Início

Questões de Concursos Radiologia

Resolva questões de Radiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q988941 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, HMSJ, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Relacione a coluna A (meios de contraste) com a coluna B (utilização específica), escrevendo o número correspondente ao meio de contraste ao lado de sua utilização.

Coluna A - Meios de Contraste

1 – Gadolínio. 2 – Iodado não iônico. 3 – Sulfato de bário. 4 – Ar ou CO2 (dióxido de carbono). 5 – Água.


Coluna B - Utilização Específica

( ) Utilizado em estudos do trato gastrointestinal, especialmente em radiografias e tomografias para avaliar obstruções ou perfurações.
( ) Contraste de escolha para a maioria das angiografias e estudos de TC, devido à sua baixa osmolalidade e menor risco de reações adversas.
( ) Meio de contraste paramagnético usado em Ressonância Magnética (RM) para realçar lesões ou patologias cerebrais e da medula espinhal.
( ) Empregado em estudos do trato gastrointestinal superior, incluindo o esôfago, estômago e duodeno, em radiografias e estudos fluoroscópicos.
( ) Usado como meio de contraste negativo em procedimentos endovasculares para visualização de vasos em casos de suspeita de perfuração ou para melhor definição de estruturas vasculares.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

902Q1021465 | Radiologia, Bases Físicas e Tecnológicas Aplicadas à Medicina Nuclear, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2022

No serviço de medicina nuclear é necessária a monitoração de taxa de dose e da contaminação de superfícies. Quanto às medidas a serem tomadas em caso de suspeita de contaminação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q1056296 | Radiologia, Técnicas Radiográficas em Tomografia Computadorizada, Técnico em Radiologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Na formação da imagem da tomografia computadorizada, o ruído é influenciado diretamente pelos seguintes fatores, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q1073203 | Radiologia, Técnicas Radiográficas em Tomografia Computadorizada, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Uma paciente de 50 anos, do sexo feminino, com histórico de dor abdominal crônica, foi orientada a realizar uma ressonância magnética (RM) para investigar alterações na coluna lombar. Qual o princípio físico fundamental utilizado na ressonância magnética para a formação das imagens?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q1056308 | Radiologia, Técnicas Radiográficas em Tomografia Computadorizada, Técnico em Radiologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo que utiliza a junção do equipamento de raio-X com computadores programados, capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos. Por combinar a imagem de múltiplos raio-X, tal exame oferece um estudo muito mais detalhado do que uma radiografia comum. O exame de TC do músculo esquelético é indicado nos seguintes casos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q1051457 | Radiologia, Fundamentos de Dosimetria e Radiobiologia, Área Radioterapia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando a estrutura física da matéria e o processo de produção de radiações ionizantes, julgue o item a seguir.


Raios solares, micro-ondas e raios X são exemplos de radiação, que consiste na transmissão de energia por meio de ondas ou partículas.

  1. ✂️
  2. ✂️

907Q900162 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Médico, Prefeitura de São Bernardino SC, Fênix Concursos, 2024

A utilização de tecnologias no diagnóstico é uma ferramenta essencial na prática médica. Analise as assertivas abaixo sobre a ressonância magnética:

I. A ressonância magnética é ideal para a visualização de tecidos moles, como músculos e ligamentos.
II. O uso de contraste em exames de ressonância magnética pode aumentar a precisão diagnóstica em lesões hepáticas.
III. A ressonância magnética é mais utilizada em lesões ósseas que na avaliação de tecidos moles.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

908Q1051473 | Radiologia, Bases Físicas e Tecnológicas Aplicadas à Medicina Nuclear, Área Radioterapia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A ressonância nuclear magnética é uma tecnologia de imagens, não invasiva, que produz imagens de secções transversais altamente detalhadas das estruturas internas do corpo, incluindo órgãos, tecidos moles e ossos. Julgue o próximo item, acerca dessa tecnologia.


No exame de ressonância magnética, a bobina emite um sinal de radiofrequência, que é absorvido por prótons de hidrogênio, e estes se alteram para um estado energético inferior. O sinal é desligado, e a bobina detecta a liberação da energia que os prótons liberaram. Os computadores processam o sinal para produzir uma imagem do corpo do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

909Q892764 | Radiologia, Legislação Radiológica e Segurança no Trabalho, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O controle da exposição à radiação, necessário para garantir o atendimento aos requisitos estabelecidos em normas de radioproteção, fundamenta-se em três fatores principais; aquele no qual atua na prevenção de acúmulo desnecessário de dose, pela redução do tempo de permanência na proximidade de fontes de radiação refere-se ao fator de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

910Q891489 | Radiologia, Exames Radiológicos em Contraste, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cândido de Abreu PR, FAUEL, 2024

O Enema Opaco é um exame contrastado do trato gastrointestinal baixo. Quanto às estruturas estudadas, via de administração e contraste mais comumente utilizado nesse exame, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

911Q919397 | Radiologia, Técnico em RaioX, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

Conhecer as funções fisiológicas é essencial para o técnico de Raio-X, pois facilita a realização de exames precisos. Além disso, entender como cada órgão funciona permite proteger áreas sensíveis da radiação e adaptar os exames conforme necessário, garantindo a segurança do paciente.
Considerando o entendimento da fisiologia no campo da radiologia é fundamental para a pratica do técnico em Raio X, analise os itens a seguir:

I. Tecidos mais densos, como os ossos, absorvem mais radiação e aparecem mais claros nas imagens, enquanto tecidos menos densos, como os pulmões, absorvem menos e aparecem mais escuros.

