Início

Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1701Q1000428 | Redação Oficial, O Padrão Ofício, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Nos documentos oficiais, anteriormente, havia tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma. Com o objetivo de uniformizá-los, passou-se a adotar nomenclatura e diagramação únicas, que seguem o que chamamos de padrão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1702Q1055239 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

O Manual de Redação da Presidência da República esclarece que o fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Além disso, estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

a) Para autoridades de hierarquia superior à do remetente, inclusive o Presidente da República.

b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos.

O fecho correto para as duas situações mencionadas respectivamente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1703Q999186 | Redação Oficial, Médico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto- Patrimônio Arqueológico – CE

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto original está disponível em http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/542/ acesso em 01 mar-24)



O estado do Ceará tem grande potencial arqueológico, tendo em vista que, até dezembro de 2014, foram cadastrados 528 sítios. Esse dado é resultado de significativa ocorrência desses sítios no período pré-colonial. A extensa quantidade de sítios cerâmicos e líticos, além de notável presença de grafismos rupestres, agregaram ainda mais valor etnocultural para o local.


Dentre as áreas de interesse arqueológico, destacam-se os sítios em regiões litorâneas com vestígios históricos e pré-coloniais, identificados nas proximidades de rios como o Jaguaribe e o Acaraú. As regiões do centro-norte do Estado (Forquilha, Sobral e Iraçuba), a região de Cariri (Crato e Nova Olinda) e o sertão central (Quixadá e Quixeramobim) são palcos de manifestações rupestres que foram objeto de pesquisa em estudos acadêmicos.


Nos municípios de Tauá, Arneiroz e Morada Nova, foram identificados numerosos sítios líticos formados por grupos caçadores-coletores, assim denominados em razão do sustento obtido pela caça de animais selvagens e pela coleta de plantas silvestres. Já no município de Mauriti, na porção leste do Cariri, foram localizadas aldeias ceramistas, com destaque para a aldeia TupiGuarani Anauá, datada do século XIV.


Parte significativa dos sítios arqueológicos cearense foi descoberta em projetos de licenciamento arqueológico, fato que alertou para o potencial das pesquisas preventivas na região. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tem investido em projetos de etnoarqueologia, na identificação e no registro de coleções particulares de bens arqueológicos.


O Instituto Iphan financiou, em 2012, escavações arqueológicas na comunidade da Serra do Evaristo, localizada na área do Maciço de Baturité. Um conjunto de urnas funerárias encontrado parcialmente na superfície motivou a pesquisa e o projeto de escavação do sítio funerário para atender à comunidade quilombola da Serra do Evaristo, certificada pela Fundação Palmares. A importância social e o significativo potencial informativo desse enclave arqueológico da Serra do Evaristo atraíram interessados em parcerias futuras para continuidade da pesquisa, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que atua na região.


(...)


Bens Arqueológicos Tombados

O Brasil possui bens arqueológicos tombados em todo o território, sendo onze sítios e seis coleções arqueológicas localizadas em museus. O país reconhece a importância dos bens arqueológicos como elementos representantes dos grupos humanos responsáveis pela formação identitária da sociedade brasileira. Esse contexto está explícitona legislação que protege como bem da União todo achado arqueológico e estabelece que qualquer nova descoberta deva ser imediatamente comunicada às Superintendências do Iphan ou diretamente ao Instituto. Por meio dos bens arqueológicos, é possível identificar conhecimentos e tecnologias que indicam anos de adaptação humana ao ambiente, além da produção de saberes tradicionais brasileiros.


O patrimônio arqueológico do Brasil está sob proteção legal desde 1937, com o Decreto-Lei nº 25. No entanto, em 1961, a Lei Federal nº 3.924, de 26 de julho de 1961 estabeleceu proteção específica e, em 1988, a Constituição Brasileira também reconheceu os bens arqueológicos como patrimônios da União, incluindo-os no conjunto do Patrimônio Cultural Brasileiro. Desta forma, a destruição, mutilação e inutilização física do patrimônio cultural são infrações puníveis por lei.


