Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q1084419 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria, SAP SP, VUNESP

Moça de 21 anos é levada à consulta pelos pais devido a histórico de transtorno afetivo bipolar, com uso irregular do tratamento medicamentoso. A paciente está na 24.ª semana de gestação e foi identificada espinha bífida ao exame ultrassonográfico do feto. Paciente está em uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

862Q961035 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Em 1944, o pediatra vienense Hans Asperger descreveu pela primeira vez na história um conjunto de padrões comportamentais apresentados por alguns de seus pacientes, que hoje denominam a Síndrome de Asperger. Sobre a Síndrome de Asperger, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

863Q973069 | Psiquiatria, Comportamento Suicida na Psiquiatria, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

Paciente chega à emergência psiquiátrica com história de ter tomado vários medicamentos para tentar o suicídio. Ele apresentava tremores, boca seca, taquicardia, hipertensão, febre, euforia, agitação, paranoia, alucinações e irritabilidade.
É mais provável que ele tenha ingerido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q1084430 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria, SAP SP, VUNESP

Texto associado.
Utilize o quadro clínico a seguir para responder as questões de números 14 e 15.

Mulher de 47 anos relata que se sente triste e sem vontade de realizar as atividades habituais há 8 meses, com piora progressiva. Diz que come muito, está insatisfeita com seu peso e está desanimada para iniciar qualquer atividade física. Refere episódios semelhantes no passado. Lembra-se de ter usado amitriptilina até 100 mg/dia e ter melhorado completamente. Porém, engordou muito e, por isso, não quer tomar essa medicação. Paciente faz tratamento para diabetes e hipertensão.
Deve-se alertar a paciente de que, no início do tratamento, os efeitos colaterais mais comuns são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q1084434 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Psiquiatria, SAP SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre o uso da psicoterapia em indivíduos idosos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q1083707 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico Clínico, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

A cocaína possui propriedades vasoconstritoras potentes, causa aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial e pode levar à morte devido a depressão respiratória, arritmias cardíacas e crises epiléticas. Com relação às propriedades e ao uso dessa substância, julgue o item a seguir.

A intoxicação por cocaína é um agravo de notificação compulsória e possui ficha específica no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

  1. ✂️
  2. ✂️

867Q1024835 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Psiquiatria Forense, EBSERH, FGV, 2024

No que se refere aos sintomas negativos e positivos da esquizofrenia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q1024839 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria Forense, EBSERH, FGV, 2024

Na depressão resistente, a conduta adequada, especialmente na presença de ideação suicida, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q1028167 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

No Brasil, o tratamento sintomático da doença de Alzheimer se baseia no uso dos inibidores da acetilcolinesterase e em um antagonista do receptor NMDA. Levando em consideração o antagonista do receptor NMDA, a sua melhor indicação é para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q998472 | Psiquiatria, Psiquiatria da Infância e Adolescência, EBSERH, FGV, 2024

A Lei nº 10.216 de 2001 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.
Segundo essa lei, a internação compulsória:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q906569 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Qual a afirmativa CORRETA em relação às vias dopaminérgicas na esquizofrenia e a atuação dos antipsicóticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

872Q898661 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

A psiquiatria forense talvez seja a área da psiquiatria com mais dilemas éticos, ou seja, a área em que mais dúvidas surgem ao determinar se as ações do psiquiatra estão de acordo com os conceitos éticos, os ditames morais e os preceitos legais. Sobre esse tema, analise os itens a seguir.

I. O psiquiatra que atua como perito, assistente técnico ou médico assistente é preliminarmente um médico, e deve atuar guiado pela capacitação técnica, honestidade e veracidade no exercício de suas funções.
II. É vedado ao médico ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.
III. Quando o psiquiatra forense prestar serviços como médico assistencialista, o sigilo deve ser resguardado, salvo em situações excepcionais, em que, por motivo justo ou dever legal, existe a possibilidade de se compartilhar informações que sejam estritamente necessárias para prevenir danos ao próprio paciente e a terceiros.

