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Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q996480 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Quanto ao emprego dos vocativos nas correspondências oficiais, deve-se utilizar em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, a expressão:
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1562Q951959 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Auxiliar de Secretária, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Na rotina da secretaria de uma escola, o auxiliar de secretaria desempenha múltiplas funções administrativas e de apoio à gestão escolar. Sobre as atribuições desse profissional, marque a alternativa correta:
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1563Q920498 | Redação Oficial, Ouvidoria, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Considerando os atributos da redação oficial, é correto afirmar que:
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1564Q1056520 | Redação Oficial, Aspectos Gerais da Comunicação Oficial, Fiscal, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

A terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República (2018), com o objetivo de uniformizar os tipos de expedientes que se diferenciavam pela finalidade e pela forma, adotou nomenclatura e diagramação única para o chamado padrão ofício, cuja estrutura é apresentada de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial. Considerando o disposto no Manual de Redação da Presidência da República (2018), as partes do documento padrão ofício devem apresentar a seguinte ordem:
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1565Q1013003 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação à conceituação e aos objetivos da redação oficial, bem como às suas características linguísticas e textuais, julgue o seguinte item com base no Manual de Redação da Presidência da República.

O destinatário da comunicação oficial é sempre o cidadão considerado em sua individualidade, sujeito de direitos e deveres.

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1566Q957038 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Técnico Administrativo, Prodesan SP, IBAM, 2025

A correspondência oficial é um instrumento formal de comunicação entre órgãos públicos ou entre estes e particulares, devendo seguir normas de formalidade e padronização que garantam a clareza e a eficiência. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A formalidade na correspondência oficial pode ser adaptada dependendo do destinatário, incluindo expressões informais para facilitar o entendimento.
II. A padronização na correspondência oficial permite uniformidade e garante que documentos emitidos por diferentes setores sigam critérios estéticos e normativos semelhantes.
III. A clareza e a objetividade são essenciais na correspondência oficial, assegurando que o conteúdo seja compreendido pelo destinatário sem ambiguidade.
Está correto o que se afirma em:
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1567Q955544 | Redação Oficial, Partes do documento no Padrão Ofício, Recepcionista, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Conforme os Manuais de Redação e Comunicação Oficiais, com o objetivo de uniformizar as comunicações, deve−se adotar nomenclatura e diagramação únicas que sigam o chamado padrão:
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1568Q1001909 | Redação Oficial, Elementos de Gramática, Oficial de Administração, Prefeitura de Santos SP, IBAM, 2020

O fecho de correspondências oficiais, utilizado para correspondências endereçadas a autoridades de mesma hierarquia e de hierarquia inferior, é:
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1569Q958393 | Redação Oficial, Correio Eletrônico, Escrivão de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.

Quando da redação de e-mail que possa ser considerado um documento oficial, devem-se usar os mesmos parâmetros de redação dos demais documentos oficiais, o que inclui linguagem adequada.

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1570Q1011947 | Redação Oficial, Correio Eletrônico, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

De: Fulano de Tal

Assunto: Alteração do horário das reuniões mensais de alinhamento

Prezados colegas,

Comunico a todos a alteração do horário de realização de nossas reuniões mensais de alinhamento: a partir deste mês, elas ocorrerão às 14 horas, e não mais às 15 horas.

Abraços,

Fulano de Tal

Coordenador

(61)XXXX-XXXX

Considerando que o texto precedente seja um email profissional enviado por um coordenador aos colaboradores hierarquicamente subordinados a ele em determinado órgão público, julgue o próximo item, com base no Manual de Redação da Presidência da República.


O campo “Assunto”, diferentemente do fecho e da assinatura, está em conformidade com o disposto no referido manual acerca do uso de email como comunicação oficial.


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1572Q958995 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto 14A15AAA, julgue o item que segue.


Feitos os devidos ajustes de iniciais maiúsculas e minúsculas e de pontuação, a oração “tornando-se progressivamente mais corretas e eficientes” (l. 10 e 11) poderia ser deslocada para o início do período, antes de “Teorias científicas” (l.9), sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto.

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1573Q952399 | Redação Oficial, Técnica Legislativa, Agente Administrativo II, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Analise o texto a seguir, extraído do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Tangará da Serra/MT:

“Art. 33. Readaptação é a investidura do servidor estável, em função compatível com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em perícia médica oficial [...]”.

