Questões de Concursos Saúde Pública

Resolva questões de Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q980743 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde Microárea 12, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

O acompanhamento familiar exige visitas domiciliares regulares, sistematizadas e integradas ao trabalho em equipe. A continuidade desse acompanhamento contribui para o monitoramento de condições crônicas, prevenção de agravos e fortalecimento do cuidado em rede. Nesse contexto, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:

(__)A periodicidade das visitas pode variar de acordo com o grau de vulnerabilidade da família.

(__)A estratificação de risco ajuda a definir a frequência adequada de acompanhamento domiciliar.

(__)A periodicidade das visitas é determinada exclusivamente pelo Ministério da Saúde, sem necessidade de avaliação local.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1064456 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Durante o cadastramento de famílias em uma área de abrangência, o Agente Comunitário de Saúde identifica problemas relacionados ao saneamento básico. Com base no impacto ambiental na saúde da comunidade, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1064968 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Cândido Godói RS, Prefeitura de Cândido Godói RS, 2025

A atuação do Agente de Saúde está diretamente relacionada ao fortalecimento do vínculo entre a comunidade e a equipe de saúde. Em áreas de maior vulnerabilidade social, esse vínculo é essencial para o sucesso das estratégias de prevenção de doenças e promoção da saúde. A confiança construída nas visitas domiciliares frequentes é uma ferramenta poderosa para transformar hábitos e comportamentos. Considerando esse aspecto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q978184 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Entender o território onde o Agente Comunitário de Saúde (ACS) atua vai muito além de apenas conhecer seus limites geográficos (como ruas, bairros ou áreas de abrangência). Nesse contexto, a territorialização compreende a demarcação geográfica do território de atuação das equipes de saúde através do reconhecimento:
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/geoprocessamento_cadast ramento_territorializacao.pdf


I.Das características populacionais. II.Da dinâmica social, cultural e econômica. III.Das relações de acesso aos cuidados e serviços de saúde.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q980744 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde Microárea 12, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

O território em saúde é muito mais do que uma área delimitada geograficamente. Ele é um espaço social, histórico e cultural, que carrega condições específicas para o surgimento e o enfrentamento de doenças. Com base nesse contexto, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:

(__)O território em saúde é um espaço dinâmico, construído historicamente, com características sociais, epidemiológicas e políticas que influenciam o processo saúde-doença.

(__)A territorialização é uma etapa opcional no processo de organização do trabalho das equipes de saúde da família.

(__)A delimitação territorial visa apenas facilitar a localização geográfica das famílias e não interfere na organização das ações de cuidado.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q983305 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

O acompanhamento de crianças na atenção básica à saúde abrange diversos aspectos importantes, tais como:

I. Promoção do Crescimento e Desenvolvimento Saudáveis.

II. Prevenção de Doenças.

III. Acompanhamento Nutricional.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q984841 | Saúde Pública, Agente de Combate à Endemias, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A aplicação residual de inseticidas consiste na pulverização de inseticidas em paredes ou outras superfícies utilizando equipamentos costais que deixam uma determinada quantidade de inseticida por metro quadrado. Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

Atualmente o Ministério da Saúde está recomendando o uso do inseticida composto pela associação dos produtos químicos __________ e __________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1060873 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Um estudo hipotético de coorte com gestantes cadastradas em uma unidade básica de saúde da Zona Norte do Rio de Janeiro avaliou o risco de infecção do trato urinário (ITU) e parto prematuro (PP). Foram calculadas as taxas de incidência de parto prematuro nas gestantes com ITU (Iexp) e sem ITU (Inexp), bem como o risco relativo (RR) de parto prematuro, tendo sido obtidos os seguintes valores: Iexp = 0,625, Inexp = 0,058 e RR = 10,77.
A partir dessas informações, é correto concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1064457 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Em relação às ações de educação em saúde realizadas por Agentes Comunitários de Saúde, analise as afirmativas a seguir:

I. A educação em saúde visa a sensibilizar e conscientizar a população sobre práticas preventivas.
II. As ações educativas devem ser realizadas exclusivamente em unidades de saúde.
III. A promoção da saúde na comunidade envolve estratégias participativas, como rodas de conversa e mutirões.
IV. O objetivo das ações educativas é melhorar a qualidade de vida da população.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1064713 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Com base no conceito da Promoção de Saúde, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1064969 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Jeceaba MG, FRONTE, 2025

Texto associado.
Saiba mais sobre a Atenção Primária à Saúde (APS)


A Atenção Primária à Saúde - APS é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.

