Início

Questões de Concursos Química

Resolva questões de Química comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


6081Q946033 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.

Estima-se que cerca de um bilhão de pessoas sofram com a falta de água potável no mundo. Para tentar combater esse tipo de problema, uma empresa desenvolveu um purificador de água distribuído na forma de um sachê que é capaz de transformar dez litros de água contaminada em dez litros de água potável. Os principais componentes do sachê são sulfato de ferro (III) e hipoclorito de cálcio.

ara purificar a água, o conteúdo do sachê deve ser despejado em um recipiente com dez litros de água não potável. Depois é preciso mexer a mistura por cinco minutos, para ocorrer a união dos íons cálcio (Ca2+) e dos íons sulfato (SO4 2- ), produzindo sulfato de cálcio, que vai ao fundo do recipiente juntamente com a sujeira. Em seguida, a água deve ser passada por um filtro, que pode ser até mesmo uma camiseta de algodão limpa. Para finalizar, deve-se esperar por 20 minutos para que ocorra a ação bactericida dos íons hipoclorito, CℓO1–.


Assim, em pouco tempo, uma água barrenta ou contaminada se transforma em água limpa para o consumo.


<http://tinyurl.com/y7gdw9qx> Acesso em: 13.11.2017. Adaptado.

Dois processos de separação de misturas descritos no texto são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6082Q876403 | Química, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Diluir refere-se ao processo de reduzir a concentração de uma substância em solução. No contexto dos produtos de limpeza, isso geralmente significa adicionar água a um produto de limpeza concentrado para criar uma solução que é segura e eficaz para uso. No caso de uma mistura que contenha 20 ml do produto com 980 ml de água, tem-se o seguinte fator de diluição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6083Q1062773 | Química, Técnicas de Laboratório, Químico, SES MT, FGV, 2024

A fotometria de chama, também conhecida como espectrometria de emissão atômica por chama, é uma técnica analítica quantitativa utilizada para determinar a concentração de elementos metálicos em amostras líquidas. A técnica baseia-se na emissão de radiação eletromagnética na região visível ou ultravioleta do espectro por átomos e íons metálicos excitados.
Em relação à fotometria de chama, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A fotometria de chama é classificada como destrutiva devido à natureza do processo de análise. Durante a análise, a amostra é submetida a altas temperaturas até o ponto de ser completamente incinerada. Isso significa que a amostra original é totalmente consumida no processo, tornando impossível sua recuperação ou reutilização para análises subsequentes.
( ) O tipo de chama utilizada na fotometria de chama não afeta significativamente os resultados da análise. Isso se deve ao fato de que a chama serve principalmente como fonte de energia para excitar os átomos na amostra, independentemente do tipo de gás combustível usado. Portanto, uma variedade de gases combustíveis pode ser usada sem alterar a precisão ou a confiabilidade dos resultados da análise.
( ) A matriz da amostra, que se refere à composição geral da amostra além do elemento ou compostos específicos que estão sendo analisados, pode ter um impacto considerável nos resultados da análise por fotometria de chama. Isso ocorre porque diferentes matrizes podem influenciar a maneira como a amostra reage à chama e, consequentemente, a intensidade da luz emitida.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6084Q948597 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Texto associado.
A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola em que materiais de caráter básico são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez, corrigindo o pH desse solo.

Os principais sais, adicionados ao solo na calagem, são o calcário e a cal virgem. O calcário é obtido pela moagem da rocha calcária, sendo composto por carbonato de cálcio (CaCO3) e/ou de magnésio (MgCO3). A cal virgem, por sua vez, é constituída de óxido de cálcio (CaO) e óxido de magnésio (MgO), sendo obtida pela queima completa (calcinação) do carbonato de cálcio (CaCO3).

