Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q842302 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Assistente Social, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. São atendidas no CREAS, apenas, as vítimas de violências que ocorrem na própria família da pessoa; as vítimas de trabalho infantil e de violência sexual.

II. No CREAS, terão direito ao atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.

III. No CRAS é possível fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, além de ser impedido de ter acesso aos serviços, aos benefícios e aos projetos de assistência social.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

942Q158787 | Serviço Social, Serviço Social no campo sócio jurídico, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

O Serviço Social consiste em uma profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, na busca pela investigação, análise e apresentação. Atua no sentido de propor soluções mediante as complexas expressões da questão social na atualidade. Dado esse contexto profissional, compreende-se que diversos são os espaços sócio-ocupacionais nos quais o assistente social poderá atuar e uma dessas áreas é a sociojurídica, como Ministério Público, Defensoria Pública, Sistema Prisional, Conselhos Gestores, Delegacias, etc. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta quanto às atribuições da Defensoria Pública e à atuação do(a) Assistente Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

943Q834924 | Serviço Social, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Assistente Social, AMEOSC, 2021

Relacione as técnicas de entrevistas e assinale a sequência CORRETA:

1.Acolhimento.

2.Questionamento.

3.Clarificação.

4.Reflexão.

5.Exploração e aprofundamento.

6.Silêncio sensível.

7.Apropriação do conhecimento.

8.Síntese integrativa.

( )Esta técnica promove uma nova perspectiva sobre uma situação e serve para desfazer afirmações e crenças negativas, promovendo uma forma diferente de pensar, encarar os fenômenos e levar a mudanças significativas por meio de novos conhecimentos.

( )É uma técnica pela qual o assistente social procura investigar áreas da vida do usuário que requerem exame mais profundo. Para atingir estas áreas, o assistente social tem de ter uma margem de segurança quanto à importância de explorar assuntos delicados, jamais por necessidades ou curiosidades ligadas ao assistente social.

(__)A linguagem verbal é um meio de transmitir informação, mas poderá ser também uma maneira poderosa de evitar a verdadeira comunicação. O silêncio é uma expressão não-verbal que muitas vezes comunica bem mais que as palavras.

(__)É a parte preliminar de uma composição que introduz o tema e que é componente integral da composição, porém não é toda a composição. Não se limita ao ato de receber, ouvir, mas a uma sequência de atos que buscam a intervenção resolutiva.

(__)Seu propósito é auxiliar a pessoa a compreender o que é dito na entrevista. Esta técnica raramente provoca uma reação defensiva no entrevistado, porque a maioria deles quer que o assistente social compreenda os seus problemas e a sua perspectiva.

(__)Em geral, esta técnica é mais empregada nas entrevistas iniciais, quando predomina a coleta de dados e se estabelece o contrato de trabalho.

(__)Esta técnica requer que o entrevistador tenha habilidade de abrir caminhos, para que o indivíduo possa, através da fala, examinar, revelar e reproduzir material de cunho cognitivo ou emocional com intenso significado.

(__)Esta técnica não tem o caráter de finalização e sim de sínteses provisórias que vão processualmente se transformando. Retoma os objetivos da entrevista, elaborando as hipóteses ali implicadas e quais as estratégias necessárias para encontrar as respostas esperadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

944Q840565 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

Analise as afirmativas abaixo em conformidade com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS):
I. o Creas a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias. II. o Cras é a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial. III. As instalações dos Cras e dos Creas devem ser compatíveis com os serviços neles ofertados, com espaços para trabalhos em grupo e ambientes específicos para recepção e atendimento reservado das famílias e indivíduos, assegurada a acessibilidade às pessoas idosas e com deficiência. IV. a formação das equipes de referência deverá considerar o número de famílias e indivíduos referenciados, os tipos e modalidades de atendimento e as aquisições que devem ser garantidas aos usuários, conforme deliberações do CNAS. V. Cabe à instância coordenadora da Política Nacional de Assistência Social normatizar e padronizar o emprego e a divulgação da identidade visual do Suas.
ESTÁ(AO) INCORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q859317 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Prefeitura de Mataraca PB Assistente Social, CONTEMAX, 2020

Sobre os requisitos da Gestão Básica municipal, quanto à estruturação dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), observe os seguintes critérios:
I. Grande Porte - mínimo de 2 CRAS, cada um para até 5.000 famílias referenciadas. II. Médio Porte - mínimo de 2 CRAS, cada um para até 5.000 famílias referenciadas. III. Grande Porte - mínimo de 8 CRAS, cada um para até 3.500 famílias referenciadas. IV. Metrópole - mínimo de 8 CRAS, cada um para até 3.500 famílias referenciadas. V. Médio Porte - mínimo de 2 CRAS, cada um para até 3.500 famílias referenciadas.
Marque a alternativa que indica a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

946Q844486 | Serviço Social, Saúde, Prefeitura de Santo Augusto RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Analise o seguinte trecho do documento “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde”, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que trata da reforma sanitária.
“A principal proposta da Reforma Sanitária é a defesa da ______________ das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais. Nessa direção, ressalta-se a concepção __________________________ , considerada como melhores condições de vida e de trabalho, ou seja, com ênfase nos determinantes sociais; a nova organização do sistema de saúde por meio da construção do SUS, em consonância com os princípios da intersetorialidade, integralidade, descentralização, universalização, participação social e redefinição dos papéis institucionais das unidades políticas (União, Estado, municípios, territórios) na prestação dos serviços de saúde; e efetivo financiamento do Estado”. (CFESS, 2010).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

