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Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1602Q992545 | Redação Oficial, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O manual de redação oficial da Presidência da República é uma ferramenta que orienta as normas e técnicas da língua portuguesa utilizadas na construção da literatura redacional dos atos oficiais. Nesse sentido, é correto afirmar que, das assertivas dispostas, são atributos da redação oficial o (a):

I – clareza e precisão.
II – concisão.
III – formalidade e padronização.
IV – uso da norma padrão da língua portuguesa.
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1603Q1055289 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Auditor Fiscal Municipal, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Sabe-se que a redação oficial deve caracterizar-se por: I. Clareza e precisão; II. Objetividade; III. Concisão; IV. Coesão e coerência; V. Impessoalidade; VI. Formalidade e padronização; VII. Uso da norma padrão da Língua Portuguesa.
Considerando-se as características anteriormente citadas, leia um modelo que exemplifica uma nota que se trata de uma parte componente de um contrato hipotético de direito privado da administração.
Nota – A referência a inexigibilidade de licitação só é aplicável nos casos em que presentes os requisitos que a configuram (Leixxxx/xx, art. xx, xx). Quando as necessidades de instalação ou localização não condicionarem a escolha do imóvel, a licitação será exigível, embora possa ser dispensada, desde que, mediante a devida justificação, a hipótese possa ser enquadrada entre as previstas no [...]”
Após a leitura anterior, é correto afirmar que NÃO foi(foram) observada(s), dentre as características citadas da redação oficial:
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1604Q966462 | Redação Oficial, Partes do documento no Padrão Ofício, Técnico de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que os trechos a seguir constituam segmentos, não
necessariamente sequenciais, de um ofício, julgue-os quanto à
correção gramatical, condição essencial aos documentos da
comunicação oficial.

O TCU identificou que aspectos fundamentais relativos a qualidade da prestação de serviços para os usuários não são devidamente tratados por três órgãos públicos. Constatou-se também lacunas na regulamentação, fragilidades nos processos de fiscalização desenvolvidos pelos órgãos e falta de efetividade das sanções impostas às empresas prestadoras de serviços. Segundo a auditoria, também não há priorização de políticas efetivas para educação do usuário.

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1605Q966463 | Redação Oficial, Partes do documento no Padrão Ofício, Técnico de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que os trechos a seguir constituam segmentos, não
necessariamente sequenciais, de um ofício, julgue-os quanto à
correção gramatical, condição essencial aos documentos da
comunicação oficial.

Esclarecemos, ainda, que o relatório aprovado pelo Acórdão 1.021/2012, no último dia 18, informam que determinados órgãos não concretizaram a maior parte do próprio plano de ações elaborado para cumprir as deliberações do Tribunal. Quase sete anos após a primeira decisão, apenas 47% das recomendações do TCU foram implementadas. Do acórdão posterior, somente 15% das recomendações foram implementadas e 27% das determinações efetivamente cumpridas.

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1606Q966464 | Redação Oficial, Elementos de Gramática, Técnico de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que os trechos a seguir constituam segmentos, não
necessariamente sequenciais, de um ofício, julgue-os quanto à
correção gramatical, condição essencial aos documentos da
comunicação oficial.

O TCU fixou prazo para que um novo plano de trabalho para implementação das determinações seja elaborado e recomenda aos órgãos que aprimorem a coordenação entre as suas diversas áreas e considerem a possibilidade de sancionar com maior rigor as empresas prestadoras de serviços que não tratarem adequadamente as reclamações encaminhadas à própria ouvidoria.

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1607Q957790 | Redação Oficial, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Sobre o ato oficial memorando, pode-se afirmar como correto:
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1608Q1050748 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada, “a exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República pelos ministros.”
A introdução de exposição de motivos deve apresentar
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1609Q953228 | Redação Oficial, Digitador de Programas, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A formatação de textos é uma habilidade essencial para profissionais que lidam com documentos. Ela não apenas facilita a leitura e a apresentação do conteúdo, mas também garante que normas e padrões sejam respeitados em situações formais, como relatórios, ofícios e currículos. Considere um documento em que é necessário aplicar as seguintes regras:

- O texto deve ser justificado.
- O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5.
- Os parágrafos precisam de um recuo de 1,25 cm na primeira linha.
- A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12.

