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Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q855711 | Redação Oficial, Exposição de Motivos, Câmara de Queluzito MG Assistente Legislativo, FCM, 2020

Dentre as características da grafia de local e data de um documento, devem-se constar o nome da cidade onde foi expedido o material, seguido de vírgula, dia do mês, em numeração ordinal, se for o primeiro dia, e em numeração cardinal para os demais. Não se deve utilizar zero à esquerda do número que indica o dia; o nome do mês deve ser escrito com inicial minúscula; coloca-se ponto final depois da data; e o alinhamento do texto da data deve ser à margem direita da página.

Em relação à formatação do local e da data, associe corretamente o tipo de documento à sua respectiva posição.

TIPOS DE DOCUMENTO

1 - Mensagem

2 - Correio Eletrônico (E-mail)

3 - Exposição de Motivos (EM)

POSIÇÕES

( ) Posicionados no início do documento, alinhados à margem direita.

( ) Posicionados no final do documento, alinhados à margem direita.

( ) Desnecessários no corpo do texto, uma vez que o próprio sistema apresenta essa informação.

A sequência correta dessa associação é

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1042Q193453 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos à redação de expedientes.

Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial muito semelhantes; ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública.

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1043Q187594 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Agente Administrativo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir com base nas prescrições do Manual de Redação da Presidência da República para a elaboração de correspondências oficiais.
O trecho a seguir apresenta-se gramaticalmente correto e adequado para constituir parte de um ofício:
Vimos informar que já expirou o prazo para publicação do Relatório de Gestão Fiscal do primeiro quadrimestre do exercício corrente, para municípios com mais de 50.000 habitantes. As administrações municipais têm dez dias para justificar o atraso na publicação.
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1044Q711702 | Redação Oficial, Agente Administrativo, SAAE de Vilhena RO, IBADE, 2019

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a alternativa que descreve o conceito de
momento vocativo em um documento oficial é:
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1045Q159570 | Redação Oficial, Norma culta, Assistente de Chancelaria, MRE, ESAF

Em um documento oficial, marque a opção em que a sintaxe é condenável.

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1046Q132545 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o seguinte item de acordo com a prescrição constante no Manual de Redação da Presidência da República acerca das características formais e linguísticas das correspondências oficiais.

Em um ofício, informações relativas ao remetente, tais como nome do órgão e(ou) do setor a que ele pertence, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico são obrigatórias e podem ser apresentadas no cabeçalho ou no rodapé do expediente.
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1047Q199889 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Analista, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos gerais da redação oficial, assinale a opção correta de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR)

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1048Q859864 | Redação Oficial, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.

A exposição de motivos é modalidade de comunicação dirigida pelos ministros ao Presidente da República e, em determinadas circunstâncias, poderá ser encaminhada cópia do documento ao Congresso Nacional ou ao Poder Judiciário.

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1049Q252919 | Redação Oficial, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Goiânia, 21 de janeiro de 2015.

Ao Senhor Chefe do Setor de Estágios (SEst)

Assunto: Novos procedimentos para envio de frequência de estagiários

1. Para garantir mais agilidade em relação ao pagamento da bolsa-estágio, informo que, a partir do mês de abril deste ano, serão adotados novos procedimentos para o envio da frequência dos estagiários ao Setor de Pessoal (SePes).

2. A frequência mensal de cada estagiário deverá ser enviada para o endereço de email do SePes até o quinto dia útil de cada mês.

3. As informações do email devem ser complementadas com anexo contendo a planilha de frequência de estagiários, carimbada e assinada pelo chefe do SEst e pelos estagiários.

4. A observância desses procedimentos é essencial para evitar atrasos no pagamento da bolsa.

Atenciosamente,

(espaço para assinatura)
[nome do signatário]
Chefe do Setor de Pessoal

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item seguinte, relativos à correspondência oficial hipotética apresentada.

A finalidade comunicativa do expediente em apreço é anunciar novas diretrizes a serem seguidas pelo SEst na comunicação da frequência dos estagiários ao SePes
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1050Q170070 | Redação Oficial, Norma culta, Cargos de Nível Médio, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os trechos apresentados nos itens seguintes são partes de um texto
adaptado do jornal Zero Hora (RS) de 28/11/2010. Julgue-os com
referência à correção gramatical e à sua adequação à redação do
tipo de correspondência oficial indicado entre parênteses.