Estão CORRETOS os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

873Q1003160 | Psiquiatria, Neuropsicologia, EBSERH, IBFC, 2023

Um neurônio é composto por diversas partes, sendo elas o corpo celular, dendritos, axônios e terminal pré-sináptico, além de possuir diferentes classificações. Quanto a essas classificações, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

874Q896705 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Analise as afirmativas abaixo:

I. As crianças e os adolescentes portadores de patologias do desenvolvimento, de caráter leve e moderado, que respondem facilmente a intervenções psicoterápicas ou farmacológicas, podem ser tratadas em ambulatório.
II. Quando a criança ou o adolescente são portadores de um transtorno grave, que os expõe a risco de morte ou agressões a si mesmos ou a outros, necessitam de um tratamento intensivo, protetor e seguro, como internação psiquiátrica.
III. Na definição do Ministério da Saúde, o CAPSi é “um lugar de referência e tratamento para crianças e adolescentes que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, com severidade e/ou persistência que justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor da vida”.
IV. No CAPSi, a assistência é oferecida em caráter individual e grupal, compondo-se de grupos psicoterápicos, operativos, oficinas terapêuticas, além de ser realizado também atendimento às famílias de crianças e adolescentes, incluindo visitas domiciliares e atividades comunitárias que visam a inclusão da criança e jovens pacientes na rede de apoio.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

875Q907716 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A ansiedade é definida como uma alteração da afetividade caraterizada como humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação desagradável, com manifestações psíquicas e somáticas. O medo, por sua vez, pode ser concebido como a materialização de um humor ansioso frente a um objeto ou situações específicas. As síndromes ansiosas representam os transtornos mentais mais frequentes, com prevalência de até 30% ao redor do mundo. Nesse contexto, os quadros fóbicos, em geral, produzem respostas superlativas de medo e ansiedade frente a fatores desencadeadores de estresse fóbico. Essa combinação de medo e sintomas psicossomáticos leva a uma grande disfunção em vários aspectos da vida. Dessa forma, a característica primordial do paciente com agorafobia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

877Q961016 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

O diagnóstico e a classificação da esquizofrenia são divididos em nove subtipos pelo CID-10. De acordo com esta classificação, relacione adequadamente as colunas a seguir. 1. Esquizofrenia paranoide. 2. Esquizofrenia hebefrênica. 3. Esquizofrenia catatônica. 4. Esquizofrenia residual. ( ) Predomínio de distúrbios da psicomotricidade, episódios de agitação violenta e impulsividade podem ser observados. ( ) Estágio tardio da evolução de muitos casos, com presença persistente de sintomas negativos. ( ) É a forma mais comum e geralmente de início mais tardio, o quadro clínico é caracterizado por ideias delirantes, alucinações auditivas e perturbações da sensopercepção. ( ) Caracteriza-se por inadequação e incongruência do afeto, com risos imotivados e maneirismos; o comportamento pode ser pueril e inapropriado. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

878Q1084928 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Psiquiatria, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a transtornos psicóticos.

Considere que um paciente diagnosticado, havia doze anos, com esquizofrenia tenha apresentado, na última avaliação, episódio maníaco, que durou cerca de dois meses. Nessa situação, é correto afirmar que esse paciente apresenta um transtorno esquizoafetivo
  1. ✂️
  2. ✂️

879Q1084421 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Psiquiatria, SAP SP, VUNESP

Texto associado.
Utilize o caso clínico a seguir para responder às questões de números 05 e 06.
Rapaz de 24 anos é levado ao pronto-socorro por amigos após briga durante competição esportiva na faculdade. Paciente diz que está no hospital contra a sua vontade: “eles estão exagerando, todo mundo fica nervoso em um jogo de futebol”. Prossegue: “vocês querem me ver na pior, porque eu me destaco, sou popular entre as meninas e tiro notas boas”. Paciente anda no consultório, não consegue ficar sentado e se mostra contrariado para responder perguntas. Um dos amigos mora com o paciente em uma república estudantil e relata que, há 2 meses, percebe que o paciente está mais irritado, fala muito, grita por qualquer motivo e tem dormido pouco. Envolveu-se em várias atividades na faculdade, porém não consegue concluí-las. O amigo sabe que o paciente passa por dificuldades familiares, principalmente relacionadas com a saúde do pai, que está em tratamento psiquiátrico. Paciente nega uso de álcool ou drogas.
A conduta correta para o caso descrito é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q1084939 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatria, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A característica essencial dos transtornos do controle dos impulsos é o fracasso em resistir a um impulso ou à tentação de executar atos perigosos para si ou para terceiros. Com relação a esse grupo de transtornos, julgue os itens a seguir.

A naltrexona é um dos fármacos com melhor evidência para o tratamento da cleptomania, tendo-se mostrado eficaz em um pequeno ensaio clínico randomizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.