Início

Questões de Concursos Segurança e Transporte

Resolva questões de Segurança e Transporte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2141Q869789 | Segurança e Transporte, Vigilante, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Marque a alternativa correta sobre prevenção contra incêndios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2142Q1039518 | Segurança e Transporte, Segurança Física e Patrimonial, Agente da Polícia Judicial, TRT 21 Região RN, FCC, 2023

São funcionalidades de controle de acesso:

I. Impede duas entradas pelo mesmo usuário. II. Obriga duas leituras de acesso. III. Abertura de segunda porta mediante fechamento da primeira.

Relacionam-se com as funcionalidades acima, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2143Q892108 | Segurança e Transporte, Armeiro, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Sobre uma determinada arma de fogo, analise as características abaixo:

Possui um cilindro giratório atrás do cano, que serve de carregador. Arma de fogo de porte. Sistema de repetição.

As características acima definem qual tipo de arma?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2144Q963310 | Segurança e Transporte, Segurança Física e Patrimonial, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Ao realizar a análise do acesso de funcionários de uma instituição que adota o registro de entrada e saída por leitura de cartão pessoal de identificação, constatou-se que tais entradas e saídas não são correspondentes, pois o sistema apenas realiza a leitura do cartão e identificação de funcionários, sem nenhuma regra de atividade de fluxo. Assim, se uma pessoa, sem submeter seu cartão à leitura, sair acompanhando outra que utilizou a leitura do cartão, poderá adentrar normalmente no dia seguinte sem ter registrado sua saída.

O melhor sistema de controle de acesso, que estabelece regras de entrada e saída, impedindo a situação narrada acima é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2145Q963311 | Segurança e Transporte, Segurança do Trabalho, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

O Técnico de Segurança deve conhecer as vulnerabilidades da instituição, de forma a considerá-las em suas ações.

Para tanto, deve considerar que as vulnerabilidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2146Q1018170 | Segurança e Transporte, Combate a Incêndio, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o seguinte item, referente a prevenção e combate a incêndio e plano de evacuação.

Em caso de princípio de incêndio em arquivos, o primeiro passo é tentar apagar o fogo com o extintor mais próximo, antes de acionar o alarme.

  1. ✂️
  2. ✂️

2147Q864605 | Segurança e Transporte, Vigia, Câmara de Alexânia GO, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente uma medida preventiva eficaz contra a violência ao idoso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2148Q865156 | Segurança e Transporte, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

Sobre a vigilância e a proteção do patrimônio público contra danos, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2149Q887947 | Segurança e Transporte, Agente de Portaria e Vigilância, Prefeitura de Nina Rodrigues MA, Instituto JK, 2024

A respeito dos agentes extintores julgue as alternativas, marcando V para VERDADEIRO e F para FALSO.

( ) A água atua na extinção do fogo por resfriamento.
( ) A espuma deve ser usada exclusivamente em extintores portáteis.
( ) Os pós químicos agem de imediato por abafamento.
( ) Para aumentar sua eficiência ou adequar o uso como agente extintor, pode-se fazer o uso de aditivos misturados à água.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2150Q1039510 | Segurança e Transporte, Segurança da Informação, Agente da Polícia Judicial, TRT 21 Região RN, FCC, 2023

A elaboração de uma política de segurança da informação deve ser difundida a partir do nível .....I.....e tem como último estágio providências relativas à ..... II ..... .

Preenche, correta e respectivamente, as lacunas 1 e II:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2151Q913621 | Segurança e Transporte, Vigia, Prefeitura de Novo Horizonte SC, Instituto Fênix, 2023

Qual das seguintes ações NÃO é considerada uma boa prática de patrulhamento preventivo para um vigia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2153Q963667 | Segurança e Transporte, Segurança e Transporte, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Considerando as medidas de segurança física e patrimonial, analise:

I. O acionamento dos órgãos de segurança pública, sempre que oportuno e cabível, é a medida mais importante quando se tratar de medidas de gestão da segurança física e patrimonial.

