Início

Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q910552 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Dentre os anticonvulsivantes utilizados como estabilizadores de humor no transtorno bipolar do humor (TBH), aquele que é considerado primeira linha de tratamento em monoterapia para a DEPRESSÃO BIPOLAR é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q908542 | Psiquiatria, Médico/Área: Psiquiatra, UFMT, UFMT, 2024

“As ideias delirantes são juízos patologicamente falsos. Dessa forma, o delírio é um erro do ajuizar que tem origem na doença mental” (Dalgalarrondo, 2008). Sobre o juízo de realidade e suas alterações, analise as afirmativas.

I. É necessário que o indivíduo tenha dúvidas sobre seus pensamentos para identificar um pensamento como delirante.
II. Independentemente da prova de realidade oferecida, o delírio não é demovido das crenças do indivíduo.
III. O delírio é um fenômeno primário e, por isso, impenetrável e representativo de uma quebra na existência de um indivíduo.
IV. O prejuízo do juízo crítico é sintoma exclusivo do diagnóstico de transtorno do espectro da esquizofrenia.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q1006080 | Psiquiatria, Medicina do Trabalho, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao transtorno depressivo, um acometimento psiquiátrico de alta prevalência na população geral e que necessita ser identificado e tratado adequadamente devido ao potencial de gravidade que a doença assume para os pacientes, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

965Q1084947 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos a transtornos de humor e seu tratamento.

Antipsicóticos como a quetiapina e a ziprasidona têm seu uso aprovado em bula para o tratamento da fase depressiva do transtorno afetivo bipolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

966Q961043 | Psiquiatria, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Sobre o transtorno do pânico, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

967Q1084437 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Psiquiatria, SAP SP, VUNESP

Em relação à esquizofrenia refratária, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q1084439 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Psiquiatria, SAP SP, VUNESP

Em relação aos problemas associados ao uso de álcool, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

969Q1041188 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Como já observaram os antropólogos, um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos é o que eles chamam de “a perda da alma” — que significa, como bem indica o nome, uma ruptura (ou, mais tecnicamente, uma dissociação) da consciência. Entre esses povos, para quem a consciência tem um nível de desenvolvimento diverso do nosso, a “alma” (ou psique) não é compreendida como uma unidade. Muitos deles supõem que o homem tenha uma “alma do mato” (bush soul) além da sua própria, alma que se encarna num animal selvagem ou numa árvore com os quais o indivíduo possua alguma identidade psíquica. É a isto que o ilustre etnólogo francês Lucien Lévy-Bruhl chamou “participação mística”.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964 (com adaptações).

Considerando o texto, o atual Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V-TR) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que inclui diversas observações culturais nos seus capítulos, julgue o item que se segue.

O termo experiência de possessão chega a ser mencionado nos critérios diagnósticos para transtorno dissociativo de identidade no DSM-V-TR, enquanto na CID-10 não há tipologias específicas para a classificação de situações de transe ou possessão.

  1. ✂️
  2. ✂️

970Q900924 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

Em relação à lurasidona e ao Transtorno de Humor Bipolar, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A lurasidona está aprovada para ser usada em crianças a partir dos 10 anos de idade para o tratamento de esquizofrenia.
( ) Devido a sua alta afinidade nos receptores de histamina H1 e colinérgicos M1, tende a causar ganho de peso e sonolência excessiva.
( ) É considerado um agente altamente efetivo na depressão bipolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

971Q904260 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Uma das entidades da psiquiatria que mais ocorre em unidades consideradas clínicas são as crises de ansiedade, que apresenta em sua maior parte com sintomas físicos de origem autonômica, ou seja, liberação de catecolaminas que promovem sintomas como: Sudorese, náusea, diarreia, palpitação, dispneia e tontura. Durante a crise como medida emergencial, ou seja, não trata a causa base apenas sintomas, muito se utiliza benzodiazepínicos que podem promover alívio dos sintomas descritos. Mas em um Transtorno Psiquiátrico específico, em que um dos tripes que o constitui é a “hiperexcitabilidade” pode mimetizar alguns sintomas da crise de ansiedade, porém seu uso é considerado proscrito, pois os benefícios de curto prazo não superam seus efeitos deletérios, podendo até piorar o quadro base. Esse Transtorno apresentado é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

