Início

Questões de Concursos Química

Resolva questões de Química comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4961Q592367 | Química, Técnico 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Os volumes foram medidos utilizando-se uma bureta, e as massas, uma balança analítica. Julgue os itens que se seguem, considerando essas informações.

O uso de uma pipeta graduada no lugar da bureta leva a resultados mais exatos.

  1. ✂️
  2. ✂️

4962Q693488 | Química, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A ductilidade de um material é uma propriedade que representa uma medida do grau de deformação plástica que foi suportada quando da fratura. ,
Considerando que uma amostra de comprimento original 100mm, ao passar pelo ensaio, resultou em um comprimento no momento da fratura de 109,50mm, é correto afirmar que o alongamento percentual da amostra é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4963Q939511 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

No Brasil, líder mundial na reciclagem de latas de alumínio, cerca de 98% das latas produzidas são recicladas, devido ao alto valor agregado do alumínio e à economia energética ocasionada pela reciclagem. O alumínio é obtido através da eletrólise da bauxita (Al2O3.xH2O), misturado à criolita fundida (Na3AlF6). A reação química simplificada da extração do alumínio está representada abaixo.
Al2O3(s) + 3 C(s) → 2 Al(l) + 3 CO(g)
O processo de extração demanda um custo energético de aproximadamente 600 kJ para a obtenção de 54 g de alumínio, enquanto para a mesma massa através da reciclagem são utilizados 50 kJ de energia. Quanto é economizado de energia, para cada 108 kg do alumínio reciclado em relação ao material extraído da bauxita, em 106 kJ?
Dados: Massas atômica em g·mol-1 : Al = 27.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4964Q593930 | Química, Auxiliar de Laboratório, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4965Q930832 | Química, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tântalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tântalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.
KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).
A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4966Q592688 | Química

As reações de óxido-redução participam direta ou indiretamente de inúmeros processos de grande importância em nossas vidas, como por exemplo a combustão da glicose. É graças a essa reação que nosso organismo obtém energia para realizar as funções vitais. Todas as equações abaixo correspondem a reações de óxido-redução, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4967Q594992 | Química, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

As operações realizadas em laboratórios envolvem uma série de riscos em potencial. Por isso, os profissionais que atuam nesses ambientes de trabalho devem possuir conhecimentos específicos para executar procedimentos que minimizem a possibilidade de ocorrências de acidentes e, caso ocorram, para saber tomar as medidas adequadas de contenção e de atendimento às vítimas. Acerca deste tema e considerando as normas básicas de segurança para trabalhos em laboratórios, julgue os itens a seguir.

Todo laboratório deve possuir extintores de incêndio em quantidade e especificação adequadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

4968Q592945 | Química, Engenheiro, INPI, NCE

Uma caldeira realiza combustão completa de metano puro. Sabendo-se que existe a utilização de 25% de oxigênio em relação ao valor estequiométrico e que este é proveniente do ar (20% de oxigênio e 80% de nitrogênio, em base molar). A quantidade de ar, em gmols, utilizada para a queima de cada 100 gmols de metano é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4969Q592948 | Química, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Considerando a Portaria n.º 518/2004 do Ministério da Saúde, julgue os seguintes itens.

É facultado às secretarias municipais de saúde o fornecimento de informações acerca da qualidade da água distribuída à população.

  1. ✂️
  2. ✂️

4970Q594251 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos de química, julgue os itens seguintes.

A rapidez de uma reação química pode ser aumentada quando um reagente sólido é triturado.

  1. ✂️
  2. ✂️

4971Q593488 | Química, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Foram preparadas separadamente, usando água purificada por destilação e por troca iônica (pH =7), soluções 1,0 mol . L– 1 de

Acetato de sódio;

Oxalato de potássio;

Carbonato de sódio;

Nitrato de amônio;

Cloreto de alumínio.

Medindo-se seus valores de pH a 25 ºC, verifica-se corretamente que apresentam valores de pH < 7 as soluções de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4972Q592209 | Química, Especialista em Regulação de Petróleo, ANP, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos procedimentos de análise estatística de dados, julgue os itens seguintes.