Com base nessas orientações, assinale a alternativa INCORRETA sobre como realizar a formatação correta no editor de textos.
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1610Q1054605 | Redação Oficial, O Padrão Ofício, Conhecimentos Básicos, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens de 40 a 44 quanto ao emprego da norma escrita
formal em comunicações oficiais.

Estão corretamente empregados os homônimos destacados em negrito no seguinte período: A administração de um medicamento raramente prescrito no Brasil acabou de ser proscrita nos EUA.
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1611Q1061781 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Área 1 Contábil Financeira, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base noManual de Redação da Presidência da República,julgue o seguinte item.

Com vistas a garantir o caráter público e a finalidade das comunicações oficiais, nelas deve ser empregado o padrão oficial de linguagem, que, desenvolvido a partir da norma padrão da língua portuguesa, é o modelo reconhecido como regra para os documentos oficiais.

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1612Q951749 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFC, FCPC, 2025

A economia circular tem ganhado importância e destaque nas discussões sobre sustentabilidade, entre os decisores políticos mundiais. Muitas empresas já estão percebendo as oportunidades oferecidas pela economia circular e com isso começaram a colocar em prática ações circulares que beneficiam não só os interesses econômicos da empresa, mas trazem também benefícios ambientais e sociais. Sobre o conceito da Economia Circular, assinale a opção correta.
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1613Q1047758 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Quanto ao fecho das comunicações oficiais, o Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial.
Assinale a opção que os apresenta.
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1614Q953314 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Recepcionista, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O planejamento e a execução de atividades administrativas são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer organização. Para garantir eficiência e produtividade, é necessário que o assistente administrativo compreenda o ciclo de tarefas diárias, considerando a priorização, alocação de recursos e o controle de prazos.

Considerando um cenário corporativo no qual diversas tarefas administrativas devem ser executadas em paralelo, assinale a alternativa CORRETA sobre as boas práticas no planejamento e execução dessas atividades.
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1615Q919603 | Redação Oficial, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A escrita faz parte da rotina de trabalho da escola, principalmente nos serviços administrativos. Por isso, é necessário ter um bom domínio da escrita, conhecer suas regras e saber aplicá-las na produção de documentos que fazem parte de serviços específicos, como os da secretaria e os do departamento de pessoal, entre outros.

Conforme o documento Profuncionário (Caderno 13), também faz parte da boa comunicação escrever com
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1616Q1011769 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB3A1

Mil anos atrás, a universidade substituiu o convento no papel de gerador do saber de nível superior. Em um tempo em que a educação básica era restrita a poucas pessoas, os conventos serviam para formar adultos interessados em aprofundar o conhecimento em torno dos temas e dogmas da Igreja.

A ampliação da educação também fez aumentar o número dos que desejavam seguir estudando na idade adulta, mas não queriam ser monges isolados em conventos. O mundo das ideias não pôde esperar, e as universidades surgiram em nome do saber livre, criativo, sem apego a dogmas ou a métodos.

As universidades são a resposta pós-conventos, ante as novas exigências. Ao longo de mil anos, essa nova instituição sobreviveu ajustando-se às mudanças e exigências do mundo. Mudanças nos métodos de ensino e pesquisa, nos conteúdos da vida intelectual e exigências de novos saberes para entender e mudar o mundo. A universidade evoluiu científica e tecnicamente, departamentalizada, ajustada ao mercado, sempre em movimento, conforme o momento. Mas ela pouco mudou naquelas características básicas surgidas em Bolonha, Paris, Oxford no começo do segundo milênio.

Para o terceiro milênio, ela deverá mudar, não apenas se ajustando, mas se transformando radicalmente, para atender à nova realidade técnica e às novas exigências que o mundo impõe às ideias.

O desafio da universidade para as próximas décadas é maior do que mudar, é evoluir. Maior do que reformar, é inventar. Mais do que se ajustar aos tempos atuais, ela precisa inventar uma instituição nova, tão diferente da atual quanto ela foi dos conventos nos tempos da sua origem.

