Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q1024825 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Psicogeriatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 70 anos, ensino superior, relata estar sendo furtado por sua esposa e afirma haver um complô para matá-lo. No miniexame do estado mental, encontra-se desorientado no tempo e no espaço e não consegue evoctranstorno esquizoide;ar as três palavras, embora as tenha repetido corretamente alguns minutos antes. Sua esposa relata que sua memória para fatos recentes vem piorando de maneira progressiva há 1 ano, levando a prejuízos significativos em suas atividades instrumentais da vida diária.

O diagnóstico mais provável é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

822Q998471 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Psiquiatria da Infância e Adolescência, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 87 anos é internado para tratamento de pneumonia com antibioticoterapia venosa. Durante a internação, apresenta episódios de agitação, necessitando de contenção mecânica para que não saia do leito. Ao ser avaliado pelo médico, afirma que está em casa. O quadro flutua durante o dia, alternando com períodos assintomáticos.

Considerando o quadro do paciente acima, o diagnóstico mais provável é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

823Q1083725 | Psiquiatria, Neurociência, Médico Psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Os avanços científicos de métodos de pesquisa têm possibilitado uma melhor compreensão da neurobiologia de diversos transtornos mentais. Acerca desse assunto e considerando que a sigla TDAH refere-se ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, julgue o item que se segue.
A neurobiologia complexa do TDAH é consequência da interação entre vários sistemas neurofisiológicos disfuncionais, entretanto, fatores ambientais e genéticos não agem de forma conjunta na etiologia do TDAH.
  1. ✂️
  2. ✂️

824Q1056394 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Sobre a Síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK), assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

825Q1003734 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Médicoa Psiquiatra Ambulatorial, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Carlos é um homem cisgênero preto, viúvo, de 55 anos, que buscou atendimento com você para tratamento de dependência de álcool há 3 meses. Na ocasião, seu caso foi classificado como moderado e foi decidido em conjunto com o Carlos que apenas abordagem psicossocial seria empregada naquele momento, com participação em grupo terapêutico e sessões de psicoterapia semanais. O paciente tem seu primeiro retorno com você hoje e relata que segue motivado e conseguiu ficar abstêmio por 1 mês, mas há 2 semanas voltou a beber 1 a 2 doses de cachaça todos os dias, "para esquecer dos problemas". Ele explica que recentemente seu médico de família e comunidade lhe diagnosticou com insuficiência renal e está em risco de ir para a diálise, o que gerou muita ansiedade, embora surpreendentemente o fígado estivesse bem nos exames.
Após acolhê-lo, vocês realizam um plano conjunto que envolve iniciar uma terapia farmacológica. Qual conduta seria mais indicada para o caso acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

826Q1003737 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médicoa Psiquiatra Ambulatorial, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Eliana é uma adolescente cisgênera preta de 16 anos, com parceria fixa. Vem à consulta porque não aguenta mais se sentir tão no limite o tempo todo. Sente inquietação, dificuldade para começar a dormir, preocupação com o futuro e pensamentos catastróficos recorrentes, sempre tem medo de que o pior desfecho possível de uma situação irá ocorrer. Os sintomas já estão presentes há 1 ano, quase todos os dias. Nega comorbidades, uso de substâncias ou medicações de uso contínuo. Chegou a iniciar tratamento com Fluoxetina no passado, mas logo desenvolveu manchas vermelhas no corpo e parou por orientação de sua amiga enfermeira. Buscou novamente o psiquiatra, que lhe receitou então a Sertralina - dessa vez, sentiu que os medos e preocupações se intensificaram logo na primeira semana de uso, e decidiu parar por conta própria. Eliana, então, pede a você que arrume alguma solução para essa situação "de uma vez por todas".

Baseado na melhor evidência científica disponível, qual dos seguintes tratamentos propostos seria mais bem indicado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

827Q1054700 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Conforme o que dispõem as resoluções n.º 267, de 15/2/2008, e
n.º 283, de 1.º/7/2008, do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN), julgue os itens seguintes.

Caso um candidato à obtenção de CNH, com diagnóstico de epilepsia, traga um relatório do neurologista que o acompanha há 4 anos informando que está há 2 anos sem ter crises convulsivas, faz uso regular de anticonvulsivante (com boa adesão ao tratamento) e que seu parecer é favorável à liberação para que possa dirigir veículos automotores, então ele poderá ser considerado apto no exame pericial.
  1. ✂️
  2. ✂️

828Q1007872 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Paciente de 58 anos procura atendimento psiquiátrico referindo piora em comportamento compulsivo com jogos, que ocorreu de forma acentuada após iniciar tratamento para quadro de uma sensação desagradável em suas pernas, que ocorria principalmente em repouso e à noite melhorava transitoriamente ao movimentar as pernas. Familiar presente na consulta complementa dizendo que o paciente é "viciado em jogos de azar" e que, mesmo com dívidas importantes, segue jogando compulsivamente, ignorando as consequências desse comportamento. Reforça que o quadro piorou após introdução de nova medicação. Diante desse quadro, é correto inferir que o paciente recebeu o diagnóstico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

829Q961031 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

O diagnóstico de um episódio depressivo maior é fenomenológico, ou seja, a partir da observação e descrição do paciente. São considerados critérios para o diagnóstico do episódio depressivo maior, segundo o DSM-V, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

830Q1034001 | Psiquiatria, Psicopatologia, Médico Área Psiquiatra, UFG, IV UFG, 2023

A incapacidade de recordar informações autobiográficas importantes que deveriam estar bem guardadas na memória e comumente seriam prontamente lembradas refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

831Q1083705 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico Clínico, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

A cocaína possui propriedades vasoconstritoras potentes, causa aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial e pode levar à morte devido a depressão respiratória, arritmias cardíacas e crises epiléticas. Com relação às propriedades e ao uso dessa substância, julgue o item a seguir.

