Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q1084431 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Psiquiatria, SAP SP, VUNESP

Homem de 79 anos é levado à consulta pelos filhos, pois perceberam que o pai está mais quieto e não quer sair de casa desde o falecimento da esposa há 1 ano. Paciente diz: “não vejo graça em nada, tudo me faz lembrar a falta que ela me faz”. Relata tristeza, desânimo e dores pelo corpo. Há 3 meses, foi morar com um dos filhos e tem apresentado desentendimentos com sua nora. Paciente queixa-se: “não quero ficar longe da minha casa, eles (os filhos) querem que eu vá logo embora para ficar com meu dinheiro”. Os filhos dizem que, há 4 dias, o paciente recusa qualquer alimento, líquido ou medicação oferecidos pela nora e passou a dizer que ela vai envenená-lo. Dorme pouco durante a noite e cochila durante o dia. Paciente é obeso, apresenta hipercolesterolemia em uso de sinvastatina, tem hipertensão arterial controlada com hidroclorotiazida e teve infarto do miocárdio há 5 anos. Considerando o caso clínico, a conduta correta é administrar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

942Q1034003 | Psiquiatria, Psicopatologia, Médico Área Psiquiatra, UFG, IV UFG, 2023

A agorafobia é caracterizada pelo medo ou ansiedade em múltiplas situações públicas, sejam elas entre multidões ou simplesmente estando sozinhas. Mais especificamente, pacientes com agorafobia temem esses ambientes porque sentem que, se desenvolvessem uma condição assustadora ou humilhante, seriam incapazes de obter ajuda ou escapar rapidamente do ambiente. O medo ou ansiedade é, de acordo com o DSM-5, "fora de proporção" com relação à ameaça real. Os pacientes também podem ter outros sintomas psicossomáticos, muitas vezes gastrointestinais ou autônomos, associados ao medo ou à ansiedade. Essa combinação de medo e sintomas psicossomáticos leva a uma grande disfunção em vários aspectos da vida. Dessa forma, a característica primordial do paciente com agorafobia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

943Q987939 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um homem de 35 anos é acusado de homicídio após matar um colega de trabalho. Durante a avaliação psiquiátrica, ele alega que estava seguindo ordens de vozes que acreditava serem de anjos, instruindo-o a eliminar uma ameaça para salvar a humanidade. O exame revela que ele tem um histórico de esquizofrenia não tratada.
Com base no teste de M'Naghten, como a defesa poderia argumentar a sua inimputabilidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

944Q973098 | Psiquiatria, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

De acordo com os princípios e as diretrizes da perícia oficial em saúde, quando a parte for ex-paciente do médico indicado para atuar como perito oficial no processo, o médico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q911661 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

É um transtorno crônico do sono caracterizada por ataques repentinos de sono, em que a pessoa pode dormir em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, dificultando as atividades do dia a dia. Os ataques podem surgir poucas ou várias vezes ao dia, e o sono costuma durar alguns minutos. O transtorno não tem cura, no entanto, o médico pode recomendar o uso de medicamentos estimulantes ou antidepressivos, além de mudanças nos hábitos de vida, como alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e tirar cochilos durante o dia.

A informação refere-se à:

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

946Q973376 | Psiquiatria, Psiquiatria, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao transtorno bipolar do humor, julgue o item que se segue.

Episódios mistos, frequentemente associados ao aumento do risco de suicídio, são mais comuns em pacientes que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas, como por exemplo o álcool, e que apresentam transtornos neurológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

947Q1083726 | Psiquiatria, Neurociência, Médico Psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Os avanços científicos de métodos de pesquisa têm possibilitado uma melhor compreensão da neurobiologia de diversos transtornos mentais. Acerca desse assunto e considerando que a sigla TDAH refere-se ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, julgue o item que se segue.
Ainda que a pesquisa científica sobre o uso excessivo de tecnologias digitais, sobretudo em crianças e adolescentes, esteja em rápido desenvolvimento, a única categoria de dependência comportamental relativa a este tema presente no DSM-V é o transtorno do jogo pela Internet.
  1. ✂️
  2. ✂️

948Q1033574 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Psiquiatria da Infância e Adolescência, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 60 anos sem história de doença psiquiátrica prévia ou de alterações cognitivas, encontra-se na emergência em coma por intoxicação alcoólica aguda.
A melhor conduta inicial é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

949Q896121 | Psiquiatria, Área: Psiquiatria, UFES, UFES, 2024

De acordo com Kaplan & Sadock, 11ª edição, quanto a conceitos clínicos e farmacológicos da lamotrigina, é INCORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q1084027 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Uma paciente de 59 anos de idade, com histórico de fibromialgia, diagnosticada com câncer de mama, foi submetida a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Foram identificadas células cancerosas por meio de receptores positivos para estrogênio e progesterona. A paciente iniciou hormonioterapia com tamoxifeno. Cinco meses após o procedimento cirúrgico, a paciente passou a apresentar piora do quadro de dor crônica e prejuízo funcional acentuado nas atividades laborativas, com relatos de tristeza na maioria dos dias, perda do interesse pelas coisas que antes lhe despertava prazer, fadiga intensa, insônia, baixa autoestima associada a sentimentos de culpa e redução da capacidade de concentrar-se. Dois meses depois, com o agravamento dos sintomas, durante internação na unidade de oncologia, foi solicitado parecer para a psiquiatria. Os exames bioquímicos estavam dentro dos limites da normalidade.

Considerando o quadro clínico descrito e o perfil de interação medicamentosa, assinale a opção que apresenta o tratamento adequado nesse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q1084299 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

Dos medicamentos usados no tratamento da dependência de álcool, aquele que atua como antagonista opioide nas vias mesolímbicas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q896694 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

No que diz respeito a Psicoterapias realizadas na infância e adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

954Q896697 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Algumas causas de deficiência intelectual são potencialmente evitáveis.
Qual causa pode ser evitada com prevenção primária em população especial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q896702 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Enurese.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

956Q896703 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Sobre o Transtorno de conduta (TC), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

957Q992195 | Psiquiatria, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

São transtornos alimentares:

I- bulimia nervosa. II- aglutinação nervosa. III- transtorno alimentar restritivo/evitativo. IV- transtorno de ruminação.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q1044691 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Em relação ao delírio, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

959Q1003735 | Psiquiatria, Médicoa Psiquiatra Ambulatorial, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Otávio é um adolescente cis branco de 17 anos, solteiro. Vem à consulta médica acompanhado da mãe. A mãe queixa-se de que percebe o filho muito desanimado nos últimos 6 meses, desde que mudou de escola. Refere que ele parece não ter interesse em nada, o vê chorando com certa frequência, às vezes deixa até de tomar banho. Quando você se volta para o Otávio, ele lhe informa que vem sofrendo bullying na escola nova por conta da obesidade. Sente-se como se fosse o culpado por estar nessa situação e acaba descontando esse sentimento na comida. Também tem acordado no meio da noite todos os dias. No último mês, pensamentos suicidas têm permeado a sua mente - quando você pergunta se ele teria um método ou data marcada, ele responde que não sabe bem ainda, "talvez algum remédio ou corda".
Qual das abordagens abaixo seria mais adequada para iniciar o tratamento de Otávio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q910552 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Dentre os anticonvulsivantes utilizados como estabilizadores de humor no transtorno bipolar do humor (TBH), aquele que é considerado primeira linha de tratamento em monoterapia para a DEPRESSÃO BIPOLAR é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.