Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


943Q990671 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A desatenção manifesta-se comportamentalmente no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

944Q990672 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

São tipos de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade:

I- Desatenção predominante.

II- Hiperatividade/impulsividade predominante.

III- Comportamento frequente.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

946Q1054699 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Conforme o que dispõem as resoluções n.º 267, de 15/2/2008, e
n.º 283, de 1.º/7/2008, do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN), julgue os itens seguintes.

Os médicos que pretendam exercer a função de médico perito examinador devem estar regularmente inscritos no Conselho Regional de Medicina, além de serem portadores de título de especialista em medicina de tráfego (conforme normas da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina) ou terem concluído curso de capacitação de acordo com o programa aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica.
  1. ✂️
  2. ✂️

947Q907756 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psicólogo com Especialidade em Neuropsicologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Estudos apontam que alterações neurológicas e neuropsicológicas estão sendo identificadas em populações expostas a metais pesados. Tais alterações apresentam consequências subclínicas que afetam principalmente a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

948Q1007872 | Psiquiatria, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Paciente de 58 anos procura atendimento psiquiátrico referindo piora em comportamento compulsivo com jogos, que ocorreu de forma acentuada após iniciar tratamento para quadro de uma sensação desagradável em suas pernas, que ocorria principalmente em repouso e à noite melhorava transitoriamente ao movimentar as pernas. Familiar presente na consulta complementa dizendo que o paciente é "viciado em jogos de azar" e que, mesmo com dívidas importantes, segue jogando compulsivamente, ignorando as consequências desse comportamento. Reforça que o quadro piorou após introdução de nova medicação. Diante desse quadro, é correto inferir que o paciente recebeu o diagnóstico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

949Q961035 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Em 1944, o pediatra vienense Hans Asperger descreveu pela primeira vez na história um conjunto de padrões comportamentais apresentados por alguns de seus pacientes, que hoje denominam a Síndrome de Asperger. Sobre a Síndrome de Asperger, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

950Q908555 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

O jovem R., 23 anos, é levado para acompanhamento por sua família. Na consulta, a mãe refere que era “normal” até a adolescência, quando iniciou com comportamento progressivamente mais isolado, arredio, incapaz de expressar sentimentos. Quase não sai de casa e não tem autonomia para realizar suas atividades. Ao exame, não demonstra alterações de humor, nem sintomas psicóticos positivos. O clínico considera para o diagnóstico um transtorno de personalidade. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico para o caso descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

951Q1034000 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Médico Área Psiquiatra, UFG, IV UFG, 2023

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica, de caráter crônico, com comprometimento significativo da dimensão funcional da pessoa, com quebra da linha vital. Contudo, algumas formas ou subtipos de apresentação clínica denotam um melhor prognóstico para o paciente. Os fatores associados a bom prognóstico da esquizofrenia são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

952Q973074 | Psiquiatria, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

Paciente de 58 anos vem apresentando um quadro clínico caracterizado por mudança de personalidade, tendo se tornado mais expansivo, muito falante, fazendo gastos excessivos e apresentando um comportamento de desinibição social, muito diferente do seu funcionamento anterior. Ao exame, não apresenta comprometimento da memória. Em relação ao diagnóstico diferencial, nesse caso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q1034003 | Psiquiatria, Psicopatologia, Médico Área Psiquiatra, UFG, IV UFG, 2023

A agorafobia é caracterizada pelo medo ou ansiedade em múltiplas situações públicas, sejam elas entre multidões ou simplesmente estando sozinhas. Mais especificamente, pacientes com agorafobia temem esses ambientes porque sentem que, se desenvolvessem uma condição assustadora ou humilhante, seriam incapazes de obter ajuda ou escapar rapidamente do ambiente. O medo ou ansiedade é, de acordo com o DSM-5, "fora de proporção" com relação à ameaça real. Os pacientes também podem ter outros sintomas psicossomáticos, muitas vezes gastrointestinais ou autônomos, associados ao medo ou à ansiedade. Essa combinação de medo e sintomas psicossomáticos leva a uma grande disfunção em vários aspectos da vida. Dessa forma, a característica primordial do paciente com agorafobia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

