Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q990660 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

É uma condição neuropsiquiátrica caracterizada pela manifestação de tiques vocais ou motores involuntários e repetitivos, que podem se manifestar como gritos, palavrões ou gestos considerados obscenos, proferidos sem que a pessoa possa controlá-los

O trecho acima se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

762Q1047054 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre o transtorno de pânico, preencha as lacunas abaixo.
O transtorno de pânico é caracterizado por ataques de pânico recorrentes e inesperados, seguidos por pelo menos um mês de preocupação persistente sobre ter outro ataque, ____________acerca das possíveis consequências dos ataques ou uma mudança comportamental significativa relacionada aos ataques. Os ataques de pânico são surtos abruptos de medo ou desconforto intenso que atingem um pico em poucos minutos, acompanhados por sintomas físicos e/ou cognitivos. Embora os ataques de pânico possam ser desencadeados por situações específicas, no transtorno de pânico, eles também ocorrem de forma ____________."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

763Q1041191 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Como já observaram os antropólogos, um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos é o que eles chamam de “a perda da alma” — que significa, como bem indica o nome, uma ruptura (ou, mais tecnicamente, uma dissociação) da consciência. Entre esses povos, para quem a consciência tem um nível de desenvolvimento diverso do nosso, a “alma” (ou psique) não é compreendida como uma unidade. Muitos deles supõem que o homem tenha uma “alma do mato” (bush soul) além da sua própria, alma que se encarna num animal selvagem ou numa árvore com os quais o indivíduo possua alguma identidade psíquica. É a isto que o ilustre etnólogo francês Lucien Lévy-Bruhl chamou “participação mística”.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964 (com adaptações).

Considerando o texto, o atual Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V-TR) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que inclui diversas observações culturais nos seus capítulos, julgue o item que se segue.

O conceito de idioma cultural de sofrimento compreende as maneiras de expressar sofrimento mental que não necessariamente se enquadram em síndromes e sintomas específicos, mas que proporcionam formas coletivas e compartilhadas de experimentar e falar sobre preocupações pessoais ou sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

764Q1028178 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Um homem de 35 anos, previamente hígido, deu entrada no pronto-socorro apresentando irritabilidade, dificuldade para dormir, pesadelos recorrentes e episódios de taquicardia acompanhados de sudorese intensa. Relata que há sete dias sofreu um acidente de carro, no qual seu veículo capotou várias vezes. Desde então, tem lembranças recorrentes e angustiantes do acidente, sentindo-se como se estivesse revivendo o momento do capotamento. Para afastar essas lembranças, ele tem evitado dirigir e até mesmo ver imagens de carros. Durante a consulta, descreve que sente que está atordoado e que o “tempo está passando mais devagar" desde o acidente. Nega histórico prévio de transtornos psiquiátricos, uso de substâncias psicoativas ou doenças crônicas. O exame físico e os exames complementares realizados no pronto-socorro não revelam anormalidades. Com base no quadro apresentado, o diagnóstico que melhor representa o momento atual do paciente é transtorno:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q959863 | Psiquiatria, Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, FCC

A respeito dos quadros demenciais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q990088 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um menino de 10 anos é levado pela mãe ao consultório psiquiátrico devido a preocupações persistentes sobre doenças graves, como câncer ou ataques cardíacos, apesar de não apresentar sintomas físicos. Ele relata sentir-se constantemente ansioso e preocupado com sua saúde e a de seus familiares, o que interfere em suas atividades diárias e no desempenho escolar. Durante a entrevista, a mãe menciona que o menino também tem dificuldade em se separar dela, evitando situações em que estejam separados por períodos prolongados. Com esses sintomas, o psiquiatra identificou que a criança sofre de Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS).
Qual dos seguintes fatores NÃO tem sido associado ao desenvolvimento do TAS em crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q1049767 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psicogeriatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 47 anos afirma que há uma cobra em seu abdômen. Apesar de os exames objetivos mostrarem total normalidade, o paciente mantém sua crença inabalável na presença da cobra dentro de seu corpo.

Esse episódio pode ser descrito como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q907709 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
M., 26 anos, é levada ao pronto-socorro, após tentativa de autoextermínio, cortando os pulsos. Refere que tentou pôr fim à sua vida, pois uma voz dentro de sua cabeça a mandava se matar. Refere que não aguenta mais ouvir essa voz, que aparece toda vez que se sente triste. M. descreve a voz como de uma mulher, mas não sabe identificar se é conhecida ou não. Refere que se sente muito triste nos últimos 15 dias. Os familiares relatam que ela já tentou autoextermínio em duas outras ocasiões, sendo que as outras duas foi por ingesta de medicações. Relata que tem história de crises de ansiedade, sobretudo em momentos de frustração.
Elaborado pelo(a) autor(a).

