fisiologia, comportamento, mecanismos celulares e moleculares quanto o autorrelato do paciente. O sistema RDoC é composto por seis domínios principais, um dos quais o de Diversos Processos Mentais (Sistemas Cognitivos), que é subdividido em sete subdomínios. O subdomínio que inclui a manutenção ativa dos dados, atualização flexível, capacidade limitada e controle de interferência é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

710Q1041204 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos transtornos do sono e da vigília, julgue o item a seguir.

Os antidepressivos da classe dos inibidores da receptação da serotonina podem ser responsáveis por queixas de insônia, pois o mecanismo inerente a essa classe de fármacos, além suprimir o sono REM, pode induzir síndrome de pernas inquietas.

  1. ✂️
  2. ✂️

711Q1047048 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Marque a opção que apresenta um sintoma positivo da esquizofrenia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

712Q1047052 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre a fobia específica, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as para as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A exposição ao estímulo fóbico quase sempre provoca uma resposta de ansiedade imediata.
( ) É caracterizada por medo excessivo e irracional de um objeto ou situação específica.
( ) O medo é desproporcional ao perigo real apresentado pelo estímulo fóbico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

713Q990088 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um menino de 10 anos é levado pela mãe ao consultório psiquiátrico devido a preocupações persistentes sobre doenças graves, como câncer ou ataques cardíacos, apesar de não apresentar sintomas físicos. Ele relata sentir-se constantemente ansioso e preocupado com sua saúde e a de seus familiares, o que interfere em suas atividades diárias e no desempenho escolar. Durante a entrevista, a mãe menciona que o menino também tem dificuldade em se separar dela, evitando situações em que estejam separados por períodos prolongados. Com esses sintomas, o psiquiatra identificou que a criança sofre de Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS).
Qual dos seguintes fatores NÃO tem sido associado ao desenvolvimento do TAS em crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q908552 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

A Sra. Eva, 76 anos, viúva, professora aposentada, previamente hígida, é internada em UTI devido a quadro de sepse. Durante a internação, apresenta quadro de confusão mental e agitação, com piora do comportamento ao entardecer. Sobre o quadro apresentado, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Trata-se de quadro de delirium secundário ao quadro de sepse.
( ) A contenção mecânica com faixas deve ser usada continuamente para minimizar o risco de queda da paciente.
( ) Abordagem do ambiente e manutenção de acompanhante colaboram na prevenção do quadro.
( ) Anticolinesterásicos, como rivastigmina, demonstram eficácia na prevenção do delirium.
Marque a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

716Q1047055 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorrem etapas para o diagnóstico de um transtorno mental causado por uma condição médica geral.
( ) Determinar que a perturbação é mais bem explicada por outro transtorno mental (por exemplo, transtorno de ajustamento, no qual o estressor é uma condição médica geral grave).
( ) Determinar que os sintomas mentais são etiologicamente relacionados à condição médica geral por meio de um mecanismo fisiológico.
( ) Estabelecer, com base na história, no exame físico ou nos achados laboratoriais, a presença de uma condição médica geral.
( ) Determinar que a perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de um delirium.

A sequência correta em que ocorre o processo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

717Q1041202 | Psiquiatria, Psicoterapia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.

A psicoterapia seria o tratamento de escolha para o caso apresentado, pois não há evidência de tratamento farmacológico, exceto no tratamento de sintomas pontuais e por um curto período.

  1. ✂️
  2. ✂️

718Q1007412 | Psiquiatria, Neuropsicologia, EBSERH, IBFC, 2023

Malloy-Diniz Et-al (2016) em seu livro Neuropsicologia Aplicações Clínicas, apresenta diversas reflexões acerca da Neuropsicologia seu conceito e funções. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O exame neuropsicológico é um procedimento de investigação cujo objetivo geral é esclarecer questões sobre o funcionamento cognitivo, comportamental e em menor grau emocional de um paciente.
( ) Diferente de outras modalidades de avaliação cognitiva, o exame neuropsicológico parte necessariamente de um pressuposto monista materialista segundo o qual todo comportamento, processo cognitivo ou reação emocional tem como base a atividade de sistemas neurais específicos.
( ) Os testes psicológicos são indispensáveis na prática da neuropsicologia, porém muitas vezes são supervalorizados em diversos programas de formação em neuropsicologia e por profissionais em início de carreira.
( ) Embora os testes sejam muito utilizados nas avaliações neuropsicológicas, eles correspondem apenas a um dos pilares deste tipo de exame, sendo os demais: a entrevista, a observação comportamental e as escalas de avaliação de sintomas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q1041206 | Psiquiatria, Neurociência, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos transtornos do sono e da vigília, julgue o item a seguir.

Do ponto de vista neurobiológico, a promoção do estado de sono pode ser feita, além de outros mecanismos, pelo antagonismo serotoninérgico 5HT2 e pelo antagonismo alfa-2.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.