O tratamento do uso de alta dose (overdose) de cocaína deve considerar o estado hiperadrenérgico que ela causa. Diazepam intravenoso é indicado para controle das crises epiléticas, e propranolol intravenoso para o controle das arritmias ventriculares.

  1. ✂️
  2. ✂️

832Q1049442 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Neuropsicologia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, que se referem a neuropsicologia, neuroanatomia, funções neuropsicológicas, atenção, memória e linguagem.

O delirium, que consiste em uma síndrome confusional aguda, caracteriza-se por rebaixamento do nível da consciência, podendo ser acompanhado de perplexidade, agitação ou lentificação psicomotora.

  1. ✂️
  2. ✂️

833Q1024877 | Psiquiatria, Neurociência, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Polimorfismo nos genes que codificam as enzimas do CYP450 pode alterar a metabolização de medicações psiquiátricas devido a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q901745 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas Um jovem adulto de 22 anos, de Queimadas, PB, apresenta queixas de anedonia, insônia, e pensamentos de inutilidade, sem histórico prévio de doenças mentais. O médico considera a possibilidade de um episódio depressivo maior. Quais são os critérios diagnósticos que devem ser preenchidos para confirmar o diagnóstico de transtorno depressivo maior?

1. Presença de pelo menos cinco dos nove sintomas listados no DSM-5, incluindo humor deprimido ou perda de interesse.

2. Duração dos sintomas por pelo menos duas semanas.

3. Comprometimento significativo no funcionamento social ou ocupacional.

4. Exclusão de causas orgânicas e de outras condições psiquiátricas, como transtorno bipolar.

5. Avaliação da ausência de luto recente como fator explicativo para os sintomas.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

835Q1068915 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Especialidade Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que indica o instrumento para avaliar funções cognitivas que é considerado um dos testes mais completos para declínio neurocognitivo, pois cobre os cinco domínios de funcionamento cerebral: atenção e orientação, memória, fluência verbal, linguagem e habilidades visuoespaciais. A sua pontuação global permite realizar o diagnóstico diferencial de vários transtornos neurocognitivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q1068916 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Especialidade Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um homem de 71 anos, com histórico de hipertensão controlada e diabetes tipo 2, começa a apresentar mudanças comportamentais progressivas, incluindo desorganização cognitiva, dificuldade em executar tarefas diárias e episódios de alucinações visuais, frequentemente envolvendo pessoas ou objetos inexistentes. Durante a noite, manifesta confusão acentuada, com dificuldade em reconhecer o ambiente e episódios de desorientação. Além disso, ocorre flutuação cognitiva, caracterizada por períodos em que parece alerta e orientado, seguidos por episódios de deterioração mental com déficits de atenção e memória. Familiares relatam que, em momentos de lucidez, o paciente é capaz de interagir de forma adequada, mas em outras ocasiões, mostra respostas incoerentes e dificuldade em seguir conversas. O exame neurológico revela rigidez muscular generalizada, especialmente em membros superiores, bradicinesia (lentidão nos movimentos), e postura corporal alterada, compatível com disfunções motoras progressivas. Não há relato de tremores evidentes, mas se observa instabilidade postural e leve comprometimento da marcha.

O diagnóstico mais provável desse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

837Q1068918 | Psiquiatria, Legislação e Pesquisa em Psiquiatria, Especialidade Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é uma das abordagens interdisciplinares utilizadas no contexto da saúde mental comunitária. O PTS oferece um plano estruturado de cuidado personalizado a indivíduos ou grupos que necessitam de atenção ampliada. Ele é especialmente útil em casos complexos que exigem estratégias adaptadas às necessidades biopsicossociais do paciente.

Assinale uma das etapas principais do PTS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

838Q1033620 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Em relação à depressão geriátrica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

839Q1003161 | Psiquiatria, Neuropsicologia, EBSERH, IBFC, 2023

Em 1848, um acidente com o jovem Phineas Gage, que teve o crânio atravessado por uma barra de ferro em uma explosão, da qual sobreviveu, permanecendo lúcido nas horas que se seguiram ao acidente, contribuiu quase que de maneira revolucionária com os estudos em relação às funções dos lobos frontais, antes conhecidos como “lobos silenciosos”, já que não são dotados da especificidade de apresentar uma função única, prontamente classificável. Em relação a função dos lobos frontais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q907712 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Para Jean Piaget, o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando os fatores biológicos, que podem influenciar seu desenvolvimento, sobretudo o cognitivo. Para isso, a criança consegue evoluir cognitivamente através do processo de adaptação cognitiva, que se dá pelos mecanismos de assimilação e acomodação. Quando a criança, ao interagir com o mundo, entende também que é possível mover um carrinho a partir da interação com um barbante que esteja amarrado a ele, ou mover um objeto usando-o, nesse processo de desenvolvimento cognitivo, ele está utilizando a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.