As alterações psicopatológicas compatíveis com o quadro descrito são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

771Q896756 | Psiquiatria, SAMU, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Um homem de 50 anos, com longa história de alcoolismo, é levado ao hospital com tremores, sudorese, taquicardia e alucinações visuais após tentar interromper o consumo de álcool abruptamente.
Qual é o tratamento inicial mais adequado para a síndrome de abstinência alcoólica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q1047048 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Marque a opção que apresenta um sintoma positivo da esquizofrenia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

773Q908553 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

Em um contato por telefone com seu psiquiatra, o Sr. A, 31 anos, afirma que vai matar sua esposa. Informa que comprou uma arma, que se sente cansado da vida e que não vê saída. Diz que é a última vez que fala com seu médico, pois irá se matar depois e não diz onde está ou como ser encontrado. Além disso, informa que declarou o mesmo em todas as redes sociais. O psiquiatra, imediatamente, entra em contato com a esposa para informá-la do acontecido e tomar providências. Acerca da conduta ética do médico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

774Q901749 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Psicoterapias: Individual, Grupal e Familiar Uma adolescente de 16 anos, residente em Queimadas, PB, foi recentemente diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada. A mãe expressa preocupação com o impacto do transtorno no desempenho escolar e nas interações sociais da filha. Quais abordagens psicoterapêuticas são indicadas para este caso, considerando a importância da intervenção familiar?

1. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) individual, focada em reestruturação cognitiva e técnicas de relaxamento.

2. Terapia familiar para abordar padrões de comunicação e suporte emocional no ambiente doméstico.

3. Terapia de grupo com outros adolescentes que enfrentam problemas semelhantes, para desenvolvimento de habilidades sociais.

4. Psicoeducação para a família sobre a natureza do transtorno de ansiedade e estratégias de manejo.

5. Implementação de intervenções baseadas em mindfulness para reduzir os sintomas de ansiedade em geral não trazem benefícios relevantes.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q904894 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra Adulto, Prefeitura de Timóteo MG, FCM, 2024

Os transtornos depressivos apresentam elevada prevalência, limitações e consequências, devendo ser um quadro de que o psiquiatra que trabalha em serviços públicos deve ter o conhecimento adequado sobre sua abordagem. É reconhecido que, mesmo após tentativas de tratamento, cerca de 30% dos pacientes com transtornos depressivos podem não apresentar a remissão do quadro. Considerando-se este contexto, pacientes com transtornos depressivos que apresentam resistência ao tratamento farmacoterápico usual empregado têm como alternativa a utilização da tranilcipromina, um fármaco da classe dos inibidores de monoaminaoxidase. Um dos principais efeitos adversos do emprego da tranilcipromina são os riscos relacionados à síndrome serotoninérgica e urgência hipertensiva.

O fármaco que, associado com a tranilcipromina, tem o maior risco de síndrome serotoninérgica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

777Q1041204 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos transtornos do sono e da vigília, julgue o item a seguir.

Os antidepressivos da classe dos inibidores da receptação da serotonina podem ser responsáveis por queixas de insônia, pois o mecanismo inerente a essa classe de fármacos, além suprimir o sono REM, pode induzir síndrome de pernas inquietas.

  1. ✂️
  2. ✂️

778Q907702 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A fenomenologia, corrente filosófica criada por Edmund Husserl (1859-1938), foi a fonte da qual Karl Jasper (1883- 1969) se inspirou para criar e consolidar as bases da psicopatologia geral como conhecemos. Para Jasper, a psicopatologia representava uma descrição compreensiva dos fenômenos psíquicos. A partir de 1913, ele aplicou o método fenomenológico na investigação psiquiátrica. O instrumento dentro do método responsável pela captação fenomenológica e que consiste na captação empática das vivências é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q907758 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psicólogo com Especialidade em Neuropsicologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O paciente com Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) pode ter vários processos atencionais comprometidos, a atenção que é definida como um estado de prontidão para identificar e responder a estímulo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

780Q908545 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

O tratamento da maioria dos transtornos de ansiedade é multimodal. No entanto, a escolha das abordagens é feita a depender do tipo de transtorno apresentado. Acerca do tratamento dos transtornos de ansiedade, analise as afirmativas.

I. A psicoterapia cognitivo-comportamental é a indicação psicoterapêutica principal para o transtorno de ansiedade generalizada.
II. Todos os fármacos inibidores seletivos da recaptação da serotonina demonstram eficácia no tratamento da ansiedade social.
III. A associação de tratamento farmacológico, psicoterapêutico e intervenções comportamentais e nos hábitos de vida está indicada na maioria dos casos de transtornos de ansiedade, independentemente do diagnóstico definitivo.
IV. O tratamento farmacológico do transtorno de ansiedade na infância está contraindicado, sendo indicado apenas o tratamento psicoterapêutico.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.