Início

Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q1089903 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Área 5, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.


O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).


Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.


A xenofobia é uma expressão de nacionalismo radical, sociologicamente marcada pela negação do outro, que levou o mundo contemporâneo a viver situações de graves crises, algumas das quais contribuíram para a deflagração de guerras.


  1. ✂️
  2. ✂️

1082Q936828 | Sociologia, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

O princípio básico do Estado de direito é o da eliminação do arbítrio no exercício dos poderes públicos, com a consequente garantia de direitos dos indivíduos perante esses poderes. Estado de direito significa que nenhum indivíduo, presidente ou cidadão comum está acima da lei. Os governos democráticos exercem a autoridade por meio da lei e estão eles próprios sujeitos aos constrangimentos impostos pela lei.

CANOTILHO.J.J. G. Estado de direito. Lisboa: Gradiva, 1999 (adaptado).

Nas sociedades contemporâneas, consiste em violação do princípio básico enunciado no texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1083Q937124 | Sociologia, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

TEXTO I

A sociedade cultiva a violência, inculcando-a nos indivíduos como virtude do homem forte, do homem corajoso, do homem honrado, que se arrisca a morrer para defender os “valores” que dão sentido à sua vida.
MULLER, J. M. O princípio da não violência: uma trajetória filosófica. São Paulo: Palas Athena, 2007.

TEXTO II
A ideia de a humanidade tomar seu destino nas próprias mãos somente faz sentido se atribuirmos consciência e propósito à espécie; as espécies são apenas correntes na flutuação aleatória dos genes.
GRAY, J. Cachorros de palha: reflexões sobre humanos e outros animais. São Paulo: Record, 2002.

Os textos articulam argumentos em torno de dois modelos explicativos da condição humana. Esses dois modelos caracterizam-se, respectivamente, por valorizar como determinantes dessa condição elementos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1084Q902347 | Sociologia, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Fraser (2006) propôs “[...] distinguir analiticamente duas maneiras muito genéricas de compreender a injustiça. A primeira delas é a injustiça econômica, que se radica na estrutura econômico-política da sociedade [...]. A segunda maneira de compreender a injustiça é cultural ou simbólica. Aqui a injustiça se radica nos padrões sociais de representação, interpretação e comunicação” (FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, n. 14/15, 2006).


Considerando o referencial teórico de Fraser, assinale alternativa que melhor sintetiza sua perspectiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1085Q1074914 | Sociologia, Política, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.

A racionalidade da tarefa burocrática pode estimular, na sociedade, a luta por transformações estruturais, especialmente quando ações de setores da burocracia se identificam com os fins do Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1086Q1074915 | Sociologia, Política, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.

Quanto ao exercício do poder político, o Estado pode ser considerado garantidor dos direitos individuais e de ações que visem ao bem comum ou considerado um instrumento de dominação de classe, que não está acima dos conflitos, mas profundamente envolvido neles.

  1. ✂️
  2. ✂️

1087Q903157 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

“Como avaliar os 21 anos de governo militar sob o ponto de vista da construção da cidadania?” (CARVALHO, 2015, p. 190). Marque a única alternativa que NÃO responde à questão apresentada pelo autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1088Q1073917 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Secretário Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A cultura afro-brasileira remonta ao período colonial, quando o tráfico transatlântico de escravos forçou milhões africanos a virem para o Brasil. Esta cultura está marcada por sua relação com outras referências culturais, sobretudo indígena e europeia a qual está em constante desenvolvimento no Brasil. Com base nisso, sobre a cultura afro-brasileira, está incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1089Q1007934 | Sociologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

Em As formas elementares da vida religiosa, Émile Durkheim definiu religião da seguinte forma: ”Um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a ela aderem” (Durkheim, 1912/2003, p. 32). É correto afirmar que, para Durkheim, a religião:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1090Q979018 | Sociologia, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um importante e reconhecido mecanismo de sustentação das instituições totais se reproduz a partir da compreensão do sujeito com deficiência como ser incapaz, seja por sua condição de funcionalidade, seja pela impossibilidade, na maioria das vezes, relacionada a questões socioeconômicas, de viver em liberdade.

Esse mecanismo é nomeado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1091Q1055072 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Ciências Sociais, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

As representações coletivas, uma das expressões do fato social, compreendem os modos “como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia”. Dessa forma, são considerados exemplos de representações coletivas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1092Q1089899 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Área 5, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.

O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

Infere-se do texto que o governo sul-africano reconheceu sua incapacidade de intervir e tentar conter os atos de violência contra imigrantes em seu território.


  1. ✂️
  2. ✂️

1093Q1066404 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

O texto apresentado a seguir faz a crítica a uma percepção que atravessa o imaginário cultural brasileiro e marca, de forma profunda, a construção identitária de uma parcela da população brasileira, bem como as relações sociais no Brasil.