(Fontes: Sítio http://alunosonline.uol.com.br/quimica/calagem.html e Sítio https://pt.wikipedia.org/wiki/Calagem . Acessados em 21/03/2017. Adaptados).
Os metais que aparecem no texto são classificados como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6085Q899215 | Química, Velocidade de Reação, Química, SEEDPR, Consulplan, 2024

A área da química, que está preocupada com as velocidades ou grau de velocidade das reações, é chamada cinética química. A cinética química se relaciona, por exemplo, com a rapidez com que um medicamento é capaz de agir, com o fato de a formação e a depreciação do ozônio na atmosfera superior estarem em equilíbrio, bem como os problemas industriais, como o desenvolvimento de catalisadores para a síntese de novos materiais. Sobre a velocidade que as reações químicas são feitas, analise as afirmativas a seguir.

I. A velocidade de uma reação depende da concentração, mas a constante de velocidade não depende dela.
II. Quanto mais baixa for a energia de ativação, mais lenta a reação.
III. Se a velocidade de aparecimento de O2(g), 2 O3(g) → 3 O2(g), é 9 x 10–4 mol/L em determinado instante, a velocidade de desaparecimento do O3(g) é 18 x 10–4 mol/L.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6086Q944533 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

Uma célula nervosa transmite um sinal elétrico por meio de um mecanismo de transporte de íons sódio para fora da membrana celular e de íons potássio para dentro da membrana celular. As configurações eletrônicas para os íons Na+ e K+ são, respectivamente, __________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6087Q959386 | Química, Equipamentos e Técnicas Básicas, Área 6, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

A cromatografia é um método físico-químico de separação, identificação e quantificação de componentes de uma mistura e seu uso é difundido em diversas áreas, inclusive na área forense. Tendo em vista que esse método pode ser executado de diferentes maneiras, julgue o seguinte item.


A cromatografia líquida com fase normal é aquela em que a fase estacionária é mais polar do que a fase móvel, enquanto que a cromatografia com fase reversa é aquela em que a fase móvel é mais polar.

  1. ✂️
  2. ✂️

6088Q948910 | Química, Interações Atômicas Ligações Iônicas, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

Quando tetracloreto de carbono, água e hexano são, nessa sequência, adicionados em uma proveta, é formada uma mistura trifásica com tetracloreto de carbono na fase inferior, água na fase do meio e hexano na fase superior. Quando a ordem de adição é modificada para CCl4, hexano e água, formase uma mistura bifásica. Considere as afirmações abaixo, a respeito desses solventes.
I - A polaridade do CCl4 é elevada, dada a alta eletronegatividade do cloro e do número de átomos de cloro, tornando-o miscível com a água.
II - Uma das fases, na mistura bifásica, é constituída de hexano e tetracloreto de carbono; a outra, de água.
III- Um litro de água apresenta uma massa maior que um litro de hexano.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6090Q950976 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A dipirona (C13H16N3O4SNa) é um medicamento muito utilizado para aliviar a dor e para baixar a febre. Ana ao observar que seu filho João de 3 anos estava com febre, por indicação médica, diluiu 10 gotas do medicamento de concentração 500 mg/mL em água e deu ao seu filho. Qual a quantidade de moléculas de dipirona ingeridas por João?

Dados: 1mL = 20 gotas; Constante de Avogrado = 6x1023 moléculas/mol C=12g/mol; O=16g/mol; N=14g/mol; S=32g/mol; H=1g/mol; Na=23g/mol.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6091Q953793 | Química, Chuva Ácida e Efeito Estufa, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

A emissão do gás carbônico, CO2, acarreta impactos ambientais relacionados a alterações climáticas, desequilíbrio do efeito estufa, poluição do ar, formação de chuva ácida etc. Combustíveis derivados do petróleo, que, ao serem queimados, produzem CO2 são especialmente problemáticos do ponto de vista ambiental, em razão de serem derivados de uma fonte de energia não renovável. O propano, C3H8, por exemplo, é um gás derivado do petróleo presente na composição do GLP (gás liquefeito do petróleo, popularmente chamado de gás de cozinha), presente nos botijões para uso doméstico e industrial. Considerando que, na combustão completa do gás propano com gás oxigênio, O2, presente na proporção de 21% em volume de ar atmosférico, são produzidos exclusivamente gás carbônico, CO2, e água, H2O. Pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
(considere: massas molares em g/mol: C = 12, H = 1, O = 16; volume molar em L/mol = 22,4)

