Início

Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1761Q1028427 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Sem Especialidade Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a objetividade é uma das marcas de um texto de redação oficial. Para que essa objetividade seja atingida, é aconselhável, entre outras coisas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1762Q1083326 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Agente Administrativo, Prefeitura de Painel SC, Instituto Fênix, 2025

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se, entre outros atributos, pelo uso da linguagem clara, objetiva e pautada pela impessoalidade, bem como pelo respeito à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1763Q1082136 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistente em Administração, IF PE, FUNCERN, 2025

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, ao redigir uma comunicação oficial, com a finalidade de tornar o texto mais claro e preciso, sugere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1764Q986965 | Redação Oficial, Oficial Administrativo, SAAE de Linhares ES, IBADE, 2024

O instrumento de comunicação escrito e formal com entes externos que as autoridades endereçam umas às outras ou a particulares e que se caracteriza por obedecer a determinada fórmula epistolar é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1765Q1072736 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Analise a situação hipotética descrita no item a seguir e, de acordo com as regras de redação oficial, julgue a assertiva apresentada.

Ao participar de uma reunião da CEP, Sônia foi encarregada de redigir documento em que registrou os nomes do presidente da reunião, dos funcionários presentes, dos que foram convocados, mas que estavam ausentes, bem como as discussões, propostas, votações e deliberações ocorridas nesse encontro, tomando o devido cuidado para não rasurar nem emendar esse registro. Terminada a reunião, Sônia datou e assinou o documento, solicitando aos presentes que também o assinassem. Nessa situação, conclui-se que o documento redigido por Sônia é um relatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

1766Q999267 | Redação Oficial, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.



O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.


______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).


Como enfrentar o MEDO: 7 dicas


É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional.

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.


(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto
original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

Em relação aos atributos da Redação Oficial, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1767Q919216 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

O latim, língua de origem de muitos termos jurídicos e administrativos, ainda é utilizado em diversas expressões presentes em documentos oficiais. Assinale a alternativa que apresenta a correta tradução e significado da expressão latina "ad hoc":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1769Q957900 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O poder público usa a redação oficial para redigir documentos oficiais. Além da norma-padrão da língua portuguesa, a redação oficial deve apresentar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1770Q958697 | Redação Oficial, Engenheiro Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Sem prejuízo para o sentido original e a correção gramatical do texto, o segundo período do segundo parágrafo poderia ser reescrito da seguinte forma: As leis que dispõe sobre segurança devem estar em conformidade com a CF tanto nos três planos federativos de governo quanto nas respectivas estruturas administrativas e nas próprias ações concretas das autoridades policiais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1771Q1000429 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Um dos fechos indicados para documentos oficiais é o vocábulo “Respeitosamente”. Esta forma deve ser empregada apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1772Q1089824 | Redação Oficial, O Padrão Ofício, Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens.

O endereçamento de um comunicado dirigido a um juiz de direito deve ser redigido, no envelope, da seguinte forma:
Ao Senhor
Fulano de Tal
Juiz de Direito da X.ª Vara Cível
Rua ABC, n.º
123 12345-000 – Brasília-DF
  1. ✂️
  2. ✂️

1773Q1086523 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item a seguir, relativos ao padrão ofício.
Nas comunicações oficiais para autoridade de hierarquia superior à do remetente, deve-se utilizar, exceto para o presidente da República, o fecho “Respeitosamente,”.
  1. ✂️
  2. ✂️

1774Q1083595 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item.
A forma de tratamento Digníssimo deve ser utilizada apenas para parlamentares, como deputados federais, estaduais, distritais e senadores.
  1. ✂️
  2. ✂️

1775Q980213 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Características e normas da correspondência oficial: Na redação oficial dos órgãos públicos, observa-se normas e linguagem apropriadas. Entre as alternativas, qual é uma característica da redação oficial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1776Q955707 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Um edital é um documento que divulga uma ordem oficial, aviso, citação ou postura, de interesse público, por meio de sua publicação na imprensa ou afixação em local visível. É uma obrigação legal de publicização das atividades de uma instituição. Abaixo estão algumas características de um edital. Diante destas características, assinale a alternativa incorreta .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1777Q1083643 | Redação Oficial, O Padrão Ofício, Enfermagem, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Texto CB1A1-I


O número inferior de mulheres criminosas e a desconsideração do feminino fizeram com que há muito a criminalidade feminina fosse incorporada aos estudos da criminalidade masculina, processo este que resultou em total desprezo pelas poucas pesquisas acerca das mulheres em situação de encarceramento. Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte.

O livro Mulheres na Prisão: um estudo qualititativo, escrito por três pesquisadoras, faz uma imersão corajosa nos submundos das prisões femininas e provoca nosso olhar para as mazelas da vida na prisão, em que o gênero é marcador central da realidade sombria a que estão submetidas as mulheres presas. No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere. Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão.


Naiara C. Silva. Mulheres na prisão: uma imersão aos submundos do encarceramento feminino. In: Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. (com adaptações).

Considerando o texto CB1A1-I e a redação oficial, nos termos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.
O primeiro parágrafo do texto poderia ser corretamente utilizado como introdução de ofício cujo conteúdo fosse a apresentação de bibliografia sobre o encarceramento feminino.
  1. ✂️
  2. ✂️

1778Q1089825 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens.

A forma de tratamento Digníssimo deve ser utilizada apenas para parlamentares, como deputados federais, estaduais, distritais e senadores.
  1. ✂️
  2. ✂️

1779Q1089849 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Conhecimentos Básicos, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue o item que se segue de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
Para a correta identificação dos interlocutores envolvidos na comunicação mediada pelos textos oficiais, todos esses expedientes devem apresentar informações relativas ao destinatário da comunicação bem como o nome e o cargo da autoridade que a expede.
  1. ✂️
  2. ✂️

1780Q1089850 | Redação Oficial, Aspectos Gerais da Comunicação Oficial, Conhecimentos Básicos, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos dascorrespondências oficiais, julgue o item que se segue de acordocom o Manual de Redação da Presidência da República.
Nos expedientes normalmente classificados com o padrãoofício, independentemente dos seus destinatários, são usadosapenas os fechos Atenciosamente ou Respeitosamente,excetuando-se dessa prescrição os casos de comunicaçõesoficiais dirigidas a autoridades estrangeiras.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.