Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q1041201 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.

O provável diagnóstico da paciente em questão é um transtorno depressivo maior (episódio único), pois os sintomas apresentados, o contexto laboral e os prejuízos sociais são suficientes para determinar esse diagnóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️

722Q1041204 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos transtornos do sono e da vigília, julgue o item a seguir.

Os antidepressivos da classe dos inibidores da receptação da serotonina podem ser responsáveis por queixas de insônia, pois o mecanismo inerente a essa classe de fármacos, além suprimir o sono REM, pode induzir síndrome de pernas inquietas.

  1. ✂️
  2. ✂️

723Q897448 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

A esquizofrenia é um transtorno mental grave, crônico e de curso heterogêneo. Considerando a história natural da esquizofrenia, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q907709 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
M., 26 anos, é levada ao pronto-socorro, após tentativa de autoextermínio, cortando os pulsos. Refere que tentou pôr fim à sua vida, pois uma voz dentro de sua cabeça a mandava se matar. Refere que não aguenta mais ouvir essa voz, que aparece toda vez que se sente triste. M. descreve a voz como de uma mulher, mas não sabe identificar se é conhecida ou não. Refere que se sente muito triste nos últimos 15 dias. Os familiares relatam que ela já tentou autoextermínio em duas outras ocasiões, sendo que as outras duas foi por ingesta de medicações. Relata que tem história de crises de ansiedade, sobretudo em momentos de frustração.
Elaborado pelo(a) autor(a).

As alterações psicopatológicas compatíveis com o quadro descrito são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

725Q904899 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Segundo o DSM-5, o diagnóstico do transtorno de personalidade só pode ser realizado quando as características são típicas do funcionamento em longo prazo e não estão limitadas a um episódio discreto de outro transtorno mental. Da mesma forma, quando as características de comportamento mal adaptativo são devidas aos efeitos psicológicos diretos de outro transtorno mental, incluindo uso de substâncias, o diagnóstico de transtorno de personalidade não é garantido.

A respeito dos transtornos de personalidade, NÃO é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

726Q908554 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

O termo “Novas Substâncias Psicoativas” (NSP) foi adotado pelo Escritório das Nações Unidas para definir um grupo de moléculas desenhadas para evadir do controle definido para substâncias psicoativas já conhecidas. Elas são, atualmente, dignas de grande preocupação em saúde pública referente ao uso abusivo e riscos diversos ao ser humano. Entre as características que definem uma substância psicoativa como NSP, está apenas o efeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

727Q990648 | Psiquiatria, Psiquiatria, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Lei da Reforma Psiquiátrica no Brasil também é conhecida como lei Paulo Delgado porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

728Q904894 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Os transtornos depressivos apresentam elevada prevalência, limitações e consequências, devendo ser um quadro de que o psiquiatra que trabalha em serviços públicos deve ter o conhecimento adequado sobre sua abordagem. É reconhecido que, mesmo após tentativas de tratamento, cerca de 30% dos pacientes com transtornos depressivos podem não apresentar a remissão do quadro. Considerando-se este contexto, pacientes com transtornos depressivos que apresentam resistência ao tratamento farmacoterápico usual empregado têm como alternativa a utilização da tranilcipromina, um fármaco da classe dos inibidores de monoaminaoxidase. Um dos principais efeitos adversos do emprego da tranilcipromina são os riscos relacionados à síndrome serotoninérgica e urgência hipertensiva.

O fármaco que, associado com a tranilcipromina, tem o maior risco de síndrome serotoninérgica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

729Q904897 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Uma série documental da Netflix, lançada em 2022, intitulada jeen-yuhs conta a trajetória do rapper Kanye West de uma forma bastante íntima. Dirigida por Clarence Simmons, o primeiro capítulo da produção chegou ao streaming em 16 de fevereiro de 2022, com os outros dois capítulos sendo lançados nas duas semanas seguintes. A série mostra a carreira de Kanye West, filmada durante duas décadas, destacando a grande influência de sua falecida mãe, Donda West, em sua carreira. Também há espaço para o período em que apoiou o ex-presidente Donald Trump ea inesperada candidatura do astro à presidência dos Estados Unidos, em 2020, assim como aborda o seu diagnóstico de transtorno bipolar.

