Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q1005712 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Medicina do Sono, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 59 anos procurou atendimento médico pois vinha apresentando insônia há pelo menos 6 meses, além de redução progressiva no apetite e perda de peso. Relatou ansiedade, tristeza, desânimo, fadiga, alteração da concentração, baixa autoestima e episódios de náuseas. Negou pensamentos de morte, mas alegou que o quadro estava causando significativo impacto social e profissional. Negou doenças prévias ou uso de medicações. Dentro do último mês, havia sido realizada uma investigação extensa para afastar doenças que pudessem causar esses sintomas. Como todos os exames vieram dentro da normalidade, a paciente procurou nova avaliação clínica. Não foram encontradas alterações ao exame clínico. O médico explicou para a paciente que ela estava com um quadro compatível com depressão.
Para essa paciente, a medicação que poderia trazer maior benefício, especialmente para os sintomas de insônia, ansiedade, redução do apetite, perda de peso e náuseas, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

762Q896685 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Paciente J.P.S., 7 anos de idade, vem apresentando, há cerca de um mês, irritabilidade fácil, insônia inicial, perda de peso, passa a maior parte dos dias deitado na cama, queda no desempenho acadêmico (alega que não consegue se concentrar), e sua genitora chama a atenção do psiquiatra para o fato de que ele não desce mais para brincar com os amigos do prédio. Não existem evidências de que os sintomas possam ser atribuídos ao uso de alguma substância ou outra condição médica. Durante a anamnese e exame psíquico, J.P.S. expressa sofrimento e diz se sentir sem energia para realizar suas atividades habituais, considerando-se culpado e inútil por estar com notas baixas. Considerando o diagnóstico do paciente, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q896686 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

M.D.R., 10 anos de idade, sempre apresentou dificuldades no aprendizado acadêmico, necessitando de apoio para alcançar as expectativas para sua faixa etária (com notas frequentemente abaixo do mínimo exigido), além de imaturidade socioemocional quando comparado aos amigos. Em casa precisa também de algum suporte para realizar tarefas complexas. Realizou teste padronizado, e seu QI foi de 69 pontos. De acordo com a descrição clínica e a classificação da Organização Mundial de Saúde (décima edição), é CORRETO afirmar que M.D.R.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q904895 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Inúmeros veículos de informação têm apontado sobre o crescimento dos casos de autismo nos últimos tempos; entretanto, é essencial diferenciar pacientes com autismo do diagnóstico de ansiedade social.

São características diagnósticas, segundo o DSM-5, que mais corretamente estão associadas ao diagnóstico de transtorno do espectro autista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

765Q904898 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

O comportamento de acumular pode ocorrer no ser humano desde a infância e varia do colecionismo de certos objetos até o transtorno clinicamente diagnosticado como transtorno de acumulação (TA).

De acordo com o DSM-5, é um critério diagnóstico do transtorno de acumulação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

766Q904901 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

A eletroconvulsoterapia (ECT) é uma intervenção terapêutica utilizada na prática da psiquiatria para tratar diversos transtornos mentais graves e resistentes a outras formas de tratamento. Apesar de ser frequentemente associada a estigmas e preconceitos devido a representações históricas, a ECT é considerada uma opção eficaz e segura para certos quadros psiquiátricos.

Sobre a ECT, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

767Q1003736 | Psiquiatria, Neurociência, Médicoa Psiquiatra Ambulatorial, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Tamires é uma mulher cisgênera sino-brasileira, divorciada, de 66 anos, e vem à consulta acompanhada da filha por conta de problemas de memória. A filha relata que Tamires vem apresentando, no último ano, esquecimentos recorrentes, dificuldade de executar tarefas do dia a dia (como cozinhar e ir ao mercado), falta de foco, dificuldade de caminhar e apatia. Nega uso de álcool ou outras drogas, nega uso de medicações. Durante a consulta, você aplica a ferramenta de triagem para demências 10-CS, obtendo uma pontuação de 2/10. Ao exame físico, a paciente apresenta lentificação da marcha e tremores leves em ambas as mãos somente quando as movimenta, sem tremores em outras partes do corpo. Qual das condutas abaixo deve fazer parte da próxima etapa de investigação do quadro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

770Q1007873 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Paciente de 35 anos foi diagnosticada com transtorno da compulsão alimentar periódica, e seu psiquiatra prescreveu off-label o topiramato, com aumento gradual de dose a cada semana de uso. Após o primeiro mês, a paciente passou a apresentar quadro de dor ocular intensa, cefaleia, náuseas, vômitos e turvação visual com halos coloridos ao redor das luzes, além de midríase e vermelhidão ocular ao exame físico. Diante desse caso, a melhor hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q908545 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

O tratamento da maioria dos transtornos de ansiedade é multimodal. No entanto, a escolha das abordagens é feita a depender do tipo de transtorno apresentado. Acerca do tratamento dos transtornos de ansiedade, analise as afirmativas.

