Início

Questões de Concursos Saúde Pública

Resolva questões de Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1621Q913065 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

Com base na Lei nº 8.080/1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, analise as afirmativas a seguir e, logo após, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( )A referida Lei tem como objetivo fundamental a criação de planos privados de saúde.
( )A Lei estabelece que a saúde é um direito fundamental do ser humano e que o Estado deve prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
( )A referida Lei define apenas as competências das Secretarias de Saúde dos Municípios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1622Q913068 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

Recentemente, o paciente LS, 39 anos, foi diagnosticado com leishmaniose visceral, a forma mais grave da doença. Assinale a alternativa que apresenta a forma que LS contraiu a doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1623Q879791 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Maringá PR, FAUEL, 2024

De acordo com o Ministério da Saúde, qual é o nome da doença inflamatória ocular, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que ocorre em áreas de maior concentração de pobreza, deficientes de condições de saneamento básico e acesso à água?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1624Q878769 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da atenção primária fornecida pelo SUS, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1625Q879795 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Maringá PR, FAUEL, 2024

“Profilaxia” é um termo utilizado na Medicina e na Odontologia e significa o conjunto de medidas utilizadas na prevenção e na atenuação de doenças. Existem diversos tipos de profilaxia, por exemplo: a dentária e a da dengue. Analise as afirmativas a seguir, que tratam desse assunto, e assinale a alternativa CORRETA.

São exemplos de práticas da profilaxia:
I – lavar as mãos;
II – ignorar o acúmulo de água parada;
III – vacinar-se.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1626Q878005 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Auxiliar de Serviços Hospitalares, SADMS, SELECON, 2024

A Constituição Federal determina que a sociedade deve participar da gestão do sistema de saúde. Nesse sentido, existe um órgão instalado, em caráter permanente e deliberativo, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Sua função é a de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Trata-se, portanto, de uma atribuição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1627Q871358 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Qual é o papel do Agente Comunitário de Saúde na Estratégia Saúde da Família?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1628Q873407 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Conhecimentos Geográficos da Área/Região/Município de Atuação
Sobre o conhecimento geográfico do município para o planejamento e execução de ações de saúde, avalie as afirmativas abaixo:

1. O relevo, a hidrografia e o clima de uma região não influenciam na incidência de doenças e na logística para o atendimento em saúde.
2. A distribuição da população entre áreas urbanas e rurais implica a definição das macroáreas de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde.
3. A proximidade de indústrias ou áreas de cultivo agrícola pode aumentar a exposição da população a poluentes e agrotóxicos, impactando a saúde.
4. A presença de áreas verdes e espaços de lazer é um fator que contribui positivamente para a qualidade de vida e saúde da população.
5. O mapeamento das regiões mais vulneráveis do município é fundamental para a definição de prioridades em saúde pública.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1629Q904639 | Saúde Pública, SUS princípios, Tecnólogo em Gestão Hospitalar, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Um hospital público está passando por uma auditoria do SUS para avaliar a eficiência dos serviços prestados e o uso adequado dos recursos financeiros. A equipe está preocupada com quais critérios serão analisados durante a auditoria. Qual é o principal objetivo da auditoria do SUS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1630Q870851 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Segundo a Portaria de Consolidação nº 4/2017, as ações e serviços de Vigilância em Saúde são essenciais para a promoção da saúde. Qual das seguintes ações NÃO faz parte das atribuições da Vigilância em Saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1631Q873411 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Técnicas de Levantamento das Condições de Vida e de Saúde/Doenças da População
Sobre as técnicas de levantamento das condições de vida e de saúde da população, avalie as afirmativas abaixo:

1. O inquérito domiciliar é uma técnica que coleta dados diretamente das famílias sobre sua condição de saúde e acesso aos serviços.
2. Os registros de unidades de saúde, como prontuários, são fontes importantes de informações sobre as condições de saúde da população.
3. A observação direta das condições de moradia e saneamento básico é uma técnica valiosa para compreender as condições de vida da população.
4. A análise de dados secundários, como estatísticas públicas, é útil para complementar as informações obtidas por inquéritos e observações.
5. A entrevista estruturada com profissionais de saúde é uma técnica que fornece insights qualitativos sobre a percepção das condições de saúde na comunidade.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1632Q875209 | Saúde Pública, Auxiliar de Serviços, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

Sobre a utilização racional da água, analise os itens a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1633Q877003 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

A vacina Pneumocócica 23-valente (VPP23 - polissacarídica) protege contra as seguintes doenças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1634Q878285 | Saúde Pública, Serviço Funerário, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

