Início

Questões de Concursos Saúde Pública

Resolva questões de Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q843436 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Asconprev, 2020

De acordo com a Lei Nº 8080, de 19 de setembro de 1990, são princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

842Q859095 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Exemplo clínico: Márcia e seu marido, Fernando, estavam entre os dez primeiros pacientes da COVID19 na cidade. Fernando começou a ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Faleceu após cinco dias de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) como caso possível de COVID-19, diagnóstico confirmado posteriormente. Márcia não pode vê-lo nem falar com ele durante a internação, pois ela também estava em isolamento, mas com sintomas leves. Sua última lembrança do marido vivo é Fernando acenando com a mão enquanto a enfermeira o conduzia pelo corredor do hospital. O enterro durou 20 minutos, com caixão lacrado e sem velório e apenas um dos irmãos de Fernando esteve presente, pois Márcia ainda estava em isolamento. Após o enterro, Márcia sentiu um grande vazio. Durante algum tempo, alternava períodos em que chorava muito, não conseguia dormir e ficava lembrando de momentos passados com Fernando. Quando tinha energia, via fotos, andava e acariciava os dois cachorros que ela e o marido haviam adotado. Os sentimentos variavam entre as boas lembranças e culpa pela possibilidade de ter sido responsável pela contaminação dele pelo vírus. Por isso sentia vergonha dos sogros por pensar que eles a culpavam pelo acontecido ou por ele ter morrido e não ela. Apenas depois de algumas semanas, retomou o contato com alguns amigos e familiares pelas redes sociais. Voltou gradualmente a fazer os serviços de casa e conseguiu voltar a trabalhar e superar as dificuldades financeiras causadas pelas várias semanas que ficou praticamente sem renda. Conseguiu arrumar armários e doar os pertences de Fernando a uma instituição, mantendo alguns para si e para doar para amigos e familiares algumas peças especiais. Relatou à mãe que se sentia uma pessoa privilegiada por ter sido casada com alguém tão especial. Sabe que não será fácil, mas devagar quer seguir em frente com a sua vida.

(Elaborado por Maria Cristina de Oliveira Santos e Miyazaki Maycoln Teodoro na publicação LUTO, da Sociedade Brasileira de Psicologia) 
Considerando a exposição de conceitos necessários a compreensão do Decreto 7.508/2011, analise o trecho abaixo transcrito, que compreende o conceito de “Mapa da Saúde”, e assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas:
descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela _________________, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos _______________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

843Q844876 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

O controle social em saúde é um princípio do Sistema Único de Saúde previsto na Constituição Federal de 1988. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Os conselhos de saúde não têm responsabilidade direta sobre a prestação dos serviços de saúde, a qual cabe ao poder público.
  1. ✂️
  2. ✂️

844Q834400 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de São José do Cedro SC Agente Comunitário Saúde, AMEOSC, 2021

A Estratégia Saúde da Família visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Sobre o Programa Estratégia Saúde da Família - ESF, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

845Q845626 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Nutricionista, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os serviços públicos que integram o Sistema Único de Saúde não devem ser utilizados para a prática de ensino e pesquisa, sendo esse um dever da iniciativa privada.

II. O Sistema Único de Saúde deve obedecer a uma série de princípios, dentre os quais é possível citar o da preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

846Q832923 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de São José do Cedro SC Agente Comunitário Saúde, AMEOSC, 2021

De acordo com o disposto na Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080/1990, compete a direção municipal do Sistema Único da Saúde (SUS):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

847Q843427 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Multiprofissional em Saúde da Família Odontologia, SES DF, IADES, 2020

    O primeiro contato significa acessibilidade e utilização dos serviços pelos usuários, para cada problema novo ou para cada novo episódio de um mesmo problema. Um serviço é a porta de entrada quando a população e a equipe o identificam como o primeiro recurso de saúde a ser buscado quando há necessidade-problema de saúde.

STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO; Ministério da Saúde, 2002, com adaptações.

No que se refere aos aspectos de acessibilidade e primeiro contato, julgue o item a seguir.

A organização de agenda constitui importante elemento para a acessibilidade dos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

848Q841140 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a porcentagem de população brasileira que reside em áreas urbanas cresceu de 31,24% em 1940, para 84,36% em 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Séries históricas e estatísticas.

Taxa de urbanização. Disponível em: <https://seriesestatisticas.ibge.gov.br>.

Acesso em: 10 nov. 2020.

Em relação a esse processo, julgue o item a seguir.

O maior acesso aos serviços de atendimento pré-natal e puericultura e a melhor assistência à mulher durante o trabalho de parto contribuíram, de maneira significativa, para a redução da mortalidade infantil e materna.

