Início

Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1542Q989329 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Pedro deseja enviar uma carta endereçada ao Papa, contudo, para otimizar o espaço utilizado, decide abreviar o pronome de tratamento utilizado no caso. Nesse contexto, é correto afirmar que o pronome de tratamento abreviado utilizado por Pedro foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1543Q989344 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Um requerimento é um pedido por escrito direcionado a um representante do serviço público, solicitando alguma ação, reconhecimento ou concessão de um direito, acompanhado de argumentos que o fundamentam. Nesse contexto, é correto afirmar que, na hipótese do requerimento ser feito por várias pessoas, ele receberá o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1544Q953293 | Redação Oficial, Variações dos Documentos Oficiais, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

No processo legislativo, existem diferentes tipos de proposições que podem ser apresentadas, incluindo a moção. Ela não possui caráter normativo, mas serve para manifestar uma posição oficial sobre determinado assunto. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre a moção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1545Q1011667 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as características gerais da redação oficial e a padronização de documentos da Universidade de Brasília, julgue o item a seguir.

O termo Doutor não é forma de tratamento, por isso não deve ser empregado para se referir aos destinatários das comunicações oficiais, ainda que eles tenham concluído curso de doutorado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1546Q965091 | Redação Oficial, Vocativo, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas constantes noManual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.
Em comunicações oficiais endereçadas a senador da República, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Doutor.

  1. ✂️
  2. ✂️

1548Q959080 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.

Brasil. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. 2.ª ed. Brasília, 2002.

No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte.


O emprego do sinal indicativo de crase em “a uma paleta” (l.20) manteria a correção gramatical do texto, uma vez que, no trecho, o vocábulo “a” antecede palavras no feminino.

  1. ✂️
  2. ✂️

1549Q985261 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Auxiliar de Administração, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

A clareza, como pressuposto básico da redação oficial, consiste na propriedade de tornar o texto compreensível ao leitor sem a necessidade de esforço interpretativo. Para a obtenção da clareza, recomenda-se usar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1550Q953038 | Redação Oficial, Tipos de Documentos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Clevelândia PR, FAMA, 2025

É o documento em que se registram, de forma exata e metódica, asocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes. É documento de valor jurídico. Por essa razão, deve ser redigida de maneira que não possa ser modificada posteriormente. (Manual de Comunicação Escrita Oficial do Paraná, 2014)
Essa definição refere-se a qual documento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1551Q1040925 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Cargos 10 e 11, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que um servidor de determinado tribunal tenha de redigir
um ofício dirigido a outro órgão do Judiciário. A respeito das
características desse tipo de documento, julgue os itens que se
seguem.
Para atingir clareza em seu texto, o servidor deve, entre outros fatores, ordenar suas ideias, com as palavras bem dispostas nas frases e as intercalações reduzidas, e utilizar corretamente a pontuação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1552Q955934 | Redação Oficial, Tipos de Documentos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Na elaboração de documentos administrativos, a comunicação eficiente é essencial. Qual das alternativas apresenta um erro ao redigir um memorando oficial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1553Q951951 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

A comunicação oficial realizada entre entes públicos ou com particulares deve ser materializada mediante emissão de Ofício, onde constem informações necessárias de identificação do remetente, objeto da comunicação e dados do destinatário. Assinale a alternativa que apresenta as alternativas de fecho recomendadas para o documento ofício:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1554Q913040 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Auxiliar de Administração, Prefeitura de Ilópolis RS, OBJETIVA, 2023

Nos documentos Padrão Ofício, o endereçamento é o local no qual é informado quem receberá o expediente. Entre os elementos que compõem o endereçamento, qual das alternativas abaixo indica o elemento que deve ser o primeiro componente do endereçamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1555Q989339 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Trata-se de um documento emitido por um cartório, no caso de noivos que planejam se casar, mas residem em cidades diferentes, cada uma com seu próprio cartório de Registro Civil. A descrição anterior trata-se de um edital de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1556Q998817 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Administrativo, RECIPREV PE, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto
Sonhos, estranhos sonhos


