Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2241Q132724 | Serviço Social, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir à luz do Código de Ética Profissional e do projeto ético-político do serviço social.

A articulação com os movimentos de outras categorias profissionais constitui um dos princípios do Código de Ética do Assistente Social, devendo ultrapassar os limites do corporativismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2242Q134773 | Serviço Social, Assistência Social, Analista Judiciário Assistência Social, TJ AP, FCC

No ambiente de atuação profissional, o assistente social, com o saber profissional se depara com o poder institucional. Sobre este tema é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2243Q132731 | Serviço Social, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Considerando que o parecer social no INSS tem como objetivo fornecer elementos para o reconhecimento de direitos, julgue o item subsequente.

Em se tratando de parecer social com vistas à concessão de um benefício assistencial, o assistente social deve encaminhar ao setor solicitante o parecer por ele elaborado, juntamente com o estudo socioeconômico realizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

2244Q149633 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRF 2a, FCC

Segundo Marilda Iamamoto (1992), o espaço profissional do serviço social na contemporaneidade deve:

I. assumir as possibilidades teórico-práticas postas para a profissão pela dinâmica da realidade.

II. apreender as demandas potenciais gestadas historicamente, recriando o perfil profissional do assis- tente social.

III. adotar perspectivas capazes de responder às exigências de um projeto profissional coletivamente construído e historicamente situado.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2245Q155544 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRF 2a, FCC

A questão social foi posta como alvo da intervenção do Estado e das políticas sociais de forma sistemática e contínua

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2246Q153241 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 23a REGIÃO, FCC

A considerar a natureza e o papel do Estado na consecução das políticas sociais, tais como viabilização da acumulação do capital e reprodução social das classes subalternas, é correto afirmar que o Estado se torna

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2247Q159404 | Serviço Social, Assistente Social Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma equipe de diferentes profissionais busca estabelecer a relação entre o agravo à saúde dos trabalhadores e o trabalho executado. Nas discussões, cada qual se mantém preso à sua especialidade, acreditando que o simples fato de estarem juntos é capaz de produzir conclusões compartilhadas. Esse exemplo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2248Q160189 | Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da dimensão investigativa, do processo de planejamento e da intervenção profissional, julgue o item subsecutivo.

A natureza investigativa das competências profissionais materializa-se somente a partir da realização de pesquisa relacionada aos objetos de intervenção profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️

2249Q155331 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

A família é historicamente privilegiada na intervenção profissional do Serviço Social. Sobre esse assunto, considere: I. Nos primórdios da profissão no Brasil, o alvo predominante do exercício profissional é o trabalhador e a sua família.
II. O trabalho com famílias ganhou grande impulso e maior qualificação técnica no período de consolidação da profissão, através da utilização do método do Serviço Social de Caso.
III. A perspectiva de orientação positivista/funcionalista presente nos processos de abordagem e intervenção junto às famílias esteve e está presente até os dias de hoje.
IV. A perspectiva da teoria social crítica operou no Serviço Social uma nova forma de pensar e trabalhar a família, mais sistematizada e burocratizada.
V. A família e as formas de intervenção do Serviço Social junto às mesmas não foram problematizadas e trabalhadas no início da apropriação por parte da profissão, do marco teórico marxista, o que vem dificultando o trabalho social com famílias.
Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2250Q699335 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Paulistana PI, Crescer Consultoria, 2019

De acordo com o Manual “Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde (2010)”,
[…] O primeiro passo para o cuidado de crianças e adolescentes em situação de violência é o acolhimento, atentando para o fato de que eles poderão se encontrar com grande ansiedade e medo ou, especialmente, nos casos crônicos, desamparados e em estado de sofrimento (…) Como orientação geral, deve-se considerar que alguns consensos precisam ser respeitados desde o acolhimento, que representa a primeira etapa do atendimento […] (BRASIL, (2010).
Marque a alternativa que não corresponde a estes consensos fundamentais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2251Q842709 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Prefeitura de Massaranduba SC Assistente Social, FURB, 2020

Na Política Nacional de Assistência Social, a gestão proposta pauta-se no pacto federativo, no qual devem ser detalhadas as atribuições e competências dos três níveis de governo na provisão das ações socioassistenciais, em conformidade com o preconizado na LOAS e NOB, a partir das indicações e deliberações das/dos _____________________, as/os quais se constituem em espaços de discussão, negociação e pactuação dos instrumentos de gestão e formas de operacionalização da Política de Assistência Social. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Conferências II- Conselhos III- Comissões de Gestão Compartilhada
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2252Q195037 | Serviço Social, Analista Assistência Social, DPE RO, FGV