A técnica de tanatopraxia consiste em aplicação de injeções, por via do sistema arterial, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1635Q995025 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Técnico Segurança do Trabalho, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Educação Popular em Saúde trabalha com eixos estratégicos apresentados na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1636Q915923 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Pontalina GO, MS CONCURSOS, 2023

Texto associado.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde. Referente ao texto responda às próximas três questões.
A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde, engloba:

I- Somente a atenção primária.
II- A atenção primária, média e alta complexidade.
III- Os serviços de urgência e emergência.
IV- As ações e serviços exclusivamente da vigilância epidemiológica.
V- As ações e serviços das vigilâncias sanitária, ambiental e assistência farmacêutica.

Está incorreto o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1637Q912085 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

Contato físico com áreas alagadas, lama ou esgoto, principalmente após fortes chuvas ou ocorrência de enchentes, pode ser associado a que doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1638Q913119 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pindamonhangaba SP, VUNESP, 2023

Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1639Q1060836 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Texto associado.

Texto 1

Mudanças climáticas podem ampliar o risco da Doença de Chagas na Amazônia (trecho adaptado)


Leandro Schlemmer Brasil, Divino Vicente Silvério, Filipe França, José Orlando de Almeida Silva, Leandro Juen, Leonardo Viana de Melo, Thiago Bernardi Vieira e Walter Souza Santos


As mudanças climáticas estão alterando silenciosamente o cenário da saúde pública na Amazônia. As frequentes secas, enchentes, desmatamentos e demais problemas ambientais podem levar ao surgimento de novas doenças ou ao avanço de doenças já controladas.


Um caso emblemático é o da Doença de Chagas, que mesmo com os avanços recentes nos estudos sobre sua biologia e controle de transmissão, pode representar novamente um desafio para nosso sistema de saúde em virtude das alterações que estão sendo realizadas nas paisagens.


Um estudo publicado recentemente na revista Medical and Veterinary Entomology [...] deixa um alerta claro: o aquecimento global pode facilitar a expansão dos barbeiros, vetores da Doença de Chagas, para novas áreas da floresta.


A doença de Chagas

A doença, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, é transmitida principalmente por insetos conhecidos como barbeiros. A Doença de Chagas (DC) existe há milhões de anos como uma doença em animais silvestres, que passou a ser transmitida ao homem, de forma acidental, a partir da invasão dos ambientes silvestres por populações humanas.


Projeções preocupantes

Nosso estudo analisou mais de 11 mil registros de ocorrência de 55 espécies de barbeiros. Utilizamos uma técnica chamada modelagem de nicho ecológico, que cruza dados biológicos e ambientais, para prever como esses vetores podem se deslocar até 2080 sob diferentes cenários climáticos. Os resultados indicam uma tendência preocupante: os barbeiros devem expandir sua distribuição na Amazônia, especialmente em áreas já vulneráveis. Esse movimento pode surpreender os sistemas de saúde despreparados, afetando populações que já enfrentam desigualdades e condições precárias de moradia.


Uma questão de saúde climática

Um dos principais dados gerados pelo estudo é o mapeamento das áreas da Amazônia que podem ter aumento na presença de barbeiros vetores da Doença de Chagas até 2080, especialmente sob cenários de mudanças climáticas intensas. [...]

Esses dados permitem direcionar ações preventivas, como o fortalecimento da vigilância entomológica, campanhas educativas em comunidades vulneráveis e melhorias nas condições habitacionais, antes que a transmissão da doença se intensifique nessas regiões. Trata-se de uma ferramenta estratégica para antecipar riscos e evitar surtos futuros. [...]

A próxima Conferência do Clima da ONU (COP 30), marcada para ocorrer em Belém, traz uma oportunidade histórica. Precisamos colocar a saúde climática no centro das discussões. A crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social. E a ciência tem muito a contribuir com soluções baseadas em dados e equidade.



(Fonte: The Conversation. Disponível em: https://theconversation.com/mudancasclimaticas-podem-ampliar-o-risco-da-doenca-de-chagas-naamazonia-259641)

“A crise ambiental também é uma crise de saúde e justiça social.” (Texto 1, 9º parágrafo)
Na passagem acima, estabelece-se uma relação entre crise ambiental e justiça social.
Da leitura do texto 1, infere-se que essa relação reside no fato de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1640Q914155 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Salinas MG, COTEC, 2023

Assinale a alternativa CORRETA sobre a malária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.