Início

Questões de Concursos Saúde Pública

Resolva questões de Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q835521 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Palhoça SC Psicólogo, IESES, 2021

Em relação à competência e as atribuições que exercerão a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em seu âmbito administrativo, leia o apresentado a seguir e identifique a sequência correta:
I. Elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde.
II. Elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública.
III. Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde.
IV. Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q206625 | Saúde Pública, Especialista em Saúde Terapia Ocupacional, SES DF, FUNIVERSA

Em relação aos conselhos de saúde, segundo diretrizes da Resolução n.º 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q845381 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Multiprofissional em Saúde da Família Psicologia, SES DF, IADES, 2020

A regulamentação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Lei n° 8.080/1990, permitiu deslocamentos decisivos para o acesso e para a concepção do que seja saúde. Especificamente com relação à Atenção Básica, à integralidade e, por seu turno, à psicologia, vale destacar que, apenas com os princípios do SUS, foi possível o estabelecimento do campo da Atenção Primária à Saúde (APS) e, ao mesmo tempo, a possibilidade de consideração, na forma da lei, dos fenômenos psicológicos no SUS como um todo.

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) visam, por meio de múltiplas ações, incluindo tecnologias diversificadas, a uma gestão em saúde com foco na integralidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q840251 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Massaranduba SC Fisioterapeuta, FURB, 2020

Com relação à Atenção Básica (AB), analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A AB, para que possa ser resolutiva, utiliza tecnologias de média complexidade e alta densidade para resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. ( ) A AB é a porta de entrada preferencial no sistema de saúde, sendo responsável pelo ordenamento da rede de atenção à saúde e pelo cuidado à população de sua área de abrangência. ( ) A AB orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir dos quais assume funções e características específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q834393 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, AMEOSC, 2021

Conforme o texto expresso da Lei nº 8.080/1990, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q831745 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Nas Conferências de Saúde, a sociedade se reúne para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes. Para isso, devem ocorrer a cada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q834543 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Medico, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Em relação aos elementos conceituais na atenção primária, os diferentes níveis de prevenção da história natural da doença, ajudam na adoção de políticas públicas de prevenção de determinadas doenças.
Analise as afirmativas abaixo sobre os níveis de atenção.
1. A prevenção primordial da doença objetiva evitar a instalação de seus fatores de risco. 2. A prevenção primária da doença visa eliminar seus fatores de risco. 3. A prevenção secundária busca a detecção e o manejo precoce da doença em sua fase assintomática. 4. A prevenção terciária promove a reabilitação e a prevenção de complicações em indivíduos já doentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q832942 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de São José do Cedro SC Agente Comunitário Saúde, AMEOSC, 2021

Acerca da Lei nº 11.350/2006, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)O exercício das atividades de Agente Comunitário de Saúde dar-se-á exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, na execução das atividades de responsabilidade dos entes federados, mediante vínculo direto entre os referidos Agentes e órgão ou entidade da administração direta, autárquica ou fundacional.

(__)O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante exclusivamente a ações domiciliares e individuais, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde.

(__)É considerada atividade precípua do Agente Comunitário de Saúde, em sua área geográfica de atuação, a realização de visitas domiciliares rotineiras, casa a casa, para a busca de pessoas com sinais ou sintomas de doenças agudas ou crônicas, de agravos ou de eventos de importância para a saúde pública e consequente encaminhamento para a unidade de saúde de referência.

Após análise, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q833104 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Jacinto Machado SC Psicólogo, PS Concursos, 2021

Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal a coordenação do componente estadual e distrital da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais e de acordo com as políticas, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Estados e do Distrito Federal: I. Pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado de Gestão no Distrito Federal, estratégias, diretrizes e normas para a implantação e implementação da Política Nacional de Atenção Básica vigente nos Estados e Distrito Federal; II. Destinar recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da Atenção Básica, de modo regular e automático, prevendo, entre outras formas, o repasse fundo a fundo para custeio e investimento das ações e serviços; III. Ser corresponsável pelo monitoramento das ações de Atenção Básica nos municípios; IV. Analisar os dados de interesse estadual gerados pelos sistemas de informação, utilizá-los no planejamento e divulgar os resultados obtidos. Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q859483 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Mataraca PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

A Lei nº 8.080/90 regulamenta a Constituição Federal de 1988 e é a primeira Lei Orgânica do SUS (Sistema Único de Saúde). A Lei dispõe sobre a promoção, proteção recuperação da saúde e a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. No primeiro artigo da Lei Orgânica faz uma referência o artigo 196 da Constituição Federal.
Diante do que foi dito, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q858997 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Passira PE Psicólogo, CONTEMAX, 2020

A Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003, trata de temas importantes como a saúde do idoso. Sobre tal ponto, considerando a legislação em referência, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q845790 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Centenário do Sul PR Fonoaudiólogo, FAUEL, 2020

A Lei Orgânica da Saúde, também conhecida como Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. De acordo com a disposição preliminar: Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. Considerando o tema abordado, analise as afirmações seguintes:
I. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício; II. Dizem respeito também à saúde as ações que se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social; III. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS). IV. Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) é a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização dissociada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q837231 | Saúde Pública, Políticas Públicas, FSPSS Médico Clínico Geral 40h, FSPSS, 2021

Hodiernamente, a maneira como a União repassa os recursos do SUS para os Estados e Municípios ocorre por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q836724 | Saúde Pública, Políticas Públicas, FSPSS Médico Especialista, FSPSS, 2021

Princípios organizativos são usados pelo SUS para orientar o processo, ou seja, são formas de concretizar o SUS na prática. Aponte a alternativa que não corresponde a um dos princípios organizativos do SUS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q843782 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando que as condições de vida e de trabalho dos indivíduos e grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde, julgue o item subsequente.
Segundo a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), a análise da situação de saúde abrange as conexões entre condições de vida, ambiente e trabalho, com destaque para as relações entre saneamento, alimentação, habitação, ambiente de trabalho, poluição, acesso à informação e serviços de saúde e seu impacto nas condições de saúde dos variados grupos da população.
  1. ✂️
  2. ✂️

136Q842106 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, FACET Concursos, 2020

“Bicho geográfico” é um nome popular para a doença larva migrans cutânea. Sobre essa doença, marque V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) As regiões da areia onde há sombra, mas não há contato com a água do mar, são os melhores pontos para o desenvolvimento das larvas. ( ) A contaminação do homem se dá quando há um contato da pele com o solo contaminado por larvas, habitualmente, quando andamos descalços sobre terreno arenoso. ( ) A duração do processo é muito variável podendo curar-se espontaneamente ao fim de 2 semanas ou durar meses. A larva migrans quando desaparece espontaneamente, sem tratamento, pode reaparecer semanas ou meses depois. ( ) Não existe transmissão da Larva migrans cutânea de uma pessoa para outra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q840059 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Arapongas PR Agente de Combate à Endemias, FAFIPA, 2020

Saneamento básico de saúde é um dos aspectos relevantes no controle de doenças e manutenção da saúde individual e coletiva. Neste contexto, pode-se afirmar que:


I. A utilização de água tratada oferece risco à saúde individual e/ou coletiva.

II. Ausência de sistema de esgoto ou esgoto ao céu aberto coloca em risco somente a saúde coletiva.

III. A proliferação de vetores está relacionada entre outros fatores a ausência individual de cuidados de higiene na própria residência, como água parada e entulhos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q859341 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

A Política Nacional de Atenção Básica aprovada pela Portaria nº2.436/2017 regulamenta a de implantação e operacionalização de ações no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, estabelecendo diretrizes para a organização do componente Atenção Básica, na Rede de Atenção à Saúde - RAS. Dada a importância desta Política para a Atenção Primária em Saúde examine as afirmações abaixo: I. Compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Municípios e do Distrito Federal: divulgar periodicamente os relatórios de indicadores da Atenção Básica, com intuito de assegurar o direito fundamental de acesso à informação e articular instituições de ensino e serviço, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, para formação e garantia de educação permanente aos profissionais de saúde das equipes que atuam na Atenção Básica. II. A Gestão Estadual de saúde deve articular e criar condições para que a referência aos serviços especializados ambulatoriais, sejam realizados preferencialmente pela Atenção Básica, sendo de sua responsabilidade: Ordenar o fluxo das pessoas nos demais pontos de atenção da RAS; Gerir a referência e contrarreferência em outros pontos de atenção; e Estabelecer relação com os especialistas que cuidam das pessoas do território. III. Fica estipulado para cálculo do teto máximo de equipes de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF), com ou sem os profissionais de saúde bucal, pelas quais o Município e o Distrito Federal poderão fazer jus ao recebimento de recursos financeiros específicos, conforme a seguinte fórmula: População/2.500. IV. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR) prestarão atendimento à população por, no mínimo, 15 (quinze) dias mensais, com carga horária equivalente a 8 (oito) horas diárias. será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q841446 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Médico Clínico Geral, GUALIMP, 2020

A assistência prestada ao paciente no CAPS I inclui as seguintes atividades, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q841516 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Arapongas PR Agente de Combate à Endemias, FAFIPA, 2020

As arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti têm se constituído em um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas. Estima-se que 3 bilhões de pessoas estejam sob o risco de contrair a doença e que ocorram, anualmente, 390 milhões de infecções e 20 mil mortes. Sobre a dengue pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.