O assistente social de um projeto que atende a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social foi procurado por Júlia, que gostaria que o seu filho de 15 anos se inserisse no mercado de trabalho. Durante o acolhimento, essa mãe verbalizou que o filho deseja ter acesso a bens, como roupas de marca e outros acessórios, e ela não tem condições de adquiri-los com o salário que recebe. Ressaltou ainda que o adolescente não se sente atraído pela escola e apresenta um histórico de sucessivas reprovações, apresentando defasagem escolar, pois está matriculado no 6º ano do ensino fundamental. Durante o atendimento o assistente social buscou conhecer o cotidiano familiar, os benefícios e serviços sociais a que a família tem acesso e a rede de serviços da região em que residem. Solicitou ainda que, em um próximo atendimento, o adolescente pudesse estar presente, a fim de ouvi-lo e torná-lo partícipe do processo. A fim de atender à demanda inicial da mãe do adolescente, o assistente social esclareceu sobre a possibilidade de inserção do adolescente no mercado de trabalho, na condição de aprendiz. O assistente social informou sobre os Programas de Aprendizagem e finalizou corretamente o atendimento com a seguinte orientação a respeito do contrato de aprendizagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2253Q159721 | Serviço Social, Assistente Social, TJ SC, FGV

“(...) a identificação do grupo conjugal como forma básica e elementar, e a percepção de parentesco e da divisão de papéis como fenômenos naturais, são obstáculos para a análise da instituição família. Por esta razão, propõe dissolver sua aparência de naturalidade, percebendo-a como criação humana mutável” (Bruschini, 1993:50).

A partir dessa citação, analise as afirmativas a seguir:

I) O modelo nuclear de família, tão natural no imaginário coletivo, só se consolidou por volta do século XVIII, como expressão da hegemonia da burguesia na direção política, econômica, moral e ideológica das sociedades capitalistas.

II) Arranjos familiares diferentes do modelo nuclear sempre existiram, mas eram marginalizados, representados como disfuncionais e imorais, sobretudo se presentes nas classes mais empobrecidas. O mito da “harmonia familiar” era atributo exclusivo da família nuclear.

III) O processo de reconhecimento normativo, político e simbólico das configurações familiares distintas do modelo dominante se revela na compreensão do conceito de instituição como um conjunto de práticas ou de relações sociais concretas que se reproduzem, e, nessa reprodução, se legitimam.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2254Q151276 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O campo sócio-jurídico é um dos campos de atuação profissional
do assistente social que mais utiliza o estudo social, pois esse
processo metodológico constitui importante suporte para aplicação
de medidas judiciais. Com relação a esse assunto, julgue os
próximos itens.

O estudo social é requerido a assistentes sociais, psicólogos, pedagogos ou outros profissionais que compõem o quadro de profissionais do Poder Judiciário.

  1. ✂️
  2. ✂️

2255Q843766 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Capim PB Assistente Social, FACET Concursos, 2020

Conforme Iamamoto (2011), são desafios contemporâneos do Serviço Social no âmbito da formação e do exercício profissional as seguintes alternativas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2256Q158712 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 7.853/1989, julgue os próximos itens, acerca do apoio às pessoas com deficiência.

As ações públicas, coletivas ou individuais, relativas aos interesses das pessoas com deficiência são passíveis de intervenção do Ministério Público, o qual, para resguardar o interesse dessas pessoas, poderá requisitar de qualquer pessoa física ou jurídica informações, exame ou perícia, em prazo não inferior a dez dias úteis.

  1. ✂️
  2. ✂️

2257Q159993 | Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

A Lei Maria da Penha

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2258Q844030 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, AL AP Analista Legislativo Assistente Social, FCC, 2020

Joana, servidora da Assembleia Legislativa, é uma jovem de 18 anos, casada com João, de 21 anos de idade, e tem uma filha, Alice, com 6 meses de idade. Residem os três em uma casa. No atendimento a essa jovem, o assistente social identificou que a mesma teria o direito de acessar alguns programas sociais. Nesse sentido, fez orientação para a feitura do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e esclareceu que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2259Q159235 | Serviço Social, Assistente Social, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do projeto ético-político do serviço social, julgue os itens
a seguir.

A viabilização do projeto ético-político do serviço social exige reconhecer o Estado e a sociedade como espaços contraditórios, ainda que exista uma hegemonia conservadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

2260Q148752 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 6a Região, FCC

Nos anos 90, o serviço social caminhou de forma decisiva para a ruptura com sua matriz tradicional e construiu uma configuração marcada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.