954Q1041188 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Como já observaram os antropólogos, um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos é o que eles chamam de “a perda da alma” — que significa, como bem indica o nome, uma ruptura (ou, mais tecnicamente, uma dissociação) da consciência. Entre esses povos, para quem a consciência tem um nível de desenvolvimento diverso do nosso, a “alma” (ou psique) não é compreendida como uma unidade. Muitos deles supõem que o homem tenha uma “alma do mato” (bush soul) além da sua própria, alma que se encarna num animal selvagem ou numa árvore com os quais o indivíduo possua alguma identidade psíquica. É a isto que o ilustre etnólogo francês Lucien Lévy-Bruhl chamou “participação mística”.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964 (com adaptações).

Considerando o texto, o atual Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V-TR) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que inclui diversas observações culturais nos seus capítulos, julgue o item que se segue.

O termo experiência de possessão chega a ser mencionado nos critérios diagnósticos para transtorno dissociativo de identidade no DSM-V-TR, enquanto na CID-10 não há tipologias específicas para a classificação de situações de transe ou possessão.

  1. ✂️
  2. ✂️

955Q896297 | Psiquiatria, Auriculoterapeuta, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

“A perspectiva de Frantz Fanon expressa em "Pele Negra, Máscaras Brancas" ressalta que o racismo e as discriminações têm o poder de gerar sofrimento psíquico, podendo agravar quadros pré-existentes de adoecimento. A obra fornece exemplos substanciais de como o racismo desencadeia impactos significativos na saúde mental”.


Acerca do tema é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

956Q1041194 | Psiquiatria, Comportamento Suicida Na Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A ideologia do racismo propõe a desumanização de um em contrapartida do privilégio do outro. Ele incide no negro no que constitui seu sujeito, seu corpo, sua imagem, que é sistematicamente desvalorizada. Em contrapartida, há um modelo universal que está calcado no branco. Um modelo de beleza, de afirmação da história, das produções universais. As humilhações cotidianas vão produzindo marcas no negro. E, com a negação sistemática do Brasil e do brasileiro em relação ao racismo, esse sujeito também sofre algumas distorções na forma como ele mesmo vê a realidade, questionando se aquilo que vive [o preconceito] é real ou imaginário. O racismo, então, constitui um sujeito que nem sempre dá conta de se apropriar das suas percepções e de acreditar que essas percepções são reais. É aí que o racismo vai produzir suas marcas, lacunas que afetam toda a sociedade. É quase natural, até esperado, que toda vez que eu sair de casa me depare com olhares atravessados, com uma recusa de atendimento, com vigia em um supermercado. A escola também desvaloriza esse sujeito por meio de um ensino que não apresenta a História como ela foi de fato.

Internet:<revistacult.uol.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o impacto do racismo e da discriminação no diagnóstico psiquiátrico e suas síndromes relacionadas, julgues o item que se segue.

O racismo é considerado um determinante social que influencia diretamente em desfechos psiquiátricos desfavoráveis, como o aumento do comportamento suicida e o transtorno de estresse pós-traumático.

  1. ✂️
  2. ✂️

957Q911661 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

É um transtorno crônico do sono caracterizada por ataques repentinos de sono, em que a pessoa pode dormir em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, dificultando as atividades do dia a dia. Os ataques podem surgir poucas ou várias vezes ao dia, e o sono costuma durar alguns minutos. O transtorno não tem cura, no entanto, o médico pode recomendar o uso de medicamentos estimulantes ou antidepressivos, além de mudanças nos hábitos de vida, como alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e tirar cochilos durante o dia.