Apesar de ser corajoso vivendo na comunidade, quando eu chegava à cidade me tornava um covarde. Ali era tudo muito estranho para mim. Havia coisas que eu não compreendia de jeito nenhum. Coisas do tipo: disputar pelo primeiro lugar, seja no estudo, seja no esporte; meninos valentões; mães que agrediam os filhos; escola que castigava quem não obedecia às regras, entre outras coisas. Naquela ocasião, eu não podia ter a presença constante dos meus pais junto de mim, porque era a política da época que o Estado brasileiro tomasse conta de seus “índios”. Isso consistia, entre outras coisas, em manter os pais longe da escola. Hoje sei que aquilo servia para nos isolar dos que falavam a mesma língua e nos obrigar a falar e aprender somente em português.

Eu ficava muito triste e solitário na escola. Não tinha amigos da mesma comunidade para conversar, não tinha muito o que fazer com aquilo que eu sabia da aldeia e não podia criar muitas coisas porque o meu tempo era bem regrado pelos muitos afazeres escolares. E, claro, tinha também meus colegas, que nunca me deixavam em paz. O tempo todo estavam tirando sarro da minha cara. Bastava me verem e logo já vinha aquela enxurrada de impropérios contra mim. Parece que eles queriam mesmo que eu nunca esquecesse quem eu era e de onde eu vinha. Era o tempo todo me chamando de índio, selvagem, atrasado, sujo, fedorento... Eu, covarde que era, baixava minha cabeça e chorava baixinho.

Eu sempre tive, por conta disso, acho, uns sonhos bem estranhos. Neles quase sempre eu me encontrava sozinho numa grande cidade, perdido e chorando. Algumas vezes, sonhei que estava ensanguentado. O sangue escorria em meu rosto e descia até meus pés, mas eu não sabia de onde vinha, porque não estava ferido. Sonhava que estava dentro de um buraco apenas com a cabeça de fora e que meus colegas ficavam atirando palavras em cima de mim. Eram palavras mesmo. Não palavras da boca, mas objetos que eram palavras. Essas palavras que tanto me assombravam. [...]

(MUNDUKURU, Daniel. Memórias de índio: uma quase autobiografia. Porto Alegre: Edelbra, 2016, p. 65-66)
Em relação à redação das correspondências oficiais, é necessário atentar para o emprego dos pronomes de tratamento. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Não se deve usar artigo diante de pronome de tratamento, à exceção de “senhor”, “senhora” e “senhorita”.

( ) Por serem formas femininas, não é aceitável que os pronomes de tratamento concordem com vocábulos flexionados no masculino, como em “Sua Excelência estava preocupado”.

( ) Usa-se “Vossa Excelência” quando nos dirigimos à pessoa e “Sua Excelência” quando falamos a respeito da pessoa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1557Q989941 | Redação Oficial, Grafia de Cargos Compostos, Secretário Acadêmico, Faceli, IBADE, 2024

Qual dos vocábulos abaixo NÃO está adequadamente escrito, caso ele precise ser empregado em redações oficiais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1558Q952866 | Redação Oficial, Técnica Legislativa, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Jacinto Machado SC, PS Concursos, 2025

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição), a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos.

Para a obtenção de clareza, sugere-se:

I. Utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área;

II. Usar frases complexas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e optar por intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração;

III. Buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;

IV. Utilizar regionalismos e neologismos apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado. Nesse caso, grafe-os em itálico;

V. Pontuar adequadamente o texto;

VI. Não utilizar palavras e expressões em outro idioma em nenhuma hipótese.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1559Q917033 | Redação Oficial, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Sobre a estrutura e organização de declarações na redação oficial, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1560Q985146 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Especialista Administrativo, AGEVAP RJ, OBJETIVA, 2025

Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos:

I. No vocativo.
II. No endereçamento.
III. No corpo do texto.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.