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Questões de Concursos Redação Oficial

Resolva questões de Redação Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q855384 | Redação Oficial, As Comunicações Oficiais, Prefeitura de Coronel Freitas SC Auxiliar Administrativo, FEPESE, 2020

De acordo com a Lei 9.758, de 11 de abril de 2019, o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, é:
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862Q668780 | Redação Oficial, Auxiliar Administrativo, CRA RS, FUNDATEC, 2021

Texto associado.

Segundo as disposições do Regimento do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, entre as competências do Presidente do CRA-RS está a de resolver os casos de urgência ou inadiáveis, de interesse ou salvaguarda do CRA-RS, ___________________ do Plenário ou da Diretoria Executiva.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima, com a expressão latina de uso frequente nas comunicações administrativas oficiais, que se diz do ato pendente de aprovação ou ratificação de outrem, segundo Kaspary (2017).
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864Q688852 | Redação Oficial, Assistente em Administração, UFPI, COPESE, 2019

As opções a seguir apresentam atributos da redação oficial, EXCETO: 
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865Q240943 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes.


A fim de simplificar e de tornar mais célere e ágil a tramitação do memorando, os despachos a esse documento oficial devem ser dados no próprio documento, o que assegura maior transparência à tomada de decisões e permite que se mantenha um histórico do andamento do assunto tratado no expediente.

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866Q34670 | Redação Oficial, Técnico Judiciário, TRT DF TO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem segundo o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
O tipo de linguagem empregado em comunicações oficiais é próprio do meio em que estas circulam e, portanto, seu entendimento costuma ficar restrito aos seus usuários. "
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867Q186774 | Redação Oficial, Partes do documento no Padrão Ofício, Agente Administrativo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir com base nas prescrições do Manual de Redação da Presidência da República para a elaboração de correspondências oficiais.
O trecho a seguir estaria correto e adequado para constituir parte de um memorando interno:
Segue cópia do Relatório Resumido da Execução Orçamentária do município XYZ referente ao segundo bimestre do exercício corrente.
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868Q859862 | Redação Oficial, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.

Na grafia de datas em um documento oficial, o conteúdo deve constar conforme exemplificado a seguir: Brasília, 02/04/ 2021.

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869Q261119 | Redação Oficial, Identificação do signatário, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

Em regra, as comunicações assinadas pelo presidente da República dispensam a identificação do signatário, à exceção da mensagem, cuja redação deve seguir a recomendação do padrão ofício, segundo a qual, em todas as comunicações oficiais, devem constar o nome e o cargo da autoridade remetente abaixo do local de sua assinatura.
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870Q190267 | Redação Oficial, Correio eletrônico, Agente Administrativo, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital nem utilizou o recurso “confirmação de leitura”, apesar de disponível.


Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.

O expediente oficial e-mail apresenta flexibilidade tanto na forma quanto na linguagem, o que tornaria adequada à situação em análise a seguinte mensagem: “Prezado Alencar, mande rápido, por favor, os materiais descritos na lista anexa. Cordialmente, Machado”.

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871Q856964 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, COREN SC Secretário Executivo, Dédalus Concursos, 2020

Nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o texto do documento oficial deve seguir a seguinte padronização de estrutura:
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872Q708996 | Redação Oficial, Guarda Municipal, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM, 2019

É CORRETO afirmar sobre o Relatório:
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873Q137903 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, que se referem às normas de redação
oficial e da língua escrita padrão.

Memorando, ofício e aviso, expedientes da comunicação oficial que servem ao mesmo propósito funcional, são usados, geralmente, no padrão formal denominado padrão ofício, em virtude de poderem adotar a mesma diagramação na distribuição das partes.

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874Q831960 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Prefeitura de Jacinto Machado SC Auxiliar Administrativo, PS Concursos, 2021

De acordo com o Manual De Redação Da Presidência Da República, são Atributos da Redação Oficial: I. clareza e precisão; II. objetividade; III. concisão; IV. coesão e coerência; V. pessoalidade; VI. formalidade e padronização; VII. uso da norma coloquial da língua portuguesa. Assinale a alternativa CORRETA:
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875Q856413 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Câmara de Santa Luzia PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:
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877Q856680 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Câmara de Santa Luzia PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Na Redação Oficial, o emprego dos pronomes de tratamento indicados para o Presidente da República, é:
I- No endereçamento: A sua Excelência o Senhor Presidente da República. II- No vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. III- No corpo do texto: Vossa Excelência. IV- Nas três partes da redação usam-se abreviaturas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:
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878Q253157 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos itens a seguir, são apresentadas propostas de trechos de
correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à
adequação às normas de redação oficial.

Tendo em vista a proximidade das esperadas festas de comemoração do aniversário de 50 anos da nossa instituição, tenho o prazer de informar que este setor terá seu horário de atendimento reduzido em função da necessidade dos preparativos da referida festa.

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879Q265556 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Todos os Cargos, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Manual de Redação da Presidência da República engloba no
termo padrão ofício "três tipos de expedientes que se diferenciam
antes pela finalidade do que pela forma: a exposição de motivos,
o aviso e o ofício". Com base nessa informação e nos preceitos
que regem a redação de correspondências oficiais, julgue os itens
subsequentes.

No padrão ofício, sempre que o destinatário ocupar o cargo superior do órgão, o fecho do expediente deve conter saudação como a seguinte: Reitero a Vossa Excelência meus protestos de elevada estima e sincera consideração.

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880Q156776 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Arquivologista, Senado Federal, FGV

Texto associado.

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

A respeito do Padrão Ofício, conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir.

I. Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel ofício.
II. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.
III. Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

Assinale:

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