Início

Questões de Concursos Relações Internacionais

Resolva questões de Relações Internacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1011169 | Relações Internacionais, Meio Ambiente, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Provocadas em grande parte pela ação antrópica, as ameaças ao meio ambiente de que são testemunho os frequentes distúrbios climáticos relacionados ao aquecimento global são crescentes. Embora a primeira grande conferência sobre o assunto tenha sido realizada pelas Nações Unidas em Estocolmo no ano de 1972, só nos últimos anos o tema ganhou grande importância na agenda internacional. Tendo em vista o papel relevante que o Brasil tem desempenhado nesse contexto, julgue o item que se segue.

Embora venha empreendendo esforços contínuos para desenvolver fontes de energia renovável, a China é ainda o maior emissor global de gases de efeito estufa com cerca de um quarto do total mundial, seguido dos EUA, com 12% das emissões mundiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q1011160 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na América, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a importância geopolítica do agrupamento de países conhecido como BRICS, que nasceu em 2011 com Brasil, Rússia, Índia e China, admitiu depois a África do Sul e, mais recentemente, outros seis países, julgue o item a seguir.

Os membros do BRICS detêm atualmente cerca de 40% do PIB mundial em termos de paridade de poder de compra com os membros do G7, com aproximadamente 30%.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q1011150 | Relações Internacionais, Meio Ambiente, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das relações entre Brasil e União Europeia (UE), julgue o item a seguir.

A UE instituiu mecanismo de ajustamento de carbono nas fronteiras (CBAM), por meio do qual pretende neutralizar a chamada fuga de carbono pela taxação extra sobre a importação de determinados produtos ricos carbono, adotando um mecanismo que contribui para o desenvolvimento de um comércio mais justo, equitativo e sustentável, em consonância com as regras multilaterais existentes sobre o tema e com o posicionamento brasileiro sobre o assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q945028 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na Ásia e no Oriente Médio, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

A política externa chinesa tem levado adiante iniciativas regionais nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento e comércio regional, para beneficiar seus interesses geopolíticos. A possibilidade de se criar uma rede de financiamento de iniciativas da região centrada no país é o principal mecanismo. O Banco de Desenvolvimento da Ásia (ADB) e o Fundo de Contingenciamento e Reservas dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) são exemplos de iniciativas que visam ampliar a atuação chinesa ao oferecerem alternativas a mecanismos tradicionais.
LIMA, R. C. O futuro da inserção internacional do Brasil até 2035. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2017 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A iniciativa Belt and Road é um projeto da diplomacia chinesa que promove a cooperação em infraestrutura, integrando regiões da Ásia, Europa e África, com o objetivo de fortalecer a projeção geopolítica e econômica do país.
II. A ascensão da China impõe um desafio à ordem internacional atual, visto que o país manifesta aspirações hegemônicas e propõe a desestruturação da ordem mundial construída sob a liderança dos Estados Unidos da América no pós-Guerra Fria.
III. A aproximação chinesa de países da África e da América Latina, nos foros internacionais, é acompanhada da ampliação das relações comerciais e dos projetos de cooperação ao desenvolvimento firmados com seus parceiros nessas regiões, estendendo sua presença global.
IV. A participação da China na criação do Acordo de Parceria Transpacífico (Transpacific Partnership-TPP) reforça o multilateralismo da política externa chinesa e reflete a estratégia de expandir a cooperação econômica com outros países, para ampliar seu poder no sistema internacional.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1011138 | Relações Internacionais, Globalização, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

As relações internacionais devem ser consideradas em um mundo de estruturas globais e de mudanças econômicas, políticas e sociais, e, nesse contexto, a política externa brasileira está constantemente frente a desafios globais e regionais. A esse respeito, julgue o item subsequente.

Desde a pandemia de covid-19, especialmente nas economias mais ricas, políticas nacionais ou regionais têm sido muitas vezes justificadas pela necessidade de descarbonização e de digitalização, assim como pela necessidade de incentivo à produção interna de bens estratégicos para a segurança nacional e a resiliência das cadeias produtivas, o que tem intensificado a corrida tecnológica e pela competitividade global por meio de subsídios, barreiras à exportação e importação, fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), compras públicas e créditos fiscais e tributários, além de margens de preferência e percentuais mínimos de conteúdo local, em um claro exemplo de como políticas industriais nacionais ou regionais podem impactar a política internacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q1011139 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

As relações internacionais devem ser consideradas em um mundo de estruturas globais e de mudanças econômicas, políticas e sociais, e, nesse contexto, a política externa brasileira está constantemente frente a desafios globais e regionais. A esse respeito, julgue o item subsequente.

