Questões de Concursos: Realidade Brasileira

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21 Q861663 | Realidade Brasileira, Meio ambiente, CNU, CESGRANRIO

A Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais ameaçados do mundo, é formada por um conjunto de ecossistemas que a ela conferem um alto índice de biodiversidade. Dentre os ecossistemas integrantes da Mata Atlântica, aquele que ocorre principalmente nos estados da Região Sul do Brasil, característico por apresentar o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia), é a Floresta

22 Q861688 | Realidade Brasileira, Urbanização Brasileira, CNU, CESGRANRIO

No Censo do IBGE de 2010, o país possuía uma população de aproximadamente 191 milhões de habitantes. Desses, cerca de 161 milhões viviam nas zonas urbanas, enquanto apenas 29 milhões viviam na zona rural. Mas nem sempre foi assim. Até a década de 1960, a maioria da população morava no campo e a quantidade de cidades era bem menor do que a atual. [...] Na década de 1970, o número de habitantes morando nas cidades foi, pela primeira vez, maior do que a população que vivia na zona rural. Esse crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural recebe o nome de Urbanização [...] 
Disponível em: . Acesso em: 09 maio 2016.

A partir de 1990, especialmente, há novas tendências no processo de urbanização brasileiro.

Uma dessas tendências é a(o)

23 Q861650 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

O ciclo hidrológico é um tema essencial para a hidrologia, descrevendo a circulação contínua da água na Terra.

Um processo do ciclo hidrológico natural que ocorre nas folhas da cobertura vegetal, nos caules, nos ramos e no material vegetal em decomposição sobre o solo é a 

25 Q861914 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

Segundo dados do IBGE, cerca de 28% da PEA (população economicamente ativa) brasileira trabalha no setor primário, sendo a agropecuária responsável por apenas 9,1% do nosso produto interno bruto (PIB). Levando em conta que ainda grande parte dos trabalhadores agrícolas mora na periferia das cidades e que eles se deslocam diariamente ao campo para trabalhar como boias-frias em modernas agroindústrias, percebemos que, apesar da modernização verificada nas técnicas agrícolas, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo.
SENE, E. e MOREIRA, J. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000. p. 276. Adaptado. Essa modernização técnica do campo provoca a seguinte consequência socioespacial:

26 Q861662 | Realidade Brasileira, Meio ambiente, CNU, CESGRANRIO

O Decreto n° 4.703:2003 dispõe sobre o Programa Nacional da Diversidade Biológica - PRONABIO - e sobre a Comissão Nacional da Biodiversidade.

No Brasil, segundo esse instrumento legal, o PRONABIO deverá ser implementado por meio de ações de âmbito nacional direcionadas a conjuntos de biomas, dentre os quais a(s)

27 Q861660 | Realidade Brasileira, Meio ambiente, CNU, CESGRANRIO

O bioma Mata Atlântica é formado por um complexo conjunto de ecossistemas que conferem uma grande diversidade à paisagem. Qual dos ecossistemas a seguir NÃO é encontrado na Mata Atlântica?

28 Q861657 | Realidade Brasileira, Meio ambiente, CNU, CESGRANRIO

O planeta Terra pode ser dividido em regiões de grande extensão, nas quais se desenvolvem, especificamente, determinados tipos de vida. Esses grandes ecossistemas são denominados biomas. O bioma localizado ao sul do Brasil, com predomínio de vegetação herbácea, geralmente baixa, é conhecido por

29 Q861639 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental Júnior, CNU, CESGRANRIO

Um sistema de tratamento de esgotos pode conter diferentes fases de acordo com seus processos. Relacione as fases de tratamento às suas características.

I - Tratamento preliminar
II - Tratamento primário
III - Tratamento secundário

P - Presença de compostagem e remoção com caminhões
Q - Tanque de sedimentação primária e digestão do lodo
R - Presença de gradeamentos e remoção de sólidos grosseiros
S - Filtro biológico e decantação final

30 Q861642 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental Júnior, CNU, CESGRANRIO

Essa Norma classifica os resíduos sólidos, quanto aos riscos potenciais à saúde humana ou de contaminação do meio ambiente, em perigosos (classe I); em não perigosos não inertes (classe IIA) e em não perigosos inertes (classe IIB).

Um exemplo de resíduo classe IIB são as(os)

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