Início

Questões de Concursos Radiologia

Resolva questões de Radiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q1073205 | Radiologia, Técnicas Radiográficas em Tomografia Computadorizada, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Para investigar lesões no quadril, um paciente de 40 anos, do sexo masculino, foi orientado a realizar uma tomografia computadorizada. Qual a principal técnica de posicionamento a ser utilizada para a realização de uma tomografia adequada do quadril?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

742Q997694 | Radiologia, Bases Físicas e Tecnológicas em Ressonância Magnética, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

A maioria dos agentes de contraste utilizados para exames de Ressonância Magnética (RM) é feita à base de quelatos do íon paramagnético gadolínio (Gd). Os tipos de contraste à base de Gd podem ser divididos em duas categorias: extracelular inespecífico e intracelular específico, sendo que a principal diferença está na molécula quelante que carrega o Gd. De modo geral, os agentes de contraste à base de Gd são muito seguros; no entanto, existem complicações que devem ser reconhecidas, para tratamento adequado e para orientação antes e após a realização do exame.

Sobre o uso do Gd em exames de RM, analise as afirmativas a seguir.

I. O efeito desejado do Gd como meio de contraste para RM é a redução do tempo de relaxamento T1 nos tecidos em que se encontra o composto.
II. As imagens de RM não mostram o Gd propriamente dito, mas sim seu efeito paramagnético sobre os tecidos ao seu redor.
III. Embora o Gd seja uma substância muito tóxica, normalmente a concentração total do Gd livre é muito baixa e é eliminada com grande rapidez, possibilitando a manutenção de baixa concentração do íon livre. Em pacientes com função renal normal a taxa de dissociação é menor do que a taxa de depuração, impedindo a ocorrência de qualquer fenômeno de acúmulo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

743Q1004363 | Radiologia, Sistema Cardiovascular, Radiologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Em uma radiografia de tórax, a alternativa que descreve o órgão ou estrutura que não faz parte do mediastino é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

744Q998238 | Radiologia, Sistema Gastrointestinal, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma gestante de 28 semanas de gestação realizou ultrassonografia obstétrica de 2º e 3º semestres. Durante o exame, o médico radiologista identifica múltiplas alças intestinais herniadas em um defeito coberto por uma membrana, que é visualizado como um conteúdo hiperecoico. São observados também cistos alantoide e polidrâmnio. A gestante relatou que esses achados já estavam presentes na ultrassonografia de 22 semanas e que a médica obstetra havia solicitado exame de alfafetoproteína materna, que veio aumentada.
A hipótese diagnóstica para esse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

745Q889790 | Radiologia, Sistema Esquelético, Técnico em Raio X, Prefeitura de Campanha MG, FUNDEP, 2024

Com relação ao estudo radiográfico da coluna vertebral e dos membros inferiores, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

746Q906711 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

MVF, neonato prematuro, de 28 semanas, fez ultrassom transfontanelar evidenciando hemorragia da matriz germativa. Sobre a classificação e as suas características, assinale a correspondência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q988934 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, HMSJ, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Preencha corretamente as lacunas a seguir.

Na avaliação da patologia mamária utilizando a mamografia, identifica-se uma lesão caracterizada pela presença de microcalcificações agrupadas com margens irregulares, sugerindo um alto grau de suspeição para malignidade. Este achado é tipicamente associado ao diagnóstico de ________ (1), que pode ser precursor de ___________ (2). A identificação precoce e a caracterização dessas alterações são cruciais para o manejo adequado e o planejamento terapêutico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q1007200 | Radiologia, Sistema Neurológico, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (SVCR), marque a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

750Q998241 | Radiologia, Sistema Neurológico, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 73 anos, de etnia asiática, portadora de hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2 e dislipidemia, em uso irregular das medicações, apresenta hemibalísticos/hemicoreicos de rápida evolução à esquerda. Foi solicitada tomografia computadorizada de crânio, que demonstrou hiperdensidade na região estriada (núcleos caudados e putâmen) à direita.
Os dados clínicos e os achados de imagem indicam como diagnóstico provável:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

751Q1068899 | Radiologia, Patologia, Especialidade Radiologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente do sexo feminino, 40 anos, assintomática, comparece para realização de sua primeira mamografia de rotina. O exame identifica um nódulo circunscrito, de contornos regulares, medindo aproximadamente 1,5 cm, localizado no quadrante superior externo da mama esquerda. A densidade do nódulo é maior do que a do tecido fibroglandular. Não há outras alterações associadas.
Com base nos achados e nos critérios do ACR BI-RADS, qual deve ser a conduta mais apropriada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q895079 | Radiologia, Planos de Delimitação do Corpo e Eixos, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

No corpo humano, são encontradas diversas pregas. Qual o nome da prega que pode ser visualizada na incidência médio-lateral oblíqua no exame de mamografia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

753Q883130 | Radiologia, Bases Físicas e Tecnológicas em Ressonância Magnética, Técnico de Radiologia, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação a segurança do paciente que irá fazer um exame de Ressonância Magnética, o efeito míssil é um acidente bastante comum em um serviço de RM. Para evitar este tipo de acidente o que é necessário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q906709 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

CKCS, sexo feminino, 46 anos, com implantes mamários há 9 anos, começou a sentir dor e queimação na mama direita. Qual achado ultrassonográfico indica suspeita de ruptura intracapsular de implante mamário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q984341 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das alternativas a seguir apresenta os órgãos analisados durante um exame radiológico de urografia excretora?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

759Q1047062 | Radiologia, Técnicas Radiográficas em Tomografia Computadorizada, Radiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

A doença de Paget ou osteíte deformante, é a segunda doença óssea metabólica mais frequente do paciente adulto depois da osteoporose. A respeito da doença de Paget, marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

760Q997405 | Radiologia, Efeitos Biológicos das Radiações, Radioterapia, EBSERH, FGV, 2025

Para gerar um campo elétrico, os aceleradores lineares médicos (linacs) utilizam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.