Questões de Concursos Sistema Único de Saúde SUS

Resolva questões de Sistema Único de Saúde SUS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

62Q60638 | Sistema Único de Saúde SUS

“Mais transparência na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), mais segurança jurídica nas relações interfederativas e maior controle social. Essas são as principais vertentes do decreto que regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde”. Com base no decreto Nº 7.508, de 28 de junho de 2011, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q60640 | Sistema Único de Saúde SUS

A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica à Saúde. Contudo, reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS. Analise as diretrizes da Atenção Básica e suas características.

Diretrizes
I. Cuidado Centrado na Pessoa.
II. Resolutividade.
III. Longitudinalidade do cuidado.
IV. Coordenar o cuidado.
V. Ordenar as redes.

Características
a- o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.
b- reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde.
c- pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários, ao longo do tempo e de modo permanente e consistente.
d- deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, quando necessário.
e- atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários, em qualquer destes pontos, através de uma relação horizontal, contínua e integrada.

A alternativa que apresenta a associação CORRETA é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q6213 | Sistema Único de Saúde SUS, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

A lei 8080/90 não inclui entre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q59710 | Sistema Único de Saúde SUS, Lei do SUS

O controle social do SUS está previsto em lei e deve ser realizado pelos órgãos competentes. Segundo a Lei n° 8.142/90, existe um órgão que possui caráter permanente e deliberativo, com posto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo. O órgão ao qual o texto se refere é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1200 | Sistema Único de Saúde SUS, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca da participação da comunidade na gestão do SUS, julgue
os itens que se seguem.
O SUS conta, em cada esfera de governo, com o Conselho de Saúde, órgão colegiado composto exclusivamente pelos representantes do governo e pelos usuários, o qual atua na formulação de estratégias, no controle da execução da política de saúde na instância correspondente e nos aspectos econômicos e financeiros.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q3437 | Sistema Único de Saúde SUS, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

De acordo com a Emenda Constitucional 29, os recursos municipais destinados às ações e serviços de saúde serão aplicados através:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1150 | Sistema Único de Saúde SUS, Assistente em Ciência e Tecnologia, INCA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Julgue os itens subsequentes quanto às prioridades pactuadas.
A redução de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS é uma das prioridades pactuadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q59706 | Sistema Único de Saúde SUS, Lei do SUS

Em relação à Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, identifique a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q3432 | Sistema Único de Saúde SUS, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

O Pacto pela Saúde (2006) determina o fortalecimento de ações no combate a doenças emergentes e endemias, com ênfase em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q60660 | Sistema Único de Saúde SUS, Legislação da Saúde

A auditoria em saúde tem como uma de suas finalidades ampliar ações em saúde com adequação dos recursos. Em relação aos modelos de pagamentos na área da saúde, afirma-se que o modelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q30267 | Sistema Único de Saúde SUS, Agente Administrativo, COREN PB, CONTEMAX

Leia o texto abaixo, julgue as afirmativas e marque a alternativa correta.

Ao longo dos últimos anos, os Conselhos de Saúde instituídos pela da Lei n.º 8.142/90 e reforçados pela Emenda Constitucional n.º 29, de 13 de setembro de 2000, vêm sendo gradativamente estruturados nos estados e municípios brasileiros, acumulando as mais variadas experiências em busca de ações e instrumentos que favoreçam o desempenho de suas atribuições legais e políticas, que são: atuar na formulação de estratégias de operacionalização da política de saúde; e atuar no controle social da execução da política de saúde.

A operacionalização do processo de educação permanente para o controle social no SUS deve considerar a seleção, preparação do material e a identificação de sujeitos sociais que tenham condições de transmitir informações e possam atuar como facilitadores e incentivadores das discussões sobreos temas a serem tratados. Para isso é importante:

I - Realizar as atividades de educação de forma sazonal para os conselheiros e os demais sujeitos sociais buscando a autocratização das informações e a utilização de técnicas pedagógicas para o controle social que facilitem a construção dos conteúdos teóricos e, também, a interação do grupo.
II - Identificar as parcerias a serem envolvidas, como: universidades, núcleos de saúde, escolas de saúde pública, técnicos e especialistas autônomos, entidades dos segmentos sociais representados nos Conselhos, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e outras organizações da sociedade que atuem na área de saúde.
III - Utilizar metodologias que busquem a construção individual e horizontal de conhecimentos, baseada na experiência curricular, levando-se em consideração o controle social como prática mitigadora e utópica dos sujeitos a partir de suas vivências e histórias. Está(ão) Correta(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q3434 | Sistema Único de Saúde SUS, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