Os bens arqueológicos, a exemplo da coleção arqueológica do Ceará, estão disponíveis para visitação no Museu da Escola Normal Justiniano de Serra, situado em Fortaleza. Podem-se observar: um vaso de cerâmica, um trabalho indígena que foi encontrado na Gruta de Ubajara; uma coleção de 68 peças formadas por arcos e flechas de índios do Mato Grosso; uma coleção formada por 22 peças de adornos indígenas, bem como quatro machados de pedra indígenas dentre diversos artefatos. Compreender a relevância desses objetos é reconhecer que a história de ancestrais brasileiros também é nossa”.
O Manual de Redação da Presidência da República exemplifica a escrita correta ao mostrar sentenças com erros e em seguida as corrigir. Assinale a alternativa em que a estrutura da sentença esteja correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1704Q1072688 | Redação Oficial, Requerimento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito da redação de correspondências oficiais, julgue o próximo item.

Caso uma servidora pública aposentada pretenda ingressar com requerimento de revisão do processo de sua aposentadoria no departamento de recursos humanos do órgão em que trabalhou e, por estar impossibilitada de fazê-lo pessoalmente, queira nomear pessoa de sua confiança para representá-la, junto àquele departamento, nos atos que se façam necessários à referida solicitação, a servidora deverá redigir uma declaração, nomeando a pessoa escolhida, para que esta possa representá-la nos citados atos
  1. ✂️
  2. ✂️

1705Q917082 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFCG, UFCG, 2025

Imagine que você é um servidor público responsável por redigir um ofício a ser encaminhado a uma secretaria de Estado, solicitando informações sobre o andamento de um projeto. Considerando as diretrizes do “Manual de Redação da Presidência da República”, avalie as afirmações abaixo sobre a estrutura e organização do ofício:

I - O ofício deve conter a identificação do remetente e do destinatário, seguido de um vocativo como “Prezado Senhor” para dirigir-se ao destinatário.
II - A exposição do assunto deve ser clara e objetiva, podendo incluir expressões de caráter pessoal, como “Gostaria de saber” ou “Estou interessado em”.
III - No fecho do ofício, deve-se usar a expressão “Atenciosamente” ou “Respeitosamente” seguida da assinatura do remetente, que deve incluir o nome completo, o cargo e a identificação do órgão ao qual pertence.
IV - O ofício deve ser redigido em linguagem formal, evitando o uso de pronomes de tratamento como “Vossa Excelência” ou “Vossa Senhoria”, que são considerados inadequados nesse tipo de correspondência.
V - A numeração do ofício é obrigatória, assim como a data e o local, os quais devem ser posicionados no início do documento, antes da identificação do destinatário.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1706Q956259 | Redação Oficial, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Em determinados contextos se faz necessário o emprego de redações oficias, a fim de tornar a comunicação um ato mais eficiente e unificado. Considerando esse modelo de comunicação a ser redigida, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1707Q978292 | Redação Oficial, Professor de Ensino Fundamental I e II – Artes, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Assinale a alternativa que apresenta a frase redigida de forma adequada para uma correspondência oficial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1708Q1038710 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Área Administração de Banco de Dados, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República acerca do atributo da clareza, requisito básico de todo texto oficial, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1709Q1001911 | Redação Oficial, Oficial de Administração, Prefeitura de Santos SP, IBAM, 2020

Sobre a aplicação do Brasão no cabeçalho da comunicação padrão ofício, está correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1710Q1054415 | Redação Oficial, Manual de Elaboração de Textos de Outros Órgãos Públicos, Assistente Técnico Administrativo, DETRAN RJ, Makiyama

“Aditamento a ato enunciativo ou declaratório de uma situação anterior criada por lei. É utilizado, também, nos casos de retificação e atualização de dados funcionais, averbando abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, recondução, remoção, reintegração, dispensa, disponibilidade, demissão, aposentadoria, reintegração, readaptação e aproveitamento).”