II. A proteção física se dá por meio de elementos, dos mais simples aos mais sofisticados, como cercas, câmeras de segurança ostensivas ou dissimuladas e alarmes com sensores de movimento, entre outros.

III. As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais, quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais, quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo.

IV. A localização da edificação, seu conteúdo, o uso a que se destina e as medidas de segurança nela presentes são circunstâncias que influenciam na avaliação de riscos da edificação.

V. Quanto ao sistema de iluminação de emergência, quando se tratar de blocos autônomos, como permanecem desligados nas situações rotineiras, não são de interesse da segurança física e patrimonial, ao contrário da iluminação normal da edificação.

A correlação verdadeiro (V) e falso (F), para cada item acima, está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2154Q864387 | Segurança e Transporte, Vigia, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Aponte nas alternativas seguintes o método adequado para extinguir um incêndio elétrico em um quadro de distribuição de energia: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2155Q887953 | Segurança e Transporte, Agente de Portaria e Vigilância, Prefeitura de Nina Rodrigues MA, Instituto JK, 2024

Com relação às atribuições do vigia no exercício de suas funções, é correto afirmar que:

I – Deve percorrer e inspecionar todas as dependências dos órgãos sob sua responsabilidade.
II – Conter assaltantes e defender-se usando arma de fogo.
III – Orientar sobre entrada e saída de pessoas e veículos das instalações públicas.
IV – Vistoriar os espaços para evitar incêndios, roubos e entrada de pessoas estranhas.

Estão corretas as alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2156Q952487 | Segurança e Transporte, Condutor de Veículos de Urgência, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A Linguagem “Q”, amplamente utilizada em comunicações por rádio, é composta por códigos padronizados que facilitam a troca de informações entre operadores. Sobre o uso correto desses códigos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2157Q906481 | Segurança e Transporte, Procurador Municipal, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A prevenção e o conhecimento sobre medidas de segurança contra incêndios são essenciais para um ambiente de trabalho seguro. Sobre o assunto, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Armazenar materiais inflamáveis sem rotulagem apropriada ou próximos à eletricidade.
( ) Realizar treinamentos periódicos a respeito de incêndios, sua prevenção e medidas de segurança.
( ) Sinalizar apropriadamente equipamentos, como extintores, e saídas de emergência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2158Q870169 | Segurança e Transporte, Vigia, Prefeitura de Formoso do Araguaia TO, FUNATEC, 2024

Assinale uma das seguintes práticas que contribui positivamente para a segurança física de um sistema de videovigilância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2159Q984368 | Segurança e Transporte, Monitor de Pátio, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O monitoramento e a vigilância com a identificação de pessoas que desejam ingressar no ambiente escolar permitem zelar pela segurança e bem-estar dos estudantes, professores e demais funcionários de uma instituição de ensino. Leia as atitudes das afirmativas abaixo e complete-as com V, se verdadeiras ou F, se falsas para um monitoramento e vigilância de sucesso.

( ) Estar atento à movimentação de pessoas e veículos nas proximidades da escola, a fim de identificar possíveis ameaças ou situações de risco.
( ) Realizar rondas nos arredores da escola para verificar se há alguma pessoa ou situação suspeita que possa representar um risco para a segurança dos alunos e demais funcionários da instituição, garantindo a integridade física e emocional dos alunos e funcionários, bem como para evitando invasões ou roubos nas dependências da escola.
( ) Garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às dependências da escola, verificando a identificação de todos que desejam entrar, como alunos, professores, funcionários e visitantes.
( ) Manter um registro de entrada e saída de pessoas, a fim de ter um controle mais rigoroso sobre a movimentação dentro da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2160Q1018165 | Segurança e Transporte, Segurança Física e Patrimonial, Especialidade Agente de Polícia Judicial, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à segurança da gestão das áreas e instalações, à segurança patrimonial, à identificação de vulnerabilidades e ameaças e à segurança da informação, julgue o próximo item.


A confidencialidade de dados no Poder Judiciário pode ser garantida pela combinação de criptografia com políticas de acesso hierarquizado.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.