Questões de Concursos: Publicidade e Propaganda

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11 Q943796 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

O pensamento convergente está remodelando a cultura e, em particular, está impactando a relação entre públicos, produtores e conteúdos midiáticos. A respeito desta afirmação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O ciberespaço é o local onde a inteligência coletiva se forma por conta da interação entre as pessoas que promovem o intercâmbio de ideias por meio de comunidades virtuais, cujo objetivo maior está em promover amplas conexões entre seus participantes.
PORQUE
II. A cultura da convergência trata da relação de três conceitos importantes: a convergência midiática, a cultura participativa e a inteligência coletiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

12 Q943653 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Para Natura, marca é uma cultura que forma a dinâmica de relações estabelecidas entre a empresa/produto e os stakeholders, que cria valor para todas as partes interessadas. Assim, entendemos que nossa marca representa o pensamento dessa comunidade, da qual somos parte.

Em 2008, contratamos uma empresa para realizar uma pesquisa sobre a imagem da marca Natura. A pesquisa foi realizada com 1200 pessoas entre homens e mulheres, das classes A, B,C e D, em três diferentes cidades brasileiras, com o intuito de definir os atributos dados pelos consumidores à marca Natura, comparativamente a determinados concorrentes. Selecionamos 11 atributos de marca que acreditamos serem importantes para nossos negócios e a empresa que contratamos realizou a pesquisa com base nestes atributos. Ficamos em primeiro lugar em todos os atributos.

O resultado desta pesquisa demonstra a posição de liderança de imagem da marca Natura no mercado brasileiro, que acreditamos decorre, em grande parte, de nossa capacidade em praticar nossas crenças e valores. "

Fonte: natura.infoinvest.com.br/modulos/

O posicionamento da Natura é um dos mais claros do mercado atual. A valorização da natureza, a preocupação em não afetar o meio ambiente e em não realizar testes em animais fazem da empresa uma das mais valorizadas pelo consumidor.

Analisando a Natura podemos afirmar que:

I - A imagem real e a imagem desejada são as mesmas.

PORQUE

II - A empresa cumpre no dia a dia com o que é mostrado em suas campanhas.


É (são) verdadeira (s) a(s) afirmativa (s):

13 Q943793 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

O executivo de contas da agência CPB, Matheus Laurino, publicou na coluna de opinião da Meio&Mensagem um texto com o seguinte título: "O atendimento vai salvar a publicidade". Observe o seguinte trecho do texto escrito pelo publicitário:
Existe uma máxima que geralmente é passada para quem se inicia no atendimento, que é a de que "um bom profissional de atendimento deve ser um pouco de cada área da agência". Esta afirmação já está ultrapassada há tempos. O profissional de atendimento deve saber tudo sobre todas as áreas da agência. Só assim ele tem o poder de argumentação necessário com cada área e não fica refém de nenhuma delas. Não vou nem falar sobre ele ser o guardião dos processos e de também entender cada detalhe do mercado de seu cliente e concorrentes.
Fonte: Meio&Mensagem (2019). Disponível em: < https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2019/02/26/o-atendimento-vai-salvar-a-publicidade.html>. Acesso: 15 set. 2020.
A respeito do profissional de Atendimento, o que Laurino pretendeu dizer com esta afirmação?
I - É responsabilidade do Atendimento a captação, bem como a atenção e o desenvolvimento de todo o negócio do cliente, isto é, o profissional deve não só se relacionar com todos os steakholders, mas também planejar e executar todos os jobs dentro de uma agência.
II - Por estar ciente de tudo o que se passa na agência, cabe ao profissional de Atendimento resolver os conflitos internos e fazer a mediação entre todas as áreas da agência, transmitindo informações de setor para setor.
III - É responsabilidade do profissional de Atendimento conhecer toda a equipe de trabalho, exercendo constantemente a capacidade de comunicação. Também deve ter conhecimento profundo de comunicação e marketing, se mantendo atendo às mudanças sociais, econômicas e comportamentais do mercado dos clientes.
É correto o que se afirma em:

14 Q943795 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

Compreendendo o conceito de percepção e realidade, estabeleça uma relação entre o texto abaixo e a importância da marca como fator de decisão atual de compra.
"Como capturar a audiência e criar conexão emocional hoje? Através de histórias originais e autênticas que amplificam o significado da marca e transmitem valores ao invés de vender um produto ou uma mensagem institucional. Histórias humanizam marcas e criam valor. Serão compartilhadas e comentadas não porque são de uma marca, mas porque foram interessantes para as pessoas, porque fizeram sentido. Histórias em que o herói e protagonista é a audiência, o entretenimento pode ser a linguagem, e o foco é em provocar, expandir, conversa e relacionar. Histórias que compõem um território próprio de narrativa da marca, que materializam o encontro do propósito da marca com o insight humano, com o que é realmente relevante na vida das pessoas."
Patrícia Weiss, chairman da BCMA South America (Branded Content Marketing Association), foi jurada da categoria de Branded Content & Entertainment no Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2015.
Com base no texto acima é correto afirmar:
I) Que a marca estabelece com o consumidor uma relação de presença que varia de acordo com a intensidade da chamada "experiência de marca", gerando consumidores mais fieis ao apelo de consumo ou até fieis ao conceito da marca.
II) A evolução da marca na mente do consumidor é um processo cientifico ligado ao processo de aprendizagem que o ser humano possui, e de forma intrínseca todas as marcas terão sempre espaço na mente do consumidor, pois a nossa capacidade de armazenamento cerebral é infinita.
III) Toda marca briga com as demais por um espaço na mente do consumidor, este processo quanto estabelece uma proporção de quanto mais harmônico for a visão de mundo do público alvo com a campanha, mas intensa será a identificação que o cliente terá com a marca.
Com base nas assertivas acima podemos afirmar:

15 Q681992 | Publicidade e Propaganda, Teóricos da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Entre os teóricos da comunicação, merecem destaque Theodor Adorno, Marshall McLuhan e Paul Lazarsfeld. A respeito dessas personalidades, avalie as afirmações abaixo.

I. Theodor Adorno, um dos expoentes da Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer, publicou a obra Dialética do Iluminismo, na qual afirma que a indústria cultural está interessada nos homens como consumidores ou empregados, adaptando seus produtos ao consumo das massas e, em larga medida, determinando o próprio consumo.

II. Marshall McLuhan, um dos precursores dos estudos sobre os meios de comunicação, propôs a expressão "aldeia global" para descrever a interconexão humana em escala global via meios eletrônicos de comunicação.

III. Paul Lazarsfeld, importante sociólogo do século XX, concebeu um novo paradigma - o da comunicação dialógica - postulando que o fluxo de informações, transmitido e captado pelos meios de comunicação, atinge o público de maneira ampla e direta.

É correto o que se afirma em

16 Q943662 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma agência de publicidade digital foi contratada para fazer a plataforma web de um novo filme de terror da Warner Brothers. Os designers envolvidos, após árduo trabalho, fazem um layout sofisticado e a Warner fica entusiasmada com as possibilidades. O Website tem uma atmosfera dark, todo construído com cores escuras, mas a Warner teme por um fracasso e quer fazer um teste qualitativo em praças chave para seu negócio. O teste ocorre em Paris, Tókio, São Paulo, Cidade do Cabo e New York. Apesar da aceitação excelente, o website foi reprovado, como um website de um filme de terror, na praça Tókio. Preocupados com o resultado, os designers investigaram a pesquisa e descobriram que a cor da morte no Japão é o branco não o preto. No Japão, o que dá medo são as imagens geladas do inverno branco japonês, ao contrário do escuro das trevas, como de costume no mundo ocidental. Esse aspecto cultural se ignorado poderia colocar o projeto em risco.

