Início

Questões de Concursos Radiologia

Resolva questões de Radiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q998323 | Radiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com artrite reumatoide numa fase inicial fez exames de ultrassonografia e ressonância magnética, em que foi encontrada uma alteração que serve de marcador de mau prognóstico quando identificada.

Essa alteração foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1382Q1048507 | Radiologia, Patologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em ultrassonografia o “sinal do halo” é indicador de algumas doenças.
Esse sinal é classicamente descrito como áreas sequenciais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1383Q998333 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, EBSERH, FGV, 2024

O exame de escolha para avaliação inicial complementar de um sopro carotídeo observado ao exame físico de um paciente com história de acidente vascular cerebral isquêmico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1384Q886739 | Radiologia, Legislação Radiológica e Segurança no Trabalho, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, resolveu adotar, no uso das atribuições que lhe confere a Lei nº 9.782/99 e o Regimento Interno aprovado pela Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n° 255/2018, a Resolução- RDC nº 330/2019. A respeito dela marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1385Q893148 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Virgem da Lapa MG, COTEC, 2024

Assinale a alternativa CORRETA sobre os meios de contraste radiológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1386Q893151 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Virgem da Lapa MG, COTEC, 2024

Considerando-se a formação da imagem radiológica, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1387Q954608 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

Qual dos seguintes radioisótopos é comumente utilizado em cintilografia óssea devido à sua afinidade por tecidos ósseos e emissão de radiação gama adequada para detecção por gama-câmeras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1388Q891632 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Em relação aos conhecimentos técnicos sobre operacionalidade de equipamentos em radiologia, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1389Q918516 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

A realização do protocolo de aquisição de imagens na tomografia computadorizada deve ser de acordo com a hipótese diagnóstica. A aquisição das imagens com contraste endovenoso é fundamental na avaliação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1390Q891637 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Na rotina do Abdome Agudo podemos utilizar até 4 incidências, sendo 3 incidências básicas de rotina e uma incidência especial se o médico solicitante achar necessário. As incidências abaixo estão de acordo com a afirmativa, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1391Q954614 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

A respeito dos protocolos de angiotomografia para avaliação de aneurisma aórtico, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1392Q883191 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Considerando a densitometria óssea (DO) e seus princípios técnicos, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1393Q954618 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

No contexto das incidências radiográficas especiais para avaliação do osso esfenoide, qual das alternativas apresenta a projeção mais adequada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1394Q1020925 | Radiologia, Normas de Radioproteção, Perfusionista, EBSERH, VUNESP, 2020

A técnica de lavagem das mãos consiste em uma medida de extrema importância para a prevenção e o controle de infecções no ambiente hospitalar. Sobre a utilização de solução alcoólica nas mãos com sujidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1395Q984337 | Radiologia, Câmara Escura Manipulação de Filmes, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A tela intensificadora que converte a energia dos raios x em Luz visível, aumentado a eficiência do processamento de formação da imagem latente no filme radiográfico, com o propósito de reduzir a dose no paciente é o (a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1396Q1020950 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

A radiologia digital introduziu a possibilidade de um exame realizado em aparelhos de qualquer modalidade e/ou fabricante ser manipulado, visibilizado, reformatado, gravado em aparelho de outro fabricante. Para tanto, foi criado um protocolo de comunicação, que passou a ser adotado por todos os fabricantes. A este protocolo é dado o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1397Q1021470 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Na realização de exames em radiologia computadorizada, existe uma eliminação de etapa considerando a radiologia convencional. Assinale a alternativa que apresenta qual etapa é eliminada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1398Q888354 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

O posicionamento radiográfico relaciona-se ao estudo do posicionamento do paciente, realizado por demonstração radiológica ou visualização de partes especificas do corpo em receptores de imagem. De acordo com as terminologias e conceitos da radiologia, observe as descrições e relacione CORRETAMENTE.


(1) DORSAL

(2) VENTRAL

(3) PLANTAR

(4) PALMAR


( ) Se refere a sola ou superfície posterior do pé.

( ) Se refere a metade de trás do paciente, ou a parte do corpo vista quando a pessoa está de costas.

( ) Se refere a metade frontal do paciente.

( ) Na posição anatômica, é equivalente a superfície anterior da mão.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1399Q883494 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A função de qualquer equipamento em Radiodiagnóstico é a de detectar características específicas do interior do corpo e transformá-las em imagens. Talvez a característica mais importante de uma imagem médica seja o (a) ___________, o (a) qual é determinado por fatores como penetração, espalhamento e filme. Se o (a) ____________ na imagem for adequado, o objeto será visível. As lacunas são corretamente preenchidas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1400Q1001259 | Radiologia, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança do sexo feminino deu entrada na emergência no Hospital Universitário. Segundo o relato da mãe, a criança começou com tosses, chiado no peito e uma certa dificuldade para respirar, tudo isso após se engasgar com um dente decíduo (dente de leite). A mãe ainda informou que a criança não tem histórico de alergia. A criança foi encaminhada para o procedimento de retirada do corpo estranho.

A imagem radiográfica foi mostrada aos residentes plantonistas. Assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável para a alocação do corpo estranho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.