Início

Questões de Concursos Química

Resolva questões de Química comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2761Q591734 | Química, Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao preparo de soluções e diluições, julgue os itens que se seguem.

Uma solução molar é aquela que contém uma molécula-grama do soluto em 1.000 mL da solução.

  1. ✂️
  2. ✂️

2762Q592506 | Química, Técnico de Química, CEFET RJ, CESGRANRIO

Uma das etapas da análise gravimétrica consiste em deixar o precipitado em contato com a sua água-mãe, por um tempo, com o objetivo de reduzir as impurezas no precipitado, por oclusão e por adsorção. Esse processo é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2763Q593303 | Química, Especialista em Regulação de Petróleo, ANP, CESPE CEBRASPE

Para minimizar os custos operacionais e a geração de produtos de pequenos valores de mercado, ao transformar o petróleo bruto em produtos de interesse comercial, existem etapas que envolvem processos físicos e processos químicos para beneficiamento do petróleo. Com base nas etapas de refino do petróleo e de seus derivados, julgue os itens a seguir.

Os processos de dessalinização, destilação atmosférica, destilação a vácuo, desasfaltação a propano, desaromatização a furfural, desparafinação e viscorredução são considerados etapas físicas do refino.

  1. ✂️
  2. ✂️

2764Q594841 | Química, Técnico 2, INT, FUNRIO

Usa-se solução de etanolato de potássio (hidróxido de potássio dissolvido em etanol) para limpar vidrarias com sujeiras que não saem com detergente comum. O uso dessa substância deve ser evitado, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2765Q219289 | Química, Pesquisador Mecânica, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tratamentos térmicos, quando aplicados a diversos materiais, provocam mudanças microestruturais que alteram suas propriedades. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

Tratamento térmico para endurecimento de ligas metálicas consiste em aquecer a liga até a temperatura de solubilização para posterior resfriamento rápido e, em seguida, aquecê-la até uma temperatura intermediária, requerida para a formação dos precipitados finos da segunda fase. Esse tratamento pode ser aplicado para endurecimento de ligas metálicas cujos diagramas sejam monotéticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2766Q594843 | Química, Técnico Industrial, CBTU, CONSULPLAN

De acordo com a Primeira Lei da Termodinâmica, em uma expansão à temperatura constante de um gás ideal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O gás cede calor ao meio externo.

( ) A temperatura do gás se mantém constante.

( ) A quantidade de calor absorvida pelo gás é igual ao trabalho realizado por ele.

( ) A pressão do gás diminui.

( ) O trabalho é realizado sobre o gás.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2767Q594338 | Química, Tecnologista, CTI, CESPE CEBRASPE

Com relação aos processos físicos e químicos de fabricação de dispositivo eletroeletrônicos, julgue os itens que se seguem.

Uma das desvantagens da pulverização catódica é a necessidade de se operar a pressões de trabalho muito baixas, o que não permite sintetizar materiais de elevada pureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

2768Q593854 | Química, Técnico em Química, UFRJ, UFRJ

Com relação à armazenagem de produtos químicos em laboratório, assinale a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2769Q594376 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos de química, julgue os itens seguintes.

Em ambientes litorâneos, com o passar do tempo, o ferro contido em uma faca metálica pode ter o número de oxidação de seus átomos reduzido.

  1. ✂️
  2. ✂️

2770Q591830 | Química, Tecnologista Pleno 3, MCT, CESPE CEBRASPE

A caracterização e a análise de propriedades elétricas e ópticas de materiais e dispositivos (eletrônicos e eletrópticos) é atividade de interesse fundamental no desenvolvimento das tecnologias de informação. Quanto a esse tema, julgue os itens que se seguem.