A política externa no governo Figueiredo centrava-se em um universalismo por meio do qual se pretendia manter a autonomia do Brasil no cenário crescentemente desfavorável da época, e, conquanto tenha marcado descontinuidade de rumos em face do pragmatismo responsável, definiu o país como parte do Terceiro Mundo, tendo sido disseminada nos fóruns internacionais como forma de denúncia à assimetria das estruturas políticas e econômicas internacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1011171 | Relações Internacionais, Meio Ambiente, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

O petróleo continua a ser um recurso fundamental para a sociedade moderna nas áreas da indústria e do transporte, sendo, por isso, um fator estratégico, que afeta profundamente as relações internacionais e a segurança energética dos países. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

Muitos analistas questionam a eficiência das sanções político-econômicas impostas a países produtores de petróleo, por perturbarem seriamente as cadeias de suprimento e causarem sofrimento aos povos dos países atingidos, eis que a postura censurada de seus governos não foi modificada.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q943704 | Relações Internacionais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

O debate sobre a globalização econômica não é facilmente esclarecido, porque cada posição teórica é capaz de apontar alguma evidência empírica que apoie suas visões. É verdade, conforme o argumento liberal econômico, que a globalização tem o potencial de trazer mais prosperidade para indivíduos e empresas; mas também é certo, como enfatizado pelos neomarxistas, que os atuais processos de globalização são desiguais e pouco oferecem a muitos desprivilegiados. Os liberais econômicos talvez estejam certos ao ressaltar que a globalização é um desafio ao Estado-nação; mas os mercantilistas não estão equivocados ao afirmar que os países permanecem fortes jogadores e se mostraram capazes de se adaptar a muitos dos novos desafios. Os neomarxistas argumentam corretamente que a interdependência intensificada e a criação da economia global são processos simultâneos. Sobre essa questão, contudo, os liberais econômicos e os mercantilistas são muito unilaterais não priorizam nem um espaço nem outro da globalização. (SØRENSEN, Georg; JACKSON, Robert. Introdução às relações internacionais: teorias e abordagens. 3ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2018.)
Sobre as teorias que visam explicar o fenômeno da globalização econômica, avalie as informações a seguir:
(I) Na visão da teoria liberal, a globalização econômica beneficia a todos igualmente e leva ao melhor resultado na relação entre indivíduos e Estado.
(II) Segundo a visão neomarxista, a globalização é um processo hierárquico e desigual, sendo que o poder econômico se concentra cada vez mais nas mãos dos países industrializados.
(III) Conforme a visão mercantilista, o fenômeno da globalização não seria real, mas um processo de intensificada interdependência entre as economias nacionais, sem causar a perda da identidade nacional.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1011157 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na América, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista a grande relevância econômica e política do MERCOSUL para o Brasil, julgue o seguinte item.

Entre os membros da União Europeia, somente a França e a Itália são contrárias ao Tratado de Livre Comércio com o MERCOSUL, tendo a Holanda manifestado reservas ao acordo.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q945021 | Relações Internacionais, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

As preocupações da Economia Política das Relações Internacionais estão voltadas para a distribuição global ou territorial das atividades econômicas, as discussões técnicas e políticas sobre o comércio, os investimentos externos e as finanças mundiais, a divisão internacional do trabalho, a eficiência relativa na adoção de políticas pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento e o crescimento desigual oriundo das instabilidades do sistema internacional provocadas pelas falhas ou omissões dos atores internacionais. Não obstante, algumas teorias foram elaboradas para explicar a relação dos fatores político e econômico envolvidos nessas problemáticas: três delas adquiriram importância na pesquisa e na política. Verifica-se que o nacionalismo econômico advoga o primado da política sobre a economia, o liberalismo econômico defende a separação clara das esferas política e econômica, e o marxismo argumenta que a economia é a condutora da política. Enquanto os liberais tendem a ignorar a distribuição, e os nacionalistas estão preocupados primordialmente com a distribuição internacional da riqueza, os marxistas focalizam os efeitos internos e internacionais da economia de mercado na distribuição da riqueza.
GILPIN, R. A Economia Política das Relações Internacionais. Brasília: Editora da UnB, 2002 (adaptado).

