Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q973101 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

A maioria dos medicamentos usados para o tratamento da demência de Alzheimer são indicados sobretudo nos estágios iniciais da doença.
Para os estágios mais avançados dessa doença, é mais indicada a seguinte droga:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

742Q907715 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
G., sexo feminino, 17 anos, procurou o ambulatório de psiquiatria para consulta, trazida por familiares. Refere, que há cerca de 4 semanas, iniciou quadro de maior desânimo, sensação de desesperança, tristeza e anedonia. Apresentou aumento inexplicável do apetite, ganhando cerca de 2 kg em 4 semanas. Queixa-se de muita sonolência, inclusive durante o dia, com prejuízo de suas atividades normais. Não quer mais sair de casa. Há duas semanas, começou a se sentir ainda pior. A mãe refere que para tudo G. pede desculpas. Acha que sempre é culpada pelas coisas que faz ou deixa de fazer. Nega episódios prévios. Na família, dois tios maternos com depressão, inclusive com internação, porque pareciam estar “muito mal das ideias“ (relato da mãe)”.
Elaborado pelo(a) autor(a).

Fundamentado nos dados epidemiológicos e nas características clínicas no caso em questão, o diagnóstico e os dados conceituais compatíveis são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

743Q998659 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Um idoso de 77 anos em uso contínuo de omeprazol (40 mg/dia) por 9 meses, passou recentemente a apresentar déficit cognitivo que vem afetando suas atividades cotidianas.

O diagnóstico mais provável é demência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

744Q1056012 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Técnico Especializado Médico Psiquiatra, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A psicose no paciente idoso é um desafio diagnóstico e de tratamento, apesar de sua prevalência generalizada em adultos mais velhos, representando de 5 a 15% das internações psiquiátricas de idosos. As psicoses no paciente idoso podem ser primárias ou secundárias. São consideradas apresentações clínicas sugestivas de psicoses secundárias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

746Q987940 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um paciente de 45 anos, diagnosticado com transtorno depressivo maior resistente ao tratamento, apresenta resposta parcial a diversos antidepressivos de diferentes classes (SSRIs, SNRIs e tricíclicos) após tentativas de tratamento ao longo de dois anos. Sua história médica inclui hipertensão controlada e diabetes mellitus tipo 2. O paciente relata melhora leve com a combinação atual de venlafaxina e mirtazapina, mas ainda apresenta sintomas significativos de anedonia, fadiga extrema e dificuldades cognitivas.
Considerando essa situação clínica, qual seria a próxima abordagem farmacológica mais adequada para otimizar o tratamento desse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q911662 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A demência é uma diminuição, lenta e progressiva, da função mental, que afeta a memória, o pensamento, o juízo e a capacidade para aprender.
Sobre a Demência, é CORRETO afirmar que:

I. A demência rapidamente progressiva é um grupo de demências que progridem mais rapidamente do que outras demências, normalmente em um a dois anos. O sintoma precoce mais óbvio dessas demências é a redução rápida da função mental. A memória é perdida. As pessoas têm dificuldade em usar a linguagem. Elas também têm dificuldade de planejar, resolver problemas, lidar com tarefas complexas (como gerenciar uma conta bancária) e usar o bom senso (função executiva)

II. Outros sintomas de demências rapidamente progressivas incluem comportamento disruptivo, alterações de personalidade, transtornos do humor, psicose, transtornos do sono e dificuldade para caminhar. Os níveis de alerta e de consciência podem ser alterados. Seus membros podem tremer e/ou sacudir involuntariamente.

III. A causa mais comum de demência rapidamente progressiva é um distúrbio causado por príons. Outras causas comuns incluem encefalite autoimune e paraneoplásica. Eles incluem alguns casos de doença de Alzheimer, demência com corpos de Lewy, demência frontotemporal e demência devido a causas potencialmente reversíveis.

IV. Em alguns tipos de demência (como a doença de Alzheimer), o nível de acetilcolina no cérebro é baixo. A acetilcolina é um mensageiro químico (chamado de neurotransmissor) que ajuda as células nervosas a se comunicarem umas com as outras. A acetilcolina ajuda a memória, a aprendizagem, e a concentração e ajuda a controlar o funcionamento de vários órgãos.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

748Q961027 | Psiquiatria, Psicopatologia, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A demência é uma síndrome caracterizada por múltiplos comprometimentos nas funções cognitivas sem alteração da consciência, podendo haver várias causas para a mesma, algumas delas são reversíveis e, por isso, torna-se de suma importância uma investigação etiológica. Pacientes deprimidos podem apresentar esquecimentos, a chamada pseudodemência, sem haver doença orgânica de base. São parâmetros que orientam o diagnóstico diferencial entre demência e pseudodemência, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

749Q908551 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

Dados publicados recentemente referem que no ano de 2022 o uso diário de maconha superou o uso diário de álcool pela primeira vez nos Estados Unidos (National Survey on Drug Use and Health, 2024). Sobre a maconha, analise as assertivas.
I. A substância delta-9-tetra-hidrocanabinol interage com receptores canabinoides próprios do cérebro.
II. No cérebro, os receptores canabinoides 1 (CB1) mediam propriedades de reforço da maconha e também de outras substâncias.
III. Estudos usando antagonista canabinoide cerebral em modelos animais provaram que existe síndrome de abstinência relacionada ao uso crônico de maconha.
IV. Entre as complicações da dependência de maconha, estão a síndrome amotivacional, o delirium tóxico e o risco de surto psicótico.
Estão corretas as assertivas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

750Q1041182 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do uso de Clozapina e suas particularidades psicofarmacológicas, julgue o item a seguir.

