Início

Questões de Concursos Radiologia

Resolva questões de Radiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q893236 | Radiologia, Sistema Renal, Técnico em Radiologia, SESMT, FGV, 2024

O sistema urinário tem a função de produzir, conduzir e eliminar a urina, que é um resíduo líquido, resultado da filtragem do sangue.
Os componentes do sistema urinário, no sentido crânio-caudal, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

762Q997696 | Radiologia, Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, Física Médica, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta, corretamente, um princípio da proteção radiológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q1051458 | Radiologia, Fundamentos de Dosimetria e Radiobiologia, Área Radioterapia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando a estrutura física da matéria e o processo de produção de radiações ionizantes, julgue o item a seguir.


Raios X e raios gama são fisicamente idênticos, mas de origem diferentes; os raios gama são originários do núcleo do átomo, ao passo que os raios X são gerados na eletrosfera.
  1. ✂️
  2. ✂️

764Q1004365 | Radiologia, Radiologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

A dose de radiação é uma medida importante na proteção radiológica. A unidade padrão para medir a dose de radiação absorvida no Sistema Internacional de Unidades (SI) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q1007190 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, EBSERH, IBFC, 2022

Com relação ao processo de colimação utilizado na obtenção de radiografia, é correto afirmar que a sua finalidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q1007193 | Radiologia, Sistema Reprodutor Masculino e Feminino, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa incorreta em relação aos achados ultrassonográficos esperados em um quadro de torção testicular aguda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q1005445 | Radiologia, Sistema Respiratório, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com quadro clínico compatível com pneumonia fez uma radiografia de tórax no pronto-socorro, que mostrou borramento do contorno cardíaco direito na incidência posteroanterior.
O segmento que mais provavelmente corresponde à consolidação é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q957355 | Radiologia, Nomenclatura e Terminologia Anatômica, Radioterapia, EBSERH, FGV, 2025

A incidência de Caldwell é mais apropriada para o estudo radiográfico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

770Q910539 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre o fenômeno de Aliasing, na ultrassonografia vascular, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q952783 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Operador de RX, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre o uso de meio de contraste hidrossolúvel em tomografia, qual é o principal fator de risco para desenvolvimento de nefropatia por contraste?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

772Q887258 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Curuçá PA, IVIN, 2024

A câmara escura é o local onde as películas radiográficas serão reveladas, seja no processamento manual ou automático. Ainda sobre a câmara escura, julgue os itens abaixo:
I. A temperatura em uma câmara escura deve ser mantida entre 18° a 30°.
II. A lâmpada de segurança da câmara escura será de 9W.
III. A Luz de segurança deve estar em uma distância mínima de 1,5m do local de manuseio dos filmes.
IV. Os filmes e os chassis sempre serão armazenados na posição horizontal.
V. Revelação, interrupção, fixação, lavagem e secagem são etapas do processamento radiográfico automático.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q888040 | Radiologia, Técnico em Radiologia, UFPR, NCUFPR, 2024

Assinale a alternativa correta em relação às tomografias computadorizadas helicoidal (TCH) e de feixe cônico (TCFC).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q1002740 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação aos artefatos acústicos relacionados com a interação entre as ondas sonoras com os tecidos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q1025543 | Radiologia, Patologia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Foram feitos os exames de ressonância magnética e tomografia em um paciente LKM, de sexo masculino, com 56 anos de idade. Os achados no SNC foram os seguintes: túberes corticais; bandas radiais; e nódulos subependimários.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

O caso apresentado é consistente com a patologia de esclerose lateral amiotrófica.
  1. ✂️
  2. ✂️

776Q1025544 | Radiologia, Patologia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Foram feitos os exames de ressonância magnética e tomografia em um paciente LKM, de sexo masculino, com 56 anos de idade. Os achados no SNC foram os seguintes: túberes corticais; bandas radiais; e nódulos subependimários.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

A patologia em questão é a tuberculose.
  1. ✂️
  2. ✂️

777Q988938 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, HMSJ, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Analise as seguintes afirmativas relacionadas a equipamentos radiológicos e seus acessórios.

I – A grade antidifusora é utilizada para aumentar a nebulosidade da imagem, permitindo uma melhor visualização de estruturas sobrepostas.
II – Os colimadores servem para restringir o feixe de raios X à área de interesse, reduzindo a exposição à radiação desnecessária para o paciente.
III – A utilização de aventais de chumbo de 0,5 mm de Pb equivale a 100% de proteção contra a radiação dispersa em procedimentos diagnósticos convencionais.
IV – Detectores de estado sólido em equipamentos de radiografia digital proporcionam uma melhor resolução espacial em comparação com os sistemas de detecção por filmes radiográficos.
V – Em equipamentos de tomografia computadorizada, o tubo de raios X e o detector giram em torno do paciente, enquanto na ressonância magnética, o paciente é posicionado dentro de um campo magnético estático.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q892691 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Professor, Prefeitura de Água Boa MT, SELECON, 2024

Para produzir raios X, é preciso acionar dispositivos que elevam a tensão da rede elétrica. Para isso, no gerador do aparelho, são utilizados dispositivos reguladores de tensão chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q1047066 | Radiologia, Anatomia e Fisiologia Humana em Radiologia, Radiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre a trombose da veia porta, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

780Q917537 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Técnico de Radiologia, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Ao realizar exames radiológicos do quadril em casos de fraturas ou luxações, o técnico em radiologia deve utilizar uma incidência que permita visualizar a articulação do quadril em diferentes ângulos. Uma das incidências especiais, frequentemente utilizada para avaliar a cabeça femoral e o acetábulo, realizada com o paciente em decúbito dorsal e o raio central incidindo obliquamente, é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.