A informação refere-se à:

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q1041198 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Um médico psiquiatra está de plantão e recebe uma paciente de 35 anos de idade, branca, casada, mãe de um filho e que trabalha como advogada em uma jornada de trabalho extenuante. Ela relata que, há 1 hora, estava em seu trabalho, sentada à mesa, lidando com diversos processos, quando, de forma súbita, começou a não acreditar mais ser ela mesma. Percebia-se fora de seu corpo e não sabia mais quem era, sentindo-se como se não fosse real. Junto com essa sensação, sentiu que o ambiente em que estava já não era o mesmo, que a sala estava cada vez maior e que ela estava pequena em relação ao espaço ao seu redor. Relata que, quanto mais se percebia dessa forma, mais outros sentimentos tomavam conta de seu corpo, de modo que passou a sentir formigamento e tremor, que evoluíram para uma tontura seguida de uma síncope. Na ocasião, foi socorrida por colegas de trabalho, que a trouxeram para o pronto-socorro. Do trabalho até o hospital, eles demoraram 20 minutos e a paciente refere que, quando chegaram, os sintomas já haviam aliviado. Ela menciona que essas crises começaram há cerca de 2 semanas, quando recebeu uma gratificação e assumiu um cargo importante em seu trabalho. Desde então, apresentou 4 crises como essa. Afirma que nunca teve nenhum problema psiquiátrico e que está com medo de ter alguma doença grave, temendo morrer, uma vez que vem fazendo tratamento para HIV há mais de 1 ano e teme que as crises possam estar relacionadas à sua condição. Atualmente, ela faz uso de Atazanavir + Ritonavir diariamente. Nega estar fazendo uso de substâncias recreativas, mas consome mais de 5 xícaras de café por dia. Exames laboratoriais e de imagem solicitados pelo médico não apresentam nenhuma alteração aguda do ponto de vista clínico.

A respeito do caso clínico hipotético apresentado e dos aspectos clínicos e terapêuticos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

É possível inferir que, do ponto de vista psicopatológico, a paciente apresentou sintomas tanto de despersonalização quanto de desrealização.

  1. ✂️
  2. ✂️

959Q1041199 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Um médico psiquiatra está de plantão e recebe uma paciente de 35 anos de idade, branca, casada, mãe de um filho e que trabalha como advogada em uma jornada de trabalho extenuante. Ela relata que, há 1 hora, estava em seu trabalho, sentada à mesa, lidando com diversos processos, quando, de forma súbita, começou a não acreditar mais ser ela mesma. Percebia-se fora de seu corpo e não sabia mais quem era, sentindo-se como se não fosse real. Junto com essa sensação, sentiu que o ambiente em que estava já não era o mesmo, que a sala estava cada vez maior e que ela estava pequena em relação ao espaço ao seu redor. Relata que, quanto mais se percebia dessa forma, mais outros sentimentos tomavam conta de seu corpo, de modo que passou a sentir formigamento e tremor, que evoluíram para uma tontura seguida de uma síncope. Na ocasião, foi socorrida por colegas de trabalho, que a trouxeram para o pronto-socorro. Do trabalho até o hospital, eles demoraram 20 minutos e a paciente refere que, quando chegaram, os sintomas já haviam aliviado. Ela menciona que essas crises começaram há cerca de 2 semanas, quando recebeu uma gratificação e assumiu um cargo importante em seu trabalho. Desde então, apresentou 4 crises como essa. Afirma que nunca teve nenhum problema psiquiátrico e que está com medo de ter alguma doença grave, temendo morrer, uma vez que vem fazendo tratamento para HIV há mais de 1 ano e teme que as crises possam estar relacionadas à sua condição. Atualmente, ela faz uso de Atazanavir + Ritonavir diariamente. Nega estar fazendo uso de substâncias recreativas, mas consome mais de 5 xícaras de café por dia. Exames laboratoriais e de imagem solicitados pelo médico não apresentam nenhuma alteração aguda do ponto de vista clínico.

A respeito do caso clínico hipotético apresentado e dos aspectos clínicos e terapêuticos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

Na situação apresentada, uma opção medicamentosa adequada, isenta de interações farmacológicas com as medicações de uso contínuo da paciente, seria o alprazolam, administrado em doses que variam de 0,5 mg a 2 mg, caso ocorra uma nova crise.

  1. ✂️
  2. ✂️

960Q1006134 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere ao tratamento da demência de Alzheimer, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.