Com relação às problemáticas e aos argumentos teóricos da Economia Política das Relações Internacionais, avalie as afirmações a seguir.
I. O marxismo se desenvolveu em reação ao liberalismo econômico, pois os conflitos políticos nascem da luta entre as classes sociais em relação à distribuição da riqueza.
II. No nacionalismo, privilegia-se o Estado e o Mercado deve estar sujeito aos interesses estatais, como é o caso das medidas estabelecidas pelas elites nacionais a fim de proteger a base produtiva interna da competitividade internacional.
III. O Mercado, no liberalismo, deve funcionar livre de interferência política, embora a ordem internacional liberal preconize a adoção de regras no comércio internacional.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1011147 | Relações Internacionais, Meio Ambiente, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das relações entre Brasil e União Europeia (UE), julgue o item a seguir.

O regramento produzido pela UE em 2023, conhecido como Lei Antidesmatamento, foi considerado positivo pelos países exportadores de produtos primários, como o Brasil, visto que a medida define parâmetros que valorizam a legislação ambiental desses países exportadores e impulsionam o comércio internacional em moldes sustentáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q943707 | Relações Internacionais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Dentro dos debates teóricos em Relações Internacionais, a premissa básica da abordagem construtivista é a de que o mundo está em constante transformação, pois é socialmente construído. Em adição, os atores políticos e as estruturas sociais se coconstituem e as ideias moldam o modo como esses atores definem a si mesmos, os seus interesses e o seu comportamento no sistema internacional. Os interesses, as práticas e as preferências dos Estados seriam, portanto, socialmente construídas, uma vez que as estruturas sociais não existiriam de forma independente das atividades que as governam, e nem dos agentes, de seus conceitos ou motivações (NOGUEIRA, Carolina Dantas. Os atores sociais e a teoria das relações internacionais.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Proceedings online... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Available from: ).
Partindo da citação, julgue as afirmações sobre a abordagem construtivista:
I - Uma das características da corrente construtivista é a afirmação que o mundo está sendo constantemente construído. De acordo com a corrente, deve-se levar em conta sempre os aspectos relacionais e ideacionais para entender o significado de uma ação política e como essa ação influência os atores políticos direta, ou indiretamente impactados por essa ação.
II - O construtivismo é visto como o meio termo entre as abordagens realista e neo-realista (positivista e materialista) e as abordagens pós-modernas, pós-estruturalistas, teóricos críticos e teórico feminista (baseadas em idéias) quando se debate as formas de abordar temáticas relacionadas às relações internacionais.
III - Os construtivistas afirmam que as ações, os acordos e a tomada de partido dos Estados na arena internacional estão diretamente relacionados as estruturas sociais.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1011151 | Relações Internacionais, Brasil e Organismos Globais, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da cooperação entre países e regiões para a criação de laços econômicos, políticos e culturais que contribuam para o desenvolvimento das nações, julgue o item subsecutivo.

A criação, por Brasil, China e outros países do Sul Global, do Grupo de Amigos da Paz, em 2024, cujos membros enfatizaram em comunicado conjunto a solidariedade e a parceria entre as nações, conforme os princípios de Bandung, visa buscar solução duradoura para o conflito na Ucrânia por meio de uma diplomacia inclusiva e meios políticos baseados na Carta da ONU.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q945038 | Relações Internacionais, Relações Internacionais na América, Relações Internacionais, MEC, INEP, 2022

Deste dia em diante, uma nova visão governará nossa terra. A partir deste momento, será a “América em primeiro lugar” (America First). Todas as decisões sobre comércio, impostos, imigração e relações exteriores serão feitas para beneficiar os trabalhadores americanos e as famílias americanas. Buscaremos amizade e boa vontade com as nações do mundo, mas o faremos com o entendimento de que é direito de todas as nações colocar seus próprios interesses em primeiro lugar.
Disponível em: trumpwhitehouse.archives.gov/briefings-statements/the-inaugural-address/. Acesso em: 3 ago. 2022 (traduzido).

