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Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q667956 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Pirpirituba PB, CPCON, 2020

As manchetes a seguir foram retiradas do jornal “Paraíba Online". Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as referidas manchetes, considerando as normas ortográficas explicitadas pelo Manual de Redação da Presidência da República.
I- Presidente da ALPB _______ PTde fazer _______ e causar crise política no PSB. 
II- Justiça concede liminar e evita _______ de cargos de confiança na UFPB e IFPB. 
III- Suspeito de furto é preso em _______ em Campina Grande. 
IV- Após denúncias anônimas, _______ é fechado em Campina Grande.
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502Q853819 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Câmara de Santa Luzia PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Leia as proposições a seguir sobre esses deveres fundamentais dos servidores públicos ao redigir documentos oficiais e coloque (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos. ( ) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República. ( ) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende. ( ) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. ( ) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.

Está CORRETA a alternativa:
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503Q45996 | Redação Oficial, Agente de Atividades Administrativas, IPEM RO, FUNCAB

Há correta correspondência entre o logradouro e a forma abreviada entre parênteses em:
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504Q49088 | Redação Oficial, Analista de Licitação, MME, CESPE CEBRASPE

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), assinale a opção correta acerca do tipo de linguagem e dos pronomes de tratamento adequados à comunicação oficial.
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505Q12965 | Redação Oficial, Agente Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Suponha que o ministro da Justiça pretenda enviar ao ministro do Planejamento uma solicitação formal de recursos para a DPU. Nessa situação, o procedimento mais adequado é o envio de
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506Q857876 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Prefeitura de Areal RJ Assessor Administrativo, GUALIMP, 2020

Sobre a utilização de pronomes de tratamento em um texto oficial, assinale a alternativa correta.
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507Q838676 | Redação Oficial, Escrivão de Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.

Na grafia de datas em um documento oficial, o conteúdo deve constar conforme exemplificado a seguir: Brasília, 02/04/ 2021.

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508Q373862 | Redação Oficial, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais. Nas comunicações oficiais, deve-se evitar o jargão burocrático, com vistas a garantir a clareza, a padronização e a impessoalidade dos documentos oficiais.
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509Q857705 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Câmara de Apucarana PR Adjunto Legislativo, FAUEL, 2020

Como usar a Comunicação Não-Violenta com grupos

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um conceito proposto pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg na década de 1960. Rosenberg é autor do livro Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, e defende que a CNV é uma das maneiras mais eficazes de resolver conflitos entre duas ou mais pessoas. Para Rosenberg, parte considerável dos conflitos entre as pessoas podem ser causados mais pela forma como comunicamos as nossas ideias do que por opiniões divergentes. Baseado nesse princípio, ele desenvolveu a técnica de CNV, guiada por 4 componentes básicos: Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedido.
Dentre as intervenções possíveis, destacam-se os Círculos Empáticos, uma metodologia para estimular a escuta empática, a honestidade e para criar espaço para falar sobre as próprias necessidades e sentimentos. 

Como conduzir um Círculo focado em empatia: 
• Defina um facilitador: primeiramente, é preciso ter um facilitador que esteja familiarizado com os conceitos de CNV. Caberá a ele definir o tema que será abordado no círculo e organizar o encontro entre os participantes;
• Possibilite a escuta empática: este tipo de escuta propicia a conexão consigo mesmo e com o outro. Envolve, dentre outros fatores, o foco no momento presente, a curiosidade frente ao que está sendo dito, e o não-julgamento ou imposição de rótulos;
• O que deve ser evitado na escuta empática: dar conselhos, competir pelo sofrimento, interromper aquele que fala, mudar de assunto e tentar educar alguém que tenta se expressar;
• Realize uma prática de conexão: uma boa sugestão é fazer uma atividade de meditação ou respiração antes de começar;
• Verifique como cada participante chega ao Círculo: permita com que cada um diga como está naquele dia;
• Pratique a escuta empática: proponha que todos pensem uma situação desafiadora que estão vivendo. Em seguida, sugira que reconheçam como estavam se sentindo e quais foram as necessidades não atendidas. Em um segundo momento, sugira que compartilhem o que pensaram com uma dupla, que deverá praticar a escuta empática e parafrasear o que está sendo dito pelo outro;
• Encerramento: pergunte aos participantes como eles saem do encontro e qual aprendizado levam da prática.

A metodologia dos Círculos Empáticos pode ser uma alternativa interessante para permitir com que professores e alunos abordem temas que atravessam o cotidiano escolar.