O emprego de espectroscopias de transmissão e de absorção de radiação eletromagnética em materiais semicondutores é limitado pela baixa concentração de portadores de carga móveis nesses materiais, à temperatura ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

2771Q592364 | Química, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Equipamento empregado em operação unitária em processos industriais e em unidades de pesquisa cujo funcionamento ocorre basicamente com diminuição controlada da temperatura e pressão interna do compartimento que contém o produto a ser processado, até atingir condições sub ambiente. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2772Q594928 | Química, Auxiliar Operacional, SEAP PR, COPS UEL

O eixo de uma estrada é marcado com um piquete a cada 20 metros. Eles são numerados seqüencialmente a partir da origem e chamados de estaca, acompanhados do número que os identificam. A que distância da origem está a estaca 21?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2773Q594696 | Química, Biólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Cromatografia é uma técnica de separação de misturas que depende da diferença de comportamento dos analitos entre a fase móvel e a fase estacionária. Com relação a essa técnica, julgue os itens seguintes.

No sistema de cromatografia líquida por filtração em gel, a separação ocorre de acordo com o tamanho das moléculas: as menores eluem primeiro, e as maiores, por último.

  1. ✂️
  2. ✂️

2774Q219663 | Química, Perito Criminal Especial, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Praticamente dois terços de nosso planeta são cobertos por
água. Essa substância é também a mais abundante no organismo
humano. Sendo a água tão comum, tem-se a tendência de considerar
triviais suas propriedades químicas e físicas. Entretanto, ela possui
muitas propriedades não usuais e essenciais à vida na Terra. Uma
das propriedades mais importantes da água é a sua capacidade de
dissolver uma grande variedade de substâncias. Por essa razão, a
água é encontrada na natureza com um vasto número de substâncias
nela dissolvidas. Como exemplo dessas substâncias, podem-se citar
materiais radioativos, matérias orgânicas, coloides e metais
pesados, entre outros.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, a respeito de aspectos diversos de química.

Se, após a adição de uma solução de fenolftaleína a uma amostra de água coletada de uma fonte límpida para avaliação de sua acidez, for observada alteração de coloração, indicando caráter ácido, será correto afirmar que o único íon presente na amostra é a espécie H+ .

  1. ✂️
  2. ✂️

2775Q593170 | Química, Químico, FUB, CESPE CEBRASPE

Muitas das substâncias utilizadas nas indústrias são sintetizadas naturalmente. No entanto, não estão disponíveis na forma pura e precisam ser separadas ou extraídas dos materiais que as contêm. Essa é mais uma importante atividade do químico. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Na escolha de um solvente para um processo de extração, o tamanho da molécula é mais importante do que sua polaridade.

  1. ✂️
  2. ✂️

2776Q591892 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil MA, FCC

O teor de ácido etanóico, H3CCOOH, em vinagre pode ser determinado pela reação com uma base, como o hidróxido de sódio, NaOH. Nessa reação, a proporção entre o número de moléculas do ácido e da base que reagem é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2777Q593481 | Química, Químico, Arquivo Nacional, NCE

A seguir são feitas algumas afirmativas sobre a desacidificação, que é o procedimento a ser adotado para aumentar a sobrevida de papéis:

I - A desacidificação é a neutralização da acidez presente no papel através de deposição de reserva alcalina.

II - A eficácia dos métodos de desacidificação depende somente da concentração dos agentes desacidificantes.

III - A eficácia dos métodos de desacidificação é independente da natureza química do processo de obtenção do papel.

As afirmativas verdadeiras são somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2778Q247885 | Química, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na indústria, é muito comum o armazenamento de soluções em tanques metálicos, armazenamento este que deve ser feito de forma cautelosa para que não haja contaminação da solução. Armazenando-se, por exemplo, uma solução de nitrato de cobre II Cu(NO3)2 em um tanque revestido internamente por estanho metálico, observam-se a contaminação dessa solução por íons de estanho e a deposição de cobre metálico no fundo do tanque. Esse fato ocorre porque o(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2779Q106071 | Química, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

A figura apresenta substâncias orgânicas.

2014_08_25_53fb1d7330dc8.jpg

Considerando-se essas substâncias, verifica-se que os biocombustíveis estão representados em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2780Q233825 | Química, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A reação entre hexametilenodiamina (C6 H16N2) e um ácido orgânico, cuja fórmula molecular é C6 H10O4 , sob condições ideais, dá origem a um polímero do tipo poliamida. Nessa reação ocorre também a eliminação de moléculas de água. Essa poliamida é classificada como um polímero

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.