Início

Questões de Concursos Redes de Computadores

Resolva questões de Redes de Computadores comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q146467 | Redes de Computadores, Cabeamento, Analista Judiciário Informática, TRF 2a, FCC

Paulo deseja ligar dois computadores sem utilizar um concentrador. Resolveu utilizar um tipo de cabo par trançado para interligar a saída de dados do primeiro micro à entrada de dados do segundo e vice-versa. O tipo de cabo utilizado por Paulo é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q188020 | Redes de Computadores, Topologias, Administrador de redes, Prefeitura de Goiana PE, IPAD

Sobre a topologia em estrela, analise as seguintes afirmativas:

1. Uma falha em apenas um equipamento (computador, concentrador, etc.) não inviabiliza o funcionamento do restante da rede.

2. Possui um elemento central chamado de concentrador.

3. Constelação é um termo comum dado aos seguimentos de uma rede estrela.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q117181 | Redes de Computadores , Protocolo SMTP, Analista de Sistemas, TCE RO, CESGRANRIO

Sobre Tecnologias Internet, é INCORRETO afirmar que o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q261155 | Redes de Computadores, Cabeamento, Técnico Judiciário, TRT 12a Região, FCC

Um meio de transmissão guiado requer um condutor físico para interligar um dispositivo a outro.Um dos tipos de condutores físicos é a fibra óptica. Sobre cabos de fibra óptica é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q118388 | Redes de Computadores , Padrão IEEE 802, Analista de Sistemas, CEB, FUNIVERSA

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) criou um conjunto de normas para definição de padrões em redes de computadores denominada IEEE 802. Dessas normas surgiram suas derivadas, com nomenclaturas IEEE 802.X, em que "X" define cada subconjunto de padrões. Assinale a alternativa que apresenta o subconjunto de normas que define padrões para as redes Bluetooth.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q120850 | Redes de Computadores, VLAN, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

Em uma Empresa X, em andares diferentes, existem dois comutadores cada um com duas VLANs: VLAN A e VLAN B. Os dois estão interligados e cada porta desta ligação foi configurada como porta de entroncamento (Porta TRUNK) e habilitada para atravessar as VLANs A e B. O comutador sabe que o quadro (frame), que entra na porta TRUNK, pertence a uma determinada VLAN, porque foi definido um quadro estendido de padrão Ethernet

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q112668 | Redes de Computadores, Protocolo, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

O protocolo de roteamento que funciona transformando o conjunto de redes, roteadores e linhas reais em um grafo orientado, no qual se atribui um custo (distância, retardo etc.) a cada arco, para, em seguida, calcular o caminho mais curto com base nos pesos dos arcos é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q117892 | Redes de Computadores , Transmissão de Dados, Analista de Sistemas, BADESC, FGV

No que diz respeito à comunicação de dados, a modalidade de comunicação full-duplex é caracterizada por transmissão e recepção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q159218 | Redes de Computadores, Modelo OSI, Assistente de Tecnologia da Informação, CRM DF, IESES

A ISO (International Standards Organization) criou o modelo de referência OSI para facilitar a interconexão de sistemas de computadores e para que os fabricantes criassem protocolos a partir desse modelo. Sobre as camadas do modelo OSI, é CORRETO afirmar que:

I. Quando baixamos um e-mail através de um aplicativo de e-mail, o aplicativo entra em contato diretamente com a camada de transporte efetuando este pedido.

II. A Camada de Rede pega os pacotes de dados recebidos da camada Link de Dados (ou enlace) e os transforma em quadros que serão trafegados pela rede, adicionando informações como o endereço da placa de rede de origem, o endereço da placa de rede de destino, dados de controle, os dados em si e o CRC.

III. A Camada Física pega os quadros enviados pela camada de link de dados e os transforma em sinais compatíveis com o meio onde os dados deverão ser transmitidos. Se o meio for óptico, essa camada converte os 0s (zeros) e 1s (uns) dos quadros em sinais luminosos e se o meio for elétrico, converte os 0s (zeros) e 1s (uns) dos quadros em sinais elétricos.

IV. A Camada de sessão permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nessa sessão, as aplicações definem como se efetuará a transmissão de dados e coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos. Se houver uma falha de rede, os computadores reiniciam a transmissão a partir da última marcação definida pelo computador receptor.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q263054 | Redes de Computadores, NAS, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 11a Região, FCC

Em relação às redes de armazenamento de dados SAN e NAS, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q220133 | Redes de Computadores, Arquitetura TCP IP, Pesquisador Ciência da Computação, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O único serviço que é realizado tanto pelo protocolo TCP quanto pelo protocolo UDP da camada de transporte da arquitetura TCP/IP é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q237250 | Redes de Computadores, Protocolo UDP, Programador de Computador, REFAP SA, CESGRANRIO

Observe as afirmativas abaixo sobre o UDP.

I - Possui mecanismo de controle de fluxo.
II - Situa-se na camada de transporte do TCP/IP.
III - É orientado à conexão.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q847029 | Redes de Computadores, Sub Redes, Prefeitura de Bagé RS Técnico em Informática, FUNDATEC, 2020

Uma determinada subrede de computadores está configurada com o Internet Protocol (IP) 200.170.124.10 e máscara de rede 255.255.255.224. Nesse caso, pode-se afirmar que:
I. É possível conectar, nessa subrede, no máximo 62 dispositivos, entre computadores e demais ativos de rede. II. O endereço IP dessa subrede é 200.170.124.0. III. O endereço IP de broadcast dessa subrede é 200.170.124.63.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q681697 | Redes de Computadores, Auxiliar Legislativo Informática, Câmara Municipal de Sertãozinho SP, VUNESP, 2019

Diversos tipos de redes de computadores podem ser encontrados, como as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q118757 | Redes de Computadores, Protocolo, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Dois dos protocolos data-link WAN mais populares são o HDLC e o PPP. Sobre esses protocolos, são feitas as seguintes afirmativas:

I - o HDLC e o PPP entregam dados em links seriais síncronos, sendo que o PPP suporta também links seriais assíncronos;
II - o protocolo PPP pode ajudar um roteador a reconhecer um enlace em loop, permitindo que ele possa desativar a interface e, sendo possível, utilizar uma rota alternativa;
III - o protocolo PPP é orientado a bits enquanto que o HDLC é orientado a caracteres.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q246530 | Redes de Computadores, Protocolo SMTP, Técnico Científico Suporte Técnico, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de servidores de correio eletrônico, de antivírus e
antispams, julgue os itens subsequentes.

Para que a comunicação por e-mail aconteça, normalmente dois servidores são utilizados: um servidor de entrada de e-mails (servidor POP), que utiliza por padrão a porta 25; e um servidor de saída de e-mails (servidor SMTP), que utiliza por padrão a porta 110.

  1. ✂️
  2. ✂️

158Q163594 | Redes de Computadores, Modelo OSI, Auxiliar da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Texto associado.
Instruções: Para responder às questões de números 31 a 50,
considere que os aplicativos devem ser reputados
sempre na originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (cus-
tomização, parametrização, etc.) feita pelo usuário.
Quando não explicitados nas questões, as versões
dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse
padrão destro.

A subcamada de controle de acesso ao meio (MAC) pertence à camada OSI
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q157245 | Redes de Computadores, Arquitetura Ethernet, Assessor Técnico Administração de Banco de Dados, DETRAN RN, FGV

O endereço MAC (Media Access Control) em uma placa de rede, constitui-se em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q117460 | Redes de Computadores, Redes sem Fio, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Sobre as redes do padrão IEEE 802.16 (WiMax), tem-se que a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.