Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1801Q269014 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

De acordo com a Instrução Normativa INSS/pres n.º 20, de 11 de outubro de 2007 (DOU de 10.10.2007), observe a ordem de prioridade correta para encaminhar pessoas para o Programa de Reabilitação Profissional.

I. O beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade que, em atividade laborativa, tenha reduzida sua capacidade funcional, em decorrência de doença ou acidente de qualquer natureza ou causa.

II. O segurado sem carência para auxílio-doença previdenciário, portador de incapacidade civil; o dependente pensionista inválido; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição que, em atividade laborativa, tenha reduzida capacidade funcional, em decorrência de acidente de qualquer natureza ou causa.

III. O aposentado por invalidez; o segurado sem carência para auxílio-doença previdenciário, portador de incapacidade; o dependente pensionista inválido; o dependente maior de 16 (dezesseis) anos portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social.

IV. O dependente maior de 18 anos, portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social; o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário.

Está correto, apenas, o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1802Q844246 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Prefeitura de Capanema PA Assistente Social, CONSULPLAN, 2020

Muitas políticas sociais estão diretamente relacionadas ao atendimento de famílias. Considerando o debate teórico sobre família, assim como o trabalho do assistente social nesse campo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1803Q155625 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRF 2a, FCC

Segundo Ana Elizabete Mota (1995), os anos 1980 apresentam-se de forma peculiar para o desenvolvimento da seguridade social brasileira, em especial a previdência social. Nesta linha, é correto afirmar que a autora defende que, nesse período,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1804Q151786 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

A ética profissional é uma das dimensões que formam o projeto profissional, compondo os elementos que indicam sua teleologia. Em sua particularidade, refere-se à reflexão sobre moralidade profissional que resulta na eleição de valores e princípios que direcionam o agir profissional. A ética é composta dialeticamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1805Q217841 | Serviço Social, Lei n8662 1993, Oficial Técnico de Inteligência Área de Serviço Social, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à legislação no âmbito do serviço social.

Em alteração recente da Lei n.° 8.662/1993, que dispõe sobre a profissão do assistente social, foi incluído artigo que estabelece em quarenta horas semanais a duração do trabalho do assistente social.

  1. ✂️
  2. ✂️

1806Q157944 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

Considerando os fundamentos e argumentos teóricos, históricos e políticos presentes nas abordagens das políticas sociais, julgue o item que se segue.

São princípios fundamentais do sistema beveridgano a fragmentação institucional e das políticas sociais e a não padronização dos benefícios sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1807Q152580 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

O cotidiano de trabalho do/a assistente social se dá no espaço institucional que o emprega. Não só a incompletude como a contradição são características dessas instituições. A própria cotidianeidade profissional pode se configurar como um espaço de alienação. Acerca desse assunto, considere:
I. O cotidiano é uma mediação elementar entre o universal e o particular.
II. A hierarquia permeia qualquer espaço institucional, cujo poder de controle lhe é intrínseco.
III. A prática profissional na cotidianeidade implica em uma aproximação com a realidade social e consequente análise de conjuntura.
IV. O espontaneísmo e o imediatismo são formas de intervenção sobre o cotidiano, permitindo respostas qualificadas e de resolutividade.
V. O cotidiano profissional não facilita a percepção das dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas.
Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1808Q152335 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 15a Região, FCC

A Lei nº 9.790/99 que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, estabelece, em seu Art. 3º que as ONGs devem constar em suas finalidades:

I. Promoção da Assistência Social; promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; promoção gratuita da educação, observando-se a forma complementar de participação das organizações de que trata esta Lei; promoção gratuita da saúde, observando-se a forma complementar de participação das organizações de que trata esta Lei.
II. Promoção da segurança alimentar e nutricional; defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; promoção do voluntariado; promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; experimentação, não lucrativa, de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito.
III. Promoção de direitos estabelecidos, construção de novos direitos e assessoria jurídica gratuita de interesse suplementar; promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades mencionadas neste artigo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1809Q155931 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 23a REGIÃO, FCC

A perícia social tem como finalidade subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1810Q99633 | Serviço Social, Analista Serviço Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da legislação de serviço social e da ética profissional,
julgue os itens seguintes.

O período decorrido entre o primeiro Código de Ética do Assistente Social, de 1947, e o último, de 1993, é marcado por reformulações que, em sua maioria, mantinham as mesmas concepções filosóficas, apoiadas no neotomismo, e valores abstratos, como o bem comum e pessoa humana. Somente em 1986 é que ocorre clara opção por prática profissional vinculada aos interesses da classe trabalhadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

1811Q240209 | Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação às políticas de educação e trabalho no âmbito do sistema penitenciário, julgue os próximos itens.


O trabalho é facultativo para as pessoas condenadas à pena privativa de liberdade. No entanto, caso o sujeito opte por trabalhar, seu regime de trabalho será regido pelo disposto na Consolidação das Leis do Trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

1812Q267348 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O projeto de intervenção se constitui em uma organização sistemática das ações técnico-profissionais e ético-políticas, em resposta às expressões da questão social com os quais se defronta o assistente social no exercício da profissão. Portanto, a formulação de um projeto de intervenção requer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1813Q845653 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade, é uma atividade que não pode ser realizada por um Assistente Social. II. Toda mulher goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, não lhe sendo asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. III. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) impossibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se referência para a população local e para os serviços setoriais. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1814Q668257 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Frecheirinha CE, CETREDE, 2021

Texto associado.

Lei a afirmativa a seguir.


No Brasil, os princípios do modelo bismarckiano predominam na ___________, e os do modelo beveridgiano orientam o atual sistema público de saúde (com exceção do auxílio-doença, tido como seguro saúde e regido pelas regras da Previdência) e de Assistência Social, o que faz com que a seguridade social brasileira se situe entre o seguro e a ____________.


Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1815Q154737 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social SUAS, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

A NOB/SUAS disciplina a gestão pública da Política de Assistência Social no território brasileiro, exercida de modo sistêmico pelos entes federativos, em consonância com a Constituição da República de 1988, com a LOAS e com as legislações complementares a ela aplicáveis. Seu conteúdo e sua regulação são sustentados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1816Q101492 | Serviço Social, Analista Serviço Social, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

Na concepção empresarial, liderança significa capacidade de apreender com rapidez e de encorajar equipes de trabalho, concebendo-se líderes atualmente como instrutores que exigem mais compromisso do que submissão e se concentram em qualidade e no serviço ao cliente, mais que em números.

  1. ✂️
  2. ✂️

1817Q155519 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 15a Região, FCC

Minayo 2008, parte da compreensão de que maus tratos, abusos e violências são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo o desempenho de seu papel social. Nessa linha, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1818Q240262 | Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Conforme disposto na Lei n.º 8.080/1990, julgue os itens que se seguem, relativos à Política de Saúde no Brasil.


É um objetivo da vigilância sanitária a promoção de ações de prevenção de doenças e agravos, como tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão e DST/AIDS, no ambiente dos presídios

  1. ✂️
  2. ✂️

1819Q246925 | Serviço Social, Instrumental no Serviço Social, Técnico Científico Serviço Social, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos às estratégias, aos instrumentos e às técnicas de intervenção do assistente social.

Entrevista, reunião e visita domiciliar são instrumentos utilizados nas abordagens individuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1820Q151715 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 1a REGIÃO, FCC

O planejamento é uma mediação teórica e metodológica que significa organizar, dar clareza e precisão à própria ação. Planejar envolve estabelecer metas e traçar objetivos, assim um passo indispensável do processo de planejamento é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.