Questões de Concursos Sistemas Operacionais

Resolva questões de Sistemas Operacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1038610 | Sistemas Operacionais, Cloud Computing, Suporte, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Associe corretamente os tipos de nuvem com suas características.

I - Privadas

II - Públicas

III - Híbridas

P- Proporcionam serviços escaláveis e acessíveis a qualquer pessoa ou organização pela internet.

Q - Integram recursos de diferentes infraestruturas, permitindo a interoperabilidade entre ambientes com níveis distintos de controle e escalabilidade.

R - São ideais para ambientes com restrições de segurança e conformidade, mas não oferecem escalabilidade.

S - Oferecem maior controle e segurança, sendo hospedadas internamente ou em data centers dedicados.

As associações corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q976914 | Sistemas Operacionais, Comandos, Assistente Administrativo, ION de Niterói RJ, SELECON, 2025

Um usuário, em um computador com sistema operacional Linux, deseja, através de linha de comando, acessar o comando que permite encontrar e apresentar o caminho completo do diretório atual, no qual o usuário está posicionado. Esse comando é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q954131 | Sistemas Operacionais, Infraestrutura, PGECE, UECE CEV, 2025

Assinale a opção que corresponde à ferramenta que é utilizada para criar e gerenciar máquinas virtuais em um ambiente de virtualização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1038611 | Sistemas Operacionais, Virtualização, Suporte, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Uma equipe de desenvolvimento está planejando implantar uma aplicação em contêineres com altas disponibilidade e escalabilidade. A equipe decide, inicialmente, usar Docker para criar os contêineres e precisa definir qual ferramenta de orquestração usarão para gerenciar automaticamente o escalonamento e o balanceamento de carga entre os contêineres. Além disso, a solução deve oferecer integração com uma plataforma que facilite a gestão do ciclo de vida da aplicação em ambientes híbridos.
Para esse caso, a abordagem mais apropriada é a de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q918292 | Sistemas Operacionais, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

No contexto da virtualização, a camada do sistema responsável por gerenciar o acesso à CPU, à memória e aos recursos de entrada e saída (IO) é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q954132 | Sistemas Operacionais, Infraestrutura, PGECE, UECE CEV, 2025

Assinale a opção cujo item caracteriza o uso de containers como os do Docker, em comparação com máquinas virtuais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1038612 | Sistemas Operacionais, Gerência de Memória, Suporte, BANESE, CESGRANRIO, 2025

As estratégias de alocação de partição tentam evitar ou diminuir o problema da fragmentação externa. O sistema mantém uma lista de áreas livres, com o endereço e o tamanho de cada área. O algoritmo de alocação determina a área livre a ser ocupada com base em uma série de fatores. Uma das estratégias aloca a partição que deixa a menor área livre, e a tendência é que cada vez mais a memória fique com pequenas áreas não contíguas, aumentando o problema da fragmentação.

Essa estratégia de alocação de partição é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q951829 | Sistemas Operacionais, Comandos, Técnico de Tecnologia da Informação / Área Suporte em Sistemas e Redes de Computadores, UFC, FCPC, 2025

O Internet Protocol version 6 ou IPv6 foi criado em substituição ao seu antecessor, o IPv4, em virtude do esgotamento de endereços IPv4. Sobre os endereços IPv6, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q954133 | Sistemas Operacionais, Infraestrutura, PGECE, UECE CEV, 2025

A ferramenta que é amplamente utilizada para orquestração de containers em ambientes de computação em nuvem é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1038613 | Sistemas Operacionais, Processos, Suporte, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Um mecanismo de sincronização clássico é conhecido como semáforo. Um semáforo é uma variável inteira não negativa que só pode ser manipulada por duas instruções, chamadas de instruções Down e Up. Para evitar a espera ocupada, que desperdiça tempo de processamento da máquina, a operação Down utiliza uma estrutura de dados, geralmente uma First In, First Out (FIFO).
Quando um processo executa a instrução Down num semáforo que tem o valor zero, o processo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q954134 | Sistemas Operacionais, Cloud Computing, Infraestrutura, PGECE, UECE CEV, 2025

O modelo de serviço em nuvem que é focado em fornecer infraestrutura básica, como máquinas virtuais e armazenamento é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q978710 | Sistemas Operacionais, Especialista em Urgência e Emergência/Saúde da Família/Saúde Mental/Vigilância em Saúde, Prefeitura de Flores de Goiás GO, IV UFG, 2025

O Conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída, dados da máquina e seus periféricos, que é responsável pela comunicação entre o hardware e os demais softwares, que cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados é a definição de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q954135 | Sistemas Operacionais, Infraestrutura, PGECE, UECE CEV, 2025

O conceito que se refere ao uso de múltiplos provedores para melhorar a resiliência e a disponibilidade em relação à implantação de infraestrutura em nuvem é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q918296 | Sistemas Operacionais, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Telêmaco, um novo servidor do departamento de TI, foi alocado para atender a uma ordem de serviço que solicitava a alteração das propriedades de uma pasta em um servidor Linux Debian 12. Primeiramente a ordem de serviço solicitava a alteração do grupo da pasta, em seguida, o proprietário, e finalmente, a permissão de acesso.
Para atender à ordem de serviço, Telêmaco poderia utilizar os seguintes comandos, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1038616 | Sistemas Operacionais, Gerência de Memória, Suporte, BANESE, CESGRANRIO, 2025

A política de alocação de páginas da técnica de memória virtual por paginação determina quantos frames cada processo pode manter na memória principal. Em algumas situações, quando um processo atinge o seu limite de alocação de frames e necessita alocar novas páginas na memória principal, o sistema operacional deve selecionar, dentre as diversas páginas alocadas, qual deverá ser liberada com base numa política de substituição de páginas. O algoritmo de substituição de páginas tem por objetivo selecionar os frames que tenham as menores chances de serem referenciados em um futuro próximo.

Em particular, o algoritmo Least-Recently-Used (LRU)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q918297 | Sistemas Operacionais, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O agendamento de tarefas é uma importante atividade no gerenciamento de servidores. Para realizar um agendamento de tarefas em um servidor com o sistema operacional Debian 12, utilizam-se os recursos do daemon
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1038617 | Sistemas Operacionais, Sistemas de Arquivos, Suporte, BANESE, CESGRANRIO, 2025

Para fornecer um acesso eficiente e conveniente a disco, o sistema operacional utiliza um sistema de arquivos no qual os dados são facilmente armazenados, localizados e recuperados. As informações sobre os arquivos, como, por exemplo, o nome do arquivo, são mantidas em entradas de um diretório no sistema de arquivos. A estrutura de diretório mais comum é a árvore. Todo arquivo no sistema tem um nome de caminho exclusivo.
Um nome de caminho absoluto define um caminho a partir do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1038618 | Sistemas Operacionais, Sistemas de Arquivos, Suporte, BANESE, CESGRANRIO, 2025

O gerenciamento dos espaços alocados aos arquivos é de fundamental importância para o sistema de arquivos. Como os arquivos são criados e eliminados frequentemente, os segmentos livres vão-se fragmentando em pequenos pedaços por todo o disco, configurando um problema chamado fragmentação de espaços livres.
Essa fragmentação pode atingir um estado crítico e impossibilitar a alocação de novos arquivos APENAS na(s) alocação(ões)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.