Questões de Concursos Secretariado

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41Q890912 | Secretariado, Assistente Administrativo, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Como o respeito às normas da organização pode coexistir com a autonomia de um assistente administrativo:
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42Q865593 | Secretariado, Atribuições, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Veiga (2010), para que a reunião atinja o seu objetivo, é preciso que algumas providências sejam tomadas, e cabe a quem for secretariar encarregar-se delas. Sendo assim, analise as seguintes afirmações, relacionadas a alguns aspectos básicos que envolvem a realização de uma reunião:

1. Convocação dos participantes – deve ser feita o mais breve possível, para que todos possam se preparar. Dependendo do caráter da reunião, a convocação pode ser feita por e-mail, telefone ou edital. 2. Pauta – representa a agenda da reunião. Devem constar o título da reunião, a data, o horário, o local, os nomes dos participantes e os assuntos que serão discutidos. 3. Lista de presença – devem constar o título da reunião, a data, o horário, o local e os nomes dos participantes, com respectivo espaço para assinatura. 4. Ata – é o documento no qual fica registrado tudo o que foi discutido e acordado pelos participantes durante a reunião. O responsável pela elaboração da ata deve relatar os assuntos e as discussões da maneira como aconteceram. Fazem parte da ata os seguintes itens: título da reunião, data, horário, local, presenças, mesa dirigente, assuntos discutidos, votações realizadas, deliberações e assinaturas.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
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43Q894787 | Secretariado, Assistente Administrativo, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Implementar e manter a gestão de documentos de arquivo e controle de materiais na Administração Pública é um grande desafio, exigindo-se do operador, além da expertise prática, conhecimento teórico acerca do tema. Isso porque a gestão de documentos de arquivo e controle de materiais na Administração Pública envolve complexa articulação de informações, pessoas e tecnologias, a fim de alcançar os seus objetivos.
Portanto, a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservado para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro, sendo tanto o lugar onde se guarda a documentação, quanto a reunião de documentos guardados, visando à facilidade de encontrá-los, quando procurado, expressando ainda o conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte, é denominado, técnica e cientificamente de:
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44Q894788 | Secretariado, Assistente Administrativo, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Dentro da dinâmica aplicada ao atendimento ao público, observa-se que o fator “competência” é traduzido pela capacidade de realização de determinado trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes. Nesse sentido, verifica-se que a competência possui o fator “habilidade” como um de seus elementos.
A “habilidade” é expressa ao utilizar os conhecimentos em uma determinada ação, o reiterado “saber como fazer”. Inobstante, as “habilidades” podem ser classificadas em habilidades intelectuais e habilidades motoras, manipulativas ou físicas.
Nesse sentido, o Ilustre Professor Doutor Stephen P. Robbins conceitua e classifica as dimensões da habilidade intelectual e da habilidade motora, manipulativa ou física.
Por essa razão, considerando tais conceitos, a habilidade para identificar uma sequência lógica em um problema e, depois, resolvê-lo, é CORRETAMENTE definida como:
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45Q894789 | Secretariado, Assistente Administrativo, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Considere o conceito a seguir e marque a opção que o denomina de forma CORRETA: comunicação escrita, reproduzida em várias ou muitas cópias, contendo informações, ordens ou instruções, dirigida a diversas pessoas e/ou órgãos, por meio de expedientes, de um mesmo remetente.
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46Q909127 | Secretariado, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

De acordo com o Código de Ética do Profissional de secretariado, são deveres desses profissionais, EXCETO:

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47Q909128 | Secretariado, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Relacionar adequadamente as colunas a seguir.

1. Memorando.

2. Ofício.

( ) É um documento que serve para estabelecer rápidas comunicações entre diferentes departamentos de uma mesma instituição ou entre filiais que possuem alguma relação profissional; logo, é um gênero que circula dentro de um ambiente “interno”.

( ) Se trata de um documento de comunicação externa, ou seja, é direcionado para fora do ambiente de trabalho; além disso, costuma ter um texto de maior extensão. É utilizado principalmente por órgãos do governo e autarquias.

( ) É caracterizado como um ato externo e formal que costuma exigir respostas da parte que o recebe.

A sequência está correta em

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48Q886857 | Secretariado, Auxiliar Administrativo, Câmara de Caldas Novas GO, IV UFG, 2024

O edital de um concurso público é um documento formal essencial para prover informações detalhadas sobre as regras, condições e procedimentos do processo seletivo. Essa forma de comunicação desempenha um papel crucial na garantia da transparência e na orientação dos candidatos em relação às etapas do concurso. Diante do exposto, qual tipo de comunicação é predominantemente utilizado nesse contexto?
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49Q986954 | Secretariado, Oficial Administrativo, SAAE de Linhares ES, IBADE, 2024

Leia o excerto abaixo.