972Q1028169 | Psiquiatria, Psicopatologia, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Carolina, 25 anos, é trazida por sua mãe a consulta psiquiátrica. Refere que a paciente busca constantemente atenção e sente-se incomodada quando não recebe a atenção que acredita merecer. Diz também que ela é facilmente influenciada por opiniões e comportamentos de conhecidos, mudando suas atitudes de acordo com o grupo em que está inserida. Ao realizar a consulta, o psiquiatra observa Carolina vestida com roupas chamativas e provocativas, com um discurso teatral e superficial que oscila rapidamente. Diante desse quadro clínico, o diagnóstico mais provável é transtorno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

973Q1024867 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Texto associado.
Uma mulher de 30 anos, sem história de doença psiquiátrica prévia, apresenta há alguns anos quadros alternantes de dois grupamentos de sintomas. Primeiro grupo: ideação suicida, tristeza intensa, desvalia, fadiga e alterações no sono. Segundo grupo: excesso de euforia, logorreia, autoestima inflada, aceleração de pensamentos com “fuga de ideias”, perda de controle sobre as atitudes com intensificação de compulsões (alimentar, jogos, compras e desejos sexuais), irritabilidade, agressividade e delírios de grandeza.
Considerando que os dois grupos de sintomas citados no texto 1 causam prejuízo significativo nas atividades de vida diária, o tratamento mais adequado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q901988 | Psiquiatria, Médico, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

"Falar somente uma linguagem rouca, / Um português cansado e incompreensível, / Vomitar o pulmão na noite horrível / Em que se deita sangue pela boca!

Expulsar aos bocados, a existência / Numa bacia automata de barro / Alucinado, vendo em cada escarro / O retrato da própria consciência... "


O trecho do poema Os doentes de Augusto dos Anjos retrata o quadro clínico, o diagnóstico e a falta de tratamento existente à época para tuberculose. O esquema básico inicial para o tratamento dessa doença, utiliza-se a rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol (RIPE), contudo, essas quadro drogas podem apresentar efeitos adversos. Dentre elas, qual pode manifestar como efeito adverso a psicose?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

975Q898662 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

O transtorno da personalidade _______________ é um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle. Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

976Q1068911 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Especialidade Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

O neurologista John Hughlings Jackson foi um dos primeiros pesquisadores a criar uma teoria para as alterações psicopatológicas vistas em alguns pacientes, buscando um embasamento orgânico cerebral. Algumas de suas descrições podem ser hoje englobadas pelo que é chamado de “sintomas positivos” na esquizofrenia.

Assinale a alternativa que descreve alguns desses sintomas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q896119 | Psiquiatria, Área: Psiquiatria, UFES, UFES, 2024

De acordo com Kaplan & Sadock, 11ª edição, sobre o tratamento farmacológico do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), é INCORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

978Q1084034 | Psiquiatria, Neurociência, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

As medicações antipsicóticas atuam em vias dopaminérgicas e serotoninérgicas. Acerca dessas medicações e vias, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

979Q1084308 | Psiquiatria, Legislação e Pesquisa em Psiquiatria, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

Com relação à população de moradores de rua com transtornos mentais, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

980Q1033623 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 24 anos apresenta os seguintes sintomas que ocorrem antes de sua menstruação: irritabilidade, ansiedade intensa, aumento do apetite principalmente para doces, sentimento de depressão profunda e insônia. Os sintomas levam a um prejuízo em seu funcionamento social e melhoram após a menstruarão.

O provável diagnóstico é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.