Início

Questões de Concursos Saúde Pública

Resolva questões de Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1901Q878240 | Saúde Pública, Serviço de Combate às Endemias, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

Os índices predial, por tipo de recipiente e de Breteau fazem parte de uma metodologia de investigação da presença de larvas do mosquito transmissor da dengue. Assinale a alternativa que indica o nome dado ao método descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1902Q914338 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Caxambu do Sul SC, FEPESE, 2023

Sobre as visitas domiciliares realizadas pelo Agente Comunitário de Saúde, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1903Q871077 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os indicadores de saúde são empregados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências. Considerando a informação como subsídio para o planejamento de uma equipe de trabalho, deve-se escolher quais indicadores serão usados em nosso planejamento, quando, então, a partir dessa escolha, refletir a respeito dos instrumentos de coleta de dados, uma vez que a “alimentação” correta desses instrumentos é condição necessária para obtenção do resultado final do processo que reflete a situação real, qualquer inconsistência nesse resultado, comprometerá o valor da informação; portanto, quanto mais simples e compreensível for o instrumento de coleta, melhor será essa captação e seu resultado final.

(FRANCO, Joel Levi Ferreira.)

Sobre os indicadores de saúde, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1904Q1064363 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Calumbi PE, IGEDUC, 2025

Leia o trecho a seguir, referente ao artigo 2º (§ 1º) da Lei 8080 de 19 de setembro de 1990:

"O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação."

Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1905Q987564 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Operador de Frota, CISDESTE MG, IBADE, 2024

De acordo com a Portaria GM n.º 1.828/2004, são estabelecidos incentivos financeiros para adequação da área física das Centrais de Regulação Médica de Urgência. A respeito dos valores transferidos com base no porte populacional das regiões, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1906Q1072303 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma política do SUS voltada para a reorganização da atenção primária no Brasil, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidado contínuo. Sobre essa estratégia, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1907Q877232 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Sertãozinho PB, ADVISE, 2024

Referente à manutenção de redes coletoras de esgoto, identifique a técnica CORRETAMENTE associada à sua aplicabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1908Q879026 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

As doenças crônicas não transmissíveis figuram como as principais causas de óbitos no mundo, gerando perda de qualidade de vida e alto grau de limitação no trabalho e no lazer, além de impactos econômicos para famílias, comunidades e sociedade em geral. Caracterizam-se por etiologia múltipla (causas difíceis de se definir), diversos fatores de risco, curso longo e silencioso e de origem não infecciosa. Esses fatores de risco podem ser identificados e classificados como não modificáveis e modificáveis ou comportamentais. Entende-se como fator de risco modificável:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1909Q980917 | Saúde Pública, Bioquímico ou Biomédico, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Em relação à profilaxia e ao diagnóstico das parasitoses humanas, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1910Q869048 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) é a formulação política e organizacional dos serviços e das ações de saúde no Brasil, estabelecida pela Constituição de 1988. São princípios doutrinários do SUS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1911Q874942 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre a utilização de técnicas de comunicação eficaz com a comunidade, considere o seguinte cenário:
Uma região enfrenta um surto de uma doença contagiosa e é necessária uma campanha de conscientização para mobilizar a população a adotar medidas preventivas.
Dentre as opções de comunicação, qual seria mais eficaz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1912Q869060 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Os métodos para controle de vetores compreendem toda prática que busca a prevenção, repressão ou exclusão de um organismo vetor de doenças. Para controle do Aedes, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve orientar medidas para evitar a transmissão dos arbovírus, como o uso de telas e repelentes pelos pacientes durante o período de viremia, a fim de se evitarem novas transmissões, em especial para os familiares e vizinhos. Outra prática de controle é a mecânica que consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1913Q870857 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Durante uma inspeção, o ACE encontra um estabelecimento comercial que não possui licenciamento sanitário e que, além disso, tem um mau armazenamento de alimentos, apresentando risco de contaminação. Os proprietários alegam que não têm conhecimento das normas de vigilância sanitária. Qual deve ser a conduta do ACE diante dessa situação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1914Q878283 | Saúde Pública, Serviço Funerário, Prefeitura de Londrina PR, FUNDATEC, 2024