Assinale a alternativa que identifica, corretamente, o documento oficial ao qual a citação acima faz referência, conforme descrito no Manual de Redação Oficial do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1711Q953306 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A Responsabilidade Civil do Servidor Público envolve a reparação de danos causados a terceiros ou à Administração Pública, seja por atos omissivos ou comissivos, de forma dolosa ou culposa. Considerando o disposto assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1712Q1039886 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Conhecimentos Básicos Nível Médio, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito dos aspectos formais das comunicações oficiais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1713Q992546 | Redação Oficial, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Observado o panorama da comunicação oficial, disposta pelo Manual da Redação Oficial da Presidência da República, considerando que a finalidade da língua seja comunicar, é correto afirmar que, para que haja comunicação, é necessário, das assertivas dispostas:

I – alguém que comunique.
II – algo a ser comunicado.
III – alguém que receba essa comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1714Q956225 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Câmara de Patrocínio do Muriaé MG, Consulplan, 2025

A redação administrativa no setor público deve respeitar determinados atributos, que garantem a qualidade da comunicação pública. Com base nesses atributos, analise o caso hipotético a seguir:

Assunto: Solicitação de Ajustes no Sistema de Protocolo

Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal,

Gostaria de sugerir melhorias no sistema de protocolo da Câmara, pois tenho observado falhas frequentes que atrasam os processos internos. Como tenho experiência em lidar com sistemas administrativos, acredito que minha proposta será a mais adequada para resolver a situação. Além disso, acho que os atrasos são causados pela falta de treinamento adequado dos servidores do setor de protocolo. É importante que esse problema seja resolvido o mais rápido possível, conforme já mencionei em reuniões anteriores. Sugiro que a pauta seja discutida na próxima reunião administrativa, em um horário conveniente para mim, considerando minha agenda restrita.

Atenciosamente,

Maria A. Silva

Chefe do Departamento Administrativo

Com base nos atributos da redação administrativa, identifique o principal problema no texto, considerando a existência de impressões individuais de quem comunica e as críticas diretas a colegas de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1715Q982091 | Redação Oficial, Variações dos Documentos Oficiais, Assistente Administrativo, CIM Polo Sul, IDESG, 2025

Em órgãos públicos, a adequada elaboração de documentos oficiais é fundamental para assegurar clareza e objetividade nas comunicações institucionais. Assim, associe corretamente os documentos oficiais (Coluna I) às suas respectivas definições ou aplicações (Coluna II).

Coluna I – Documentos Oficiais.
1. Circular. 2. Memorando. 3. Certidão. 4. Edital.

Coluna II – Definições e Aplicações.

(__) Documento utilizado para comunicação interna, simplificada e direta, usado para solicitar providências.
(__) Documento oficial que atesta, formalmente, um fato ou ato registrado nos arquivos institucionais.
(__) Documento destinado à divulgação pública de atos administrativos, convocações e resultados oficiais.
(__) Documento que divulga orientações, normas ou procedimentos padronizados, dirigido simultaneamente a diversos setores ou pessoas.


Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1716Q983138 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

A redação oficial de documentos no setor público, como relatórios, memorandos, ofícios e expedientes, deve obedecer a certos atributos para garantir a clareza, a formalidade e a objetividade na comunicação. Esses atributos são essenciais para o bom andamento da administração pública e para a eficácia da comunicação entre os órgãos públicos e a sociedade. Analise as afirmações abaixo sobre os atributos da redação oficial, marque V, para verdadeiro e F, para falso:

(__) A clareza é um dos principais atributos da redação oficial e deve garantir que o conteúdo do documento seja compreendido de forma fácil e imediata pelo destinatário, sem ambiguidade.

(__) A objetividade exige que os documentos sejam elaborados de forma concisa, sem excesso deinformações irrelevantes, garantindo que o foco seja o assunto principal e evitando digressões.

(__) A formalidade é um atributo que pode ser flexibilizado dependendo do público-alvo, permitindo o uso de uma linguagem mais descontraída quando se trata de destinatários internos da organização pública. Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1717Q1035140 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Assistente em Gestão Municipal, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A redação oficial deve caracterizar-se, entre outros, pelos seguintes atributos, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1718Q955804 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

No caso da redação oficial, a finalidade dos expedientes oficiais é informar com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1719Q1001910 | Redação Oficial, Oficial de Administração, Prefeitura de Santos SP, IBAM, 2020

A qualidade do texto oficial é fator de suma importância na administração pública, na redação de atos normativos e comunicações. Assim, o atributo que se caracteriza pela articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto; manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico; e, escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.