“O ____________ é um tipo de correspondência interna e caracteriza-se pela ágil comunicação entre servidores e unidades de um mesmo órgão. Pode conter qualquer assunto que diga respeito à atividade administrativa, inclusive comunicações extensas, como exposição de projetos, idéias, diretrizes etc., mas sua tramitação deve pautar-se pela simplicidade. Os despachos que a ele se seguem, portanto, devem ser dados no próprio documento e, na ausência de espaço, em folha de continuação.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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50Q909130 | Secretariado, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

São consideradas atribuições do secretário escolar, EXCETO:

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51Q870223 | Secretariado, Auxiliar de Serviços Gerais II, Prefeitura de Ivaí PR, UNIVIDA, 2024

O 5S é um sistema usado para organizar espaços e para que o trabalho possa ser realizado de forma eficiente. Ao começar dia listando o que é mais importante fazer, está se determinando:
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52Q895059 | Secretariado, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Em relação ao documento Ata, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Documento exclusivamente manuscrito pelo responsável em secretariar a reunião, registrado em livro próprio, com folhas numeradas e rubricadas pela autoridade máxima da entidade, contendo um termo de abertura e um termo de encerramento.
( ) Documento no qual são registrados resumo dos fatos e decisões de uma reunião para um determinado fim, devendo os números serem registrados por extenso, evitando-se abreviações.
( ) Documento redigido sem parágrafo, e o tempo verbal utilizado é o futuro do pretérito em virtude do seu valor jurídico.
( ) Quando o responsável em secretariar a reunião cometer algum equívoco durante a lavratura, deverá ratificar a escrita recorrendo à expressão “Em tempo: Onde se lê... digo...”.
( ) Quanto à assinatura, deverão fazê-lo todas as pessoas presentes ou, quando deliberado, apenas o presidente e o secretário(a) responsável por sua lavratura.

Assinale a sequência correta.
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53Q891745 | Secretariado, Assistência Administrativa, ALTO, FGV, 2024

A agenda, o caderno de anotações e o follow-up são ferramentas que se complementam e contribuem para a rotina de secretariado. Assinale a opção que apresenta, corretamente, a definição de follow-up.
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54Q918911 | Secretariado, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Sobre os deveres e responsabilidades de um recepcionista, quais alternativas a seguir descrevem corretamente uma responsabilidade típica desta função?
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55Q892290 | Secretariado, Recepcionista, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

O que é a discagem direta DDD (Discagem Direta a Distância)?
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56Q892292 | Secretariado, Recepcionista, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Sobre abreviações e formas de tratamento em comunicações oficiais na função de recepcionista no serviço público, leia as afirmações a seguir:

1. Abreviações podem ser usadas para economizar espaço e agilizar a comunicação, desde que sejam amplamente reconhecidas e compreendidas.

2. É adequado utilizar linguagem coloquial e informal como forma de tratamento em comunicações oficiais.

3. Abreviações devem ser utilizadas com cautela e considerando o contexto e a formalidade da comunicação.

4. Se você não estiver certo sobre o uso adequado de abreviações ou formas de tratamento em uma comunicação oficial deve consultar um guia de estilo ou pedir orientação a um colega mais experiente.

São corretas:
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57Q882822 | Secretariado, Comunicação em Secretariado, Recepcionista, Câmara de Fortim CE, ICECE, 2024

Sobre as atividades desenvolvidas pelo recepcionista, analise as alternativas abaixo e marque a alternativa correta.

I. Responder perguntas gerais sobre a empresa ou direcionar as perguntas para outros funcionários qualificados a responderem. II. Enviar e receber correspondências ou produtos. - Processar a correspondência recebida (pacotes, telegramas, faxes e mensagens), organizá-los e distribuir aos destinatários. - Executar arquivamento de documentos. III. Efetuar telefonemas, atender telefone e transferir chamadas telefônicas. IV. Anotar recados de visitantes ou de chamadas telefônicas e enviá-los para os funcionários não é atribuição de um recepcionista, mas sim do auxiliar administrativo. V. Executar trabalhos de digitação, organizar viagens e marcar reuniões fica a cargo de cada funcionário de forma individual.
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58Q882823 | Secretariado, Comunicação em Secretariado, Recepcionista, Câmara de Fortim CE, ICECE, 2024

Marque a alternativa incorreta a respeito de atendimento.
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59Q882824 | Secretariado, Recepcionista, Câmara de Fortim CE, ICECE, 2024

Sobre a apresentação pessoal de um(a) recepcionista, assinale a alternativa incorreta.
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60Q994702 | Secretariado, IPSM, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O papel do secretariado envolve várias técnicas essenciais para assegurar eficiência na comunicação e na administração de tarefas. Entre as alternativas listadas abaixo, selecione a que descreve uma técnica fundamental para organizar documentos e informações de forma rápida e eficaz no ambiente de trabalho.
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