Início

Questões de Concursos Química

Resolva questões de Química comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q200286 | Química, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Um professor de Química, durante uma aula experimental, pediu a um de seus alunos que fosse até o armário e retornasse trazendo, um por um, nesta ordem: um oxiácido inorgânico; um diácido; um sal de metal alcalino; uma substância que, após aquecimento, pode gerar dióxido de carbono (CO2(g)); e um sal ácido. Assinale a alternativa que corresponde à sequência de fórmulas moleculares que atenderia corretamente ao pedido do professor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q52648 | Química, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

Quando ocorre a combustão completa de quaisquer hidrocarbonetos, há a produção dos compostos gás carbônico (CO2) e água (H2O). Acerca dessas substâncias afirma-se que:

I – as moléculas CO2 e H2O apresentam a mesma geometria molecular.
II – a temperatura de ebulição da água é maior que a do CO2, pois as moléculas de água na fase líquida se unem por ligação de hidrogênio, interação intermolecular extremamente intensa.
III – a molécula de CO2 é polar e a de água é apolar.
IV – a temperatura de fusão do CO2 é maior que a da água, pois, diferentemente da água, a molécula de CO2 apresenta fortes interações intermoleculares por apresentar geometria angular.
V – o número de oxidação (Nox) do carbono na molécula de CO2 é +4.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q593460 | Química, Química Orgânica, Papiloscopista, POLITEC MT, CEV UFMT

O principal mineral nos ossos e nos dentes é a hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH, que contém o íon Ca2+. No estado fundamental, o elemento cálcio, de símbolo Ca, tem número atômico 20. Dessa forma, considerando a posição na tabela periódica dos elementos, o cálcio encontra-se no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q199564 | Química, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

No século XIX, eram conhecidos cerca de 50 elementos químicos. Ao longo do tempo muitos outros elementos foram sendo descobertos e os cientistas sentiram necessidade de elaborar uma classificação que facilitasse seu estudo. Foram realizadas várias tentativas para se classificar os elementos.

I – Berzelius dividiu os elementos em metais e não-metais.
II - Mendeleev organizou os elementos dispondo-os em linhas em ordem crescente de massa atômica.
III – Henry Moseley determinou a carga do núcleo, tornando possível estabelecer o conceito de número atômico e, então, se pôde elaborar a atual Tabela Periódica dos Elementos.

Das afirmativas acima, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q18976 | Química, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

O ácido clorídrico (HCl) reage com alguns metais. Ao reagir com o magnésio metálico (Mgº), forma como produtos um gás inflamável/explosivo e um sal. Os nomes destes produtos formados são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q591448 | Química, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Das substâncias a seguir, a que se espera maior entropia absoluta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q681590 | Química, Marinheiro, EAM, Marinha, 2019

Em relação aos átomos dos elementos químicos 11X, 17Y e 18Z no estado fundamental, analise as afirmações abaixo I - Pertencem ao mesmo período da tabela periódica. 
II - Pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica. 
III - X e Y são metais e Z é um ametal. 
IV - X, Y e Z são elementos representativos. 
V - X ê um metal alcalino, Y é halogênio e Z é um gás nobre.
São verdadeiras apenas as afirmativas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q591232 | Química, Químico, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

O fenômeno da inversão térmica pode ser usado como um indicador natural do nível de poluição atmosférica nas grandes cidades. Neste fenômeno a camada de ar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q595006 | Química, Técnico de Operação Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Nas dispersões, soluções e suspensões, uma ou mais substâncias estão disseminadas em outra. Sobre dispersões, soluções e suspensões, considere as afirmativas a seguir. I - Nas soluções verdadeiras, disperso e dispersante formam um sistema homogêneo. II - Nas dispersões coloidais, disperso e dispersante formam uma mistura homogênea. III - Nas suspensões, não é possível ver o disperso a olho nu. É correto APENAS o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q592998 | Química, Reações, Técnico de Inspeção de Equipamentos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No processo de extração de petróleo, o óleo é retirado do poço a uma temperatura média de 65ºC, enquanto a água do mar se encontra a 2ºC.