C3H8 + 5 O2 3 CO2 + 4 H2O
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6092Q953802 | Química, Estudo da matéria substâncias, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

Um técnico em química precisa separar uma mistura de benzeno e tolueno, que são líquidos miscíveis e possuem pontos de ebulição próximos, para obter o benzeno puro. Qual das seguintes técnicas de separação é a mais adequada para realizar essa separação de forma eficiente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6093Q944588 | Química, Soluções características, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Aproximadamente, quantos mililitros de H2SO4 0,5 molar são necessários para dissolver 0,5 g de carbonato de cobre (II)? Considere as massas molares (g/mol): H=1; C=12; O=16; S=32; Cu=63,5.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6094Q1061087 | Química, Técnicas de Laboratório, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), à de infravermelho próximo (NIR) e à Raman, julgue o seguinte item.

As aplicações da NIR são mais limitadas em relação à FTIR por conta da menor capacidade de discriminação entre componentes semelhantes de uma substância.

  1. ✂️
  2. ✂️

6095Q958227 | Química, Sistemas Homogêneos Constantes e Fatores, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Uma das técnicas mais utilizadas para a coleta de impressões digitais faz uso de pós. A interação dos pós com os componentes da impressão digital se dá, normalmente, por interação de Van der Waals. É comum utilizar óxido de ferro (III) — Fe2O3 — na formulação desses pós. A revelação da impressão feita com Fe2O3 pode ser destruída pela presença de ácido, por causa da seguinte reação.
Fe2O3 (s) + x H+ (aq) ⇌ y Fe3+ (aq) + z H2O (l)
Com base nessas informações, julgue o seguinte item.
A constante de equilíbrio K da reação do óxido de ferro (III) é corretamente expressa pela seguinte equação. K = [ Fe3+ ]y [ H20]z / [Fe2O3] [ H+]x
  1. ✂️
  2. ✂️

6096Q1025558 | Química, Substâncias e Suas Propriedades, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, relativos aos conceitos e às características das ligações químicas e do estado de agregação da matéria.
As substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico, ao passo que as substâncias compostas — ou compostos químicos — são formadas por átomos de elementos químicos diferentes; para ambos os casos, o estado físico da substância é resultante da interação elétrica existente entre os seus constituintes.
  1. ✂️
  2. ✂️

6097Q1025560 | Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referentes às soluções, às misturas, à evolução dos conceitos de átomo e às propriedades dos átomos.
A solubilidade é uma propriedade definida como o máximo que uma substância se dissolve em outra, formando uma mistura homogênea. A possibilidade de dissolução aumenta quando a intensidade das forças entre as moléculas de soluto e solvente é igual ou superior à intensidade das forças atrativas das partículas do soluto entre si e das moléculas do solvente entre si.
  1. ✂️
  2. ✂️

6098Q1025572 | Química, Equilíbrio Químico, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Com relação ao histórico e à construção da tabela periódica, à cinética e ao equilíbrio químico, julgue o item.
Do ponto de vista cinético, o equilíbrio é um estado de máxima estabilidade para o qual um sistema químico fechado tende a partir de quaisquer outros estados; do ponto de vista termodinâmico, o equilíbrio é um estado dinâmico, em que cada espécie participante da reação se forma exatamente da mesma forma como é consumida.
  1. ✂️
  2. ✂️

6099Q939567 | Química, Grandezas massa, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Um ácido sulfônico será obtido através da reação de um álcool com ácido sulfúrico fumegante (ácido sulfúrico concentrado adicionado a cerca de 8% de SO3(g)). Por ter caráter ácido, os ácidos sulfônicos reagem com bases formando os sais de ácido sulfônico. Os produtos da reação do ácido dodecassulfônico com hidróxido de sódio possuem massa, em g, igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6100Q1029424 | Química, Substâncias e Suas Propriedades, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os “rios voadores” são massas de ar carregados de umidade, originados na região Amazônica. Eles contribuem para os índices de chuva de outras regiões do Brasil, mais especificamente, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

As mudanças de estado físico da água envolvidas na formação dos rios voadores e das chuvas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.