Suponha que, para certa empresa petrolífera, dispõe-se de dados acerca do volume médio mensal de petróleo produzido nos últimos 12 meses e do volume mensal de petróleo produzido nos últimos 10 meses. Nessa situação, é possível determinar a produção mensal de petróleo na empresa em todo o intervalo de 12 meses.

  1. ✂️
  2. ✂️

4973Q949088 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Grupo 4, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Os sais clorados são muito utilizados industrialmente, tendo o cloro número de oxidação -1 no cloreto, +1 no hipoclorito, +3 no clorito, +5 no clorato e +7 no perclorato.
Os ânions Cl- , ClO- , ClO3- são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4974Q592737 | Química, Químico, COMPESA PE, IPAD

Qual processo abaixo é considerado preliminar para uma Estação de Tratamento de Esgotos Domésticos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4975Q948838 | Química, Grandezas massa, Grupo 4, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Em um calorímetro, de capacidade calorífica desprezível, há 120 g de água a 60º C. Calcule a massa de gelo a 0º C, em g, que deve ser adicionada ao calorímetro de modo que a temperatura final de equilíbrio do sistema seja 40º C.
Dados
cágua = 1,0 cal/(gº C)
Lfusão = 80 cal/g
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4976Q678250 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Sobre os compostos abaixo, indique a afirmativa CORRETA.
I - H2SO4
II - HCl
III - NaOH
IV - CaCO3
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4977Q931445 | Química, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

 Reatores nucleares não são exclusivamente criações humanas. No período précam-briano, funcionou na região de Oklo, África, durante centenas de milhares de anos, um reator nuclear natural, tendo como combustível um isótopo do urânio. 
Para que tal reator nuclear natural pudesse funcionar, seria necessário que a razão entre a quantidade do isótopo físsil ( 235U) e a do urânio 238U fosse cerca de 3%. Esse é o enriquecimento utilizado na maioria dos reatores nucleares, refrigerados a água, desenvolvidos pelo homem. 
O 235U decai mais rapidamente que o 238U; na Terra, atualmente, a fração do isótopo 235U, em relação ao 238U, é cerca de 0,7%. Com base nessas informações e nos dados fornecidos, pode-se estimar que o reator natural tenha estado em operação há
Note e adote:
 M(t) = M(0)10-?t ; M(t) é a massa de um isótopo radioativo no instante t. ? descreve a probabilidade de desintegração por unidade de tempo.
Para o 238U, ?238 = 0,8 x 10-10 ano-1.
Para o 235U, ?235 = 4,0 x 10-10 ano-1.
log10 (0,23) = – 0,64
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4978Q592504 | Química, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Grande parte dos efeitos luminosos visualizados durante shows com fogos de artifício é produzida por luminescência. Nesse fenômeno, elétrons são excitados a estados de energia mais elevados e, ao retornarem para estados mais baixos, emitem luz característica de cada espécie química. Por exemplo, sais de Sr2+ emitem radiação vermelha, enquanto sais de Cu2+, radiação azul.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito da luminescência e de sua relação com a estrutura eletrônica.

A menor energia que um íon Sr2+ pode emitir ao retornar para o estado fundamental a partir de um estado excitado corresponde à diferença de energia entre os orbitais 4p e 5s.

  1. ✂️
  2. ✂️

4979Q946298 | Química, Substâncias Inorgânicas dissociação iônica e ionização, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Considerando as interações intermoleculares envolvidas nas substâncias I - Metano, CH4. II - Fluoreto de metila, CH3F. III - Metanol, CH3OH. é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4980Q593311 | Química, Analista em Ciência Pleno 1, MCT, CESPE CEBRASPE

Com relação a proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens a seguir.

Uma amostra radioativa com atividade de 1,375 kCi é perfeitamente manuseável, não representando nenhum perigo para os circunstantes.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.