947Q704024 | Serviço Social, Promotor de Justiça Vespertina, MPE SC, MPE SC, 2019

Pela Lei Orgânica da Assistência Social, são de assessoramento aquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de que tratam os incisos I e II do art. 18.
  1. ✂️
  2. ✂️

948Q160252 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Considerando as instituições, as organizações sociais e o Serviço Social, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

949Q157736 | Serviço Social, Seguridade Social, Assistente Social, UFAL, COPEVE UFAL

A Seguridade Social brasileira, assegurada pela Constituição de 1988, caracteriza-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q158793 | Serviço Social, Família, Assistente Social, CAERN, FGV

Um dos espaços de atuação do serviço social se dá junto à família. A família brasileira, a partir dos anos 90, tem uma configuração marcada por algumas características populacionais. Entre estas características, destaca-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q845406 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Prefeitura de Abelardo Luz SC Assistente Social, GSA CONCURSOS, 2020

As entidades que desenvolvam programas de institucionalizac?a?o de longa permane?ncia para idosos adotara?o os seguintes princi?pios, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q132197 | Serviço Social, PEP do Serviço Social Brasileiro, Analista do Ministério Público Especialidade Serviço Social, MPE SE, FCC

Em referência ao Projeto Ético-político Profissional - PEP do Serviço Social Brasileiro, considere:

I. A década de 60 conferiu maturidade teórica ao PEP, fazendo do legado marxiano e da tradição marxista, sua referência teórico-hegemônica.

II. Dão sustentabilidade institucional, legal, ao projeto de profissão nos marcos do processo de ruptura com o conservadorismo: o Novo Código de Ética Profissional de 1993; a nova Lei de Regulamentação da Profissão de 1993; as Diretrizes Curriculares dos cursos de Serviço Social de 1996 e as legislações sociais que referenciam o exercício profissional.

III. A direção sócio-política do projeto de formação profissional expressa o horizonte da profissão do ponto de vista de sua utilidade social (teleologia) vinculada à sua perspectiva projetiva estratégica (ontologia).

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q104136 | Serviço Social, Analista Serviço Social, INSS, FUNRIO

De acordo com Barroco (2005), a elaboração do Código de Ética de 1986.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

954Q158667 | Serviço Social, Assistente Social, IF SE, IF SE

Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos:

I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;
II. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;
III. Respeito à dignidade do cidadão, ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;
IV. Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;
V.Divulgação ampla dos benefícios, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão;

Estão certos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q134862 | Serviço Social, Analista Judiciário Assistência Social, TJ RJ, FCC

O planejamento é um processo racional que se organiza por operações complexas e interligadas que são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

956Q101582 | Serviço Social, Analista Serviço Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As condições básicas de um bom pesquisador estão relacionadas
com sua preparação científica, sua experiência prática e seu
critério realista. Acerca dos instrumentais de pesquisa e das
propostas de intervenção na área social, julgue os itens a seguir.

Uma distinção entre o planejamento tradicional e o planejamento estratégico situa-se, fundamentalmente, no uso do diagnóstico, pelo primeiro, e na análise de situações e elaboração de planos para as diversas circunstâncias, pelo segundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

957Q844575 | Serviço Social, Planejamento e Orçamento Governamental, AL AP Analista Legislativo Assistente Social, FCC, 2020

O presidente da Assembleia Legislativa, com o objetivo de subsidiar uma audiência pública, solicitou, ao assistente social, um estudo sobre a realidade social e a oferta dos serviços nas políticas sociais com a utilização de indicadores sociais. Esses indicadores devem incluir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q708142 | Serviço Social, Especialista em Desenvolvimento Social Assistente Social, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

Conforme apontado pela autora Maria do Carmo Brant Carvalho, “a gestão social funda-se na concepção de um Estado Social de Direito e, portanto, comprometido com a cidadania de todos os cidadãos de uma nação. Ancora-se em princípios constitucionais que dão forma e conteúdo às políticas, programas e aos serviços públicos. Reconhece no Estado a autoridade reguladora das ações públicas”. A respeito deste tema, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

959Q833866 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Prefeitura de Itá SC Assistente Social, AMAUC, 2021

Conforme definido na Lei Orgânica da Assistência Social, a gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o seguinte objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q239192 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

Ainda que dispondo de relativa autonomia na efetivação de seu trabalho, o assistente social, na organização de sua atividade, depende do Estado, da empresa, de entidades não-governamentais que viabilizam aos usuários acesso aos seus serviços, fornecem meios e recursos para sua realização, estabelecem prioridades a serem cumpridas e interferem na definição de papéis e funções que compõem o cotidiano do trabalho institucional. Ora, se assim é, a instituição não é um condicionante a mais do trabalho do assistente social, ela organiza o processo de trabalho do qual ele participa.

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8&ordmf; Ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 63 (adaptado).

Com base no texto, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.