Início

Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q937609 | Sociologia, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada, a instrução difundida; os encargos públicas aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito — tudo por uma simples ideia de arquitetura!

BENTHAM. J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra 0 poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q937102 | Sociologia, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

A velha potência de morte em que se simbolizava o poder soberano é agora, cuidadosamente, recoberta pela administração dos corpos. Aparecimento, também, nos terrenos das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevidade, saúde pública, habitação e migração.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988 (adaptado).

O texto aponta para a emergência, a partir de meados do século XIX, de um novo tipo de gestão da sociedade ocidental, centrado na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1103Q1063397 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Na gestão da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (1989- 92), Marilena Chauí defendeu e promoveu uma concepção de cidadania cultural:

Eu propus a ideia da cultura como um direito, a ideia de cidadania cultural, significando: a) contra a tradição brasileira (mantida mesmo por uma parte da esquerda), declaramos que o Estado não é produtor de cultura, e sim a sociedade e que, por isso, a cultura é um direito dos cidadãos não só de ter acesso aos bens culturais, mas sobretudo de produzir cultura; e b) uma reformulação da própria ideia de cultura, pois a lei municipal definia como cultura apenas a prática das sete artes liberais e mais nada: tudo que você quisesse fazer que não fosse dança, música, teatro, cinema, escultura, ou pintura não era permitido pela lei. Um longo e difícil trabalho teve que ser feito para mudar essa situação. (…) Mas, ao longo de quatro anos, a ideia de que a cultura é um direito, a ideia de cidadania cultural “pegou” e os movimentos culturais fizeram a cultura acontecer, porque a função da SMC não era produzir cultura e sim criar condições para que ela fosse criada. Essa ideia se tornou nacional.

Chauí, Marilena. Cidadania cultural: o direito à cultura. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.


Com base no trecho, é correto afirmar que a concepção de cidadania cultural proposta por Marilena Chauí
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1104Q903159 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Conforme as ideias debatidas por Randall Collins, na obra Quatro Tradições Sociológicas (2009), qual a opção que caracteriza a tradição racional-utilitarista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1105Q947797 | Sociologia, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

'Sociedade', conforme se entende no âmbito da “Sociologia”, pode definir-se como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1106Q939131 | Sociologia, PPL, ENEM, INEP

Um fenômeno importante que vem ocorrendo nas últimas quatro décadas é o baixo crescimento populacional na Europa, principalmente em alguns países como Alemanha e Áustria, onde houve uma brusca queda na taxa de natalidade. Esse fenômeno é especialmente preocupante pelo fato de a maioria desses países já ter chegado a um índice inferior ao “nível de renovação da população”, estimado em 2,1 filhos por mulher. A diminuição da natalidade europeia tem várias causas, algumas de caráter demográfico, outras de caráter cultural e socioeconômico.
OLIVEIRA, P S. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2004 (adaptado).
As tendências populacionais nesses países estão relacionadas a uma transformação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q1061015 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à produção de alimentos, identidade cultural e territórios, julgue o item a seguir.

O valor cultural do ato de comer e do modo alimentar é cada vez mais entendido como um ato agrário, com a comida sendo uma espécie de tradutora de povos, nações, civilizações, grupos étnicos, comunidades e famílias.

  1. ✂️
  2. ✂️

1108Q1061018 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a relações e conexões entre patrimônio cultural, natural, agrícola e alimentar.

Comida é patrimônio e não mercadoria; esta é uma expressão que as mulheres em suas práticas produtivas e de agroextrativismo afirmam para o sentido das identidades sociais e históricas das culturas alimentares. Os significados estão expressos no art. 216 da Constituição de 1988, que diz ser o patrimônio constituído de bens de natureza material e imaterial, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

1109Q993355 | Sociologia, Ciências Sociais, IBGE, AOCP, 2019

A noção de exclusão social é bastante utilizada pelas ciências sociais e também quando governos elaboram políticas públicas. Embora não existam consensos em torno do conceito, elementos consistentes são listados quando se trata do tema. Entre eles, estão frágil acesso a direitos fundamentais, condições de vida precária e ruptura de laços sociais. A partir dessa afirmação, é correto afirmar que a pessoa vive em situação de exclusão social quando houver:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1110Q937088 | Sociologia, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Ao longo da história, os movimentos sociais são produtores de novos valores e objetivos, criando novas normas para organizar a vida social. Os movimentos sociais exercem o contrapoder construindo-se mediante um processo de comunicação autônoma, livre do controle dos que detêm o poder institucional.
CASTELLS, M. Redes da indignação e esperança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013 (adaptado).

O contrapoder indicado no texto se expressa na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q1077217 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

O Brasil possui uma das dez maiores diferenças salariais do mundo entre o nível operacional e o alto escalão das empresas, de acordo com um estudo da consultoria Mercer, que analisou salários em 75 países. No Brasil, um profissional com um cargo de liderança, como gerência ou diretoria de departamento, recebe quase 14 vezes o salário de um funcionário de nível operacional, como operadores de máquinas. Isso faz do Brasil o décimo país com a maior diferença entre um nível e outro.

