Início

Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q256124 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Técnico Judiciário Informática, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca das correspondências oficiais.

O correio eletrônico é uma forma de comunicação célere, na qual deve ser utilizada linguagem compatível com a comunicação oficial, embora não seja definida uma forma rígida para sua estrutura.

  1. ✂️
  2. ✂️

1162Q710558 | Redação Oficial, Guarda Municipal, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

Sobre a linguagem a ser utilizada na Redação Oficial marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1163Q187569 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, MDS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas
características gerais - tais como objetividade, clareza,
concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência
de ambiguidade -, além do respeito a particularidades de cada
documento, processo e correspondência afetos à administração
pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de
um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das
especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os
itens a seguir.

A circular é um tipo de correspondência interna da instituição, cujo objetivo é transmitir rotinas, orientações, procedimentos, esclarecer o conteúdo de leis, normas e regulamentos ou dar publicidade a uma informação, além de regulamentar atos oficiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1164Q856511 | Redação Oficial, Carta, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Auxiliar Administrativo, FURB, 2020

O documento dirigido ao Presidente da República ou ao seu Vice com a intenção de propor medida, submeter projeto de ato normativo ou informá-lo de algum assunto é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1165Q670942 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Pirpirituba PB, CPCON, 2020

Analise as afirmações sobre o uso do Correio Eletrônico (E-mail) nas redações oficiais e responda o que se pede.
( ) Sua utilização tornou-se prática comum apenas nas correspondências do âmbito privado. 
( ) Atualmente o e-mail pode ser considerado um documento oficial. 
( ) Por ter baixo custo e ser muito rápido, o e-mail transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos oficiais. 
( ) A estrutura do e-mail é muito flexível, por isso, pode-se usar uma linguagem incompatível com a dos documentos oficiais. 
( ) O local e a data são obrigatórios no corpo da mensagem.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1166Q669926 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Câmara de Mamanguape PB, IDIB, 2020

Analise as afirmativas a seguir sobre correspondência oficial:
I. O uso de marca da instituição, na correspondência oficial, deve sobrepor ao Brasão de Armas da República. II. Na correspondência oficial, é vedada a impressão em ambas as faces do papel. III. A retificação e a ratificação, na correspondência oficial, diferem apenas no tocante à entidade subscritora, mas possuem a mesma finalidade.
É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1167Q668914 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Valiprev SP, VUNESP, 2020

Texto associado.

Ao participar de um treinamento que tratou das temáticas “redação e correspondência oficial”, o instrututor indicou, corretamente, que os documentos possuíssem as seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1168Q203780 | Redação Oficial, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

A frase cuja redação está inteiramente correta e apropriada para uma correspondência oficial é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1169Q160818 | Redação Oficial, Auditor de Controle Externo, TCE MS, PUC PR

Memorando n° 23/DP

                                                                                                     Em 01 de julho de 2013. 

Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração

Assunto: Cursos de capacitação 

1.       Nos termos do Plano Geral de Capacitação, comunicamos que, do dia 26 de agosto ao dia 30 de setembro, haverá cursos de formação para os funcionários do Setor Administrativo.
2.       O horário dos cursos será das 14h às 18h, diariamente, e a presença é obrigatória. Cada chefe de seção deverá comunicar aos seus colaboradores a relevância dos temas a serem abordados.
3.       As aulas ocorrerão na sala de conferências do 2º andar, e as inscrições serão feitas pelo e-mail corporativo. 

                                              Atenciosamente, 
                                              Júlio Souza
                                              Diretor de Recursos Humanos


Assinale a alternativa que apresenta uma informação FALSA em relação ao memorando oficial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1171Q252902 | Redação Oficial, Manual de Elaboração de Textos de outros órgãos públicos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, relativos ao formato e à linguagem de
correspondências oficiais.

Na estrutura administrativa do TJDFT, o presidente do tribunal possui a prerrogativa de redigir aviso, documento do padrão ofício destinado a autoridades de mesma hierarquia.
  1. ✂️
  2. ✂️

1172Q203768 | Redação Oficial, Correspondência Oficial, Escrivão da Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à redação de correspondências oficiais, julgue os
itens a seguir.

Documentos oficiais em forma de ofício, memorando, aviso e exposição de motivos têm em comum, entre outras características, a aposição da data de sua assinatura e emissão, que deve estar alinhada à direita, logo após a identificação do documento com o tipo, o número do expediente e a sigla do órgão que o emite.

  1. ✂️
  2. ✂️

1173Q260885 | Redação Oficial, Técnico Judiciário, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais,
julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da
Presidência da República
(MRPR).

O tipo de linguagem empregado em comunicações oficiais é próprio do meio em que estas circulam e, portanto, seu entendimento costuma ficar restrito aos seus usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

1175Q192332 | Redação Oficial, Agente Administrativo, PGE RS, CONESUL

A comunicação escrita de interesse comum, que é reproduzida em vários exemplares para ser transmitida a várias pessoas de uma empresa, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1176Q707162 | Redação Oficial, Guarda Municipal, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

Para a realização de uma Ata é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1177Q238185 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Programador de Computador, TJ SE, CESPE CEBRASPE

À luz do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, a respeito dos aspectos formais das comunicações oficiais.


Para sugerir projeto de ato normativo ao presidente da República, um ministro de Estado deve redigir exposição de motivos, sendo-lhe facultado, nesse caso, o acréscimo de um anexo para a sugestão do projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1178Q854896 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Auxiliar Administrativo, GUALIMP, 2020

De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, A distinção básica anterior entre os três tipos de expedientes a serem expedidos era: aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Atualmente, com o objetivo de uniformizar tais expedientes, foi adotada uma nomenclatura e diagramação única, denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1179Q268197 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

A formalidade, entre outros aspectos, vincula-se à uniformidade das comunicações, o que implica o estabelecimento de um padrão de redação oficial. Nesse caso, no que se refere a documentos de tramitação interna, vale o preceito de se registrar o teor do documento, no expediente do texto, em “Assunto”, com a palavra escrita em fonte regular, em negrito, sem a necessidade, portanto, do desenvolvimento do texto em parágrafos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.