A troca de comando no país e nos estados impõe um desafio inadiável aos novos administradores, até como justificativa para eventuais reajustes de tributos: tornar a máquina pública mais eficiente e mais útil aos cidadãos. (parecer)

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1051Q858724 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Câmara de Divino MG Secretário Adjunto, GUALIMP, 2020

Qual é a correta utilização de pronomes de tratamento no texto oficial para o Presidente da República?
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1052Q246722 | Redação Oficial, Técnico de Apoio, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens.

O endereçamento de um comunicado dirigido a um juiz de direito deve ser redigido, no envelope, da seguinte forma:
Ao Senhor
Fulano de Tal
Juiz de Direito da X.ª Vara Cível
Rua ABC, n.º
123 12345-000 – Brasília-DF

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1053Q686818 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFPB, AOCP, 2019

Uma Instituição Pública de Ensino, na região Nordeste do Brasil, precisa realizar a compra de materiais e serviços que serão utilizados para as atividades da Instituição no corrente ano, como materiais de expediente e limpeza e manutenção predial. Porém não se sabe exatamente a quantidade que será necessária mensalmente, pois a sua utilização depende de alguns fatores não mensuráveis; tampouco há espaço físico para realizar o estoque desses materiais, caso sejam comprados uma única vez, e também é importante destacar que não há recursos financeiros disponíveis para realizar a compra em sua totalidade. Considerando esse cenário, qual é a melhor opção à Administração Pública?
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1054Q855021 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Câmara de Queluzito MG Assistente Legislativo, FCM, 2020

Acerca da maneira pela qual o Poder Público redige as comunicações oficiais, preencha corretamente as lacunas do texto.
Apesar da ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, a _______________ demonstra que o interesse é estatal. Assim, as comunicações guardam entre si certa uniformidade, que obedece a regras, como a _______________ de tratamento. Esta diz respeito à civilidade da comunicação. Dentre os exemplos de uniformidade do texto, a digitação sem erros, o uso de papéis compatíveis para a redação final e a correta diagramação são indispensáveis para a _______________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é
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1055Q235762 | Redação Oficial, Norma culta, Programador de Computador, TRE RN, FCC

A redação de documentos oficiais deve pautar-se por impessoalidade, clareza, concisão e pelo uso correto da norma culta. Todas essas qualidades são respeitadas no seguinte trecho:

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1056Q198141 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Analista, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao formato e à função da linguagem das comunicações
oficiais, julgue os itens que se seguem.

Para se comunicar oficialmente com os representantes do Poder Legislativo, o expediente mais adequado a ser usado pelo chefe do Poder Executivo é a mensagem.
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1057Q171568 | Redação Oficial, Auxiliar de Trânsito, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à correção gramatical e adequação da redação
oficial, julgue os próximos itens.

A troca de mensagens por correio eletrônico adquire valor documental, em órgãos do Poder Executivo, a partir do momento em que o destinatário confirma o recebimento da mensagem.

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1058Q170290 | Redação Oficial, Cargos de Nível Superior, EBC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à redação de correspondência oficial.

Nos textos de correspondência oficial, recomenda-se, para facilitar a compreensão da mensagem, o emprego de períodos pouco extensos e escritos em linguagem formal e culta.

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1059Q857988 | Redação Oficial, Agente Operacional, CFO DF, Instituto Quadrix, 2020

Julgue o item no que se refere à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial.
Informamos que a assinatura do requerente deve constar ao final do documento e, se houverem mais folhas, cada uma delas deve ser registrada a rúbrica do interessado.
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1060Q231046 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

Texto associado.

Leia o fragmento de texto a seguir, extraído do
Manual de Redação da Presidência da República,
Parte I, cap. I, 2002, e responda às questões 19 e 20.

"O QUE É REDAÇÃO OFICIAL


Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a
maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos
e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista
do Poder Executivo.
A redação oficial deve caracterizar-se pela
impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem,
clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Fundamentalmente esses atributos decorrem da
Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração
pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos
Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios obedecerá aos princípios de legalidade,
impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
(...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios
fundamentais de toda administração pública, claro está
que devemigualmente nortear a elaboração dos atos e
comunicações oficiais.
Não se concebe que um ato normativo de qualquer
natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou
impossibilite sua compreensão. A transparência do
sentido dos atos normativos, bem como sua
inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de
Direito: é inaceitável que um texto legal não seja
entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois,
necessariamente, clareza e concisão."

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm. Acesso:
10/11/09.

Segundo o texto:

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