Início

Questões de Concursos Saúde Pública

Resolva questões de Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q686056 | Saúde Pública, Farmacêutico, IABAS RJ, IBADE, 2019

De acordo com a Lei complementar n° 141, de 13 de janeiro de 2012, julgue as afirmativas a seguir: 
I. Para fins de apuração da aplicação dos recursos mínimos estabelecidos nesta Lei Complementar, considerar-se-ão como despesas com ações e serviços públicos de saúde aquelas voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde. 
II. Os recursos da União serão repassados ao Fundo Nacional de Saúde e às demais unidades orçamentárias que compõem o órgão Ministério da Saúde, para serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde. 
III. O Poder Legislativo diretamente, ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, do sistema de auditoria do SUS, do órgão de controle interno e do Conselho de Saúde de cada ente da Federação, fiscalizará o cumprimento das normas desta Lei Complementar. 
IV. Os recursos da União serão repassados diretamente aos Estados e Municípios para serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde de suas respectivas regiões.
 Estão corretas, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q708848 | Saúde Pública, Biólogo, Prefeitura de Vitória ES, AOCP, 2019

Texto associado.


O Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) é um conjunto de ações que visam promover a gestão de custos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), destinados a gestores de unidades e de secretarias de saúde. Cabe aos gestores de unidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

663Q846138 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Residência Multiprofissional Saúde Coletiva, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à saúde pública no Brasil, julgue o item a seguir.

A vigilância em saúde corresponde ao processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, com vistas ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

664Q832571 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Ermo SC Fisioterapeuta, PS Concursos, 2021

Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal a coordenação do componente estadual e distrital da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais e de acordo com as políticas, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Estados e do Distrito Federal: I. Pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado de Gestão no Distrito Federal, estratégias, diretrizes e normas para a implantação e implementação da Política Nacional de Atenção Básica vigente nos Estados e Distrito Federal; II. Destinar recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da Atenção Básica, de modo regular e automático, prevendo, entre outras formas, o repasse fundo a fundo para custeio e investimento das ações e serviços; III. Ser corresponsável pelo monitoramento das ações de Atenção Básica nos municípios; IV. Analisar os dados de interesse estadual gerados pelos sistemas de informação, utilizá-los no planejamento e divulgar os resultados obtidos. Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q706909 | Saúde Pública, Biólogo, Prefeitura de Vitória ES, AOCP, 2019

Texto associado.


A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por uma equipe multiprofissional que possui, no mínimo: médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família; auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Sobre o ACS, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

666Q844413 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Asconprev, 2020

Sobre a Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, julgue os itens a seguir:
I- A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. II- O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. III- O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. IV- A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q844926 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Analista Clínico, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Promover a saúde do trabalhador pressupõe o fortalecimento e a articulação das ações de vigilância em saúde, identificando os fatores de risco ambiental, com intervenções tanto nos ambientes e processos de trabalho como no entorno, tendo em vista a qualidade de vida dos trabalhadores e da população circunvizinha.

II. São componentes da vigilância em saúde as ações de vigilância, desconstrução, desorganização e descontrole de doenças e agravos à saúde, devendo-se constituir em espaço de desarticulação de conhecimentos e técnicas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

668Q831648 | Saúde Pública, Políticas Públicas, FSPSS Técnico de Enfermagem, FSPSS, 2021

Em relação ao conteúdo da Lei Federal n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

669Q699599 | Saúde Pública, Profissional de Nível Universitário Pleno III Médico Perito, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR, 2019

Com relação ao tabaco, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q832615 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Assinale a alternativa que apresenta denominação de uma diretriz da Atenção Básica que indica a continuidade da relação do cuidado com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários, ao longo do tempo e de modo permanente e consistente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q213130 | Saúde Pública, Médico Cardiologia, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPLAN

Considerando o disposto na Lei Federal nº. 8080/1990, a articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá em especial, algumas atividades, tais como, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q672696 | Saúde Pública, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

A importância da influenza como questão de saúde pública cresceu enormemente após o ano de 2009, quando se registrou a primeira pandemia do século XXI, com milhares de casos e óbitos pela doença denominada influenza pandêmica A (H1N1) 2009. Em relação ao tema, é estabelecido que a notificação compulsória por novo subtipo de influenza deve ser realizada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q859359 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Passira PE Agente de Combate às Endemias, CONTEMAX, 2020

Considerando a Leishmaniose Tegumentar é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q840160 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Residência Multiprofissional Saúde Coletiva, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito dos sistemas de informação em saúde e assuntos correlatos, julgue o item a seguir.

O programa Previne Brasil estabelece um indicador de saúde relativo ao percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre, indicador cujos resultados interferem no componente pagamento por desempenho do citado programa.

  1. ✂️
  2. ✂️

675Q845880 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Residência Multiprofissional Saúde Coletiva, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito dos sistemas de informação em saúde e assuntos correlatos, julgue o item a seguir.

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) é operacionalizado pelo e-SUS Atenção Básica (eSUS AB) e tem como um dos seus objetivos evitar a individualização do registro das informações em saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

676Q841568 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação às comissões gestoras, instâncias de pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os entes federativos, julgue o item a seguir. Considere que as siglas CIB e CIT, sempre que utilizadas, referem-se a Comissão Intergestores Bipartite e Comissão Intergestores Tripartite, respectivamente.
A CIT é o colegiado, no âmbito da União, que define a composição do Conselho Nacional de Saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

677Q841929 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

Apesar de ter sido criado em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) somente foi regulamentado por meio da Lei Orgânica da Saúde (Lei no 8.080/1990), que trata das condições para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, além da organização e do funcionamento dos serviços de saúde. Desde então, o SUS tem sido reconhecido como um modelo integral, nacional e mobilizador do acesso à saúde pública.


Acerca dessa temática, com base na Lei Orgânica da Saúde, julgue os itens a seguir.  
As comissões intersetoriais têm como finalidade articular políticas e programas de interesse para a saúde, abrangendo alimentação e nutrição, saneamento e meio ambiente, vigilância sanitária e farmacoepidemiologia, recursos humanos, ciência e tecnologia e saúde do trabalhador.
  1. ✂️
  2. ✂️

678Q846312 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Areal RJ Agente de Combate à Endemias, GUALIMP, 2020

Todas as alternativas abaixo apresentam ações que o Agente Comunitário de Saúde pode realizar em suas visitas periódicas, EXCETO algumas que por uma questão de ética devem ser deixadas de lado, assinale a alternativa que apresenta essas ações, que demonstram no mínimo indiscrição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

679Q844231 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

Assinale a INCORRETA. Todo Município é responsável pela integralidade da atenção à saúde da sua população, exercendo essa responsabilidade de forma solidária com o estado e a união. Todo Município deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

680Q181203 | Saúde Pública, Enfermeiro do Trabalho, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Nos termos da Lei Federal nº 8.080/1990, a articulação das políticas e programas a cargo das comissões intersetoriais abrangerá, em especial, dentre outras, as seguintes atividades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.