Portanto, pode-se dizer que esse problema é um problema de:

17 Q943650 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

A linha é um elemento visual formado mediante uma cadeia de pontos tão próximos que se torna impossível distingui-los. A linha possui, por sua própria natureza, uma enorme energia. Apesar de sua flexibilidade e liberdade, ela nunca é estática. A decisão do diretor de arte sobre a forma da linha a ser utilizada em uma campanha responde à expressão de uma intenção. Nesse sentido, analise as proposições a seguir, sobre as intenções extraídas pelas formas da linha.

I- As linhas verticais atraem os olhares dos leitores para o alto, induzindo-os a uma sensação de extensão.

II- Além de proporcionarem uma sensação de movimento, as linhas curvas geram também a sensação de instabilidade e de graciosidade.

III- As linhas mais finas induzem a uma sensação de resolução e indiferença à delicadeza e à fragilidade que poderiam lhe imputar.

18 Q943660 | Publicidade e Propaganda, Comportamento do Consumidor, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma empresa de sucesso precisa se adaptar de forma constante às mudanças do mercado, e responder à essas mudanças por meio de publicidade e do desenvolvimento de novos produtos/serviços que aumentem seu valor percebido pelos consumidores. A pesquisa de Mercado é uma espécie de bússola que orienta o empresário sobre qual caminho seguir para conquistar mais espaço no mercado. Basicamente, podemos usar a pesquisa de mercado para solucionar dois grupos de questões.

Quais seriam esses dois grupos de questões?

19 Q944971 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

Um vídeo sugerindo a redução no consumo de carne deveria ajudar um banco brasileiro a divulgar seu aplicativo que calcula pegadas de carbono, mas acabou com um pedido de retratação e, pelo menos, cinco churrascos organizados por pecuaristas em frente às agências da instituição. O episódio começou com um vídeo que circulou nas redes sociais, no qual três influenciadoras dão dicas de como ter hábitos mais sustentáveis e recomendam a adesão ao movimento conhecido como “Segunda sem carne”. O material publicitário irritou alguns representantes ruralistas, o que levou o banco a retirar o vídeo do ar e a escrever uma carta aberta se retratando.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/01/entenda-o-que-o-churrasco-nobradesco-revela-sobre-as-publicidades-esg.shtml. Acesso em: 12 jun. 2022 (adaptado).

A partir do texto apresentado, bem como dos princípios de planejamento de comunicação integrada e marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. O acompanhamento das principais tendências de consumo na sociedade, a exemplo da Agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança, em português), é fundamental ao desenvolvimento de campanhas publicitárias.
II. A atitude do banco de retirar a campanha publicitária do ar, cedendo àqueles que protestaram contra sua veiculação, impacta na imagem da empresa junto ao público que é adepto a causas relacionadas à sustentabilidade.
III. O planejamento da comunicação integrada envolve os setores de marketing, assessoria de imprensa e relações públicas que atuam juntos pelo fortalecimento da reputação de uma marca e pelo bom relacionamento com o público, o que inclui a gestão de crises, como a que foi desencadeada pelo vídeo do banco.

É correto o que se afirma em

20 Q943661 | Publicidade e Propaganda, O Meio Impresso, POC, ENADE, IBMEC, 2022

"Com referência às áreas publicitárias e de promoção de vendas, vários fatores se conjugam para determinar a cor exata que será a portadora da expressividade mais conveniente a cada tipo específico de mensagem para um produto a ser consumido ou serviço a ser utilizado. Na realidade, a especificidade daquilo que será anunciado tem íntima conexão com a cor empregada, quer seja para transmitir a sensação de realidade, quer seja para causar impacto ou realçar um diferencial".

(FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Blucher, 2011.)

Acerca do tema tratado nesse fragmento de texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A proposição publicitária de um produto só poderá dar ênfase a uma determinada cor ao se decidir a categoria social e a faixa etária, especialmente, do público consumidor potencial.

PORQUE

II. Inúmeros estudos sobre a percepção revelam que as cores possuem grande carga emocional e oferecem significados específicos para cada tipo público, como, por exemplo, a cor vermelha, que é apreciada por crianças de 0 a 10 anos, pois é a idade da espontaneidade e da efervescência.

A respeito dessa asserção, assinale a opção correta.
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