Início

Questões de Concursos Radiologia

Resolva questões de Radiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q910538 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Ao realizar o exame ultrassonográfico, é necessário o uso de gel de contato para que as imagens sejam observadas de modo adequado. Assinale a alternativa CORRETA que justifica o porquê de o contato direto entre o transdutor e a pele não formar imagens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

762Q910541 | Radiologia, Sistema Esquelético, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Paciente do sexo feminino, 69 anos, lavadeira, relata formigamento no polegar e dedo médio e sensação de “fraqueza” na mão quando da realização de suas atividades diárias. A ecografia do punho revelou diferença de 4 mm na medida transversal do nervo mediano, quando comparadas as medidas ao nível do músculo pronador quadrado e ao nível do pisiforme, respectivamente.

A alternativa CORRETA quanto ao diagnóstico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q952783 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Operador de RX, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre o uso de meio de contraste hidrossolúvel em tomografia, qual é o principal fator de risco para desenvolvimento de nefropatia por contraste?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

764Q906717 | Radiologia, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

AFB, sexo feminino, 35 anos, realiza ecografia de abdome de rotina identificando-se nódulo hepático isoecogênico ao parênquima circunjacente, apresentando, ao Doppler colorido, padrão de vascularização em “roda de carroça”. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q1002741 | Radiologia, Sistema Gastrointestinal, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta em qual das doenças do esôfago listadas abaixo o estudo contrastado do esôfago, estômago e duodeno (EED), não é útil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q1021452 | Radiologia, Normas de Radioproteção, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2022

O uso da radiação é necessário para realização de exames e procedimentos na radiologia médica. Considerando a resultante do benefício máximo com o risco mínimo para os pacientes e trabalhadores em radiação (indivíduos ocupacionalmente expostos), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q1047058 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Radiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Um paciente com queixas de prurido leve na face após a infusão endovenosa de meio de contraste iodado deve ser tratado com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

769Q1047062 | Radiologia, Técnicas Radiográficas em Tomografia Computadorizada, Radiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

A doença de Paget ou osteíte deformante, é a segunda doença óssea metabólica mais frequente do paciente adulto depois da osteoporose. A respeito da doença de Paget, marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

770Q917537 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Técnico de Radiologia, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Ao realizar exames radiológicos do quadril em casos de fraturas ou luxações, o técnico em radiologia deve utilizar uma incidência que permita visualizar a articulação do quadril em diferentes ângulos. Uma das incidências especiais, frequentemente utilizada para avaliar a cabeça femoral e o acetábulo, realizada com o paciente em decúbito dorsal e o raio central incidindo obliquamente, é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q917538 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Técnico de Radiologia, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Em exames radiológicos da porção mastoidea do osso temporal, o técnico em radiologia deve utilizar uma técnica específica que permita uma visualização detalhada da região, incluindo as células mastoideas e as estruturas adjacentes. A incidência mais indicada para essa finalidade, conhecida por proporcionar uma visualização nítida da mastoide e orelha média, é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q997687 | Radiologia, Sistema Esquelético, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Alavancas são máquinas simples capazes de multiplicar a força que é aplicada a um corpo ou objeto, quando apoiadas em um ponto fixo. Existem três tipos de alavancas, que diferem entre si de acordo com os pontos de aplicação das forças: interfixas; inter-resistentes; interpotentes.

Nas alavancas interfixas, o ponto de apoio fica entre os pontos onde se aplica a força potente e o ponto onde se encontra o peso do objeto a ser movido. Nas alavancas inter-resistentes, a força peso é aplicada entre o ponto de apoio e a força potente. Na alavanca interpotente, o ponto de aplicação da força potente está localizado entre o ponto de apoio e o ponto onde atua a força peso do corpo a ser movido.

Assinale a sequência que indica, corretamente, as alavancas existentes no corpo humano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q997694 | Radiologia, Bases Físicas e Tecnológicas em Ressonância Magnética, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

A maioria dos agentes de contraste utilizados para exames de Ressonância Magnética (RM) é feita à base de quelatos do íon paramagnético gadolínio (Gd). Os tipos de contraste à base de Gd podem ser divididos em duas categorias: extracelular inespecífico e intracelular específico, sendo que a principal diferença está na molécula quelante que carrega o Gd. De modo geral, os agentes de contraste à base de Gd são muito seguros; no entanto, existem complicações que devem ser reconhecidas, para tratamento adequado e para orientação antes e após a realização do exame.

Sobre o uso do Gd em exames de RM, analise as afirmativas a seguir.

I. O efeito desejado do Gd como meio de contraste para RM é a redução do tempo de relaxamento T1 nos tecidos em que se encontra o composto.
II. As imagens de RM não mostram o Gd propriamente dito, mas sim seu efeito paramagnético sobre os tecidos ao seu redor.
III. Embora o Gd seja uma substância muito tóxica, normalmente a concentração total do Gd livre é muito baixa e é eliminada com grande rapidez, possibilitando a manutenção de baixa concentração do íon livre. Em pacientes com função renal normal a taxa de dissociação é menor do que a taxa de depuração, impedindo a ocorrência de qualquer fenômeno de acúmulo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q1051462 | Radiologia, Normas de Radioproteção, Área Radioterapia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Na oficina de radioterapia, são confeccionadas proteções de alloy (liga metálica) e máscaras. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.


Proteções de alloy são utilizadas nas inserções de braquiterapia para o tratamento da neoplasia do colo uterino localmente avançada, a fim de evitar a aplicação de radiação, em doses superiores às toleradas, na bexiga ou no reto das pacientes em tratamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

776Q1004363 | Radiologia, Sistema Cardiovascular, Radiologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Em uma radiografia de tórax, a alternativa que descreve o órgão ou estrutura que não faz parte do mediastino é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

777Q998241 | Radiologia, Sistema Neurológico, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 73 anos, de etnia asiática, portadora de hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2 e dislipidemia, em uso irregular das medicações, apresenta hemibalísticos/hemicoreicos de rápida evolução à esquerda. Foi solicitada tomografia computadorizada de crânio, que demonstrou hiperdensidade na região estriada (núcleos caudados e putâmen) à direita.
Os dados clínicos e os achados de imagem indicam como diagnóstico provável:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q887700 | Radiologia, Técnico em Radiologia, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

A depressão posterior profunda do úmero distal é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q887710 | Radiologia, Legislação Radiológica e Segurança no Trabalho, Técnico em Radiologia, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

Em relação à Resolução RDC nº 222/2018, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Classe de risco 1.
(2) Classe de risco 2.
(3) Classe de risco 3.

( ) Baixo risco individual e para a comunidade: agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios.

( ) Alto risco individual e moderado risco para a comunidade: inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais.

( ) Moderado risco individual e limitado risco para a comunidade: inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

780Q887712 | Radiologia, SUS Princípios e Diretrizes, Técnico em Radiologia, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

Os grandes objetivos e os campos de atuação do Sistema Único de Saúde estão apresentados nos artigos 5º e 6º da Lei nº 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde. Com estes objetivos, o SUS deve atuar por meio da formulação de políticas e da execução de ações de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e ambiental, saúde do trabalhador, assistência terapêutica integral (inclusive farmacêutica), vigilância nutricional, orientação alimentar e saneamento e as relativas à política de sangue e hemoderivados. São objetivos do SUS:

I. Identificar e divulgar os fatores condicionantes e determinantes da saúde.

II. Formular a política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos, bem como estabelecer condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

III. Assistir às pessoas por intermédio das ações assistenciais e das atividades preventivas.


Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.