A Constituição Federal de 1988 define a relação do setor privado dentro do Sistema Único de Saúde – SUS. Neste âmbito, pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q6212 | Sistema Único de Saúde SUS, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

O documento de entrada do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1197 | Sistema Único de Saúde SUS, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quanto às competências e atribuições dos entes da Federação em
matéria de saúde, julgue os itens seguintes.
Conforme legislação do SUS, constitui competência exclusiva da União a realização de operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, autorizadas pelo Senado Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q46750 | Sistema Único de Saúde SUS, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

A Portaria nº 599/GM, de 23 de março de 2006, define a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e estabelece critérios, normas e requisitos para seu credenciamento. Em relação a esta Portaria, analise as afirmativas.

I. Os CEOs são estabelecimentos de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Tipo Clínica Especializada/Ambulatório de Especialidade, com serviço especializado de Odontologia para realizar, no mínimo, as seguintes atividades: periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros e endodontia. 
II. Poderão credenciar‐se como CEO quantas unidades forem necessárias para atendimento à demanda da população da região/microrregião de saúde, limitada à disponibilidade financeira do Ministério da Saúde. 
III. Em relação aos tipos de prestadores como CEO, a Portaria nº 599 estabelece como habilitados para solicitar credenciamento: as unidades de saúde de natureza jurídica pública, universidades de qualquer natureza jurídica, consórcios públicos de saúde de qualquer natureza jurídica e serviços sociais autônomos.
IV. O LRPD é o estabelecimento cadastrado no CNES como Unidade de Saúde de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) para realizar, somente, o serviço de prótese dentária total e prótese parcial removível. 

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q60667 | Sistema Único de Saúde SUS, Legislação da Saúde

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde GM 336, de 19 de fevereiro de 2002, o serviço com a função de realizar prioritariamente atendimento de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo, com capacidade para atendimento em municípios com população entre 20 000 e 70 000 habitantes. Entre suas funções estão: se responsabilizar, sob coordenação do gestor local, pela organização da demanda e da rede de cuidados em saúde mental em seu território; supervisionar e capacitar equipes da atenção básica; funcionar no período das 8 às 18 horas, durante os cinco dias da semana. A descrição desse serviço corresponde ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q861066 | Sistema Único de Saúde SUS, Política Nacional de Atenção Básica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Municipal de Natal RN, COMPERVE, 2018

Quando um cidadão necessita de um atendimento no Sistema Único de Saúde, ele deverá ser encaminhado para um serviço de saúde da região em que reside. O acesso deve ocorrer preferencialmente pela rede básica de saúde e, caso haja necessidade, os casos mais complexos deverão ser encaminhados para os serviços mais especializados no próprio município ou na mesma região, de acordo com a organização da rede de serviços de saúde. Essa descrição refere-se ao princípio do SUS denominado 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q861050 | Sistema Único de Saúde SUS, Lei Orgânica da Saúde, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do processo social de mudança das práticas sanitárias no SUS e na enfermagem, julgue o item seguinte.

A integralidade dos processos assistenciais é discutida e realizada no Brasil desde os primeiros séculos da existência do país, mas tornou-se evidente na vertente de educação sanitária com as campanhas sanitaristas ocorridas no início do século XX e com a garantia da assistência médica à população fornecida pela legislação previdenciária.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q60648 | Sistema Único de Saúde SUS

Analise as seguintes assertivas a respeito do Sistema Estadual de Auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e assinale V, se verdadeiras ou F, se falsas.

( ) O Sistema Estadual de Auditoria no Estado do Rio Grande do Sul exercerá, sobre as ações e serviços desenvolvidos no âmbito do SUS, as atividades de auditoria da regularidade dos procedimentos praticados por pessoas naturais ou jurídicas, mediante exame analítico e pericial.
( ) É vedado ao servidor designado para o exercício da função de auditor ser dirigente ou proprietário de entidade objeto da auditoria ou avaliação, salvo na condição de acionista.
( ) Os municípios encaminharão, bienalmente, à Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente, o relatório de gestão aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, acompanhado de cópia do relatório de gestão encaminhado ao Conselho Estadual da Saúde.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.