Hoje, há uma Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (Casaps) disponível para apoiar os gestores municipais na tomada de decisões e levar à população o conhecimento do que encontrar na APS. Ela envolve outras iniciativas também, como: o Programa Saúde na Hora e o Mais Médicos. Esse trabalho é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Unidades de Saúde Fluviais, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde.
Conforme o texto apresentado, a Atenção Primária à Saúde (APS) é descrita como um “filtro” dentro da organização do SUS. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor expressa o significado dessa função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1035273 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Entre as ações estratégicas do Ministério da Saúde para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q978953 | Saúde Pública, Gerontólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta a principal causa de morte entre os idosos brasileiros, com mais de 80 anos, segundo o DATASUS 2020.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q980745 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde Microárea 12, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

A vacinação é uma das estratégias mais eficazes de prevenção de doenças imunopreveníveis. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem papel fundamental na identificação de faltosos, mobilização da população e orientação das famílias. Com base nessas atribuições, analise as afirmativas abaixo:

I.O ACS é responsável exclusivo pela aplicação das vacinas nas unidades de saúde.

II.Cabe ao ACS identificar atrasos no calendário vacinal e orientar os usuários sobre a importância da imunização.

III.O ACS deve evitar abordar o tema da vacinação para não gerar constrangimento nas famílias.

É CORRETO o que se afirma e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q984842 | Saúde Pública, Agente de Combate à Endemias, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Em relação ao adulto de Aedes aegypti, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Quando o Aedes aegypti está infectado pelo vírus da dengue ou da febre amarela, pode haver transmissão transovariana destes, de maneira que, em variável percentual, as fêmeas filhas de um espécime portador nascem já infectadas.
( ) É pequena a capacidade de dispersão do Aedes aegypti pelo voo, quando comparada com a de outras espécies. Não é raro que a fêmea passe toda sua vida nas proximidades do local de onde eclodiu, desde que haja hospedeiros. Poucas vezes a dispersão pelo voo excede os 100 metros.
( ) Quando não estão em acasalamento, procurando fontes de alimentação ou em dispersão, os mosquitos buscam locais claros e quietos para repousar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1060874 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Em um hospital universitário, um grupo de pesquisa deseja desenvolver um estudo em uma amostra representativa de trabalhadores de Unidade de Terapia Intensiva para determinar a chance de acidentes com materiais perfurocortantes, tendo como exposições de interesse: turno de trabalho, tempo de experiência, ocupação, entre outras variáveis.
Considerando os desenhos de estudo em epidemiologia e os determinantes de saúde, o estudo deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1064458 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Durante o acompanhamento de um paciente com diabetes mellitus na comunidade, o Agente Comunitário de Saúde percebe que o paciente não realiza as medições regulares da glicemia. Nesse caso, a abordagem mais apropriada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1064970 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Jeceaba MG, FRONTE, 2025

Texto associado.
Saiba mais sobre a Atenção Primária à Saúde (APS)


A Atenção Primária à Saúde - APS é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.

Hoje, há uma Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (Casaps) disponível para apoiar os gestores municipais na tomada de decisões e levar à população o conhecimento do que encontrar na APS. Ela envolve outras iniciativas também, como: o Programa Saúde na Hora e o Mais Médicos. Esse trabalho é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Unidades de Saúde Fluviais, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde.
Ao afirmar que a APS ocorre “no local mais próximo da vida das pessoas”, o texto enfatiza um aspecto fundamental da organização do sistema de saúde. Assinale a alternativa que melhor interpreta essa afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q978186 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

As atividades desenvolvidas pelos Agente Comunitário de Saúde (ACS) são fundamentais para a identificação de situações de risco que podem comprometer a saúde indivíduos e famílias.

Com relação a identificação de fatores de risco pelo ACS, analise as afirmativas abaixo.

I.A identificação de fatores como violência, abandono, uso de substâncias ou desnutrição deve ser comunicada à equipe.
II.Apenas condições físicas visíveis, como ferimentos ou doenças contagiosas, são consideradas fatores de risco.
III.As situações de risco devem ser registradas apenas quando houver confirmação médica.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.