“Art. 34. A readaptação será feita a pedido ou 'ex-officio' e será processada:

I - quando provisória, mediante ato do Secretário de Administração, considerando a redução ou atribuição de novos encargos ao servidor, na mesma ou em outra unidade administrativa;

II - quando definitiva, por ato do Prefeito, em função que possa trabalhar de acordo com suas limitações, observados os requisitos de habilitação exigidos. (Redação dada pela Lei Complementar nº 268/2022)”.

De acordo com Kaspary (2017), quanto à expressão latina empregada no artigo acima transcrito “ex-officio”, qual das seguintes alternativas apresenta seu correto significado?

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1574Q989285 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Assistente Administrativo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao redigir um documento oficial, é fundamental observar aspectos técnicos e práticos que garantam clareza e eficácia na comunicação. Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA sobre os procedimentos adequados na digitação e redação de documentos:
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1575Q1040832 | Redação Oficial, O Padrão Ofício, Conhecimentos Básicos, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Os trechos apresentados nas opções abaixo foram adaptados de www.tjal.jus.br. Assinale a opção em que o fragmento de ofício apresenta linguagem adequada e gramaticalmente correta.

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1576Q999463 | Redação Oficial, Área 5, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

“______ é o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes. É documento de valor jurídico. Por essa razão, deve ser redigida de maneira que não possa ser modificada posteriormente. Neste documento não há parágrafos ou alíneas, escreve-se tudo seguidamente para evitar que nos espaços em branco se façam acréscimos. Nele, não se admitem rasuras”. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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1577Q877361 | Redação Oficial, Vigia, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Considerando as normas e regras da redação oficial definidas no Manual de Redação da Presidência da República, é correto afirmar que um dos atributos da redação oficial deve ser:
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1578Q1041727 | Redação Oficial, Elementos de Gramática, Conhecimentos Básicos para o Cargo 17, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
COMUNICADO GDG N.º 2, DE 30 DE JANEIRO DE 2015

O DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DO SUPERIOR TRIBUNALDE JUSTIÇA, em cumprimento ao que determina o art. 1.º daResolução CNJ n.º 22, de 5 de junho de 2010, divulga a frota deveículos do Tribunal, conforme a planilha anexa.

José Joaquim Xavier
No tocante a aspectos gerais das correspondências oficiaise com fundamento noManual de Redação da Presidênciada República, julgue o próximo item, relativo aofragmento de comunicação oficial hipotética anteriormenteapresentado — COMUNICADO GDG N.º 2.
O vocábulo “anexa" foi empregado de acordo com o padrãoculto formal da língua portuguesa.
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1579Q952400 | Redação Oficial, Técnica Legislativa, Agente Administrativo II, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Segundo Kaspary (2017), uma das formas de se abreviar palavras ou expressões é mediante o uso de letras ou sinais convencionados. Nesse sentido, a alternativa abaixo que apresenta uma abreviação INCORRETA é:
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1580Q997477 | Redação Oficial, Especialidade Biblioteconomia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Texto associado.
O texto II é um fragmento de um modelo de correspondência oficial disponível no Manual de Redação da Presidência da República. Considere o fragmento, para responder à questão.



Texto II

Assunto: Apresentação de novas funcionalidades do Sidof – Módulo I.

_____________________,

1 A chefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República aprimorou o Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais – Sidof, com a inserção de novas funcionalidades. Os novos recursos do sistema serão apresentados aos servidores em módulos organizados por esta chefia.

2 Convido os servidores do [nome do Ministério] para assistir à apresentação do primeiro módulo, a ser realizada em 10 de setembro de 2018, às 9h30, no Auditório desta chefia.

3 Para assegurar o credenciamento, solicito a esse órgão a indicação dos servidores que trabalham com o Sidof, até 28 de agosto de 2018, por meio do endereço eletrônico [endereço eletrônico]:

[...]


(Disponível em:
https://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/man ual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-deredacao.pdf. Adaptado. Acesso em 10/08/20240)
Considerando-se que o “fecho” empregado neste ofício seja para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, deve ser empregada a seguinte expressão:
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