Em relação aos critérios diagnósticos para transtorno bipolar, de acordo com o DSM-5, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

730Q896756 | Psiquiatria, SAMU, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Um homem de 50 anos, com longa história de alcoolismo, é levado ao hospital com tremores, sudorese, taquicardia e alucinações visuais após tentar interromper o consumo de álcool abruptamente.
Qual é o tratamento inicial mais adequado para a síndrome de abstinência alcoólica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

731Q1047047 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os transtornos somatoformes.
I. O transtorno conversivo (transtorno de sintomas neurológicos funcionais) é caracterizado pela presença de um ou mais sintomas de alteração na função motora ou sensorial voluntária, sem uma condição médica geral que possa explicar completamente os sintomas.
II. A característica essencial do transtorno factício é a falsificação de sinais ou sintomas médicos ou psicológicos associados a um engano identificado, mesmo na ausência de recompensas externas óbvias.
III. No transtorno de ansiedade de doença (hipocondria), há preocupação persistente com a possibilidade de ter uma ou mais doenças graves, apesar de exames e reasseguramento médico.
IV. No transtorno de sintomas somáticos, os sintomas físicos são proeminentes, mas não resultam em sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento diário.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

733Q1007886 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Familiares manifestaram preocupação com o fato de um jovem de 28 anos apresentar há mais de seis meses uma percepção falsa de que seu corpo está sendo invadido por seres externos. Distúrbios físicos não foram objetivamente constatados.

Considerando que esse jovem não usa qualquer droga ou medicamentos e que não apresenta outras comorbidades, é correto afirmar que se trata de um caso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

734Q1047055 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorrem etapas para o diagnóstico de um transtorno mental causado por uma condição médica geral.
( ) Determinar que a perturbação é mais bem explicada por outro transtorno mental (por exemplo, transtorno de ajustamento, no qual o estressor é uma condição médica geral grave).
( ) Determinar que os sintomas mentais são etiologicamente relacionados à condição médica geral por meio de um mecanismo fisiológico.
( ) Estabelecer, com base na história, no exame físico ou nos achados laboratoriais, a presença de uma condição médica geral.
( ) Determinar que a perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de um delirium.

A sequência correta em que ocorre o processo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

735Q1041186 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Para a primeira das fases, Conrad elegeu a expressão trema, preterindo a expressão “pródromo”, por considerar que esta remete a um conceito nosológico e não fenomenológico. Trema é um termo da gíria teatral, usado pelos atores para significar a angústia, a tensão que eles experimentam antes de entrar no palco e que só desaparece quando o abandonam, ou se decidem antecipadamente a não entrar.

Manuela Borja Santos e Vitor Amorim Rodrigues.
Esquizofrenia - Perspectiva de Conrad.
In: Análise Psicológica, Lisboa, v. 9, p. 111–117, 1991.
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (com adaptações).

Considerando o texto precedente como referência, julgue o item subsecutivo.

A relevância histórica do trecho reside na alusão direta a uma das várias interpretações às diferentes fases da esquizofrenia: na perspectiva de Klaus Conrad o período tremático seria aquele que precederia a instalação franca da psicose.

  1. ✂️
  2. ✂️

736Q1041190 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Como já observaram os antropólogos, um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos é o que eles chamam de “a perda da alma” — que significa, como bem indica o nome, uma ruptura (ou, mais tecnicamente, uma dissociação) da consciência. Entre esses povos, para quem a consciência tem um nível de desenvolvimento diverso do nosso, a “alma” (ou psique) não é compreendida como uma unidade. Muitos deles supõem que o homem tenha uma “alma do mato” (bush soul) além da sua própria, alma que se encarna num animal selvagem ou numa árvore com os quais o indivíduo possua alguma identidade psíquica. É a isto que o ilustre etnólogo francês Lucien Lévy-Bruhl chamou “participação mística”.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964 (com adaptações).

Considerando o texto, o atual Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V-TR) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que inclui diversas observações culturais nos seus capítulos, julgue o item que se segue.

Ainda que determinada situação específica se assemelhe a um episódio dissociativo, caso ela possa ser explicada pelo contexto cultural particular e não gere sofrimento ou incapacidade significativa, então não satisfará os critérios diagnósticos para transtornos de natureza dissociativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

737Q973095 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

Paciente de 39 anos com depressão bipolar deverá realizar ECT. O medicamento que deve ser descontinuado antes de realizar o exame é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

738Q1041202 | Psiquiatria, Psicoterapia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.

A psicoterapia seria o tratamento de escolha para o caso apresentado, pois não há evidência de tratamento farmacológico, exceto no tratamento de sintomas pontuais e por um curto período.

  1. ✂️
  2. ✂️

739Q959863 | Psiquiatria, Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, FCC

A respeito dos quadros demenciais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q896690 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O estágio de desenvolvimento deve ser considerado ao avaliar as apresentações clínicas individuais do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, pois os sintomas variam de acordo com a idade.
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.