II. A exposição à radiação ionizante, se não for bem controlada, pode afetar as células do corpo e causar danos a nível celular ou genético.

III. O técnico não precisa entender as funções fisiológicas do paciente em relação à mobilidade e postura, pois tais condições não afetam a obtenção de imagens de boa qualidade.


Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q1068901 | Radiologia, Anatomia e Fisiologia Humana em Radiologia, Especialidade Radiologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Com relação às metástases intracranianas hemorrágicas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q884581 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Técnico em Radiologia, CIESP, FUNDEP, 2024

Sobre o estudo radiográfico dos membros superiores, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Na incidência posteroanterior (PA) unilateral da mão, o punho e o terço distal do rádio e da ulna devem estar visíveis na imagem radiográfica, o terceiro dedo deve apresentar-se alinhado com o rádio, os dedos devem apresentar-se separados (sem superposição de partes moles) e as articulações interfalângicas e metacarpofalângicas devem apresentar-se abertas.
(   ) Na incidência posteroanterior (PA) do carpo com desvio ulnar, devem constar, na imagem radiográfica, o terço distal do rádio e da ulna e o terço proximal dos metacarpianos, e o escafoide deve estar bem visível.
(   ) Na incidência anteroposterior do antebraço, as articulações do carpo (punho) e do cotovelo devem estar visíveis na imagem radiográfica, e o rádio e a ulna devem aparecer sem superposições.
(   ) A incidência perfil externo (perfil lateral transtorácico, transtorácico ou incidência de Lawrence) é utilizada complementarmente no estudo do braço na pesquisa de fratura do colo umeral.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

914Q1068903 | Radiologia, Anatomia e Fisiologia Humana em Radiologia, Especialidade Radiologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Criança de 8 meses de idade, sexo feminino, é trazida ao Pronto-Socorro com queixa de dor abdominal e fezes com sangue. Na ultrassonografia, observa-se imagem sugestiva de “sinal do alvo” u pseudorim no quadrante inferior direito.
Em face do exposto, qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q1005437 | Radiologia, Sistema Neurológico, Radiologia e Diagnóstico por Imagem R4, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 37 anos relata queixa de dor lombar e fraqueza nas pernas. O médico assistente suspeitou de hérnia de disco e solicitou ressonância magnética lombar, cujo laudo evidenciou formação expansiva fusiforme, de localização intradural, situada no filo terminal, isointenso em T1, hiperintenso em T2, com realce homogêneo ao meio de contraste.
O diagnóstico provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q887703 | Radiologia, Sistema Esquelético, Técnico em Radiologia, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

Os forames intervertebrais e as articulações interapofisárias são duas áreas anatômicas especialmente importantes da coluna cervical que precisam ser demonstradas por meio de incidências específicas. Sabendo-se disso, assinalar a alternativa que contém a incidência que é realizada para visualização das articulações interapofisárias da coluna cervical:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

917Q957350 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, Radioterapia, EBSERH, FGV, 2025

Em ressonância magnética, tempo de eco é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q882614 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

Leia o excerto abaixo.

“O movimento de força para fora do pé na articulação do tornozelo, aplicada ao calcâneo sem rotação da perna. A superfície plantar é voltada ou rotada para fora. Essa posição serve para avaliação de possível alongamento do espaço articular do tornozelo.”

O trecho anterior diz respeito a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

919Q952775 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Entrevistador Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Nos termos da Instrução Normativa SAGICAD/MDS nº 10/2024, a integração de informações (do Prontuário SUAS e do Sistema E-SUS APS na base do Cadastro Único) não alterará a data de atualização cadastral da família, mas deverá ser registrada em histórico do Sistema de Cadastro Único provido pelo(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

920Q1051354 | Radiologia, Anatomia e Fisiologia Humana em Radiologia, Tecnólogo em Radiologia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da anatomia e da fisiologia do aparelho cardiorrespiratório, julgue o item subsecutivo.

Estruturas com densidades iguais, lado a lado, perdem os seus contornos na imagem radiográfica; por exemplo: se ocorrer uma pneumonia no lobo médio direito, serão borrados os contornos cardíacos direitos, pois, assim como a pneumonia, o coração também tem densidade de partes moles.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.