(Acessível em https://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2013/05/28/ brasil-tem-uma-das-maiores-diferencas-salariais-entre-a-base-e-o-topo.htm)

Considerando os dados e as informações do texto, selecione a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q1089905 | Sociologia, Violência e Conflitos Urbanos, Área 5, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Em texto recente, o jornalista e escritor Alfredo Sirkis condenou aquilo que chamou de “duas fantasias ideologicamente distintas, mas igualmente nocivas: a do 'bandido vítima da sociedade' e a da polícia e das prisões abarrotadas, que, mais dia menos dia, acabarão com as drogas. Em ambas, a realidade está no reverso". Para Sirkis, falta ao país uma “política minimamente inteligente e realista de segurança", que enfrente a “demagogia de uns e a irresponsabilidade de outros", além de defender um ordenamento jurídico que combata eficazmente a criminalidade violenta e não abarrote as prisões de pessoas que não representam ameaça maior à sociedade.


Em face das ideias do texto e das múltiplas implicações da realidade por ele abordadas, julgue os itens seguintes.


Para Alfredo Sirkis, a ação criminosa não condiz com a natureza pacífica dos indivíduos e decorre das circunstâncias geradas e impostas pela sociedade.


  1. ✂️
  2. ✂️

1113Q1082278 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Assistente de Alunos, IF PE, FUNCERN, 2025

A divisão tradicional entre masculino e feminino é uma construção cultural que pode variar entre diferentes povos e evoluir ao longo do tempo. Nessa perspectiva, podemos inferir que o gênero de uma pessoa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1114Q979378 | Sociologia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Vergara (2009) identifica as fontes do poder a partir do resgate do pensamento clássico de Galbraith sobre o tema. Estas três fontes de poder são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1115Q1079793 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

A violência simbólica se manifesta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q1025602 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às competências e habilidades do currículo do Distrito Federal para o componente curricular de sociologia no Ensino Médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio, julgue o item.

A área de ciências humanas e sociais aplicadas buscou sequenciar as aprendizagens de forma a distanciar-se do Ensino Fundamental, a fim de que não haja repetições desnecessárias, durante os três anos de Ensino Médio, de tudo o que já está previsto para ser ensinado nos nove anos da etapa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️

1117Q1063396 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Leia as duas teses postuladas por Max Horkheimer e Theodor Adorno a respeito do conceito de “indústria cultural”.

A técnica da indústria cultural levou apenas à padronização e à produção em série, sacrificando o que fazia a diferença entre a lógica da obra e a do sistema social. Isso, porém, não deve ser atribuído a uma lei evolutiva da técnica, enquanto tal, mas à sua função na economia atual.

A função que o esquematismo kantiano ainda atribuía ao sujeito, a saber, referir de antemão a multiplicidade sensível aos conceitos fundamentais, é tomada ao sujeito pela indústria.

Adaptado de Adorno, T. W. e Horkheimer, M. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Com base nos trechos, avalie se as afirmativas a seguir interpretam corretamente as duas teses:


I. O desenvolvimento da técnica na sociedade capitalista contemporânea, incorporou a cultura nesse processo, impondo-lhe transformações significativas na forma, mas, principalmente, em sua essência.

II. Em decorrência do novo modo de produção cultural, submetido às leis mercantis, a cultura foi padronizada e reduzida a mercadoria de consumo.

III. A interpretação dos fatos da realidade interna ao sujeito e seus sentidos, própria da experiência iluminista descrita por Kant, cede lugar a um mecanismo que lhe é exterior, a indústria cultural.

IV. A obra de arte perde a sua singularidade, sua “aura”, tornando-se um produto do modo de produção industrial, motivo pelo qual perde sua capacidade de ser imprevista e singular e torna-se instrumento de conformidade com o status quo.

As teses foram interpretadas de acordo com a teoria crítica dos autores em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1118Q1074917 | Sociologia, Política, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.

Na perspectiva da dominação racional legal, funcionários que compõem o quadro administrativo burocrático do Estado são livres e devem obedecer às obrigações objetivas de seu cargo, são nomeados por hierarquia, têm competências funcionais fixas, são contratados de acordo com a qualificação profissional e exercem o cargo como profissão única.

  1. ✂️
  2. ✂️

1119Q1079546 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Leia o texto a seguir.


Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra […].

(Claude Lévi-Strauss. Raça e História. 3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)

O que determina a diferença cultural entre os povos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1120Q1025603 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às competências e habilidades do currículo do Distrito Federal para o componente curricular de sociologia no Ensino Médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio, julgue o item.

Por meio da sociologia, os jovens não adquirem uma linguagem especial para debater sistematicamente temas importantes, uma vez que tal campo de conhecimento não lhes oferece ferramentas de reconstrução de modos de pensar.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.