O risco de convulsões é dose-dependente, e a semiologia mais comum das crises é a atônica, o que muitas vezes dificulta o seu reconhecimento pelos profissionais de saúde e cuidadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

751Q973092 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

Paciente chega a uma emergência psiquiátrica apresentando mutismo, negativismo, ecolalia, movimentos estereotipados e ecopraxia.
O tratamento farmacológico inicial mais indicado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q1041190 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Como já observaram os antropólogos, um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos é o que eles chamam de “a perda da alma” — que significa, como bem indica o nome, uma ruptura (ou, mais tecnicamente, uma dissociação) da consciência. Entre esses povos, para quem a consciência tem um nível de desenvolvimento diverso do nosso, a “alma” (ou psique) não é compreendida como uma unidade. Muitos deles supõem que o homem tenha uma “alma do mato” (bush soul) além da sua própria, alma que se encarna num animal selvagem ou numa árvore com os quais o indivíduo possua alguma identidade psíquica. É a isto que o ilustre etnólogo francês Lucien Lévy-Bruhl chamou “participação mística”.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964 (com adaptações).

Considerando o texto, o atual Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V-TR) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que inclui diversas observações culturais nos seus capítulos, julgue o item que se segue.

Ainda que determinada situação específica se assemelhe a um episódio dissociativo, caso ela possa ser explicada pelo contexto cultural particular e não gere sofrimento ou incapacidade significativa, então não satisfará os critérios diagnósticos para transtornos de natureza dissociativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

753Q1041201 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.

O provável diagnóstico da paciente em questão é um transtorno depressivo maior (episódio único), pois os sintomas apresentados, o contexto laboral e os prejuízos sociais são suficientes para determinar esse diagnóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️

754Q1006142 | Psiquiatria, Comportamento Suicida na Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do suicídio entre idosos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

755Q906564 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Paciente 23 anos, sexo feminino, em acompanhamento psiquiátrico, fazendo uso de Lítio. Assinale os achados presentes em uma intoxicação por Lítio com litemia entre 1,5-1,9 mEq/L.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

756Q1005678 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Foniatria, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança de 9 anos do sexo masculino, com quadro de impulsividade, inquietude e desatenção que a prejudicam tanto em casa quanto no ambiente escolar, teve a sua mãe chamada na escola devido a seu baixo rendimento escolar e à dificuldade nas funções executivas. Os exames de otoscopia tiveram resultados normais e a audiometria ficou dentro dos padrões da normalidade.
Diante do exposto acima, o provável diagnóstico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

757Q901746 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Transtornos Mentais Orgânicos e Decorrentes do Uso de Substâncias Psicoativas Um paciente de 45 anos, residente em Queimadas, PB, é admitido no hospital com confusão mental, alucinações visuais e tremores. O histórico médico revela consumo excessivo de álcool por mais de 20 anos. Após a avaliação clínica, o diagnóstico inicial de delirium tremens é considerado. Quais abordagens diagnósticas e terapêuticas são mais adequadas para este paciente?


1. Realização de exames laboratoriais para avaliar disfunções hepáticas e eletrólitos.

2. A administração imediata de benzodiazepínicos deve ser analisada com cautela, pois em geral não apresenta bons resultados.

3. Monitoramento contínuo em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para prevenção de complicações graves.

4. Implementação de medidas de suporte nutricional, incluindo tiamina para prevenir a síndrome de Wernicke-Korsakoff.

5. Início de um programa de reabilitação alcoólica assim que o paciente se estabiliza clinicamente.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q990648 | Psiquiatria, Psiquiatria, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Lei da Reforma Psiquiátrica no Brasil também é conhecida como lei Paulo Delgado porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

759Q904896 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

José, 35 anos, casado, teve o falecimento de seu filho de 2 anos há cerca de 6 meses e refere que, desde então, apresenta uma tristeza intensa, choro todos os dias e fica só pensando na criança. Revela desesperança, dificuldade de concentração e dificuldade de dormir, fala que fica no quarto do filho tentando ainda sentir o cheiro dele. Ele nega histórico de ideação suicida ou tentativas anteriores, mas revela que, desde que aconteceu o fato, tem pensamentos recorrentes de que "a vida não tem sentido". Refere que por vezes tem faltado ao trabalho e algumas vezes se sente tão cansado por não dormir bem à noite , o que está prejudicando seu desempenho no trabalho. Deixou de frequentar a roda de amigos que têm filhos da mesma idade porque sempre se lembra do filho nestas circunstâncias. Não tem feito mais sexo com sua esposa por medo de que ela engravide e possa acontecer o mesmo com um futuro filho. Os exames físicos e laboratoriais não revelam anormalidades significativas que justifiquem os sintomas apresentados. O paciente não possui histórico de condições médicas ou uso de substâncias que possam contribuir para o quadro. Não possui histórico prévio de quaisquer outras condições psiquiátricas.

Considerando-se o quadro clínico apresentado, qual características justifica o diagnóstico de transtorno depressivo maior em oposição ao luto normal, segundo o DSM-5?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

760Q897987 | Psiquiatria, História da Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

A Psiquiatria Democrática, movimento que busca a transformação das práticas psiquiátricas tradicionais, tem como um de seus principais expoentes o psiquiatra Franco Basaglia. Qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE o fundamento central da teoria de Basaglia em relação à assistência em saúde mental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.