Cristovam Buarque. Universidade e democracia. In: Revista USP, São Paulo, n.º 78, p. 68-77, jun.-ago./2008 (com adaptações).

Considerando as características da correspondência oficial, bem como os documentos normativos da Universidade de Brasília (UnB) e sua padronização, julgue o próximo item.


As formas de tratamento adequadas aos cargos de reitor e vice-reitor de uma universidade são Vossa Magnificência e Vossa Senhoria, respectivamente.

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1617Q959079 | Redação Oficial, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.

Brasil. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. 2.ª ed. Brasília, 2002.

No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte.


No período em que se insere, o termo “Logo” (l.13) expressa uma ideia de conclusão.

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1618Q989330 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Trata-se de um documento que registra todos os eventos, debates, sugestões, votos e determinações que ocorrem em uma sessão, encontro, assembleia, congresso, evento, entre outros. A descrição acima refere- se ao (à):
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1619Q1000614 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Analista de Tecnologia da Informação, UFPB, IBFC, 2025

Texto associado.
Texto I


Os riscos de normalizar o que é anormal (e como não ficar insensível)

A presença contínua de más notícias na tela pode fazer com que elas percam o significado

(Amanda Ruggeri, BBC Future)


Quando alguém fala em "normalizar" alguma coisa em 2024, geralmente é com sentido positivo.

Nas redes sociais e fora delas, tenho visto convocações para normalizar de tudo, desde o corpo das mães após o parto até conversar sobre a saúde mental no trabalho. A ideia, é claro, é romper esses tabus, que podem ser inúteis e até perigosos.

Mas existe outro tipo de normalização, que muitas pessoas não conhecem. Ela é menos consciente e mais perniciosa. E pode ser prejudicial.

É a normalização de tendências, situações e eventos que, na verdade, não deveriam ser considerados nada "normais". Ela pode também ser chamada de "dessensibilização" ou "habituação".

Os trágicos eventos verificados no início dos conflitos eram fatos novos e inesperados. Esses eventos chamam a atenção da mente, como sabem os psicólogos.

O tempo passou, a cobertura da imprensa continua, mas esses eventos já ocupam menos espaço nas manchetes em muitos países. E também não aparecem com a mesma frequência nas conversas.

Infelizmente, as pesquisas indicam que, quando uma guerra dura meses ou anos, cada semana de combate causa menos impacto do que a semana anterior.

E essa dessensibilização também se aplica à nossa vida diária.

Os jovens das cidades que crescem lado a lado com a violência, por exemplo, têm maior propensão a acabar pensando que a violência é normal. E as pessoas expressaram mais ansiedade com a covid quando a contagem de mortos era baixa, do que quando o número de vítimas fatais atingiu centenas de milhares de pessoas.

[...]

Em outras palavras, basta sermos expostos a qualquer coisa por tempo suficiente e aquilo estará normalizado. Mesmo se for algo ruim.

É claro que existem vantagens nesse processo. Até certo ponto, os seres humanos precisam se adaptar a novas circunstâncias e situações, não importa o quanto elas sejam difíceis.

Nossa espécie provavelmente não teria ido muito longe se tivéssemos permanecido em um estado perpétuo de choque e ansiedade – ou, pelo menos, não teria desenvolvido a capacidade emocional de imaginar, criar e resolver problemas. Mas também existem armadilhas muito claras.

[...]


(Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/05/osriscos-de-normalizar-o-que-e-anormal-e-como-nao-ficar-insensivel.shtml. Acesso em 5 de dezembro de 2024)
No segundo parágrafo, fala-se em normalizar conversas sobre “a saúde mental no trabalho”. Considerando que uma empresa desenvolvesse um programa para tratar desse assunto, ela usaria um ato de correspondência oficial, com texto idêntico e vários destinatários transmitindo instruções. Assinale a alternativa que apresenta a denominação desse ato.
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1620Q920244 | Redação Oficial, Recepção, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

O ofício é uma correspondência oficial utilizada pelas autoridades públicas para tratar de assuntos administrativos ou de interesse da Administração Pública, seja entre órgãos públicos ou com particulares. Nesse contexto, qual símbolo deve obrigatoriamente constar nos ofícios para identificá-los como documentos oficiais?
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