Início

Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q952402 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Agente Administrativo II, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Para Cruz (2018), os três tipos de atendimento existentes hoje, embora usem meios diferentes para se comunicar com cliente, devem ter as mesmas preocupações por parte da organização: atender corretamente o cliente. Nesse sentido, são tipos de aplicativos utilizados para o atendimento virtual, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1502Q875978 | Redação Oficial, Signatário, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

O requerimento, instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor, deve conter as seguintes partes:

I. Vocativo;

II. Texto;

III. Fecho: “Nestes termos, pede deferimento”;

IV. Local e data;

V. Assinatura.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1503Q874730 | Redação Oficial, Signatário, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

O Manual de Redação da Presidência da República (2018) define que a correção de erro material que não afete a substância do ato singular de caráter pessoal e as retificações ou alterações da denominação de cargos, funções ou órgãos que tenham tido a denominação modificada em decorrência de lei ou de decreto superveniente à expedição do ato pessoal a ser apostilado são realizadas por meio de apostila. Sendo assim, com base no referido Manual, analise as afirmações que seguem, relacionadas à estrutura da apostila:

1. Título: o termo “APOSTILA” deve ser escrito em letra maiúscula, com alinhamento centralizado. 2. Texto: o conteúdo do texto deve apresentar a correção do erro material constante do ato original. 3. Local e data: deve constar por extenso e com alinhamento centralizado. 4. Identificação do signatário: deve constar abaixo da assinatura e com alinhamento centralizado.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1504Q918533 | Redação Oficial, Executor Administrativo, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. São atributos da redação oficial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1505Q919218 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

Os modelos de documentos são utilizados para padronizar a produção de textos em uma organização. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do uso de modelos de documentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1506Q878795 | Redação Oficial, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Domingos Martins ES, Instituto Access, 2024

A respeito do que orienta o Manual de Redação da Presidência da República, deve-se evitar nas comunicações o listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1507Q955923 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

No que se refere à correspondência comercial, marque V(verdadeiro) ou F(falso):

( ) O memorando é um tipo de comunicação interna utilizada dentro de uma organização.
( ) O ofício é um documento formal utilizado para comunicação entre órgãos públicos, entre empresas e entre estas e os órgãos públicos.
( ) O e-mail institucional pode substituir qualquer tipo de correspondência oficial, desde que seja arquivado corretamente.
( ) A circular tem como principal característica a padronização do conteúdo para diversos destinatários.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1508Q957039 | Redação Oficial, O Padrão Ofício, Assistente Técnico Administrativo, Prodesan SP, IBAM, 2025

A redação oficial deve seguir princípios como impessoalidade, clareza e concisão, assegurando a eficácia e a padronização da comunicação pública. Diante disso, analise as afirmativas e escolha a correta em relação aos princípios técnicos mencionados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1509Q956260 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Nas redações oficiais há uma determinada forma para se referenciar para cada expediente, visando pela hierarquia e cordialidade. Tendo em vista o emprego dos pronomes de tratamento, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1510Q919593 | Redação Oficial, Tipos de Documentos, Escriturário, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A respeito do instrumento de comunicação oficial denominado mensagem, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1511Q956217 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Câmara de Patrocínio do Muriaé MG, Consulplan, 2025

Determinada servidora da Câmara Municipal de um município mineiro realiza diversas atividades relacionadas à comunicação interna. Em um contexto organizacional, existem três tipos de comunicação: ascendente, descendente e horizontal. Nesse sentido, para bem desenvolver suas atividades, é necessário compreender cada um desses tipos e as formas de comunicação inerentes a eles. Com base nesse cenário hipotético, NÃO corresponde a um exemplo de comunicação descendente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1512Q957792 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Para atingir seus objetivos, o texto oficial deve apresentar qualidades básicas de formulação e estruturação, tais como: clareza, precisão, concisão, objetividade, uniformidade, coesão e coerência. Obtém-se clareza ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1513Q1030963 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Médico Legista, PC MG, FGV, 2025

Entre os tipos de documentos a seguir selecionados, assinale o que mostra uma definição adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1514Q953142 | Redação Oficial, Assistente Administrativo II, UNESP, Avança SP, 2025

De acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de Atos Administrativos da Unesp – 2020, como é definida a situação de fato e de direito que justifica ou autoriza a realização de um ato administrativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1515Q957794 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. Em documento oficial destinado ao Senador da República, o vocativo a ser usado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1516Q980230 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O munícipe, ou morador para solicitar um serviço prestado pela Prefeitura Municipal, deve fazer através de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1517Q953037 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Clevelândia PR, FAMA, 2025

No âmbito da Administração Pública, a redação oficial tem como principal finalidade garantir uma comunicação eficaz entre os órgãos da Administração Pública e entre estes e os cidadãos. Para isso, o texto oficial deve orientar-se por diversos princípios. (Manual de Comunicação Escrita Oficial do Paraná, 2014). Analise as afirmações a seguir:

I - Todo o texto deve ser revisado antes de ser enviado a seu destinatário. A revisão consiste em reler o texto, detectando possíveis erros e incoerências que possam comprometer a eficácia da comunicação.
II - Um texto oficial, além de ser estruturado de forma adequada e comunicar um conteúdo coerente, precisa tratar do assunto de forma respeitosa.
III - Um texto oficial pode ser redigido em linguagem popular, utilizando gírias por exemplo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1518Q976861 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. O endereçamento é o texto utilizado no envelope que contém a correspondência oficial. Considerando o cargo de Deputada Federal, a forma adequada para o vocativo na redação oficial, será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1519Q988435 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Auxiliar Administrativo, CRCMS, IBADE, 2024

No Manual de Redação da Presidência da República, a padronização dos documentos oficiais é uma das diretrizes fundamentais para garantir clareza e uniformidade na comunicação governamental. Considerando essa premissa, qual é a recomendação formal do Manual em relação à utilização de pronomes de tratamento em documentos dirigidos a autoridades de alta hierarquia, como ministros de Estado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1520Q955695 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Ata é um documento oficial que registra os acontecimentos de uma reunião, assembléia, congresso, conferência ou outro evento. É um relato resumido do que foi discutido e decidido, e pode ser manuscrita ou digitada. Ela é importante pelos motivos relacionados abaixo. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.