É importante chamar a atenção para isso, porque o texto, de modo geral, é a reprodução do preconceito de não haver preconceito, como disse o Florestan Fernandes, e de tomar sempre os Estados Unidos como modelo: nos Estados Unidos é que tem racismo; aqui não tem, os negros mesmo dizem isso, e, sabemos, existe aí de montão.
Portanto, essa cidadania a que estamos nos referindo aqui no decorrer destes debates, a cidadania do negro é uma cidadania estraçalhada, é uma cidadania dilacerada [...]

GONZALES, L. A cidadania e a questão étnica. In: RIOS, F.; LIMA, M. (org). Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. p. 232-241. Adaptado.

A crítica citada se refere à ideia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1094Q978109 | Sociologia, Simulado 1, CNU, 2025

A sociedade brasileira apresenta uma estrutura marcada por desigualdades históricas. Sobre a dinâmica social no Brasil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1095Q1060803 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Assistente Social, CNU, FGV, 2025

A respeito das iniquidades raciais na atenção às puérperas no Brasil, leia o trecho a seguir.
“As puérperas de cor preta apresentaram maior risco de terem um pré-natal inadequado, falta de vinculação à maternidade, ausência de acompanhante e peregrinação para o parto, em comparação às puérperas brancas. As pretas também receberam menos orientação durante o pré-natal sobre o início do trabalho de parto e sobre possíveis complicações na gravidez. Apesar de terem menor chance para uma cesariana e de intervenções dolorosas no parto vaginal, em comparação às brancas, as mulheres pretas receberam com menor frequência anestesia local.”
(Adaptado de LEAL, Maria, et. al. “A cor da dor: iniquidades raciais na atenção pré-natal e ao parto no Brasil”. Cadernos de Saúde Pública 2017; 33 Sup. 1, p. 5)
A situação descrita expõe um caso de desigualdade racial no atendimento a mulheres grávidas no serviço de saúde.
Esse tipo de situação ilustra o fenômeno conceituado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q1083343 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Quando são utilizados meios tecnológicos, como internet e celulares, para realizar agressões dirigidas a uma pessoa, o bullying, conforme esclarece Camargo (2009), é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1097Q1077970 | Sociologia, Política, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Nas sociedades democráticas do chamado mundo desenvolvido, a ideia, a prática, a defesa e a promoção dos direitos humanos, de uma certa maneira, já estão incorporadas à vida política. Já se incorporaram no elenco de valores de um povo, de uma nação. Mas, pelo contrário, é justamente nos países que mais violam os direitos humanos, nas sociedades que são mais marcadas pela discriminação, pelo preconceito e pelas mais variadas formas de racismo e intolerância, que a ideia de direitos humanos permanece ambígua e deturpada.

(Maria Victoria Benevides. Cidadania e Direitos Humanos. http://www.iea.usp.br/textos/benevidescidadaniaedireitoshumanos.pdf. Acesso em 08.06.2012)


A partir do texto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1098Q977900 | Sociologia, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No debate contemporâneo acerca da função social da escola pública, múltiplas perspectivas se confrontam quanto à sua capacidade de promover a formação crítica, a equidade social e a reprodução ou transformação das estruturas sociais. Considerando os principais referenciais teóricos da sociologia da educação e da filosofia política contemporânea, identifique a correta caracterização da função social da escola pública no contexto atual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1099Q1055075 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Ciências Sociais, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A passagem da modernidade para a pós-modernidade vem sendo intensamente estudada; muitos autores se destacam nesses estudos como Zygmund Bauman, David Harvey, Castells, dentre outros. Com base nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Ordem, progresso, verdade, razão, objetividade, emancipação universal e sistemas únicos de leitura da realidade são características da modernidade. II. Teorias universalistas, fundamentos definitivos de explicação, fronteiras, barreiras, longo prazo, hierarquia, instituições sólidas, poder central, claras distinções entre público e privado são características da pós-modernidade. III. Globalização, comunicações eletrônicas, mobilidade, flexibilidade, fluidez, relativização, pequenos relatos, fragmentação, rupturas de fronteiras e barreiras, fusões e curto prazo são características da pós-modernidade. IV. Imediatismo, descentralização e extraterritorialidade do poder, imprevisibilidade e consumo são características da modernidade.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1100Q1089902 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Área 5, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Depois que um casal do Zimbábue foi alvo de tiros no distrito de Alexandra — onde mais um imigrante foi morto — a África do Sul decidiu enviar o exército para o distrito, situado na maior cidade do país, Johannesburgo. O objetivo é tentar conter os ataques xenófobos que se alastraram pelo país e já deslocaram 5 mil imigrantes.

O Globo, 22/4/2015, p. 23 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

Diante da magnitude alcançada pelo fenômeno migratório na atualidade, a Organização das Nações Unidas e a União Europeia assumiram a coordenação do processo de transporte e de distribuição dos milhares de imigrantes asiáticos e africanos que chegam à Europa.


  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.