Pedro Demo apresenta a assistência como a política social mais requisitada e, no fundo, mais relevante e a proposta da renda mínima como o ápice da política social. Julgue os itens abaixo de acordo com o pensamento do referido autor.
I - A assistência, por ser conquista da cidadania, não é, necessariamente, propiciadora da cidadania; dependendo de como for feita, evita ou retarda a cidadania, desde que instile no beneficiário a dependência ignorante diante dos doadores, sejam eles estatais ou não.
II - Na história brasileira, predominam dois tipos de cidadania: a tutelada, que usa o clientelismo para implantar a dependência crônica por meio da doação assistencialista, e a assistida, que, embora esteja sempre ligada à noção de direito, tende a realçar em excesso a perspectiva do beneficiário passivo e obediente.
III - A proposta de renda mínima proporciona a inclusão da população contemplada no mercado consumidor, fazendo-a parte da estrutura econômica.
IV - A proposta de renda mínima, na prática, permite a redistribuição da renda, levando as classes mais pobres a participarem de forma ativa na sociedade.
V - A proposta de renda mínima não escamoteia a gravidade da pobreza e a perversidade do capitalismo.
A quantidade de itens certos é igual a
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️