  1. ✂️
  2. ✂️

849Q841683 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Assistente Social, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. O Sistema Único de Saúde (SUS) inclui entre seus objetivos a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. O SUS também inclui no seu campo de atuação a realização de ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. II. Entre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), inclui-se a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do artigo 2º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, assim como a realização de ações de identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

850Q213217 | Saúde Pública, Médico Cardiologia, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPLAN

A aprovação dos critérios e valores para remuneração dos serviços do SUS, assim como os parâmetros para a cobertura assistencial, é de responsabilidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

851Q868114 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

“A saúde é um direito social no âmbito dos direitos de solidariedade, e não vinculado apenas à possibilidade de compra da assistência, mas à atividade prestadora do Estado, independente das possibilidades individuais. Mais do que isso, a saúde configura-se como direito a não ficar doente, impondo atuação antecipada de serviços que garantam a salubridade pública.” (Boletim de saúde pública, 2010). Baseando-se no parágrafo acima, analise as assertivas abaixo.

I – Considerando que a Constituição Federal de 1988 estabelece a “saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

II – Nesse contexto, a revogação das regras fiscais, constitucionais e legais que restringem o financiamento das políticas sociais foi reiterada, especialmente as que estabelecem tetos de despesas para o desenvolvimento de ações e serviços de saúde, na perspectiva de que saúde não é gasto, mas sim investimento. Não há economia sem vida, e não há vida sem garantia de saúde para toda a população como um direito humano.

III – Garantir o modelo de atenção integral à saúde, público, com financiamento adequado à população negra, às mulheres, homens, LGBTQIA+, à pessoa idosa, adolescentes, crianças, pessoas com deficiência, com patologias, doenças crônicas, doenças raras, comunidades e povos tradicionais e população em situação de rua, é dever do Estado.

Assinale a alternativa que apresenta assertiva (as) correta (as):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

852Q845134 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Multiprofissional em Saúde da Família Odontologia, SES DF, IADES, 2020

    O primeiro contato significa acessibilidade e utilização dos serviços pelos usuários, para cada problema novo ou para cada novo episódio de um mesmo problema. Um serviço é a porta de entrada quando a população e a equipe o identificam como o primeiro recurso de saúde a ser buscado quando há necessidade-problema de saúde.

STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO; Ministério da Saúde, 2002, com adaptações.

No que se refere aos aspectos de acessibilidade e primeiro contato, julgue o item a seguir.

As barreiras à acessibilidade devem ser analisadas pelo agente comunitário de saúde (ACS). O profissional de saúde bucal pode eximir-se dessa análise para otimizar suas horas clínicas, conforme estabelecido nas Diretrizes Nacionais de Saúde Bucal (2004).

  1. ✂️
  2. ✂️

853Q844114 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Fisioterapeuta, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Diante dos surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA), o profissional de saúde deve preservar as embalagens e respectivos acondicionamentos, exceto quando a suspeita estiver relacionada a produtos industrializados.

II. O Sistema Único de Saúde (SUS) inclui entre as suas atribuições a execução de ações de vigilância epidemiológica, sendo vedada a intervenção nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

854Q658015 | Saúde Pública, Políticas Públicas, GUALIMP, 2020

A instituição dos conselhos de saúde atende à exigência legal estabelecida para o repasse de recursos financeiros, estaduais ou federais, ao setor Saúde.


Analise as características abaixo:


I. É uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS).

II. Reúne-se a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

III. Tem sua organização e normas de funcionamento definidas em lei específica, aprovadas pelo Ministério da Saúde.


São características dos Conselhos de Saúde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

855Q843875 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Araçoiaba PE Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. O conceito de vigilância em saúde inclui o controle das doenças transmissíveis. II. As ações da vigilância sanitária são de cunho educativo e preventivo.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

856Q846211 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Fisioterapeuta, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei nº 8.080, de 1990, como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

II. O SUS deve obedecer a uma série de princípios, dentre os quais é possível citar o da preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

857Q844420 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Analista Clínico, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, o Sistema Único de Saúde é impedido de elaborar normas técnicas relacionadas à assistência à saúde e a qualquer procedimento relacionado com a prevenção ou promoção da qualidade de vida dos cidadãos.

II. O conceito de saúde do trabalhador, no contexto do Sistema Único de Saúde, está relacionado com as ações para prover os trabalhadores, as suas respectivas entidades sindicais e as empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho e as doenças profissionais e do trabalho.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

858Q214414 | Saúde Pública, Médico Psiquiatria, SEJUS ES, VUNESP

Para verificar a relação entre a atividade bancária e a ocorrência de sofrimento psíquico, foi montado um estudo epidemiológicodo tipo caso-controle, comparando-se dois grupos de pessoas com características semelhantes, exceto pelo fato de que os integrantes de um dos grupos (grupo A, com 70 pessoas) apresentavam transtornos psíquicos e os do outro (grupo B, com 130 pessoas) não apresentavam. Verificou-se que em cada um dos grupos havia 50 bancários.

Com base nos dados desse estudo hipotético, é possível afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

859Q859093 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

Animais ___________ são aqueles que convivem com o homem de forma indesejada e são considerados “pragas”, quando sua população aumenta causando incômodo ou agravo à saúde.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

860Q675552 | Saúde Pública, Assistente Social 30H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Que comissões são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.