Com base no texto e na política externa do governo Donald Trump, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1011168 | Relações Internacionais, Meio Ambiente, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Provocadas em grande parte pela ação antrópica, as ameaças ao meio ambiente de que são testemunho os frequentes distúrbios climáticos relacionados ao aquecimento global são crescentes. Embora a primeira grande conferência sobre o assunto tenha sido realizada pelas Nações Unidas em Estocolmo no ano de 1972, só nos últimos anos o tema ganhou grande importância na agenda internacional. Tendo em vista o papel relevante que o Brasil tem desempenhado nesse contexto, julgue o item que se segue.

Embora frequentemente usados como sinônimos, os conceitos de preservação e conservação ambiental são diferentes: o primeiro se refere à proteção de um ecossistema dos danos causados pela presença humana, enquanto o segundo se relaciona à proteção da natureza de forma sustentável sem prejuízo das atividades do homem.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q1011170 | Relações Internacionais, Meio Ambiente, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Provocadas em grande parte pela ação antrópica, as ameaças ao meio ambiente de que são testemunho os frequentes distúrbios climáticos relacionados ao aquecimento global são crescentes. Embora a primeira grande conferência sobre o assunto tenha sido realizada pelas Nações Unidas em Estocolmo no ano de 1972, só nos últimos anos o tema ganhou grande importância na agenda internacional. Tendo em vista o papel relevante que o Brasil tem desempenhado nesse contexto, julgue o item que se segue.

A inédita saída, em 2025, dos EUA do Acordo de Paris, tratado que visa limitar o aquecimento global, e o descumprimento de compromissos de diminuição de emissão de gases do efeito estufa por outros países desenvolvidos ameaçam o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q943714 | Relações Internacionais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Considerando as abordagens teóricas e a forma como são tratadas as noções de hegemonia, poder, estabilidade e interdependência, leia as asserções, a seguir:
I. Na teoria da interdependência complexa os fenômenos da agenda internacional são hierarquizados de forma a serem privilegiados os temas econômicos e financeiros, devido a seu impacto nos Estados.
PORQUE
II. Segundo a abordagem neo-institucionalista, a interdependência gera incentivos para a criação de instituições internacionais, as quais contribuem para a estabilidade internacional e as relações entre os Estados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1011140 | Relações Internacionais, Brasil e evolução e especificidades de sua política externa, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

As relações internacionais devem ser consideradas em um mundo de estruturas globais e de mudanças econômicas, políticas e sociais, e, nesse contexto, a política externa brasileira está constantemente frente a desafios globais e regionais. A esse respeito, julgue o item subsequente.

A chamada Lei de Reciprocidade Econômica, de iniciativa parlamentar e recentemente sancionada pelo presidente da República, autoriza a reação, em novos moldes, do Brasil, ao fixar critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações em direitos de propriedade intelectual como resposta a ações unilaterais que, tomadas por países ou blocos econômicos, impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q1011146 | Relações Internacionais, Brasil e Organismos Globais, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as instabilidades regionais e globais ocasionadas por conflitos armados e os consequentes desafios para a política externa e para os mecanismos internacionais existentes, julgue o item que se segue.

O desejo de reforma do Conselho de Segurança da ONU é compartilhado por diversos grupos de países com os quais o Brasil tem significativo relacionamento, a exemplo da União Africana, que já se posicionou sobre essa reforma e a necessidade de representação africana permanente no referido conselho, conforme o Consenso de Ezulwini.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q943712 | Relações Internacionais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Durante o regime militar, a política externa ocupou posição relevante nas ações governamentais. Nessa perspectiva, leia as afirmações sobre a política externa adotada no governo de Ernesto Geisel (1974-1979):
Destaca-se a continuidade em relação aos governos anteriores, especialmente a manutenção das principais estratégias da política externa do governo Médici (1969-1974), em relação aos países afro-asiáticos. Houve esforço para a conquista de autonomia em relação aos Estados Unidos, buscando diversificar a política externa aproximando-se, por exemplo, da Alemanha e do Japão. O princípio do pragmatismo responsável resultou, entre outros aspectos, no reatamento das relações diplomáticas com a China e no reconhecimento de Angola. Ações no sentido de apaziguar tensões ideológicas que emergiram ao longo da Guerra Fria, como exemplo, pode-se citar o reatamento diplomático com Cuba.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.