Início

Questões de Concursos Saúde Pública

Resolva questões de Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


223Q845411 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, FACET Concursos, 2020

Conforme a lei 8080/90 em seu artigo 5º, são objetivos do Sistema Único de Saúde:

I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

II - a formulação de política de saúde destinada a promover apenas no campo social a execução de políticas que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.

III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q840823 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Asconprev, 2020

Complete as lacunas: A dengue é uma doença __________ aguda e de rápida disseminação. É um agravo de notificação __________(Portaria GM/MS nº 5 de 21 de fevereiro de 2006) e, portanto, todos os casos suspeitos (sendo ou não confirmados) devem ser obrigatoriamente, notificados à __________ do município. As notificações preenchidas nas unidades de saúde devem ser digitadas no ___________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q840712 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Médico do Trabalho, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O conceito de vigilância sanitária refere-se, entre outros aspectos, a um conjunto de ações capaz de eliminar riscos à saúde.

II. O Sistema Único de Saúde é financiado com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q840050 | Saúde Pública, Políticas Públicas, AL AP Analista Legislativo Assistente Social, FCC, 2020

O Sistema Único de Saúde se constitui numa grande conquista para a população brasileira no campo do direito dos cidadãos e dever do Estado. Ao analisar a Política Estadual de Saúde é necessário verificar se ela cumpre seus princípios, dentre os quais se destaca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q214505 | Saúde Pública, Médico Psiquiatria, SEJUS ES, VUNESP

Num programa de saúde contra o uso de drogas, voltado para indivíduos que já são dependentes, são desenvolvidas ações que incluem diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade. Essas medidas são classificadas como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q669431 | Saúde Pública, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Até o décimo primeiro mês de 2014,
Recife convivia apenas com uma arbovirose, ______________, porém, em 2015, constatou-se a presença de circulação de um novo vírus denominado ___________ e, ainda em 2015, no segundo semestre, detectou-se a transmissão ativa de mais uma arbovirose no Recife, ________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q845337 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, FACET Concursos, 2020

Sobre a visita domiciliar, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q699165 | Saúde Pública, Agente Administrativo de Saúde, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

O Ministério da Saúde (MA) estabelece a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. De acordo com o Ministério da Saúde é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q843445 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito de epidemiologia, julgue o item a seguir.
Estudos ecológicos são comumente empregados para a análise de desfecho em grupos de pessoas, porém, o uso desses estudos é inadequado quando se deseja gerar hipóteses.
  1. ✂️
  2. ✂️

232Q834747 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Com relação ao mapa do território adscrito pela Equipe de Saúde da Família e Equipe de Saúde Bucal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q840169 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Agente de Endemias, CESPE CEBRASPE, 2020

Assinale a opção que apresenta a denominação dada ao estabelecimento pertencente ao SUS que tem, pelo menos, uma equipe de saúde da família, que funciona com carga horária mínima de quarenta horas semanais, por, no mínimo, cinco dias da semana, durante os doze meses do ano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q845570 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Araçoiaba PE Médico Plantonista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. Estudar a resistência aos antivirais não é um dos objetivos da vigilância epidemiológica da influenza humana.

II. A vigilância em saúde, no âmbito do SUS, não está relacionada às ações de prevenção de doenças transmissíveis.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q840202 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Médico ESF, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. As ações de educação em saúde têm, dentre seus objetivos, o de propiciar a qualidade de vida e a ampliação da vulnerabilidade ligada às vivências das pessoas, ocultando fatores determinantes e condicionantes do processo saúdedoença.

II. O objetivo primário das ações de educação em saúde é conscientizar os jovens sobre os riscos da prática sexual sem o uso de preservativos.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q831814 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Ermo SC Psicólogo, PS Concursos, 2021

Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal a coordenação do componente estadual e distrital da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais e de acordo com as políticas, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Estados e do Distrito Federal:
I. Pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado de Gestão no Distrito Federal, estratégias, diretrizes e normas para a implantação e implementação da Política Nacional de Atenção Básica vigente nos Estados e Distrito Federal; II. Destinar recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da Atenção Básica, de modo regular e automático, prevendo, entre outras formas, o repasse fundo a fundo para custeio e investimento das ações e serviços; III. Ser corresponsável pelo monitoramento das ações de Atenção Básica nos municípios; IV. Analisar os dados de interesse estadual gerados pelos sistemas de informação, utilizá-los no planejamento e divulgar os resultados obtidos.
Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q832595 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente Comunitário de Saude, AMEOSC, 2021

Sobre as doenças transmissíveis, seus vetores, vias de transmissão, sintomas, cuidados e tratamento, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q842675 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Assistente Social, EDUCA, 2020

O documento das Diretrizes do Pacto pela Saúde em 2006 - Consolidação do Sistema Único de Saúde, publicado na Portaria/GM no 399, de 22 de fevereiro de 2006, contempla o Pacto firmado entre os gestores do SUS, em suas três dimensões: pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. O Pacto pela Saúde foi uma ferramenta importante para o fortalecimento da atenção à saúde, o financiamento e a participação popular. Também contribuiu para gerir e consolidar o Sistema Único de Saúde - SUS. Atualmente, temos as diretrizes do Decreto nº7.508/11 e novas portarias em relação aos temas abordados pelo Pacto.

Considerando o Pacto de Saúde, examine as afirmações a seguir:

I. O Pacto pela vida quando estabelecido na Portaria 399/2006 previa seis prioridades: atenção à saúde do idoso; controle de câncer de colo de útero e de mama; redução da mortalidade infantil e materna; fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias com ênfase prioritária em quatro doenças: na dengue, na hanseníase, na tuberculose e na malária.

II. A Portaria do Ministério da Saúde nº 325/2008 incluiu cinco prioridades no Pacto pela Vida são elas: saúde do trabalhador; saúde mental; fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência; atenção integral às pessoas em situação ou risco de violência e saúde indígena.

III. O Pacto em Defesa do SUS expressou compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação do processo de Reforma Sanitária Brasileira, articulou as ações que visavam qualificar e assegurar o SUS como política pública com vistas a busca de financiamento compatível com as necessidades de saúde por parte dos entes federados. Esse Pacto possui cinco prioridades: articulação e apoio a mobilização social pela promoção e desenvolvimento da cidadania, aprovação do orçamento do SUS, regulação da EC nº 29, ampliação e fortalecimento das relações com os movimentos sociais e estabelecimento de diálogo com a sociedade, além dos limites institucionais.

IV. O Pacto de Gestão do SUS possui oito prioridades: descentralização, regionalização, financiamento do Sus, regulação da atenção à saúde e regulação assistencial, programação pactuada integrada, planejamento no Sus, participação e controle social e gestão do trabalho na saúde.

Estão INCORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q833474 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Itá SC Agente de Combate a Epidemias, AMAUC, 2021

A Febre pelo vírus chikungunya é um arbovírus. Arbovírus são aqueles vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos, mas também podem ser carrapatos ou outros. O transmissor (vetor) do chikungunya é o mosquito aedes aegypti, que precisa de água parada para proliferar, portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região. Sobre a febre pelo vírus chikungunya é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q212940 | Saúde Pública, SUS, Médico Cardiologia, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPLAN

Em saúde pública, a Atenção Básica tem o Programa de Saúde da Família (PSF) como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do SUS. Para que se efetive tal assertiva, considere alguns fundamentos, tais como, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.