Início

Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q33673 | Redação Oficial, Técnico de Administração, DPE PR, PUC PR

Trata-se de modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo ou ainda ser empregada à exposição de projetos, ideias e diretrizes a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando, em qualquer órgão, deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

A essa modalidade dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q373766 | Redação Oficial, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

Com base no disposto no MRPR, julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais. O MRPR adota o memorando como padrão para a redação dos documentos oficiais.
  1. ✂️
  2. ✂️

223Q21459 | Redação Oficial, Analista de Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o item que segue de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
Em todos os expedientes oficiais, a autoridade signatária deve ser identificada por meio do nome, do cargo e da assinatura.
  1. ✂️
  2. ✂️

224Q20265 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e características da correspondência oficial.
Nas comunicações oficiais, o agente comunicador é o serviço público, e o assunto relaciona-se às atribuições do órgão ou da entidade que comunica, devendo a correspondência oficial estar isenta de impressões individuais do remetente do documento, para a manutenção de certa uniformidade entre os documentos emanados de diferentes setores da administração.
  1. ✂️
  2. ✂️

225Q20552 | Redação Oficial, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do formato das correspondências oficiais, de sua função e da linguagem empregada nessas comunicações, julgue o item a seguir, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
O trecho a seguir é adequado para introduzir expediente que encaminha documentos solicitados anteriormente por meio de outro expediente:

Encaminho, anexa, cópia do Ofício n.º 123, de 12 de agosto de 2014, da Superintendência de Administração e Finanças, que trata da alocação dos servidores recém-admitidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

226Q100992 | Redação Oficial, Forma dos fechos, Analista Administrativo, MPOG, FUNRIO

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos tradicionais para fecho foram regulados por uma Portaria do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, o Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, estabelece o emprego de apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q173606 | Redação Oficial, Norma culta, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o seguinte requisito: A redação oficial deve
caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de
linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade
(Manual de Redação da Presidência da República, 2002),
cada um dos itens seguintes apresenta um fragmento de texto que
deve ser julgado certo se atender ao citado requisito, ou errado,
em caso negativo.

Nas últimas décadas, assistimos à uma evolução significativa dos esforços de promoção e proteção dos direitos humanos. Em muitos aspectos o mundo melhorou em relação ao que era a sessenta anos. Essa mudança tem tudo que ver com uma maior consciência a respeito da necessidade de reconhecer e respeitar os direitos humanos para todos.

  1. ✂️
  2. ✂️

228Q16183 | Redação Oficial, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Considerando as orientações do Manual de redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

A clareza, que diz respeito à compreensão imediata do texto pelo leitor, é prejudicada pela ambiguidade e é conferida ao texto mediante fatores como uso do padrão culto da língua, padronização e concisão
  1. ✂️
  2. ✂️

229Q53138 | Redação Oficial, Auxiliar em Administração, UFF, COSEAC, 2017

São formas de comunicação oficial as abaixo relacionadas, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q853703 | Redação Oficial, Signatário, COREN SC Secretário Executivo, Dédalus Concursos, 2020

Na identificação do signatário, depois do nome do cargo, é possível utilizar os termos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q23288 | Redação Oficial, Assistente em Administração, CEFET RJ

Quanto à redação oficial, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q109958 | Redação Oficial, Estrutura das frases, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg

Considerando o documento acima, julgue os itens que se seguem,
referentes à redação de correspondências oficiais.

Estaria garantida a adequação do assunto ao objetivo proposto no documento caso aquele estivesse assim especificado: Solicitação de montagem de estande para evento promovido pela Câmara Municipal.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q33671 | Redação Oficial, Técnico de Administração, DPE PR, PUC PR

Assinale a alternativa CORRETA sobre as características que devem ser observadas na Redação Oficial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q858841 | Redação Oficial, Ortografia, Prefeitura de Tenório PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

O domínio da ortografia é requisito básico de qualquer texto, e ainda mais importante quando se trata de documentos oficiais. Analise as sentenças abaixo quanto à ortografia dos termos em destaque e marque a alternativa em que NÃO há erro de ortografia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q707312 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, IMESF, FUNDATEC, 2019

Kaspary (2016) define diversas normas e recomendações a respeito da digitação qualitativa. Sendo assim, analise as seguintes assertivas relativas à grafia de numerais e de datas em atos normativos: 
I. Os numerais devem ser escritos por extenso quando constituírem uma única palavra (dez, cinquenta, cem, mil, etc.). 
II. Os numerais, quando constituírem mais de uma palavra, deverão ser grafados em algarismos (27, 128, 555, etc.). 
III. As datas devem ser escritas por extenso, e sempre com o algarismo indicativo do dia precedido de zero e do ano com ponto separando as classes (exemplo: 03 de novembro de 2.018). 
Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q4933 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, Polícia Militar MG, FCC

Entende-se por minuta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q691026 | Redação Oficial, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV, 2019

Observe o corpo do texto de um aviso oficial: 
Senhor Ministro,
         Convida-se V. Excia . a participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Regional sobre Economia de Energia, a ser realizado em 5 de março próximo, às 9 horas, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, localizada aqui pertinho, no Setor de Áreas Isoladas Sul, nesta capital.
         O Seminário mencionado inclui-se nas atividades do Programa Nacional das Comissões Internas de Conservação de Energia em Órgãos Públicos, instituído pelo Decreto nº 99.656, de 26 de outubro de 1990, que procura, juntamente com outras iniciativas, racionalizar a utilização de aparelhos elétricos, lâmpadas etc. nos prédios públicos. 
A única característica da redação oficial que é respeitada neste documento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q34671 | Redação Oficial, Técnico Judiciário, TRT DF TO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
No memorando, o destinatário não deve ser mencionado pelo nome, e sim pelo cargo que ocupa.
  1. ✂️
  2. ✂️

239Q61219 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, UFMS, FAPEC, 2018

Sobre a correta redação nas Correspondências e Atos Oficiais da UFMS, julgue as assertivas abaixo:

I - Para indicar os horários nos documentos oficias, são aceitas as seguintes formas de grafia: 10 hs, 10:00 ou 10:00 h.
II - Os numerais devem ser expressos em algarismos, seguidos da indicação, por extenso, entre parênteses: 59 (cinquenta e nove).
III - As comunicações oficiais devem tratar os assuntos públicos de forma impessoal, ou seja, sem impressões pessoais sobre o assunto tratado.
IV - O artigo desdobra-se em parágrafos ou em incisos, devendo ser utilizadas as conjunções "e" ou "ou" no penúltimo inciso, conforme a sequência de dispositivos seja, respectivamente, cumulativa ou disjuntiva.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q32050 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRMV RR, QUADRIX

Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Considerando-se ouvir trechos de uma conversa em que são ditas as afirmativas a seguir, quais podem ser consideradas certas? 

I. “Vossa Senhoria nomeará o suplente”.
II. “Vossa Excelência conhece o assunto”.
III. “Vossa Senhoria nomeará seu substituto.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.