Início

Questões de Concursos Radiologia

Resolva questões de Radiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q885355 | Radiologia, Câmara Clara – Seleção de Exames, Técnico em Raio X, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

O exame de cotovelo consiste num exame de diagnóstico por imagem que emprega radiação X. Trata-se de um exame de execução simples e rápida, sendo, por esses motivos, usado, frequentemente, numa primeira linha no diagnóstico de diversas patologias. Esse exame tem indicação, sobretudo, em caso de trauma para avaliação de fraturas - os desvios das estruturas ósseas. Permite, ainda, avaliar a existência de alterações na trabeculação óssea, como lesões ósseas líticas ou blásticas. Mas, para realização dos exames, tem-se de ter o conhecimento da técnica de execução e anatomia da estrutura associada às manobras, de acordo com a clínica do paciente. Com base nessa descrição, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

463Q863584 | Radiologia, Legislação Radiológica e Segurança no Trabalho, Técnico de Radiologia, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item subsequente. 

Sempre que houver radiação ionizante em um ambiente de uma unidade de saúde, deve-se seguir o princípio da otimização (ALARA ou as low as reasonably achievable), o qual determina que a dose de radiação no exame deve ser a maior possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

464Q863581 | Radiologia, Legislação Radiológica e Segurança no Trabalho, Técnico de Radiologia, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item subsequente. 

Nos serviços públicos de saúde, todos os trabalhadores da área onde houver uso de radiação ionizante devem usar medidores de radiação, cujas leituras devem ficar dentro dos limites definidos por lei.

  1. ✂️
  2. ✂️

466Q886726 | Radiologia, Bases Físicas e Tecnológicas em Ressonância Magnética, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

A estimulação da RADIO FREQUÊNCIA adiciona energia ao sistema e, em termos quânticos, faz os prótons “saltarem” para um estado de energia superior. O processo de liberação dessa energia ao ambiente circundante e o regresso dos prótons ao estado de baixa energia é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q883476 | Radiologia, Legislação Radiológica e Segurança no Trabalho, UPA, CRIS SP, MS CONCURSOS, 2024

Com base na RDC n.º 611, de 09 de março de 2022, assinale a alternativa correta sobre os níveis anuais de equivalente de dose ambiente, adotados como restrição de dose para o planejamento de barreiras físicas de uma instalação e para a verificação de adequação dos níveis de radiação em levantamentos radiométricos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q863597 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Pombos PE, IGEDUC, 2023

A densitometria óssea é um exame realizado para quantificar a densidade mineral dos ossos. Nesse tipo de exame, são utilizados dois feixes de raios X simultâneos com diferentes energias, que interagem de forma diferente com os tecidos ósseos e com os tecidos de partes moles (não ósseos) do paciente. 

  1. ✂️
  2. ✂️

471Q884824 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Em um mundo onde a medicina está constantemente em busca de técnicas mais avançadas para diagnóstico e tratamento, a tomografia computadorizada (TC) se destaca como uma ferramenta crucial. Imagine um centro médico moderno, onde pacientes são encaminhados para exames de imagem para investigar uma ampla gama de condições médicas, desde fraturas ósseas até tumores cerebrais. Qual é o princípio básico da tomografia computadorizada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q863608 | Radiologia, Diagnóstico e Tratamento Radioterápico, Técnico em Radiologia, UNIOESTE, FAU, 2023

O que é teleterapia? 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q883490 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Consiste em mostrar uma imagem ao longo de um plano transversal semelhante àquele que se poderia obter apenas em um corte através do corpo. Antes do desenvolvimento dessa técnica, o plano vertical da radiografia convencional tornava difícil, ou mesmo impossível, avaliar a extensão das irregularidades do corpo. Trata-se corretamente do (a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q863571 | Radiologia, Processamento de Imagens Radiológicas, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item a seguir, a respeito do processamento digital de imagens em aplicações de diagnóstico por imagem.

Um espelhamento horizontal da imagem produz o mesmo resultado que uma rotação de 180 graus.

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q881572 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Sobre dosimetria e radiobiologia:


(__) Os principais efeitos tardios são a malignidade e os efeitos genéticos radioinduzidos. A maioria dos efeitos tardios é também conhecida como efeitos estocásticos. Esses efeitos exibem uma incidência crescente de resposta com o aumento da dose. Nenhum limiar de dose é estabelecido para uma resposta estocástica.

(__) A grandeza dose efetiva (E) indica o risco de uma exposição de parte do corpo, multiplicando a dose equivalente pelo fator de compensação do tecido, que corresponde à área do corpo que está sendo exposta. A unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades é o joule por quilograma (J/kg), denominada sievert (Sv).

(__) Quanto à natureza, os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser classificados em reações teciduais e efeitos estocásticos.

(__) Doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de proteção radiológica, podem induzir aos efeitos estocásticos.

(__) A grandeza dose equivalente (HT) é definida pela dose absorvida média em um tecido específico e multiplicada pelo fator de ponderação da radiação. A unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades é o gray (Gy).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q1009520 | Radiologia, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Um menino de 3 anos apresenta história de dificuldade para evacuar desde o primeiro ano de vida. Fica alguns dias sem evacuar e só evacua com o uso de doses altas de laxante ou com enemas. A mãe refere que ele demorou 4 dias para evacuar após nascer e o fez porque usou supositório. Tem pouco apetite e não ganha peso adequadamente. O exame clínico revelou distensão abdominal e saída de fezes explosivas ao toque retal. Realizou exames laboratoriais e clister opaco.
Com base na principal hipótese diagnóstica, é esperado encontrar no exame radiológico uma área de intestino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q880938 | Radiologia, Nomenclatura e Terminologia Anatômica, Técnico de Radiologia e Imagenologia, Prefeitura de Bauru SP, Prefeitura de Bauru SP, 2024

No sistema digital "Brilho é definido como a intensidade da luz que representa os pixels individuais da imagem no monitor" (BONTRAGER; LAMPIGNANO, 2015, p. 150). Qual fator controla o brilho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q863594 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Pombos PE, IGEDUC, 2023

Em uma radiografia torácica, as partes moles devem sempre ser avaliadas, com atenção para as mamas nas mulheres, fossas supraclaviculares, tecidos torácicos laterais, transição cervicotorácica e órgão do abdome superior. Por vezes, as mamas podem ser identificadas nos homens, principalmente nos casos de ginecomastia.

  1. ✂️
  2. ✂️

480Q892698 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

O exame radiográfico para estudo da coluna cervical, realizado em posição pósteroanterior (PA) e que utiliza o raio central (RC) paralelo à linha mentomeatal (LMM), é conhecido como método de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.