Qual é a diferença de temperatura entre o petróleo e a água, em Kelvin e Farenheit, respectivamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q591583 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

A Cromatografia em Camada Delgada (CCD) consiste na separação dos componentes de uma mistura através da migração diferencial sobre uma camada delgada de adsorvente retido sobre uma superfície plana. Neste contexto, assinale a alternativa que indica o adsorvente seguramente mais utilizado em CCD nos laboratórios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q265748 | Química, Vestibular, USP, FUVEST

O rótulo de uma lata de desodorante em aerosol apresenta, entre outras, as seguintes informações: "Propelente: gás butano. Mantenha longe do fogo". A principal razão dessa advertência é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q934674 | Química, Equilíbrio químico

(FAAP – SP) Foi aquecido a 250°C um recipiente de 12 litros contendo certa quantidade de PCl5. Sabe-se que, no equilíbrio, o recipiente contém 0,21 mol de PCl5, 0,32 mol de PCl3 e 0,32 mol de Cl2. A constante de equilíbrio, para a dissociação térmica do PCl5, em mol/litro, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q18381 | Química, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Qual mudança de estado físico da matéria é utilizada na separação do sal de cozinha da água do mar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q687890 | Química, Soldado, Bombeiro Militar MG, FUNDEP, 2019

Em um acidente ocorrido em Ribeirão Preto (SP), um caminhão tombou e provocou o vazamento de 25 litros de ácido nítrico (HNO3). Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar local, um dos compartimentos que transportavam esse produto caiu do caminhão e, ao bater no chão, a tampa se soltou e causou o derramamento do produto. O Corpo de Bombeiros Militar utilizou como reagente neutralizante do produto carbonato de sódio(Na2 CO3 ).
Disponível em: .. Acesso em: out. 2018. [Fragmento adaptado].

Sabe-se que o reagente derramado tem as seguintes características:

1. Densidade igual a 1,5 g/mL.
2. Percentual em massa igual a 60%.

Nessas condições, é correto afirmar que a massa de carbonato de sódio, em quilogramas, que reagiu completamente com o ácido para neutralizá-lo é de, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q265907 | Química, Vestibular, USP, FUVEST

Ao abastecer um automóvel com gasolina, é possível sentir o odor do combustível a certa distância da bomba. Isso significa que, no ar, existem moléculas dos componentes da gasolina, que são percebidas pelo olfato. Mesmo havendo, no ar, moléculas de combustível e de oxigênio, não há combustão nesse caso. Três explicações diferentes foram propostas para isso:

I. As moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio estão em equilíbrio químico e, por isso, não reagem.
II. À temperatura ambiente, as moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio não têm energia suficiente para iniciar a combustão.
III. As moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio encontram-se tão separadas que não há colisão entre elas.

Dentre as explicações, está correto apenas o que se propõe em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q250813 | Química, Técnico de Operação Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Operação Júnior

O cloreto de prata é um sal pouco solúvel em água e que, ao passar para a fase aquosa, se dissocia nos íons Ag+ e Cl -. Se, a 25 °C, em 1 L de solução aquosa saturada há 1 x 10-5 mol de AgCl dissolvido, o valor de Kps desse sal, nessa temperatura, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q198064 | Química, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Foram misturados 100 mL de solução aquosa 0,5 mol · L?1 de sulfato de potássio (K2SO4) com 100 mL de solução aquosa 0,4 mol · L?1 de sulfato de alumínio (Al2(SO4)3 ), admitindo?se a solubilidade total das espécies.
A concentração em mol · L?1 dos íons sulfato (SO2?4 ) presentes na solução final é :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q18359 | Química, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

O petroleo e uma mistura liquida que quando processada transforma-se nos subprodutos: gasolina, diesel, querosene entre outros. Mas esse processo so e possivel porque estes derivados do petróleo não tern temperaturas de ebulição muito próximas. Desta forma, qual e a opgao que indica o processo de separagao de misturas utilizado nas refinarias para dar origem aos derivados do petróleo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q594069 | Química, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

As biomoléculas, considerando-se os arranjos das suas cadeias carbônicas, são a matéria-prima que constitui os seres vivos, sendo a base essencial e fundamental da vida e da saúde. Apresentam uma harmonia e uma afinidade entre as diferentes espécies vivas, os alimentos e o corpo humano. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.