Um dos principais objetivos da tanatopraxia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1915Q983249 | Saúde Pública, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

Acerca das ações para o controle de vetores mecânico e das medidas para eliminação de criadouros como remoção, destruição e vedação de recipientes, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

(__) A vedação de depósitos de armazenamento de água, com a utilização de capas e tampas, não é recomendado pois aumenta a temperatura do recipiente e favorece a deposição de ovos pelos mosquitos.

(__) As atividades de destruição ou a destinação adequada de criadouros devem ser executadas exclusivamente pelos Agentes de Combate a Endemias.

(__) O reforço na coleta de resíduos sólidos, com destino final adequado, em áreas com altos índices de infestação é um exemplo de controle mecânico de vetores. Assinale a alternativa com a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1916Q873430 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Impactos Ambientais Decorrentes das Atividades Industriais e Agrárias, da Extração Mineral e dos Serviços Urbanos
As atividades industriais, agrárias, mineradoras e os serviços urbanos podem gerar impactos significativos ao meio ambiente. Sobre esses impactos, avalie as afirmativas abaixo:

1. A contaminação dos corpos d'água por efluentes industriais é um dos principais impactos ambientais das atividades industriais, podendo comprometer a biodiversidade aquática e a saúde humana.
2. A agricultura intensiva pode levar à degradação do solo, perda de nutrientes e aumento da erosão, impactando a capacidade produtiva das terras.
3. A extração mineral pode causar desmatamento, poluição do solo e da água, além de alterar a paisagem natural, criando passivos ambientais difíceis de remediar.
4. Os serviços urbanos, como o saneamento e a gestão de resíduos sólidos, têm um impacto ambiental positivo, contribuindo para a preservação dos recursos naturais.
5. A mitigação dos impactos ambientais das atividades econômicas deve ser realizada por meio de práticas sustentáveis, como a recuperação de áreas degradadas e o uso racional dos recursos naturais.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1917Q865501 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, a dengue é uma doença viral que pode variar de formas assintomáticas até formas graves, caracterizadas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1918Q912094 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Diorama GO, IV UFG, 2023

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são multifatoriais, se desenvolvem no curso da vida e possuem longa duração. Elas estão relacionadas a diversos fatores, condicionantes e determinantes sociais, entretanto a maioria é ocasionada por fatores de risco modificáveis. O tabagismo, o sedentarismo e a alimentação não saudável são fatores de risco para quais DCNT?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1919Q865503 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Acerca da identificação de situações de risco e vulnerabilidade, relacionadas à atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS), julgue as frases abaixo.

I. A análise de determinantes sociais da saúde é essencial para identificar fatores que contribuem para a vulnerabilidade de determinados grupos populacionais. II. O mapeamento epidemiológico é uma ferramenta crucial para identificar situações de risco, permitindo a implementação de ações preventivas e de promoção da saúde. III. A abordagem interdisciplinar, envolvendo profissionais de saúde e assistência social, é fundamental para uma compreensão holística das situações de vulnerabilidade.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1920Q982502 | Saúde Pública, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Analise a notícia publicada pelo Ministério da Saúde em 10/07/2023.

“Ministério da Saúde lançou a publicação Dados para Vigilância, que apresenta as características históricas, operacionais e possibilidades analíticas dos sistemas de informação sob gestão do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Esses sistemas possuem bases de dados sobre nascimentos, morbidade, mortalidade e fatores de risco para doenças crônicas, que permitem a obtenção de números com recortes por municípios, faixa etária ou sexo”.

Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/assuntos/noticias/2023/julho/entenda-as-principaiscaracteristicas-dos-sistemas-de-informacao-do-ministerio-dasaude. Acesso em 15/02/2025.

Nesse contexto, podemos afirmar que o e-SUS Notifica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.