(Texto adaptado. Ana Carolina C D’Agostini. Revista Nova Escola. 11 de Dezembro de 2019. Texto Adaptado. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18764/como-usar-acomunicacao-nao-violenta-com-grupos)
Considerando as características de uma redação oficial, analise as afirmações a seguir:
I. O autor do texto é o responsável pela redação, por isso pode expor impressões pessoais sobre o conteúdo. II. Um texto conciso é aquele que transmite o máximo de informações sem eliminar informações fundamentais. III. Os textos feitos em meios eletrônicos, como e-mail, também precisam respeitar as regras de formalidade e formatação.
Assinale a alternativa que indica apenas as afirmações CORRETAS.
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510Q675479 | Redação Oficial, Analista Administrativo Administração, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, Quadrix, 2020

Texto associado.
Julgue o item no que se refere à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial.
Em atenção à sua solicitação, encaminhamos, em anexo, a programação do ciclo de palestras Desafios do Desenvolvimento Urbano Sustentável, ao mesmo tempo em que reiteramos a importância do tema para os trabalhos desenvolvidos neste Instituto.
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511Q856031 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Câmara de Guarujá do Sul SC Auxiliar Legislativo, AMEOSC, 2020

O fecho das comunicações oficiais, objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Tratando-se de um texto dirigido para autoridade de mesma hierarquia, de hierarquia inferior, ou demais casos em que não seja de hierarquia superior a do remetente, o fecho correto a ser utilizado é:
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512Q183850 | Redação Oficial, Correspondência Oficial, Engenheiro Civil, IF TO, IF TO, 2019

Consideradas as diretrizes do Manual de Redação da Presidência da República (3ª ed.), assinale a afirmativa correta.

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513Q855882 | Redação Oficial, Elementos de Gramática Sintaxe, Câmara de Cerro Corá RN Agente Administrativo, CPCON, 2020

A linguagem usada nos documentos oficiais deve estar de acordo com a norma culta da língua. Nesse sentido, marque a alternativa em que a concordância verbal esteja DE ACORDO com a norma culta vigente na língua portuguesa.
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514Q15188 | Redação Oficial, Engenheiro Civil, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Ofício n.º 28/2014- IE

Brasília, 2 de março de 2014.

A Sua Excelência o senhor
[nome]
Coordenador de Estudos Econômicos Regionais
Ministério da Integração Social
Eixo Monumental Bloco E s/n
2.º andar, sala 214
70.160-900 – Brasília – DF

Assunto: Solicitação de documentação

Senhor Coordenador,

1. Em complementação à solicitação dos documentos sobre os estudos econômicos regionais feitos sob sua coordenação, nas publicações do ano de 2012, informamos que o material foi recebido e, na oportunidade, solicitamos os estudos registrados nas publicações desta Coordenação no ano de 2013.

2. Este novo pedido tem por objetivo completar o acervo universitário dos registros econômicos regionais elaborados por esta Coordenadoria, cuja leitura tem trazido qualidade às pesquisas de professores e alunos do curso de Economia.

Atenciosamente
José da Silva
Com base no documento hipotético acima, julgue o item seguinte.

O documento apresentado não atende às recomendações do padrão ofício, visto que trata de assuntos distintos em um mesmo parágrafo.
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515Q712276 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


Dentre as correspondências oficiais, há um documento que deve adotar nomenclatura e diagramação únicas, visando à sua uniformização. Como é conhecido esse documento?
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516Q36189 | Redação Oficial, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
XXX n.º 524/1991/SG-PR

Brasília, 5 de março de 2005.

Vossa Excelência o Deputado Pedro Antonio
Secretário-Geral de Recursos Humanos da Câmara Federal

1. Em atendimento ao Projeto Interinstitucional de Capacitação Técnica dos Servidores Públicos do Governo Federal, tenho a honra de solicitar a Sua Senhoria o agendamento de visita técnica e reunião para intercâmbio de procedimentos e rotinas entre os funcionários das unidades de Edições Técnicas da Câmara Federal e do Tribunal de Justiça.
2. Solicitamos, conforme entendimentos prévios entre os órgãos, que seja marcado a data de 1º/4/2005 para a referida visita, que deverá ocorrer no período vespertino, entre as 14h e as 18h.
3. Ao todo serão deslocados nesta data para as dependências da Unidade de Edições Técnicas da Câmara Federal cinco funcionários que trabalham diretamente com revisão de textos, preparação de originais e editoração eletrônica.
4. Preciso que a confirmação do agendamento seja enviada o mais rapidamente possível a fim de que possamos chamar os funcionários e dizer que eles têm esse compromisso e que não podem faltar.

Cordialmente,

                                                  Nilma Ariela
                          Diretora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça

Com base na normatização das correspondências oficiais prevista no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir, tendo como referência o texto precedente.
O emprego de expressões como “tenho a honra de solicitar a Sua Senhoria" é indispensável, conforme o referido manual, como forma de cortesia nas correspondências oficiais.
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517Q373860 | Redação Oficial, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

Em relação às finalidades dos textos oficiais, julgue os itens seguintes. A exposição de motivos é o expediente dirigido ao presidente ou ao vice-presidente da República, geralmente emitido por um ministro de Estado.
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518Q48261 | Redação Oficial, Analista Técnico Administrativo, MDIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Levando em consideração as normas constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.
Autoridades de mesma hierarquia, como os ministros de Estado, devem utilizar o memorando nas comunicações para tratar de assuntos oficiais entre si.
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519Q47285 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, JUCEPAR PR

A correspondência oficio utilizado na Redação Oficial entre que tipos correspondentes?
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520Q837055 | Redação Oficial, Elementos de Ortografia e Gramática, CRECI 14a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

Julgue o item a respeito da correção gramatical dos trechos apresentados e da adequação da linguagem à correspondência oficial.

Solicitamos que cada uma das vias do documento que consta a denúncia sejam assinadas e que, em todas as suas folhas, conste a rúbrica do denunciante.
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