I. A psicoterapia cognitivo-comportamental é a indicação psicoterapêutica principal para o transtorno de ansiedade generalizada.
II. Todos os fármacos inibidores seletivos da recaptação da serotonina demonstram eficácia no tratamento da ansiedade social.
III. A associação de tratamento farmacológico, psicoterapêutico e intervenções comportamentais e nos hábitos de vida está indicada na maioria dos casos de transtornos de ansiedade, independentemente do diagnóstico definitivo.
IV. O tratamento farmacológico do transtorno de ansiedade na infância está contraindicado, sendo indicado apenas o tratamento psicoterapêutico.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

772Q1007882 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Recentemente a tomografia por emissão de pósitrons (PET) com 18F-Florbetabeno foi introduzida como biomarcador de um subtipo de transtorno neurocognitivo maior. Acerca desse exame, é correto afirmar que o PET 18F-Florbetabeno:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q1047053 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas abaixo, sobre o transtorno do desenvolvimento intelectual (deficiência intelectual) e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O transtorno do desenvolvimento intelectual é caracterizado por déficits em habilidades mentais genéricas, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem a partir da experiência.
( ) Indivíduos com transtorno do desenvolvimento intelectual podem apresentar dificuldades no funcionamento adaptativo em domínios como comunicação, participação social, funcionamento acadêmico ou profissional e independência pessoal.
( ) O início do transtorno do desenvolvimento intelectual ocorre durante o período do desenvolvimento, geralmente após os 18 anos de idade.
( ) A gravidade do transtorno do desenvolvimento intelectual é determinada principalmente pelo funcionamento intelectual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

774Q903192 | Psiquiatria, Médico/Área Clinica, UFRPE, FADURPE, 2024

De acordo com o Guia da National Institute for Health and Clinical Excellence, a interconsulta com psiquiatra em pacientes com depressão ou ansiedade é indicada em todas as situações abaixo relacionadas, EXCETO em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q1041194 | Psiquiatria, Comportamento Suicida Na Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A ideologia do racismo propõe a desumanização de um em contrapartida do privilégio do outro. Ele incide no negro no que constitui seu sujeito, seu corpo, sua imagem, que é sistematicamente desvalorizada. Em contrapartida, há um modelo universal que está calcado no branco. Um modelo de beleza, de afirmação da história, das produções universais. As humilhações cotidianas vão produzindo marcas no negro. E, com a negação sistemática do Brasil e do brasileiro em relação ao racismo, esse sujeito também sofre algumas distorções na forma como ele mesmo vê a realidade, questionando se aquilo que vive [o preconceito] é real ou imaginário. O racismo, então, constitui um sujeito que nem sempre dá conta de se apropriar das suas percepções e de acreditar que essas percepções são reais. É aí que o racismo vai produzir suas marcas, lacunas que afetam toda a sociedade. É quase natural, até esperado, que toda vez que eu sair de casa me depare com olhares atravessados, com uma recusa de atendimento, com vigia em um supermercado. A escola também desvaloriza esse sujeito por meio de um ensino que não apresenta a História como ela foi de fato.

Internet:<revistacult.uol.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o impacto do racismo e da discriminação no diagnóstico psiquiátrico e suas síndromes relacionadas, julgues o item que se segue.

O racismo é considerado um determinante social que influencia diretamente em desfechos psiquiátricos desfavoráveis, como o aumento do comportamento suicida e o transtorno de estresse pós-traumático.

  1. ✂️
  2. ✂️

776Q1041195 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A ideologia do racismo propõe a desumanização de um em contrapartida do privilégio do outro. Ele incide no negro no que constitui seu sujeito, seu corpo, sua imagem, que é sistematicamente desvalorizada. Em contrapartida, há um modelo universal que está calcado no branco. Um modelo de beleza, de afirmação da história, das produções universais. As humilhações cotidianas vão produzindo marcas no negro. E, com a negação sistemática do Brasil e do brasileiro em relação ao racismo, esse sujeito também sofre algumas distorções na forma como ele mesmo vê a realidade, questionando se aquilo que vive [o preconceito] é real ou imaginário. O racismo, então, constitui um sujeito que nem sempre dá conta de se apropriar das suas percepções e de acreditar que essas percepções são reais. É aí que o racismo vai produzir suas marcas, lacunas que afetam toda a sociedade. É quase natural, até esperado, que toda vez que eu sair de casa me depare com olhares atravessados, com uma recusa de atendimento, com vigia em um supermercado. A escola também desvaloriza esse sujeito por meio de um ensino que não apresenta a História como ela foi de fato.

Internet:<revistacult.uol.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o impacto do racismo e da discriminação no diagnóstico psiquiátrico e suas síndromes relacionadas, julgues o item que se segue.

Racismo e discriminação são fatores que aumentam o risco para o desenvolvimento de diversos quadros psiquiátricos, mas não afetam o processo de avaliação diagnóstica, já que os quadros clínicos são categorizados e os sintomas atribuídos aos seres humanos, independentemente de sua cor ou raça.

  1. ✂️
  2. ✂️

777Q1024871 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Adenor, 54 anos, procura o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas), pois deseja parar de fumar, sendo prescrita para ele bupropiona.

Uma contraindicação a essa prescrição é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q1068917 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Especialidade Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

O beber pesado episódico, também conhecido como binge drinking, é caracterizado pelo consumo excessivo de álcool em um curto período de tempo, levando a níveis elevados de intoxicação. Entre as mulheres, o consumo de quatro ou mais doses numa mesma ocasião é considerado o limiar de beber pesado.

Qual das alternativas descreve corretamente o impacto do beber pesado episódico entre as mulheres?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

779Q990085 | Psiquiatria, Legislação e Pesquisa em Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Com base nas últimas pesquisas sobre a relação entre o uso de agrotóxicos e o aumento das taxas de suicídio em comunidades rurais, qual das seguintes hipóteses apresenta um possível mecanismo de ligação entre esses dois fenômenos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q959885 | Psiquiatria, Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, FCC

Na troca de antidepressivos, deve-se tomar alguns cuidados. Se a paciente estiver usando fluoxetina e pretende-se iniciar tranilcipromina, deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.