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Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q855244 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Prefeitura de Capanema PA Auditor Fiscal Municipal, CONSULPLAN, 2020

Considerando a devida adequação da linguagem presente em correspondências oficiais, indique, a seguir, a alternativa que apresenta correção:
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482Q255503 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE MS, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito de correspondência oficial.

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483Q199994 | Redação Oficial, Fecho, Analista Advocacia, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da redação de expediente, julgue os próximos itens.

No caso de relatório que requeira providências a serem tomadas, um dos fechos recomendados é o seguinte: Esperando que o relatório expresse fielmente os fatos, pede deferimento.

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484Q858189 | Redação Oficial, Correio Eletrônico, Prefeitura de Jacaraú PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Analise as proposições sobre o emprego do e-mail na redação oficial e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.
( ) Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada. Nesse sentido, o meio de comunicação muito empregado na Redação Oficial passou a ser o e-mail. ( ) Os textos dos e-mails usados nas redações oficiais, devem conter clareza, pois o destinatário precisa entender o texto. A falta de clareza pode causar transtornos na informação. ( ) Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais, por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial. ( ) O e-mail deve também possuir adequação. No caso, saber em qual situação deve-se usá-lo. Às vezes a comunicação não deve ser feita por e-mail, pode surgir a necessidade do uso de outro documento oficial. ( ) O assunto do e-mail deve ser redigido de forma clara e em campo específico e deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
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485Q35937 | Redação Oficial, Técnico Judiciário, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, que tratam da redação de correspondências oficiais em seus múltiplos aspectos.

O memorando é o expediente adequado para o tratamento de assuntos oficiais pela administração pública com particulares e nele devem constar o local e a data de assinatura do documento.
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486Q12969 | Redação Oficial, Agente Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Faz jus ao tratamento formal de magnífico, em redações oficiais, um
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488Q40898 | Redação Oficial, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os próximos itens, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
O ofício é uma modalidade de comunicação utilizada entre os órgãos da administração pública para tratamento de assuntos oficiais entre si e também com particulares.
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489Q373765 | Redação Oficial, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Solicitamos a liberação para a exportação dos seguintes produtos biológicos humanos para análise no exterior: substâncias para diagnósticos e substâncias infecciosas.

Considerando que o trecho de texto apresentado anteriormente seja parte de um documento oficial hipotético (Xx/2016) enviado à ANVISA pela empresa particular, também hipotética, Biodiagnósticos Ltda. (BDL), julgue os itens a seguir à luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) sobre a redação oficial.

Situação hipotética: A BDL enviou seu documento a autoridade incompetente para apreciar a solicitação nele constante e, por isso, a pessoa que o recebeu deve encaminhá-lo ao setor competente para as devidas providências. Assertiva: Nessa situação, o encaminhamento deverá ser feito por meio de ofício de encaminhamento entre os setores da ANVISA.
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490Q29992 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CONFERE, INSTITUTO CIDADES

Quando o chefe do Poder Executivo Federal informa ao Senado Federal sobre a decisão de vetar, parcialmente ou não, e as razões do veto de um projeto de lei, ele deve ser feito por meio de:
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491Q854069 | Redação Oficial, Elementos de Gramática Sintaxe, Câmara de Mangaratiba RJ Redator Legislativo, ACCESS, 2020

Na Redação Oficial, os pronomes possessivos apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram a segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. (Fonte: Manual de Redação da Presidência da República. 3ª Edição, revista, atualizada e ampliada, 2018) Com base nessa informação, selecione a opção que apresenta a concordância correta.
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492Q853330 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Câmara de Queluzito MG Assistente Legislativo, FCM, 2020

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018, p.16-19.), a finalidade básica da redação oficial é comunicar-se com objetividade e com máxima clareza.
Sobre clareza, precisão, objetividade e concisão de todo texto oficial, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) Um texto conciso dispensa caracterizações, adjetivos, advérbios e subordinações excessivos. ( ) A objetividade do texto suprime a criatividade, as palavras e os detalhes fundamentais à sua compreensão. ( ) A ordem inversa das orações indica preciosismo da redação, requisito fundamental das comunicações públicas. ( ) Palavras e expressões em outro idioma são indispensáveis nos textos oficiais, que prezam pelo intercâmbio das comunicações.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
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493Q853360 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Analista em Atividades Legislativas, FUNDATEC, 2020

Entre as atribuições do cargo de Analista em Atividades Legislativas, está a de redigir indicações, moções, pedidos, requerimentos a pedido do vereador ou da mesa diretora. Nesse sentido, segundo Kaspary (2017), a estrutura de uma indicação terá as seguintes partes, EXCETO:
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494Q18866 | Redação Oficial, Assistente Técnico Administrativo, Detran RJ, MAKIYAMA

“Ato pelo qual as autoridades competentes (titulares de órgãos) determinam providências de caráter administrativo, visando a estabelecer normas de serviço e procedimentos para o(s) órgão(s), bem como definir situações funcionais e medidas de ordem disciplinar.”

A citação acima diz respeito a qual documento oficial descrito no Manual de Redação Oficial do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro?
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495Q31670 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRM PI, QUADRIX

As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações é ou o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público). Outros procedimentos rotineiros na redação de comunicações oficiais foram incorporados ao longo do tempo, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes etc. O pronome de tratamento a ser empregado em comunicações dirigidas ao Prefeito Municipal de Teresina é:
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496Q31928 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CRO GO, QUADRIX

Ofício é o meio usual de comunicação por escrito dos órgãos do serviço público. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Considerando a característica impessoalidade da redação oficial, analise as afirmativas com relação às decorrências do tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais.

I. Da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. padronização, Obtém-se, assim, uma desejável que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade.
II. Da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal.
III. Do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.

Está correto o que se afirma em:
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497Q25019 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, CISLIPA, FAFIPA

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige os atos normativos e comunicações. A respeito da redação oficial, é CORRETO afirmar que:
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498Q241864 | Redação Oficial, Vocativo, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes.


Caso o diretor de Gestão de Recursos do Banco da Amazônia queira endereçar correspondência oficial ao ministro da Fazenda, ao redigir o documento, ele deverá empregar o pronome de tratamento Vossa Excelência e usar como vocativo a forma Excelentíssimo Senhor Ministro da Fazenda, em razão da vinculação hierárquica da instituição financeira ao Ministério da Fazenda.

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499Q202231 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Os princípios norteadores da Redação Oficial visam facilitar o trabalho do redator bem como garantir a precisão e a eficiência daquela comunicação.
Sobre Redação Oficial, é INCORRETO afirmar:
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500Q193285 | Redação Oficial, Agente Administrativo, PGE RS, CONESUL

Analise as afirmações sobre portaria.

I. Ato por meio do qual uma autoridade estabelece normas administrativas ou retifica norma anterior.

II. Ato administrativo baixado pelo poder legislativo ou por um órgão desse poder.

III. Ato por meio do qual uma autoridade estabelece normas administrativas, baixa instruções ou define situações funcionais.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

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